Autor Tópico: Pinholeday 2005  (Lida 2140 vezes)

mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Online: 24 de Abril de 2005, 14:49:39
Ai pessoal, quem quiser dar uma olhada no que está acontecedno hoje no Pinholeday em Belém é só visitar o site Espiandomundo uma das maiores produções pinhole do Brasil.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2005, 14:48:52
Citar
Ai pessoal, quem quiser dar uma olhada no que está acontecedno hoje no Pinholeday em Belém é só visitar o site Espiandomundo uma das maiores produções pinhole do Brasil.
Nossa cara... não imaginava que essa técnica fosse tão  difundida no Brasil a ponto de ter um dia e reunir uma porção de gente.... você sabe quantas pessoas participaram?


Acho essa técnica muito legal... e vou começar a fazer algumas coisas assim... ainda mais agora que tenho que preencher meu tempo com alguma coisa.... sem equipamento nenhum!!!...  Vou sair agora... comprar um rolo de filme... procurar um alfinete aqui em casa... e sair para pinholar algumas coisas!!!

Pena não ter tido muito interesse pelo pessoal daqui do fórum!!!


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2005, 14:52:13
Ah... já tava me esquecendo...

Se alguém estiver interessado em ver as fotos desse dia, clique no link abaixo:

Pinhole day

Falou
« Última modificação: 25 de Abril de 2005, 14:57:57 por arguejo »


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2005, 10:41:09
Pessoal ai vai um dos releases do Jornal O Liberal aqui de Belém...

 ;)

FotoAtiva comemora Pinhole Day
21/04/2005 - 13h20m  
Pelo quarto ano consecutivo, a Associação FotoAtiva se prepara para comemorar o Pinhole Day, o dia mundial da fotografia pinhole. Pra quem não sabe, pinhole é a técnica fotográfica em que a imagem é captada por câmeras fotográficas sem lentes, substituídas por pequenos orifícios, feitos com agulhas, espinhos ou outro instrumento perfurante.

Em Belém, o Pinhole Day adquiriiu uma dimensão maior à proposta pelos organizadores da mostra mundial. 'Alinhamos a ação pontual do Pinhole Day a uma perspectiva mais ampla, que segue a própria filosofia da FotoAtiva nesses últimos 20 anos', salienta Miguel Chikaoka, coordenador do Pinhole Day Belém 2005.

Durante a semana que antecede a Jornada do Pinhole Day, programada para durar as 24 horas do domingo (24) iniciantes e iniciados em fotografia terão a chance de conhecer a técnica que reúne os princípios básicos da fotografia, mas que, apesar dos recursos mínimos de que necessita, não é acessível a muitos. 'Os recursos necessários para a captura da imagem são mínimos, mas é preciso uma logística, com laboratório, papel fotográfico e químicos reveladores, entre outros. Ou seja, a FotoAtiva está abrindo seu espaço para que mais pessoas possam se integrar a esse processo de expressão, senão artística, mas do próprio pensamento e da visão de mundo de cada um', acrescenta Miguel.

Prova da importância desse canal é que Belém já é a capital brasileira com a mais expressiva participação na galeria virtual do Pinhole Day. Em 2004, de um total de 129 imagens produzidas por brasileiros, mais da metade são resultado da jornada promovida pela FotoAtiva. Mas Chikaoka observa que 'o quantitativo não é o mais relevante, mas a consistência e qualidade com que a fotografia paraense se apresenta'.

A FotoAtiva vai disponibilizar as câmeras, produzidas a partir de tubinhos de filme fotográfico, mas quem quiser experimentar outras possibilidades, terá liberdade de criação. 'É possível fazer fotografia pinhole com câmera digital inclusive, desde que seja de um modelo que permita a retirada da lente e o controle da velocidade, já que a matéria prim principal é a luz', ressalta Miguel Chikaoka.

As fotos produzidas no dia 24 integrarão a galeria do Worldwide Pinhole Day (www.pinholeday.org). Em Belém, as imagens passarão por uma seleção para compor uma exposição, que será aberta à visitação a partir do dia 15 de maio na galeria da FotoAtiva.

Serviço- Os interessados em participar do Pinhole Day Belém 2005 podem se inscrever na sede da Associação Fotoativa, que fica no Largo das Mercês, nº19. Telefone: (91)3225-2754 ou pelo e-mail fotoativa@amazon.com.br.
 
 


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2005, 11:34:53
Pessoal, aqui é Belém na nossa associação FOTOativa, além de toda a programação na semana passada com as oficinas, no domingo mesmo com uma chuva que desabou por aqui de tarde(maior índice pluviométrico dos últimos 100 anos :doh: ) contamos com a participação de 90 pessoas, as não iniciadas na foto pinhole foram monitoradas para entendimento do processo desde a câmera obscura, mostrando como a imagem se forma após a pasagem da luz por um furinho minúsculo e depois sairam fotografando. Disponibilizamos em torno de 150 câmeras de tubinho e outras de formato livre, em nosso laboratório tinhamos 3 baterias de químicos e foram produzidas cerca de 600 fotos.

As fases seguintes (esta semana): seleção para a galeria virtual, seleção para a mostra na galeria fotoativa, escaneamento, tratamento, cópias, montagem das fotos, textos, convites, produtos, registros, vernissage, etc. etc..

Ufah! deu trabalho mas foi muito gratificante, agora estamos fazendo a seleção das fotos e os trabalhos foram belos, tivemos até fotos internas com baixa luminosidade que tiveram exposição entre 6 e 8 horas e ficaram ótimas! (ainda não testei exposição longa e ambiente fechado e me empolguei, asim que acabarem os trabalhos irei fazer ums testes!).

Para todo o universo Pinhole  MEUS PARABÉNS!!!!!!!!
« Última modificação: 27 de Abril de 2005, 11:37:42 por mauvanju »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2005, 11:41:22
Parabéns pelo trabalho. vi a reportagem na Fotografe e fiquei surpreso com a participação de Belém e vendo o site agora fico mais ainda.
Minha mulher é daí e todo fim de ano dou uma passada de visita e nem imaginava este universo de fotografia que existe.
Parabéns de novo!
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2005, 12:33:04
Pmachado, quando vc vier em Belém me avise que lhe apresento nossa associação e o pessoal (Miguel Chikaoka, Dirceu Maués, ...) até pode pintar uma saída fotográfica.

Abrç,

Maurício (mkp@amazon.com.br)


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2005, 13:02:23
Mauricio.. .você também participou desse evento??? Você já tem algumas fotos feitas com uma pinhole???

Se tiver, dá pra postar algumas pra gente ver????


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2005, 13:42:40
arguejo, fui um dos organizadores do Pinholeday em Belém, estamos na fase de seleção das fotos dos paticipantes, como foram mais de 600 fotos, estamos um pouco atarefados :blink:  :blink: , mas vou postar outras minhas que já foram scaneadas "na marra", não repare na qualidade.





Não sei o que foi que não consegui postar outras acho que é trafego no upload!

Quando acabar a correria posto outras!
Abraços,

Maurício