Autor Tópico: HW para edição em 2020  (Lida 9976 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 03 de Abril de 2020, 16:32:24
Legal, me parece bom, mais tarde vou analisar com calma pra gente conversar, mas uma pergunta, porque tanta refrigeração assim??? Vc vai fazer over pesado???
Outra coisa esse gabinete vc ja tem??? ou vai comprar???
No pouco que usei ele tinha ficado beem rápido com o Ryzen 5 1600 sem overclock.

Entrei nos fóruns que tem um pessoal que manja de hardware para tentar deixar a memória em 3200mhz mas não rolou, eles disseram que os Ryzen da 1 geração são bem chatos com a compatibilidade das memórias.
Então uni o útil de vender e o agradável de pegar um melhor kkk (que desculpa)  :D
Vou ver ainda qual se adequa melhor, só os preços estão altos pq desse maldito dólar.

Sobre os coolers, onde o cpu fica é uma mesa que ele fica digamos "enforcado" com entrada de ar apenas na frente do gabinete. O meu antigo pc não tinha cooler frontal e ficava um forno, pois ficava tudo quente rsrs
Pensei em por water cooler mas é muito mais caro e não é uma opção muito legal não, necessita de limpeza periódica e com o tempo precisa até trocar o líquido dele. Tem casos que até começa a vazar... aí descartei de vez.

O gabinete já tenho, peguei ele por poder colocar vários cooler´s  :D
Até pretendo fazer um over básico, mas nada muito estratosférico. Deixar em 4ghz se for o R5 3600 ou R7 2700 seria perfeito, pelo que andei olhando não é difícil chegar nesse valor. Já o R5 1600 vendido seria bem mais complicado, nem deu tempo de tentar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 03 de Abril de 2020, 16:53:15
Então olha só, fazer over para editar fotos não vai resolver quase nada, no entanto o consumo de energia e o desgaste pela temperatura aumenta bastante. Os Ryzem 3ª geração já são naturalmente mais quentes do que esse 1600 que vc tinha.

Não sei se vc estava medindo a temperatura dele, porque me parece exagerado, tanto ventilador assim não precisa não. Na atividade normal de edição de fotos jamais o processador será exigido, compreende??? Vc pode fazer o over a vontade para 4GHz que ele só vai alcançar essa frequência em todos os threads em situação de demanda muito grande de recursos, e observe, mesmo quando vc está exportando fotos ou vídeo, o processador um six cores não vai bater em 100%, muito difícil viu??? E se raramente acontecer, será por alguns momentos apenas.

Como é que vc estava acompanhando a temperatura ai??? Qual a temperatura normal do seu antigo R5 1600???
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 03 de Abril de 2020, 17:28:56
Então olha só, fazer over para editar fotos não vai resolver quase nada, no entanto o consumo de energia e o desgaste pela temperatura aumenta bastante. Os Ryzem 3ª geração já são naturalmente mais quentes do que esse 1600 que vc tinha.

Não sei se vc estava medindo a temperatura dele, porque me parece exagerado, tanto ventilador assim não precisa não. Na atividade normal de edição de fotos jamais o processador será exigido, compreende??? Vc pode fazer o over a vontade para 4GHz que ele só vai alcançar essa frequência em todos os threads em situação de demanda muito grande de recursos, e observe, mesmo quando vc está exportando fotos ou vídeo, o processador um six cores não vai bater em 100%, muito difícil viu??? E se raramente acontecer, será por alguns momentos apenas.

Como é que vc estava acompanhando a temperatura ai??? Qual a temperatura normal do seu antigo R5 1600???
Creio que passei já tanta raiva com o Lightroom lerdoso que fiquei com trauma de lentidão kkkk
Tem razão do overclock não ser algo que valha a pena, a diferença pode ser pequena em melhora de desempenho. Apenas quero que o pc seja bem fluído, sem engasgos.

Eu usei o R5 1600 apenas dois dias, nele nem monitorei tanto a temperatura como faço no antigo pc. Depois que eu colocar o outro processador nele vou verificar se exportando no lightroom vai usar 100% dos núcleos e threads e as temperaturas.

O fato dos vários cooler´s é do local onde o pc fica mesmo, é como se fosse um caixão com respiro apenas na parte frontal do gabinete. Se não puxo o ar frio de fora fica um forno todo o gabinete, isso baseado no antigo pc. Costumo medir as temp´s com o Hwinfo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 03 de Abril de 2020, 17:38:20
Creio que passei já tanta raiva com o Lightroom lerdoso que fiquei com trauma de lentidão kkkk
Tem razão do overclock não ser algo que valha a pena, a diferença pode ser pequena em melhora de desempenho. Apenas quero que o pc seja bem fluído, sem engasgos.

Eu usei o R5 1600 apenas dois dias, nele nem monitorei tanto a temperatura como faço no antigo pc. Depois que eu colocar o outro processador nele vou verificar se exportando no lightroom vai usar 100% dos núcleos e threads e as temperaturas.

O fato dos vários cooler´s é do local onde o pc fica mesmo, é como se fosse um caixão com respiro apenas na parte frontal do gabinete. Se não puxo o ar frio de fora fica um forno todo o gabinete, isso baseado no antigo pc. Costumo medir as temp´s com o Hwinfo.
Sim, mas o barulho do coolers não te incomoda??? Pra mim é um tremendo saco...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 03 de Abril de 2020, 18:11:36
Bom uso atualmente um R7 1700, bem estável a 3,7GHz, são 32gb de memória 2400 @ 2666 Mhz. A temperatura normal do processador é por volta de 35° mesmo em um dia bem quente, dia mais frio fica em 32°, quando faço edição de fotos ou de vídeo mesmo com 4 câmeras simultâneas de vídeo e efeitos na timeline a temperatura fica abaixo dos 40º. Quando exporto vídeos com mais de uma hora de renderização ele não passa de 60º em dia bem quente. Quanto exporto fotos digamos 1000 fotos RAW editadas no LR o uso do processador não chega nem perto de 50% e a temperatura é bem menor do que na exportação de vídeo. A placa de vídeo trabalha um pouco mais, ainda sim ela não ultrapassa os 60º. Normalmente navegando na internet ou editando fotos, nem os fans da placa ficam ligados (uma GTX 1660).

O R5 3600x vai trabalhar em idle um pouquinho mais quente do que isso, naturalmente ele é mais quente que o equivalente da primeira geração, porem na hora de fazer os trabalhos pesados, não vai esquentar mais do que 5 graus acima ou seja vai ficar entre 60 e 70°, uma temperatura super normal para o processador.

Meu gabinete é grande e parrudo: "Sharkoon AI7000 Silent", ele tem apenas 2 ventoinhas de 140mm na entrada, e uma na saída, o resto do gabinete é todo fechado, completamente fechado. e tbm fica em um canto pouco ventilado da parede, mas fiz o local de um jeito que consigo ventilação com um fluxo de ar.

Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 03 de Abril de 2020, 21:43:14
Sim, mas o barulho do coolers não te incomoda??? Pra mim é um tremendo saco...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pior que não me incomodam  :D
São de 120mm silent, mas se esse PC ficasse em casa a história seria outra.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 03 de Abril de 2020, 21:47:42
Bom uso atualmente um R7 1700, bem estável a 3,7GHz, são 32gb de memória 2400 @ 2666 Mhz. A temperatura normal do processador é por volta de 35° mesmo em um dia bem quente, dia mais frio fica em 32°, quando faço edição de fotos ou de vídeo mesmo com 4 câmeras simultâneas de vídeo e efeitos na timeline a temperatura fica abaixo dos 40º. Quando exporto vídeos com mais de uma hora de renderização ele não passa de 60º em dia bem quente. Quanto exporto fotos digamos 1000 fotos RAW editadas no LR o uso do processador não chega nem perto de 50% e a temperatura é bem menor do que na exportação de vídeo. A placa de vídeo trabalha um pouco mais, ainda sim ela não ultrapassa os 60º. Normalmente navegando na internet ou editando fotos, nem os fans da placa ficam ligados (uma GTX 1660).

O R5 3600x vai trabalhar em idle um pouquinho mais quente do que isso, naturalmente ele é mais quente que o equivalente da primeira geração, porem na hora de fazer os trabalhos pesados, não vai esquentar mais do que 5 graus acima ou seja vai ficar entre 60 e 70°, uma temperatura super normal para o processador.

Meu gabinete é grande e parrudo: "Sharkoon AI7000 Silent", ele tem apenas 2 ventoinhas de 140mm na entrada, e uma na saída, o resto do gabinete é todo fechado, completamente fechado. e tbm fica em um canto pouco ventilado da parede, mas fiz o local de um jeito que consigo ventilação com um fluxo de ar.

Obrigado pelas informações, quando o meu estiver certinho vou analisar as temperaturas e o uso do cpu.

Teu PC é show de bola, vga bem forte ein?
Como uso apenas para fotografia não investi muito nela até pq são carinhas.

Essa temperatura da cpu é dos núcleos? Colocou algum cooler diferente nele?


Cesar Paludo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #37 Online: 06 de Abril de 2020, 16:02:40
Boa tarde !!

Estou aproveitando o tempo mais livre para definir e comprar o meu.
No momento estou tratando e editando um um Note dell de uns 6 anos, mas na epoca já era bom.
Uso com um monitor externo IPS pq o que tem nele é um touch horrivel.
Como faço muito staking focus .. o PS patina bastante.

Esta na hora de chamar um parrudinho ...  Estava na duvida na Quadro, mas por custo e relatos descartei .. até pq o orçamento nao é lá fantastico.
Vou focar no Processador e Ram .. Placa uma boa mas nao top.

Logo que definir o que pego posto aqui para uma avaliação da galera !!

ABraço


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 06 de Abril de 2020, 16:04:39
Boa tarde !!

Estou aproveitando o tempo mais livre para definir e comprar o meu.
No momento estou tratando e editando um um Note dell de uns 6 anos, mas na epoca já era bom.
Uso com um monitor externo IPS pq o que tem nele é um touch horrivel.
Como faço muito staking focus .. o PS patina bastante.

Esta na hora de chamar um parrudinho ...  Estava na duvida na Quadro, mas por custo e relatos descartei .. até pq o orçamento nao é lá fantastico.
Vou focar no Processador e Ram .. Placa uma boa mas nao top.

Logo que definir o que pego posto aqui para uma avaliação da galera !!

ABraço
Legal Cezar depois mostra pra gente!!!
 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Abril de 2020, 16:07:10
Obrigado pelas informações, quando o meu estiver certinho vou analisar as temperaturas e o uso do cpu.

Teu PC é show de bola, vga bem forte ein?
Como uso apenas para fotografia não investi muito nela até pq são carinhas.

Essa temperatura da cpu é dos núcleos? Colocou algum cooler diferente nele?
Essa temperatura é uma media dos núcleos, normalmente tem uma pequena variação entre eles, tem momento que um esquenta mais que outro, depois inverte, mas sempre muito próximo da media.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Cesar Paludo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #40 Online: 08 de Abril de 2020, 11:09:47
Bom de pois de buscar os benchmarks dos processadores ...
Acabei optando pela AMD.

Ryzen 5 2600x / Ryzem 5 3600 / Ryzen 7 2700
GPU GTX 1660 ou GTX 1650 ( depende do orçamento )
16 Gb Ram
SSD 256
HD 1tb
Fonte 500w

PC pra LR e PS.
Só em estudo se pego uma placa mãe com 4 slots pra Ram, pra no futuro dar uma subidinha ...
Budget do momento 3.5k

Se puderem far umas palpitadas aí !!

Abraço


Cesar Paludo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #41 Online: 08 de Abril de 2020, 12:35:51
em tempo ...c

Estou cogitando a placa RADEON RX 570 8GB 256-BIT
e ficar com o R7 2700

Pichau esse set ficou na casa dos 3.6k

Não consigo montar com placa GTX ..  nao entendi o pq


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 08 de Abril de 2020, 16:19:42
em tempo ...c

Estou cogitando a placa RADEON RX 570 8GB 256-BIT
e ficar com o R7 2700

Pichau esse set ficou na casa dos 3.6k

Não consigo montar com placa GTX ..  nao entendi o pq
Legal, mais tarde vou avaliar, dar uma olhada nos preços e te respondo!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 08 de Abril de 2020, 16:53:24
em tempo ...c

Estou cogitando a placa RADEON RX 570 8GB 256-BIT
e ficar com o R7 2700

Pichau esse set ficou na casa dos 3.6k

Não consigo montar com placa GTX ..  nao entendi o pq
Pensando em maximizar a vida útil do equipamento, acho interessante vc investir mais em uma MB boa agora que estivesse apta para receber os Ryzem de 4ª geração que ainda serão lançados. Desta forma teria que gastar mais na Motherboard e menos em alguma outra peça neste momento...

Para iniciar um brainstorm, como é que vc viu o preço das peças por ai??? ta dificil de ficar m R$ 3,6k...

Ryzen 7 2700 ............................................. R$ 1.200,00
Memória 8GB DDR4 3000MHz (2un) .............. R$ 640,00
Video GTX 1660 6GB GDDR5 ........................ R$ 1.200,00
Motherboard B450M 4 slots .......................... R$ 650,00
Gabinete de boa qualidade ........................... R$ 230,00
Fonte Cooler Master/Corsair de 500W ............ R$ 300,00
SSD 250GB ................................................ R$ 300,00

 :ponder:



Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 08 de Abril de 2020, 17:07:34
isso aqui esta barato:

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-ryzen-7-2700-3-2ghz-prime-b450m-gaming-br-8gb-2666mhz-pichau-cooler-corax

só quer trocando a memória pela de 3000mhz por + R$ 50,00

total R$ 1.850,00
Conhecimento importa mais que equipamento.