Autor Tópico: Lentes M42 na Sony A-33 (A-mount)  (Lida 1628 vezes)

edson_als

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 05 de Janeiro de 2020, 17:15:45
Amigos andei pesquisando bastante sobre os adaptadores de lentes para a Sony A33 e existem hoje no mercado aqueles convencionais que infelizmente não pressionam o pino do controle de abertura de diafragma ou seja a lente sempre vai ficar com sua abertura máxima, gostaria da indicação de alguns colegas sobre o assunto eu não sei na realidade qual anel comprar porque queria ter o controle manual do diafragma nas minhas lentes M42 ai no caso eu teria que comprar um anel adaptador com a flange interna para pressionar aquele pino mas não encontro a indicação nos anúncios dos anéis no caso alguém teria uma indicação de qual comprar que serviria para essa função...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2020, 22:16:23
Olá edson_als.

Minha sugestão é que você observe com atenção as fotos do adaptador: se são fotos detalhadas, é possível ver se ele tem ou não a flange interna que pressiona o pino.

Uma segunda sugestão seria que você perguntasse ao vendedor se o adaptador possui ou não flange.

E ainda, uma terceira sugestão (minha preferida) é que você faça uma pequena alteração na lente (totalmente reversível), introduzindo um pequeno tubinho de caneta Bic, de aproximadamente 2mm de comprimento, que deixará o pino permanentemente pressionado. Eu faço esta alteração em todas minhas lente M42 que não têm chave Manual / Automático (muitas têm). É muito fácil e você encontra tutoriais de como fazer com uma procura no Google. Tem até no Youtube.

Conte depois para nós como resolveu!

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2020, 23:10:14
Ia comentar a mesma coisa.
Todas as lentes m42 que já tive tinha chave manual/automático.
Não me lembro de adaptador m42 para a mount com o flange, mas se tiver, o vendedor deve saber te informar.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2020, 00:13:00
Ia comentar a mesma coisa.
Todas as lentes m42 que já tive tinha chave manual/automático.
Não me lembro de adaptador m42 para a mount com o flange, mas se tiver, o vendedor deve saber te informar.

A maioria das Helios 44M-X não tem chave Manual/ Automático.
As Takumar têm...
As Pentacon têm...
As Carl Zeiss Jena DDR têm...
Mas deve ter um monte de modelos que não tem. Por isso a técnica do tubinho é tão popular...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


edson_als

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2020, 09:35:17
Olá edson_als.

Minha sugestão é que você observe com atenção as fotos do adaptador: se são fotos detalhadas, é possível ver se ele tem ou não a flange interna que pressiona o pino.

Uma segunda sugestão seria que você perguntasse ao vendedor se o adaptador possui ou não flange.

E ainda, uma terceira sugestão (minha preferida) é que você faça uma pequena alteração na lente (totalmente reversível), introduzindo um pequeno tubinho de caneta Bic, de aproximadamente 2mm de comprimento, que deixará o pino permanentemente pressionado. Eu faço esta alteração em todas minhas lente M42 que não têm chave Manual / Automático (muitas têm). É muito fácil e você encontra tutoriais de como fazer com uma procura no Google. Tem até no Youtube.

Conte depois para nós como resolveu!

Luis

Luis muito obrigado por responder meus questionamentos realmente é de grande ajuda.
Tentei procurar de todas as formas na internet algum tutorial sobre como travar esse pino mas talvez eu não esteja usando o termo correto na procura porque sou totalmente leigo no assunto e ainda não sei os nomes corretos de cada item mas vou tentar fazer algo nesse sentido desmontando ela quando chegar aqui tenho certo receio disso, mas vou ver se consigo achar algum vídeo de desmontagem dessas lentes e o pino é só colocar aqueles tubinhos de caneta bic....simples assim ?


edson_als

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2020, 09:39:18
A maioria das Helios 44M-X não tem chave Manual/ Automático.
As Takumar têm...
As Pentacon têm...
As Carl Zeiss Jena DDR têm...
Mas deve ter um monte de modelos que não tem. Por isso a técnica do tubinho é tão popular...

Olá amigo obrigado por me responder nos meus questionamentos, realmente vi qur muitas lentes tem o botão mesmo de manual e automático, mas como estou partindo pra lentes mais em conta Helios normalmente essas já não possuem esse controle e vou ter que partir pra adaptação mas até agora não achei nada na internet um tutorial de como fazer talvez eu esteja usando o termo errado de procura por não saber ao certo o nome desse pino...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2020, 12:28:44
Olá edson_als

Luis muito obrigado por responder meus questionamentos realmente é de grande ajuda.

De nada... o fórum é para isso mesmo: compartilhar conhecimento e beleza. Já aprendi tanta coisa aqui com as contribuições do pessoal, que sempre que posso, tento colaborar também.

Tentei procurar de todas as formas na internet algum tutorial sobre como travar esse pino mas talvez eu não esteja usando o termo correto na procura porque sou totalmente leigo no assunto e ainda não sei os nomes corretos de cada item mas vou tentar fazer algo nesse sentido desmontando ela quando chegar aqui tenho certo receio disso, mas vou ver se consigo achar algum vídeo de desmontagem dessas lentes e o pino é só colocar aqueles tubinhos de caneta bic....simples assim ?

Simples assim...

Uma procura no Google com "m42 aperture pin fix" fornece alguns bons tutoriais.
Por exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=-BxLnveJ2yU
https://www.youtube.com/watch?v=mTxA_557ies

Conte depois como resolveu.

Luis


LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


edson_als

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2020, 12:36:56
Olá edson_als

De nada... o fórum é para isso mesmo: compartilhar conhecimento e beleza. Já aprendi tanta coisa aqui com as contribuições do pessoal, que sempre que posso, tento colaborar também.

Simples assim...

Uma procura no Google com "m42 aperture pin fix" fornece alguns bons tutoriais.
Por exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=-BxLnveJ2yU
https://www.youtube.com/watch?v=mTxA_557ies

Conte depois como resolveu.

Luis

Issooooo !!! Era esse termo que não sabia "Pin Fix" em sites gringos sempre encontra coisas bacanas, olha ai ta vendo é só achar a forma correta de procurar eu já tinha vasculhado a internet mas estava procurando por termos brasileiros mesmo como "pino do diafragma", "Pino de Abertura", "pino das m42"....essas coisas e não veio nada nos resultados sempre falando somente dos adaptadores...