Autor Tópico: Minha nova (antiga) Nikon J3!  (Lida 1007 vezes)

Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Online: 02 de Janeiro de 2020, 21:37:21
Após uma semana com a minha "nova" Nikon J3, resolvi fazer um post sobre ela, para quem eventualmente estiver curioso.

A primeira dificuldade na aquisição de uma J3 foram as poucas análises sobre ela. Utilizo muito o DPReview como base de pesquisas, e lá tem pouca coisa sobre a linha 1 da Nikon em geral, a partir da primeira câmera.

Para quem não conhece, a Nikon 1 é a primeira tentativa de mirrorless da marca, utilizando sensores de uma polegada. A J3 é a terceira câmera da linha J, que começou como de entrada e virou intermediária na J3. São 14 megapixels, com disparo automático de 15 quadros por segundo com autofoco, e 60 quadros por segundo no foco inicial, então ela é extremamente rápida  :) (contudo, tem uma pegadinha: o buffer não é tão alto e demora para descarregar).

O autofoco dela é espetacular, em relação às outras câmeras que utilizei (Olympus E-520, Canon T6), foca muito rápido, que nem celular praticamente. Ela não tem muitos botões, e muita coisa é por menu, mas nada que atrapalhe pela proposta.

O ponto principal dela, que me fez querer adquirir, foi o tamanho: ela é muito pequena. Comprei por 600 reais com três lentes, a 10mm f2.8, a 10-30 e a 30-110 (o crop é 2,7 - então temos: 27mm 2.8, 27-81mm, 81-297mm). Mesmo com a telefoto equivalente a 300mm, ela é minúscula.

A qualidade de imagem dela é razoável, mas a portabilidade tem várias vantagens:ela é muito fácil de carregar pra todos os lugares e pessoas não ficam tímidas na presença dela (isso acontece com a Canon T6 com qualquer lente que não seja a 24mm 2.8, parece que tem uma arma apontada pra elas).  :fight:

Como desvantagens tem a bateria, que é relativamente fraca (mais ou menos um0 as 300 fotos sem flash e mexendo bem no menu). Dura a metade da T6, mas já comprei uma segunda bateria. Além disso, as lentes tem um defeito de design na abertura (que pode ou não aparecer na vida útil da câmera) mas que afeta - aparentemente - em uma taxa acima do comum  :( .

No mais, por 600 reais, já está me entregando mais do que esperava! :D
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2020, 22:08:54
Seguem algumas fotos com a J3:

IMG-20191214-WA0033-01 by Tulio F, no Flickr
Comparação de Tamanho da J3 com a lente 10mm e a T6 com a 18-55mm

Borboleta by Tulio F, no Flickr

Cachoeira Chica Dona - MG by Tulio F, no Flickr

Texturas by Tulio F, no Flickr
Para ver texturas e resolução das imagens.

Todas as fotos direto da câmera (JPG) sem edição, com paleta de cores neutra.
Abração!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2020, 22:10:17 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2020, 02:24:27
Uma camerazinha bem interessante. Acho que a Nikon lançou este mount na hora errada. Creio que deveria ter se consolidado em tamanhos mais consagrados (APS-C e FF), e depois ter se aventurado em tamanhos menores.

Suas fotos têm uma qualidade bem boa. Acho que o tamanho do sensor assustou o pessoal, mas no final das contas isso nem era um problema.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2020, 22:54:32
Uma camerazinha bem interessante. Acho que a Nikon lançou este mount na hora errada. Creio que deveria ter se consolidado em tamanhos mais consagrados (APS-C e FF), e depois ter se aventurado em tamanhos menores.

Suas fotos têm uma qualidade bem boa. Acho que o tamanho do sensor assustou o pessoal, mas no final das contas isso nem era um problema.

Pois é... Acho que a J3 tem uma boa qualidade, tendo em vista o ganho em tamanho, e o autofoco dela contribui pras fotos ficarem boas. Em ISO mais alto perde um pouco. Mas as fotos da J5, que eu vi, já achei a qualidade excelente, sem prejuízo pras micro 4/3, por exemplo. A linha 1 da Nikon saiu de cena na hora que deveria brilhar...

Comprei um adaptador de cartão microsd eye-fi pra ver se fica boa a questão da conectividade. O wifi da câmera, depois que acostuma, fica difícil viver sem.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2020, 22:56:16 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini