Autor Tópico: Socorro! Fotografia Newborn/Cravar o foco no olho  (Lida 1481 vezes)

Sueli Michels

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 03 de Janeiro de 2020, 21:43:01
Boa noite pessoal, sou nova aqui no forum, fotografo Bebes (Newborn).

Estou com uma D750 Nikon, e lente 35mm 1.4 Sigma art.

Fotografo em 2.5, e meu problema que já estudei manual, pesquisei de tudo que é jeito e não consigo resolver:
Como cravar o foco no olho do bebê?

Quando vou descarregar o cartão, percebo que 20% das minhas fotos nao cravou o foco no olho do bebe, várias, sim, porém em alguns ângulos não
crava de jeito nenhum.

Já sei que não é back focus, nem front focus.

Uso o modo Single Shot-S, no Joystick da camera, coloco o ponto de foco em cima do olho do bebê.

Porém, pelo que li, ainda assim, as vezes a lente escolhe a parte que está com mais contraste, ou mais proxima da lente e resolve focar ali...

Não gosto de focar e reenquadrar, pois uso grandes aberturas, as vezes 1.8 e dai é facil perder o foco por isso tbem...

Alguem consegue me ajudar? Agradeço muito quem puder!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2020, 21:55:15
Essa lente Sigma Art tem bastante relatos de inconsistência no foco. Então 20% de erros seria "normal".

Aqui mesmo no fórum teve alguns usuários que trocaram ela por causa desse probleminha.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2020, 23:46:37
Já calibrou toda a lente pelo Dock? Em último caso se a situação colaborar use a câmera em LV, isso resolve o problema em caso de emergência, e se não tem tempo para calibrar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2020, 23:49:05
Usar uma abertura que te de um DOF mais generoso vai atrapalhar muito esteticamente a sua fotografia???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2020, 05:12:03
Já calibrou toda a lente pelo Dock? Em último caso se a situação colaborar use a câmera em LV, isso resolve o problema em caso de emergência, e se não tem tempo para calibrar.

Pelo que ela disse ("não é back focus nem front focus"), parece que o problema não é de calibração. Mas concordo que o foco em LV vai ser mais preciso, embora mais lento.

Usar uma abertura que te de um DOF mais generoso vai atrapalhar muito esteticamente a sua fotografia???

Seria outra opção boa, mas parece que ela tem estilo bem definido (f/2.5), então não sei se é uma opção.

A mim, me parece que a melhor opção é usar focus bracketing e manter a abertura atual, pelo menos no momento.


Sueli Michels

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2020, 06:50:30
Obrigada pessoal, não sei como responder a cada um...
Vou tentar usar LV, confesso que tentei uma vez e desisti, tenho que ser rápida,pois meus modelinhos, em instantes podem se mexer e eu perco a pose!
E neste tipo de fotografia se usa uma abertura grande, o desfoque é bem importante....

Em tempo, eu uso 51 pontos de foco, será que isso pode estar atrapalhando?


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2020, 07:53:40
Obrigada pessoal, não sei como responder a cada um...
Vou tentar usar LV, confesso que tentei uma vez e desisti, tenho que ser rápida,pois meus modelinhos, em instantes podem se mexer e eu perco a pose!
E neste tipo de fotografia se usa uma abertura grande, o desfoque é bem importante....

Em tempo, eu uso 51 pontos de foco, será que isso pode estar atrapalhando?

Eu usaria AF-C modo pontual, (apenas um ponto de foco) também colocaria em Af-on para focar com o botão traseiro e deixar o botão do obturador somente para disparar.
Nas configurações de foco do menu deixe o bloqueio de AF em desligado, acredito que de fábrica ele vem no médio.
A minha fica dessa forma, eu tinha perguntado sobre o ajuste de foco pelo Dock pois geralmente a pessoa faz o ajuste pela câmera e com isso não fica perfeito, pelo Dock é possível configurar o foco em todas as distâncias de foco da lente, nem sempre vai ser exatamente problema de back e front focus, pode ser que tenha os dois problemas justos causando esse erro, por isso é muito importante calibrar o foco em todas as distâncias de foco.




Sueli Michels

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2020, 08:19:21
Gabriel, muito obrigada pela dica, vou tentar estas configurações!

YP, vou ler este material que mandaste, parece bem pertinente ao meu caso...
Obrigada!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2020, 16:12:46
A sua câmera não tem um display que permite um foco manual bom? Pergunto isso porque comprei uma mirrorless chinesa com um displayzinho razoável. Com a magnificação em 10x eu consigo cravar o foco manual no olho legal. De repente com a prática você consegue tornar mais rápido o processo sem perder muito tempo...
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2020, 16:27:08
Compre uma Mirrorless e seja feliz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2020, 22:01:54

Em tempo, eu uso 51 pontos de foco, será que isso pode estar atrapalhando?

Se estiver com os 51 ativados, com certeza.

Busque utilizar AF-C com 9 pontos. Vai ser sucesso.