Autor Tópico: Raw e Jpg Qualidade  (Lida 8675 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #30 Online: 15 de Janeiro de 2020, 17:50:24
Mas basta eu visitar clientes e ver que o negócio é jpg mesmo. Está cada vez mais concorrido e às pessoas querem pagar barato.

Jpg que eu quero é ganhar dinheiro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 15 de Janeiro de 2020, 17:53:23
Felipe, quando vou pra eventos esportivos uso JPG porque é mais prático e rápido e funciona, faço dinheiro com essas fotos. Mas eu entendo quem defende o RAW, realmente é melhor, principalmente se a fotometria estiver errada ou for preciso recuperar informações da imagem, nesse ponto o RAW é imbatível.

 :ok: :ok: :ok:

Exatamente. Quando o objetivo é maximizar a "beleza", raw. Quando é pra maximizar a agilidade, jpg. Acho que minha câmera nem permite transferência de raw pro smartphone, por exemplo. Daí não faria sentido fotografar raw se eu tivesse intenção de passar pro celular. E alguns dos eventos que eu fiz, me pediram pra compartilhar fotos ao final do evento. Essencial usar jpg.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #32 Online: 16 de Janeiro de 2020, 11:06:44
Existe algo implícito que muitas vezes relega ao formato  raw a pecha de "se aconteceu isso errado vc pode corrigir ".
Não que isso seja uma inverdade, mas se com um fotometria errada, por exemplo, a capacidade de recuperação do formato é ampla, imagine se o mesmo parâmetro for bem feito.
Fotografar em raw é extrair a maior quantidade possível de informação relevante do arquivo.
Mas pra isso a parte  técnica tb deve ser bem feita.
O raw, na minha opinião, não deve ser esta muleta do "se isso der errado... ".
É só um comentário, não estou dizendo que A ou B faz isso.

Felipe, quando vou pra eventos esportivos uso JPG porque é mais prático e rápido e funciona, faço dinheiro com essas fotos. Mas eu entendo quem defende o RAW, realmente é melhor, principalmente se a fotometria estiver errada ou for preciso recuperar informações da imagem, nesse ponto o RAW é imbatível.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 16 de Janeiro de 2020, 12:29:11
Existe algo implícito que muitas vezes relega ao formato  raw a pecha de "se aconteceu isso errado vc pode corrigir ".
Não que isso seja uma inverdade, mas se com um fotometria errada, por exemplo, a capacidade de recuperação do formato é ampla, imagine se o mesmo parâmetro for bem feito.
Fotografar em raw é extrair a maior quantidade possível de informação relevante do arquivo.
Mas pra isso a parte  técnica tb deve ser bem feita.
O raw, na minha opinião, não deve ser esta muleta do "se isso der errado... ".
É só um comentário, não estou dizendo que A ou B faz isso.

Claro. Mas há casos onde simplesmente não há como o jpg abarcar tudo. Imagine um cenário onde haja maior faixa dinâmica que o jpg sozinho seja capaz de representar. Claro que se pode sempre fazer bracketing, mas isso implica em edição "pesada" depois, assumindo que edição "leve" seria pequenos ajustes globais de cor e nitidez. Daí boa parte da vantagem do jpg vai embora. Mas se for um evento único, do tipo um cavalo saltando um obstáculo? Daí, ou as sombras ficam pesadas, ou estoura altas luzes (assumindo dia claro), ou se edita o raw. E o fotógrafo, já sabendo que vai editar depois, vai expor pra esquerda ou pra direita, conforme a capacidade do equipamento. Não seria fazer errado, neste caso seria fazer de forma a maximizar o resultado final.

Outro caso: foto submarina. à medida que se vai mais fundo, o ambiente fica mais verde, ou mais azul, dependendo da cor da água. Não existe um único WB pra foto rasa e profunda. E sabemos que mexer no WB do jpg, embora possível, vai deixar artefatos na imagem.

Por fim, se tudo der errado, prefiro estar com o raw na mão...  ;)


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #34 Online: 16 de Janeiro de 2020, 15:28:32
Os casos que vc citou, Felipe, são exceções à regra.  :ok:

Claro. Mas há casos onde simplesmente não há como o jpg abarcar tudo. Imagine um cenário onde haja maior faixa dinâmica que o jpg sozinho seja capaz de representar. Claro que se pode sempre fazer bracketing, mas isso implica em edição "pesada" depois, assumindo que edição "leve" seria pequenos ajustes globais de cor e nitidez. Daí boa parte da vantagem do jpg vai embora. Mas se for um evento único, do tipo um cavalo saltando um obstáculo? Daí, ou as sombras ficam pesadas, ou estoura altas luzes (assumindo dia claro), ou se edita o raw. E o fotógrafo, já sabendo que vai editar depois, vai expor pra esquerda ou pra direita, conforme a capacidade do equipamento. Não seria fazer errado, neste caso seria fazer de forma a maximizar o resultado final.

Outro caso: foto submarina. à medida que se vai mais fundo, o ambiente fica mais verde, ou mais azul, dependendo da cor da água. Não existe um único WB pra foto rasa e profunda. E sabemos que mexer no WB do jpg, embora possível, vai deixar artefatos na imagem.

