Autor Tópico: Backup - Tempo de arquivamento  (Lida 991 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 06 de Janeiro de 2020, 10:15:39
Pessoal, ontem estava conversando com um amigo fotógrafo aqui sobre isso, e ele me disse que ao entregar o material finalizado ao cliente (geralmente noivos) ele apaga tudo.
Eu por vez, tenho guardado aqui o primeiro casamento que fotografei (de graça ainda).


Aos profissionais de eventos, por quanto tempo você mantem backup dos mesmos?
Já passaram por alguma situação do cliente procurar depois de um tempo, uma cópia dos arquivos? Como foi?

Será que NÃO manter backup pode nos dar problema com a justiça em uma eventual procura do cliente, se não termos nada referente a isso no contrato? Algo nos obriga a manter backup?


Criei esse tópico com foco mais nos profissionais, mas qualquer um que queira participar fique a vontade.


Abraço a todos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2020, 10:18:23
Não seria mais prático uma cláusula no contrato estipulando o prazo ?
Outra coisa que eu faria seria entregar ao cliente uma cópia extra do material. Um pen drive é uma coisa baratíssima hoje em dia.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2020, 10:29:06
Pessoal, ontem estava conversando com um amigo fotógrafo aqui sobre isso, e ele me disse que ao entregar o material finalizado ao cliente (geralmente noivos) ele apaga tudo.
Eu por vez, tenho guardado aqui o primeiro casamento que fotografei (de graça ainda).
Eu ainda tenho guardado tudo em dvds e hds, não pelos clientes, mas por mim mesmo, pois são o registro de nosso trabalho, e as vezes uso uma foto ou outra em divulgação.
Citar
Aos profissionais de eventos, por quanto tempo você mantem backup dos mesmos?
Já passaram por alguma situação do cliente procurar depois de um tempo, uma cópia dos arquivos? Como foi?
Até hoje cliente nenhum veio procurar cópia dos arquivos...

Citar
Será que NÃO manter backup pode nos dar problema com a justiça em uma eventual procura do cliente, se não termos nada referente a isso no contrato? Algo nos obriga a manter backup?
Creio que não nos causaria problemas porque o que está estipulado no contrato de prestação de serviços é a cobertura fotográfica e a entrega em mídia. Feito isso, você cumpriu sua parte do contrato, é claro que é sempre bom ter uma cópia para clientes sem noção.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2020, 11:39:48
Li uma vez, em algum fórum, que juridicamente não tem esse lance de guardar por "x" anos.
Se o combinado em contrato foi entregue, não há porque o cliente achar ruim.

Mas não sei até onde isso pode ser verdade, já que nossa justiça é maluca...

Eu tenho meus arquivos desde 2012, quando comecei a trabalhar por conta própria. Mas também, não é por medo de cliente, e sim, por simples backup mesmo.

Meus eventos, depois de entregue o material ao cliente, eu deixo só os JPG e os videos editados, quando tem filmagem. Assim, um arquivo de 90gb vai pra 8~10, de boa. Um HDzinho de 1tb é 200 contos, não pesa tanto fazer isso.

Dá pra fazer até em DVD DL, se quiser (apesar que DVD é um porre, rsrs).

Acho que apagar tudo é meio radical demais, sei lá, rsrsrs.

Não pelo processo, mas porque o casal pode realmente perder as coisas, e já tive clientes que perderam seus arquivos, e ao me procurar, passei pra eles todo o material sem cobrar nada a mais por isso. Casal teve a casa invadida, levaram notebook, HD externo, TV, etc... cobrar, para mim, seria leviano.
Mas caso de manézão que formata note e esquece do backup, aí pelo menos uns cenzinho dá pra cobrar, só de pirraça né, rsrsrs.

Ter os arquivos pode ser a diferença entre "Caraca, o cara é parceiro mesmo! Mesmo após tanto tempo, ainda tinha tudo guardado! Fecha com ele, recomendo" ou "Caraca, o cara é foda, apesar de ser um ótimo fotógrafo, quando precisamos dele, ele tinha apagado tudo sem dó!"

Esse mundo já tá tão doido, quanto menos gente falando mal de nós, melhor, kkkkkkk


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2020, 12:24:33
Depende do cliente, mas normalmente nas entregas por download faço assim:

Tenho usado nos últimos anos o espaço de armazenamento fornecido pelo Office 365, que me entrega 5x 1 Terabite na nuvem, é bastante coisa.

No email de entrega do trabalho por download, deixo claro que o link ficara ativo por uma 30 dias ou 60 dias, dependendo do cliente.

Como trabalho tbm com escolas, e o trabalho fica separado por aluno, e tem escola onde são centenas de alunos, as fotos são entregues no começo do ano, mas é bem comum algum pai aparecer depois de 6 meses ou 10 meses e já aconteceu de aparece depois de uma ano tbm, reclamando que não recebeu o trabalho. No caso deste tipo de cliente eu mantenho os diretórios na nuvem por mais de um ano, vou deixando lá e só retiro mesmo se estiver com problemas de limitação de espaço. Deixo assim, pois quando acontece esse tipo de problema a minha resposta é imediata, basta procurar novamente onde estão as fotos desses alunos e repassar o link para visualização e download.

Paralelamente, mantenho vários HDs externos com os trabalhos arquivado por muitos anos, esses dias andei vendo e descobri que ainda tenho coisas aqui arquivadas de 2006 nos HDs mais antigos.

HDs como esse aqui:



RESUMO: GUARDO MESMO POR MUITO TEMPO.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2020, 12:25:19 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2020, 13:11:55
Meu primeiro álbum digital data de 2006. Na verdade, tenho que olhar lá o que presta e o que não, e apagar lixo desde aquela época... Com o tempo, fiquei mais seletivo. Hoje em dia, eu apago sem dó. Depois de publicado o trabalho (só faço pra amigos), só deixo as que eu gosto, de forma a fazer portfólio.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2020, 13:27:02
Idem hehe

Comecei a ter um volume de trabalho que me justifica uma HD de 4tb por ano, o que estou fazendo ainda por cima é comprando duas e deixando elas espelhadas.
Descobri que ficar administrando o que foi entregue/pendente pra ficar me matando pra liberar espaço em HD não vale a pena o meu tempo, então já me planejei financeiramente pra comprar 2x 4tb por ano e pagar um storage na nuvem pra armazenar os JPEGs de tudo entregue e já era.

Até hj ninguem me pediu pra desenterrar nada, mas não guardo por esse motivo não, guardo por mim mesmo. Às vezes pra um concurso a gente tem aquela foto creme de la creme perdida no meio de tudo e pode ser útil. Ou pode ser só uma nova forma de acumular coisa uahuah
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2020, 13:40:20 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2020, 13:57:28
Sim e reforçando o que já falei antes em outros tópicos, quem quer uma solução barata para a nuvem, comprando uma licença oficial do Office 365, vc tem vários terabytes disponíveis por um ano.

Para comprar é fácil encontrar promoções, sempre tem no kalunga, nas Americanas, extra, etc... pesquisei agora e encontrei na Kabum:




Encontrei tbm nessa loja aqui, mais barato, porem não conheço a loja, nunca comprei nada deles, teria que pesquisar a idoneidade deles.





Conhecimento importa mais que equipamento.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2020, 15:34:33
Aqui eu guardo tudo desde 2012 em raw. Na nuvem e em HD físico. É um diferencial a mais que tenho com os clientes.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2020, 15:35:27 por C. Ferrari »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2020, 22:03:55
Importante deixar em contrato um tempo mínimo que você pretende guardar os arquivos. Passa mais segurança ao cliente. Mas eu mesmo tenho tudo guardado, até mesmo de freelas. Já teve um caso de clientes pedirem as fotos depois de 2 anos, mas foi só essa vez. Mas mesmo assim, eu gosto de guardar por mim mesmo.