Autor Tópico: HW para edição em 2020  (Lida 9977 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #60 Online: 01 de Junho de 2020, 14:34:16
Aqui eu uso o SSD pra sistema e programas, e os dados vão todos pra um HD 7200 rpm. Nunca senti falta de velocidade.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #61 Online: 01 de Junho de 2020, 20:53:01
Um SSD grande pro sistema e Premiere, juntos, ai o trabalho atual vc deixa no SSD, depois de pronto migra ele pro HD pra armazenar, e vai fazendo esse rodízio. Um de 256gb serviria de boa. Se der coloca mais

As dicas que o YT deu acho que dos SSDs não eram tão acessíveis ainda e por enquanto vai ser só um mesmo, kkk, este mesmo de 256 gb, obrigado

Aqui eu uso o SSD pra sistema e programas, e os dados vão todos pra um HD 7200 rpm. Nunca senti falta de velocidade.

Caaaara, quem vai editar é minha esposa e ela acha tudo lento e o pior que tava dando uma olhada no gerenciador de tarefas e está tudo sobrando, num sei  o que fazer

Tks


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 01 de Junho de 2020, 21:15:43
Cara edição de vídeo principalmente não é uma coisa leve, pra rodar liso igual os carinhas mostram no yt só uma maquina singela de uns 20 mil reais haha, ra fotografia já é um poco mais fácil, a única parte mais pepsada é a exportação, talvez o uso de pinceis tbm, mas tem como otimizar isso no próprio LR. Não é que ela ache lento, ela talvez não tenha paciência pra esperar o tempo normal do processo. Geralmente a gente acha algo lento comparando com algo mais rápido, se nunca tivemos algo rápido como sabemos que ta lento? haha
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #63 Online: 01 de Junho de 2020, 23:38:28
E eu não sei,  no dolar de hoje chega rapidinho nos 20k.

Ela derreteu um note i5 editando com o DaVinci, mas afirmava ser mais rápido e este achismo é phoda de resolver.

A justificativa da dica do YT (vídeo velho,  o blog da figura nem mais está no ar) era pra amenizar acesso ao disco deixava um com sistema e outro com premier, sata vai em série, somente raid tem múltiplo acesso (pelo menos nos servidores eram assim).

Coincidentemente este PC tem um disco de sistema, outro com o Premire e outro com arquivos. Segundo o ex-dono foi configuração do editor, mas acho que com SSD isto é irrelevante.

Tks

Marcio


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 02 de Junho de 2020, 19:21:38
Video é uma coisa que usa muito memória ram e no caso do davinci ainda mais memória de vídeo. Davinci é gratis e tals mas é uma ferramenta profissional, não roda leve em qualquer pczinho o meu já apanha pra ele, não é lá grandes coisas, mas com paciência da pra fazer o básico. R3 2200g 8gb Ram e vídeo de 2gb. A memória de vídeo trabalha em 96% em qualquer projetinho  :(

Se tratando de vídeo um notebook sai muuuito caro. E nos dias atuais ta feia a coisa, fui pesquisar uma GTX 1050 ti pra aumentar a VRam, uma usada ta saindo R$1200 sem fundamento, ai vai ver uma placa nova 2 paus...que tristeza, vai ver mais 8gb de ram R$400...ta triste mesmo a tecnologia nesse nosso país.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 04 de Junho de 2020, 16:25:48
Video é uma coisa que usa muito memória ram e no caso do davinci ainda mais memória de vídeo. Davinci é gratis e tals mas é uma ferramenta profissional, não roda leve em qualquer pczinho o meu já apanha pra ele, não é lá grandes coisas, mas com paciência da pra fazer o básico. R3 2200g 8gb Ram e vídeo de 2gb. A memória de vídeo trabalha em 96% em qualquer projetinho  :(

Se tratando de vídeo um notebook sai muuuito caro. E nos dias atuais ta feia a coisa, fui pesquisar uma GTX 1050 ti pra aumentar a VRam, uma usada ta saindo R$1200 sem fundamento, ai vai ver uma placa nova 2 paus...que tristeza, vai ver mais 8gb de ram R$400...ta triste mesmo a tecnologia nesse nosso país.
O cara se quebra só montando um PC legal rs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #66 Online: 04 de Junho de 2020, 16:34:54
Video é uma coisa que usa muito memória ram e no caso do davinci ainda mais memória de vídeo. Davinci é gratis e tals mas é uma ferramenta profissional, não roda leve em qualquer pczinho o meu já apanha pra ele, não é lá grandes coisas, mas com paciência da pra fazer o básico. R3 2200g 8gb Ram e vídeo de 2gb. A memória de vídeo trabalha em 96% em qualquer projetinho  :(

Se tratando de vídeo um notebook sai muuuito caro. E nos dias atuais ta feia a coisa, fui pesquisar uma GTX 1050 ti pra aumentar a VRam, uma usada ta saindo R$1200 sem fundamento, ai vai ver uma placa nova 2 paus...que tristeza, vai ver mais 8gb de ram R$400...ta triste mesmo a tecnologia nesse nosso país.
O DaVinci não roda nem a pau no meu note. I7, 24gb de RAM, vídeo de 2gb. Desisti dele.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 04 de Junho de 2020, 16:57:48
O DaVinci não roda nem a pau no meu note. I7, 24gb de RAM, vídeo de 2gb. Desisti dele.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

Vc pode ter 8gb de RAM apenas, mas se não tiver uma VGA que suporte não roda mesmo. Meu PC antigo, que está na minha mãe, não consegue rodar ele. Athlon II X4 945, 16gb de RAM 1866MHz porém uma GT440 de um giga, não dá conta, fica travando a timeline, cada transição é um parto.
Nesse aqui só preciso de uma placa de vídeo melhor.  :doh:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #68 Online: 05 de Junho de 2020, 14:47:50
O DaVinci não roda nem a pau no meu note. I7, 24gb de RAM, vídeo de 2gb. Desisti dele.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

Engraçado, tenho um Acer Aspire 5 i7 com 8G de RAM e 2g de video e roda perfeitamente. Fiquei curioso.
Mas não me meti a editar 4K, fiquei em full HD. Não é rápido mas rodar, roda.
« Última modificação: 05 de Junho de 2020, 14:56:19 por AFShalders »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #69 Online: 05 de Junho de 2020, 16:49:54
Engraçado, tenho um Acer Aspire 5 i7 com 8G de RAM e 2g de video e roda perfeitamente. Fiquei curioso.
Mas não me meti a editar 4K, fiquei em full HD. Não é rápido mas rodar, roda.
Pois é.. Pelos requisitos mínimos do DaVinci daria... Mas a TL fica travada mesmo com 1 vídeo só.  :no:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 05 de Junho de 2020, 17:56:51
Pois é.. Pelos requisitos mínimos do DaVinci daria... Mas a TL fica travada mesmo com 1 vídeo só.  :no:
É pq provável que a VGA daquela época não use CUDA, ou não é compatível. O meu tbm abre, mas não roda a timeline.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #71 Online: 05 de Junho de 2020, 23:51:36
Ué, estranho, roda até no meu macmini arcaico com GPU Intel HD4000


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #72 Online: 08 de Junho de 2020, 14:56:43
Ué, estranho, roda até no meu macmini arcaico com GPU Intel HD4000
Pensei até em instalar alguma versão antiga.. Mas não encontrei nenhum lugar confiável pra download


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #73 Online: 08 de Junho de 2020, 19:43:26
Pensei até em instalar alguma versão antiga.. Mas não encontrei nenhum lugar confiável pra download

Bem, aqui rodei uns testes. No MacMini i5 com 16GB de memória com SSD e a arcaica Intel HD4000 roda na boa midia em full HD. Não tenho nada em 4k para testar.

No Acer i7 Win 10 com 8G e Nvidia 940MX e SSD, roda aos trancos e barrancos. Mas esses notes tem 2 placas de vídeo e você tem que garantir que o programa esteja usando.

É bom gerar a midia otimizada e um formato de vídeo bom para edição, melhora bastante.

Curioso é que o MacMini é um hardware nitidamente inferior e roda fluido...


Seria ineterssante alguém testar no Linux, desde que configurado direito para usara a GPU
« Última modificação: 08 de Junho de 2020, 19:54:12 por AFShalders »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #74 Online: 09 de Junho de 2020, 12:14:38

É bom gerar a midia otimizada e um formato de vídeo bom para edição, melhora bastante.


Certamente minha ignorância neste assunto é brutal, por isto, qual melhor formato?

No final, vai ser full HD