Autor Tópico: Convergência Foto & Video  (Lida 2335 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Janeiro de 2020, 12:47:58
Eu faço essas coisas há muito tempo, desde a filmadora de fita. Antigamente usava-se filmadoras dedicadas e o cara precisava entender de um outro mundo, a começar pelos equipamentos e suas regulagens, pelas técnicas de filmagens, passando pela ilha de edição e dai pra frente.

Mas agora com a demanda por vídeos do dia dia e a facilidade das redes sociais, e clientes interessados em produções de baixo custo, somados ao potencial embutido nos modernos equipamentos fotográficos, os fotógrafos estão de frente para desenvolver uma nova linguagem.

E vc fotografo, vai embarcar nessa??? Já está produzindo e editando seus vídeos???

Vc acha que fazer vídeo é uma necessidade para o fotógrafo profissional???
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2020, 12:49:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2020, 13:08:52
Eu faço essas coisas há muito tempo, desde a filmadora de fita. Antigamente usava-se filmadoras dedicadas e o cara precisava entender de um outro mundo, a começar pelos equipamentos e suas regulagens, pelas técnicas de filmagens, passando pela ilha de edição e dai pra frente.

Mas agora com a demanda por vídeos do dia dia e a facilidade das redes sociais, e clientes interessados em produções de baixo custo, somados ao potencial embutido nos modernos equipamentos fotográficos, os fotógrafos estão de frente para desenvolver uma nova linguagem.

E vc fotografo, vai embarcar nessa??? Já está produzindo e editando seus vídeos???

Vc acha que fazer vídeo é uma necessidade para o fotógrafo profissional???

Ainda sou da resistência... só fotografia, caso exista a real necessidade de vídeo, tenho conhecidos que fazem o serviço e indico ou chamo e incluo no preço, mas aí entra a questão do valor mais alto que pode fazer com que o cliente escolha outro profissional.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2020, 13:17:51
Também sou da resistência mas tenho vontade de experimentar o video, só não teria saco para a edição.

Mas teria que estudar bastante os movimento de camera, eu não gostaria de entregar 03 horas de casamento sem cortes como faziam antigamente e alguns ainda fazem.
E sim um "clip" de 10 minutos do casamento todo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2020, 13:42:05
Um único profissional fazendo as duas coisas, ajuda a alavancar o trabalho do fotógrafo. Por exemplo, um evento poderia captar cenas para entregar um vídeo tbm, obviamente que o fotografo vai cobrar mais para fazer isso.

Mas não são todos os tipos de evento onde isso é possível.

Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2020, 16:27:57
Não sou nem fotógrafo nem cinegrafista, mas gosto dos dois mundos. As câmeras digitais disponíveis ao público de hoje têm uma qualidade superior ao equipamento profissional de apenas alguns anos atrás.

Ainda nem domino a fotografia direito, mas um dia quero entrar com os dois pés na narrativa cinematográfica. Por enquanto meus vídeos se resumem a aventuras mal-contadas com minhas bicicletas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2020, 21:32:10
Um único profissional fazendo as duas coisas, ajuda a alavancar o trabalho do fotógrafo. Por exemplo, um evento poderia captar cenas para entregar um vídeo tbm, obviamente que o fotografo vai cobrar mais para fazer isso.

Mas não são todos os tipos de evento onde isso é possível.

Acompanho um fotógrafo youtuber que faz isso em casamento.

Muito bom porque ele filma tudo no pov dele com uma câmera 360, Taylor Jackson.

Michael Sasser vende videos curtos dos ensaios de Boudoir.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2020, 12:37:30
Vc acha que fazer vídeo é uma necessidade para o fotógrafo profissional???

Creio que o "hybrid shooter" vai se tornar cada dia mais comum e passará ser encarado naturalmente.

Quem quer fotografar apenas....fotografa.
Quem quer filmar...filma.
e quem quer fazer os dois.....fará os dois.

Agora, se é uma necessidade, acredito que seja bem pessoal de cada profissional. Se pretende trabalhar sozinho, com equipe. Depende também do tipo de trabalho: casamento, vida selvagem, etc...

Opinião pessoal:   Eu gosto muito de ter em mãos um equipamento que me permite possibilidades diferentes.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2020, 12:40:14 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


studiofv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 15:47:32
Hoje eu só fotografo, mas tenho pensado muito em juntar as duas coisas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 17:25:56
Oficialmente eu só fotografo. Mas volta e meia faço umas tomadas por aí, em casamentos e festas, e já fiz alguns bicos de cinegrafista. Meu fraco é na edição, já tentei editar vídeos bem simples, mas demorei muito e não ficou bom. Além disso, meu computador dá pro gasto pra editar foto, mas pra editar vídeo nele não rola...

Sou da opinião que se o sujeito entende de enquadramento e de luz, ele se vira razoavelmente tanto em foto quanto em vídeo, as linguagens são parecidas. Pra ser realmente bom precisa estudar/praticar um pouco mais, cada um tem suas peculiaridades, mas acho que qualquer um com um pouco de dedicação consegue fazer as duas coisas muito bem feitas.

E acho que o mercado tem exigido um pouco mais disso. Não digo tanto em casamentos e festas, mas sim em corporativo, esportes, ensaios, documental, etc, acho que cada vez mais tem essa demanda.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Março de 2020, 20:08:25
Oficialmente eu só fotografo. Mas volta e meia faço umas tomadas por aí, em casamentos e festas, e já fiz alguns bicos de cinegrafista. Meu fraco é na edição, já tentei editar vídeos bem simples, mas demorei muito e não ficou bom. Além disso, meu computador dá pro gasto pra editar foto, mas pra editar vídeo nele não rola...

Sou da opinião que se o sujeito entende de enquadramento e de luz, ele se vira razoavelmente tanto em foto quanto em vídeo, as linguagens são parecidas. Pra ser realmente bom precisa estudar/praticar um pouco mais, cada um tem suas peculiaridades, mas acho que qualquer um com um pouco de dedicação consegue fazer as duas coisas muito bem feitas.

E acho que o mercado tem exigido um pouco mais disso. Não digo tanto em casamentos e festas, mas sim em corporativo, esportes, ensaios, documental, etc, acho que cada vez mais tem essa demanda.
Muito bem Humberto, editar com qualidade é difícil mesmo, são muitas variáveis, parabéns pela sinceridade.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Março de 2020, 20:20:39
Felizmente não sou da área do vídeo. Admiro quem faz, pois eu acho mais difícil tanto filmar quanto editar.

Já tentei fazer as duas coisas para ver como era e realmente vi que não era para mim. Não tenho dom para isso.