Por fim, se tudo der errado, prefiro estar com o raw na mão...  ;)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 16 de Janeiro de 2020, 15:54:10
Os casos que vc citou, Felipe, são exceções à regra.  :ok:

Como tudo, depende. Pra um fotógrafo submarino, essa é a regra... O mesmo vale pras minhas fotos do céu à noite: a quantidade de detalhes na parte mais escura do céu é simplesmente incompatível com o brilho do centro das galáxias. E esse ano, eu fotografei mais o céu que qualquer outra coisa, então não está sendo exceção!  ;)

Quando as condições permitem, claro que é melhor usar jpg. Mas, ao menos pra mim, não é sempre que as condições vão permitir.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #36 Online: 16 de Janeiro de 2020, 19:43:58
Quase tudo já foi dito... E, na verdade, a conclusão do tópico tá no post original do amigo... Depende da utilização...
Masss... Vejamos.
Eu uso RAW + JPG - ou só RAW. JPG fica no CF pro caso de dar uma meleca e eu perder os arquivos, apesar de todo o cuidado que tenho.
Com o meu trabalho é IMPOSSÍVEL usar JPG.. Preciso realmente definir o WB depois, na pós.
A minha humilde opinião é a seguinte:
Se você irá passar as fotos pro computador, não tem por que usar JPG.
Se você quer agilidade, pode criar um preset de importação que deixa ela prontinha. E ao mesmo tempo você tem um arquivo que pode te salvar quando der cacaca... E convenhamos, todos nós fazemos cacaca eventualmente.  :doh:
 :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 16 de Janeiro de 2020, 20:09:34
Eu só uso RAW, ha muitos anos, e não tem nenhum problema com isso. JPG limita, fotos com a quantidade muito grande de stops (EVs), fora as correções que os colegas já citaram aqui, é impossível editar satisfatoriamente em JPG.

Não sei porque ninguém ainda comentou que um JPG é um arquivo de 8 bits, o RAW são arquivos de 12, 14 ou 16 bits, é uma diferença muito grande na qualidade das informações.

Extraído do site Nikon:
https://www.nikonimgsupport.com/na/NSG_article?articleNo=000026447&configured=1&lang=en_SG

"The camera either captures 12 bits of data per colour or 14 bits of data per colour depending upon the camera's analogue to digital circuitry. The table below illustrates the number of shades per colour depending on the bit depth:

8 bits ---------- 256 shades of red, blue and green
12 bits --------- 4096 shades of red, blue and green
16 bits --------- 65536 shades of red, blue and green

RAW files are 16-bit files whereas JPEGs are 8-bit files, so a RAW file can contain as many as 65536 levels of each colour whereas a JPEG file can contain only 256 shades of each colour. When an image is saved as a RAW file, the digital camera actually captures 12-bits of colour and steps it up to 16-bits. When saved as a JPEG, the image is stepped down to 8-bits."

"Benefits of shooting in RAW

The histogram of an 8-bit JPEG images will begin to band after applying small amounts of levels and the image will most likely get posterised as an effect. A RAW image preserves the continuous flow of colour tones."

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2020, 20:23:06 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 16 de Janeiro de 2020, 20:14:08
Todas as minhas fotos são editadas, por mim, todas, eu sou das antigas, o conceito de fotografia aqui é que a edição é a segunda e ultima etapa de exposição de uma imagem capturada digitalmente. Raramente uso filtros e presets prontos, quase nunca melhor dizendo.

No lightroom algumas ferramentas são indispensáveis, além dos ajustes basicos de exposição, temp, claros escuros, etc.. tem tbm os pinceis de ajustes localizados e gradientes, que estão presentes em quase todas minhas fotos.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 16 de Janeiro de 2020, 20:21:43
5 reasons to shoot in raw format:

1. The highest possible image quality can yield the highest quality edit.
2. Exposures are easily adjusted by “many stops,” with shadows and highlights quickly recovered.
3. Sharpening and noise reduction goes “a lot further.”
4. Artifacts in your image (such as banding) are easily smoothed out.
5. Files are future-proofed, allowing you to return and edit again later with improved software.

https://petapixel.com/2018/01/08/5-reasons-shooting-raw-beginners/


Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 16 de Janeiro de 2020, 20:24:52
Mas entendo que se o cara não gosta de editar, e gosta ou aceita a edição proposta pelo fabricante da câmera ta valendo. Por exemplo, a Fuji é bem competente neste quesito. Já a Canon...  :ponder:  :no:

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2020, 20:25:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #41 Online: 17 de Janeiro de 2020, 07:38:48
X2.

Edito todas as minhas fotos tb, uma a uma e não uso preset tb não.

Todas as minhas fotos são editadas, por mim, todas, eu sou das antigas, o conceito de fotografia aqui é que a edição é a segunda e ultima etapa de exposição de uma imagem capturada digitalmente. Raramente uso filtros e presets prontos, quase nunca melhor dizendo.

No lightroom algumas ferramentas são indispensáveis, além dos ajustes basicos de exposição, temp, claros escuros, etc.. tem tbm os pinceis de ajustes localizados e gradientes, que estão presentes em quase todas minhas fotos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 17 de Janeiro de 2020, 09:16:47
8 bits ---------- 256 shades of red, blue and green
12 bits --------- 4096 shades of red, blue and green
16 bits --------- 65536 shades of red, blue and green

A Canon está adotando aquele codec que a apple já usa, acho que o da canon vai ter 10bits.
E o codec suporta até 12bits senão me engano.

Pode ser uma boa opção para substituir o JPG e ainda ter espaço para edição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #43 Online: 17 de Janeiro de 2020, 11:34:52
A Canon está adotando aquele codec que a apple já usa, acho que o da canon vai ter 10bits.
E o codec suporta até 12bits senão me engano.

Pode ser uma boa opção para substituir o JPG e ainda ter espaço para edição.

É o HEIF (High efficiency imaging format). Ótimo pra transferir, péssimo pra editar, devido à altíssima compressão.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 17 de Janeiro de 2020, 11:53:49
É o HEIF (High efficiency imaging format). Ótimo pra transferir, péssimo pra editar, devido à altíssima compressão.

Estranho, uma vez que ele tem mais bits.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs