Autor Tópico: Alguém sabe se consigo filmar com barras pretas numa canon t5i?  (Lida 2037 vezes)

Monique112

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Se sim, como? pra eu não precisar ficar colocando tarja manualmente nos programas..


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2020, 12:49:41
Se sim, como? pra eu não precisar ficar colocando tarja manualmente nos programas..
Você só precisa mudar o aspecto / proporção do vídeo para 16:9 nas configs


Monique112

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2020, 09:40:48
Você só precisa mudar o aspecto / proporção do vídeo para 16:9 nas configs
Fucei tudo e não acho isso


Monique112

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2020, 10:02:55
Você só precisa mudar o aspecto / proporção do vídeo para 16:9 nas configs

Tem certeza que existe essa opção pra filmagem? Pois só encontro pra fotografia.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2020, 14:21:52
Você só precisa mudar o aspecto / proporção do vídeo para 16:9 nas configs
Na verdade, se for igual na minha T6, o padrão já é 16:9 HD ou Full HD. Acho que não tem a opção de 21:9 que seria a proporção de tela de cinema (as barrinhas pretas em uma TV normal).
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Monique112

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2020, 11:14:18
Na verdade, se for igual na minha T6, o padrão já é 16:9 HD ou Full HD. Acho que não tem a opção de 21:9 que seria a proporção de tela de cinema (as barrinhas pretas em uma TV normal).
Desconfiei, fucei tudo e não achei nada. Acho que vou continuar botando manualmente, aquelas barras dão um aspecto mais profissional.
Será que tem como eu alterar o formato do vídeo pra perder menos imagem  e ainda usar as barras?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2020, 10:58:58
Desconfiei, fucei tudo e não achei nada. Acho que vou continuar botando manualmente, aquelas barras dão um aspecto mais profissional.
Será que tem como eu alterar o formato do vídeo pra perder menos imagem  e ainda usar as barras?
Oi Monique.
O formato da maioria das telas é 16:9. Se você não trabalha COM CINEMA, não tem o menor sentido usar 21:9.

O formato é alterado pela QUALIDADE do vídeo. Pelo que o manual da sua câmera diz, em FULLHD é 16:9. Só muda disso de você selecionar a menor qualidade.

Se ainda assim você insistir em usar 21:9, terá que fazer isso via software.  :assobi:
E terá que aceitar o corte e aprender a conviver e enquadrar as imagens considerando o corte. Senão você estará passando uma imagem com aspecto nada profissional.
 :ok:


Monique112

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2020, 11:35:51
Oi Monique.
O formato da maioria das telas é 16:9. Se você não trabalha COM CINEMA, não tem o menor sentido usar 21:9.

O formato é alterado pela QUALIDADE do vídeo. Pelo que o manual da sua câmera diz, em FULLHD é 16:9. Só muda disso de você selecionar a menor qualidade.

Se ainda assim você insistir em usar 21:9, terá que fazer isso via software.  :assobi:
E terá que aceitar o corte e aprender a conviver e enquadrar as imagens considerando o corte. Senão você estará passando uma imagem com aspecto nada profissional.
 :ok:
Não entendi direito, mas só quero que as barras pretas apareçam, pra eu não precisar colocar no Sony Vegas. Tem como ou não?
Acho que eu ja filmo em FULL HD, e não tem as faixas não, queria elas pra upar no youtube com elas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2020, 13:19:07
Não entendi direito, mas só quero que as barras pretas apareçam, pra eu não precisar colocar no Sony Vegas. Tem como ou não?
Acho que eu ja filmo em FULL HD, e não tem as faixas não, queria elas pra upar no youtube com elas.

Seria a primeira câmera que eu vejo a colocar estas barras. É informação inútil, porque as barras pretas também têm pixels, mas não tem nada útil, só preto. Se vc for passar pro celular e upar, vc pode usar qualquer editor pra redimensionar e criar estas barras. Não que eu ache isso uma boa ideia, mas eu acho o método mais fácil e rápido que editar no PC.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2020, 14:19:31
Não entendi direito, mas só quero que as barras pretas apareçam, pra eu não precisar colocar no Sony Vegas. Tem como ou não?
Acho que eu ja filmo em FULL HD, e não tem as faixas não, queria elas pra upar no youtube com elas.

Se você usar Android, dá uma olhada no PowerDirector (acho um dos melhores editores de video rápido do android): cria uma imagem de chromakey com a redução do video para 21:9 (verde limão com as barras pretas, por exemplo) em PNG, e adiciona por cima do video. A edição é muito fácil e rápida, e dá pra fazer upload direto do celular pro Youtube.

A ideia é essa daqui: https://www.google.com/search?q=cinematic+bars+chromakey&tbm=isch&source=lnt&tbs=isz:l&sa=X&ved=0ahUKEwicoPu3kovnAhX0DrkGHXn7AvEQpwUIJA&biw=1017&bih=448&dpr=1#imgrc=Z44RBQq2Qgs_NM:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2020, 14:21:44 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini