Autor Tópico: Editor de video GRATIS - DaVinci Resolve 16  (Lida 9592 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Janeiro de 2020, 13:30:18
DaVinci Resolve 16, isso mesmo GRATIS FREE  :clap: :clap: :clap:




Quem não conhece essa empresa é uma das melhores do mercado, acho que estão querendo derrubar a Adobe com o seu famoso e poderoso Premiere Pro. Baixei mas ainda vou experimentar.


Comentários e algumas informações sobre o produto:
https://www.dpreview.com/opinion/3313009578/why-davinci-resolve-16-is-the-best-video-editing-software-for-beginners



Onde baixar:
https://www.blackmagicdesign.com/products/davinciresolve/




Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2020, 16:22:39
Excelente editor de vídeo. Uso bastante, e comprei meu computador mais recente baseado no hardware recomendado pra ele.

Mas não sei usar 90% dos recursos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2020, 18:02:37
Excelente editor de vídeo. Uso bastante, e comprei meu computador mais recente baseado no hardware recomendado pra ele.

Mas não sei usar 90% dos recursos.


kkkkkkkkkkkk,

Mas isso é normal... Eu uso o Premiere Pro a anos e acho que não sei usar 50% de tudo o que ele faz, e além disso, normalmente para as edições que faço imagino que normalmente uso uns 20%, o resto não preciso.

Esses programas vem com muita coisa embutida, em condições normais não é necessário usar tudo.


Agora pergunto a vc: quanto % do MS Excel vc saber usar e quanto vc realmente usa???
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2020, 11:45:22
Comecei a brincar do Davinci Resolve. Pelo que vi avi atender em 100% a minha necessidade.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2020, 11:58:39
Comecei a brincar do Davinci Resolve. Pelo que vi avi atender em 100% a minha necessidade.
Fiquei em dúvida com as versões, qual vc está usando???
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2020, 12:33:54
Fiquei em dúvida com as versões, qual vc está usando???

Estou usando a versão 16.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2020, 15:24:47
16, também.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2020, 11:33:18
Acho que a versão básica sempre foi gratuita ou já é gratuita há bastante tempo.
Baixei a versão básica quando era o Davinci 14 e uso desde então. Me atende muito bem.
A versão paga é mais direcionado para pessoas e empresas com projetos grandes que precisam de múltiplos editores ou trabalham com produções em 8K.
É bastante utilizado em produções de filmes hollywoodianos, principalmente a parte de colorização que muitos consideram superior a Adobe.
Atualmente também estou usando o 16.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 11:35:31 por Di Torres »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2020, 12:50:52
Acho que a versão básica sempre foi gratuita ou já é gratuita há bastante tempo.
Baixei a versão básica quando era o Davinci 14 e uso desde então. Me atende muito bem.
A versão paga é mais direcionado para pessoas e empresas com projetos grandes que precisam de múltiplos editores ou trabalham com produções em 8K.
É bastante utilizado em produções de filmes hollywoodianos, principalmente a parte de colorização que muitos consideram superior a Adobe.
Atualmente também estou usando o 16.

Tem um recurso da versão paga que eu sempre quis ter, que é o motion blur, muito útil quando a velocidade do obturador é rápida demais, causando um efeito estroboscópico. Acho que a versão gratuita não salva em 4k.

Mas sim, já existe versão gratuita a bastante tempo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2020, 12:51:30
Acho que a versão básica sempre foi gratuita ou já é gratuita há bastante tempo.
Baixei a versão básica quando era o Davinci 14 e uso desde então. Me atende muito bem.
A versão paga é mais direcionado para pessoas e empresas com projetos grandes que precisam de múltiplos editores ou trabalham com produções em 8K.
É bastante utilizado em produções de filmes hollywoodianos, principalmente a parte de colorização que muitos consideram superior a Adobe.
Atualmente também estou usando o 16.
O que dizem é que a nova versão ficou boa para a edição de vídeos, é isso mesmo???

Outra coisa dizem que o ideal é ter um computador com placa de vídeo com muita memória, mas imagino que isso seja para color grading e efeitos, em outras palavras, para edição não precisa tanta memória de placa de vídeo assim. É isso mesmo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2020, 15:51:20
O que dizem é que a nova versão ficou boa para a edição de vídeos, é isso mesmo???

Outra coisa dizem que o ideal é ter um computador com placa de vídeo com muita memória, mas imagino que isso seja para color grading e efeitos, em outras palavras, para edição não precisa tanta memória de placa de vídeo assim. É isso mesmo???

Bom, no meu caso, eu nunca soube onde estava a zica. Eu usava um i7 de 4ª geração, 16 Gb de RAM, Nvidia GTX 950 com 4 Gb, e o DaVinci reclamava muito com meus vídeos da GoPro (H.265 e H.264). Pra ficar possível qualquer edição (ainda que com muitos soluços no playback), tinha que gerar mídia otimizada, o que leva muito tempo. Agora com o computador novo (Ryzen 7, 32 Gb, Nvidia 1650 de 4 Gb), só alegria.

No guia de configuração da Blackmagic:
Citar
There are hardware configurations detailed below starting from a single dedicated GPU for image processing up to a eight GPU system suitable for demanding 8K projects. While performance varies greatly, most modern Intel, AMD and NVIDIA GPUs that support Metal, OpenCL 1.2 or CUDA 3.0 compute capability will operate with DaVinci Resolve.

Aparentemente há funis: o codec/compressão é o primeiro funil, onde a CPU decodifica o arquivo. No meu caso, os i7 antigos não tinham as instruções pra decodificação de H.265. Depois disso, durante a edição e colorização, a GPU faz o trabalho. Uma GPU fraca vai ser o segundo funil.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 16:06:29 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2020, 16:13:33
Essa página aqui também esclarece bastante sobre o hardware recomendado pro DR:
https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Hardware-Recommendations

Eles vendem workstations, mas são bem abertos quanto ao hardware que funciona bem.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2020, 18:00:52
Essa página aqui também esclarece bastante sobre o hardware recomendado pro DR:
https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Hardware-Recommendations

Eles vendem workstations, mas são bem abertos quanto ao hardware que funciona bem.
Meu computador aqui montei 2 anos atrás é um Ryzen 7 1700 (1ª geração), 32Gb de memoria, SSD nvme, placa de vídeo 1050ti que na época era alguma coisa boa, mas hoje será que a placa de vídeo já está fraquinha???

Montei mês passado duas novas maquinas, um para p PC que fica na sala junto ao Home theater e outra para minhas filhas que é um core i3 9100f com 16Gb de memória, SSD nvme, etc... gastei mais de US$ 1k neste brincadeira e não estava pensando em fazer um upgrade de minha placa de vídeo agora.

Continuo usando o Premiere, mas quero experimentar o DR nos próximos meses para fazer basicamente edição de vídeo, 90% deles full HD. Será que vou conseguir usar numa boa???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2020, 19:29:22
Meu computador aqui montei 2 anos atrás é um Ryzen 7 1700 (1ª geração), 32Gb de memoria, SSD nvme, placa de vídeo 1050ti que na época era alguma coisa boa, mas hoje será que a placa de vídeo já está fraquinha???

Montei mês passado duas novas maquinas, um para p PC que fica na sala junto ao Home theater e outra para minhas filhas que é um core i3 9100f com 16Gb de memória, SSD nvme, etc... gastei mais de US$ 1k neste brincadeira e não estava pensando em fazer um upgrade de minha placa de vídeo agora.

Continuo usando o Premiere, mas quero experimentar o DR nos próximos meses para fazer basicamente edição de vídeo, 90% deles full HD. Será que vou conseguir usar numa boa???

Sendo o DR gratuito, não vejo motivo pra vc não testar. Abre ele, bota uns vídeos na TL, e faz uma colorização básica. Se o vídeo reproduzir sem engasgar muito, estará aí sua resposta.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2020, 20:29:22
Tem um recurso da versão paga que eu sempre quis ter, que é o motion blur, muito útil quando a velocidade do obturador é rápida demais, causando um efeito estroboscópico. Acho que a versão gratuita não salva em 4k.

Mas sim, já existe versão gratuita a bastante tempo.

A versão gratuita pode editar e exportar até 4K.
Só acima disso que limita.

O que dizem é que a nova versão ficou boa para a edição de vídeos, é isso mesmo???

Outra coisa dizem que o ideal é ter um computador com placa de vídeo com muita memória, mas imagino que isso seja para color grading e efeitos, em outras palavras, para edição não precisa tanta memória de placa de vídeo assim. É isso mesmo???

Ele sempre teve editor de vídeo, mas na versão 15 eles fizeram uma grande atualização na parte de edição que o deixou bem melhor para essa tarefa, melhorou bastante o workflow. No 16 melhorou ainda mais. Hoje ele está muito bom nesse aspecto.

Eu uso uma GTX 980 de 4GB e edito vídeos 4k numa boa.
Mas essa é uma placa com uma memória bem rápida, 224 GB/s, talvez isso faça diferença.
Sua GTX 1050 Ti tem velocidade de memória de 112 GB/s pra comparação.
Na geração atual a placa equivalente seria a GTX 1660Super de 6GB que tem memória 336 GB/s ou a GTX1650Super que tem 4GB em 192 GB/s.
Mas não tenho certeza se isso faz diferença, só estou especulando. Mas se sua 1050Ti não aguentar 4K, talvez seja por isso.
Agora, 1080p vai ser tranquilo com certeza. Já vi gente trabalhando com 1080p com placa bem pior numa boa.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 20:39:25 por Di Torres »