Autor Tópico: Raw e Jpg Qualidade  (Lida 8637 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #45 Online: 17 de Janeiro de 2020, 14:35:09
Fotografe tudo em RAW, e se tudo der certo e não ter nada pra "mexer", basta abrir no software proprietário, converter tudo de uma vez, e jogar o RAW fora. Pois se por acaso algo der errado, você tem pra onde correr.

 :)


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #46 Online: 17 de Janeiro de 2020, 15:54:55
Fotografe tudo em RAW, e se tudo der certo e não ter nada pra "mexer", basta abrir no software proprietário, converter tudo de uma vez, e jogar o RAW fora. Pois se por acaso algo der errado, você tem pra onde correr.

 :)


A ideia Delano é se vale mais apena, supondo que voce fez o click certo para otima qualidade, fotografar em raw e se traria um jpg melhor que o da câmera.

Pegar uma imagem em RAW e fazer edições básicas não traria melhor qualidade do jpg final?
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2020, 15:57:37 por lindoerle »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #47 Online: 17 de Janeiro de 2020, 15:59:20
Quando falamos sobre raw, pensamos logo em recuperar arquivos escuros etc..

Mas me refiro ao raw e o jpg muito bem capturado na hora do click.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #48 Online: 17 de Janeiro de 2020, 16:39:25
Cara... Se você trabalha no estúdio, com tudo controladinho, e faz fotos só para os seus clientes, sem grandes exigências editoriais, etc... E ainda tem que entregar as fotos na hora... Até justificaria fazer um JPG.
Como disse anteriormente. Se as suas fotos passarão pro computador, não tem mais sentido usar JPG.
Fora dessa condição - e claro dos outros casos de necessidade de entrega imediata do material - não vejo por que usar um arquivo que tem menos informação que o original, mesmo que tenha uma altíssima qualidade.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #49 Online: 17 de Janeiro de 2020, 16:40:04
Quando falamos sobre raw, pensamos logo em recuperar arquivos escuros etc..
Nem acho que esse seja o principal recurso do raw... Pra mim a maior importância está no WB.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2020, 16:40:16 por nandoespinosa »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #50 Online: 17 de Janeiro de 2020, 17:10:47
Nem acho que esse seja o principal recurso do raw... Pra mim a maior importância está no WB.

O wb pra mim é tranquilo porque as condições não são tão ruins como as suas em teatro.

Hoje vou fazer raw.  Faz um tempo que faço só em jpg


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 18 de Janeiro de 2020, 18:10:30
Quando falamos sobre raw, pensamos logo em recuperar arquivos escuros etc..

Mas me refiro ao raw e o jpg muito bem capturado na hora do click.

O jpg da câmera tende a ser melhor que o editado com tudo "default" a partir do raw. Mas pra editar e deixar tudo default, não faz muito sentido.

A graça do momento é que algumas câmeras podem "emprestar" seu processador ao PC, e fazer o jpg processado no PC ficar exatamente idêntico ao jpg da câmera.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #52 Online: 18 de Janeiro de 2020, 19:16:23
:ok: :ok: :ok:

Exatamente. Quando o objetivo é maximizar a "beleza", raw. Quando é pra maximizar a agilidade, jpg. Acho que minha câmera nem permite transferência de raw pro smartphone, por exemplo. Daí não faria sentido fotografar raw se eu tivesse intenção de passar pro celular. E alguns dos eventos que eu fiz, me pediram pra compartilhar fotos ao final do evento. Essencial usar jpg.

A SL2 e câmeras atuais da Canon com Wifi, o arquivo transferido é sempre o JPG. Mesmo se você configurar como apenas Raw, a câmera gera um JPG para o celular. O bom é que o aplicativo da Canon te permite configurar o tamanho desejado ( o JPG "original" ou um arquivo reduzido, otimizado para celulares). Mas o Wifi da Canon tem outras funções bacanas como por exemplo, controlar a gravação de vídeo pelo celular. São recursos que somam muito a experiência de usuários leigos e profissionais.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #53 Online: 18 de Janeiro de 2020, 19:21:00
Existe algo implícito que muitas vezes relega ao formato  raw a pecha de "se aconteceu isso errado vc pode corrigir ".
Não que isso seja uma inverdade, mas se com um fotometria errada, por exemplo, a capacidade de recuperação do formato é ampla, imagine se o mesmo parâmetro for bem feito.
Fotografar em raw é extrair a maior quantidade possível de informação relevante do arquivo.
Mas pra isso a parte  técnica tb deve ser bem feita.
O raw, na minha opinião, não deve ser esta muleta do "se isso der errado... ".
É só um comentário, não estou dizendo que A ou B faz isso.


Concordo contigo, mas e se for preciso usar "a muleta"? O recurso está lá, certo?

Eu mesmo entendo que a fotometria (que está muito longe de "fotometrar no zero, ou no centro") deve estar correta na maioria das fotos. Veja, independente de ser JPG ou RAW, uma foto tecnicamente bem feita (iluminação externa, e configurado fotometria, foco e balanço de branco corretos ou adequados conforme o gosto e técnica de cada fotógrafo) irá poupar muito trabalho no tratamento dos arquivos RAW.


Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #54 Online: 20 de Janeiro de 2020, 18:05:56
Eu fotografo por diversão, e para mim metade da diversão é a edição da foto. Por isso isso RAW. Mas se tivesse que fotografar para entregar algo pronto para alguém, usaria JPEG sem problemas.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 23 de Janeiro de 2020, 05:04:31
    Eu gosto de fotografar em jpeg para treinar mais.




rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #56 Online: 23 de Janeiro de 2020, 08:48:23
Dando um novo pitaco, tenho uma coisa muito pessoal... (bom, talvez não seja tão pessoal assim)

Quando fotografo e saio com fotos muito "flats", é invariável: acabo perdendo o tesão pelo equipamento. É estranhíssimo. Acho que é por isso que gosto de fotografar em JPEG, e principalmente por isso que estou adorando a minha Fuji nova, porque tem aquele filme Classic Chrome que me agrada muito. Pra mim a câmera tem que apresentar algo, não ser só uma caixa criadora de arquivos-base... Sei que a maioria não pensa assim, mas é como funciona pra mim. Inclusive, sempre que preciso recuperar sombras o JPEG da Fuji me é perfeitamente satisfatório, porque eu exponho para as altas luzes (exceto quando tem um sol muito forte, que aí eu deixo estourar mesmo porque me agrada).

Exemplo desse estouro que eu gosto:



E uma foto com exposição 0 EV direto da câmera, só subi um pouquinho as sombras, e nenhum ajuste de cores, nem nessa imagem nem na anterior, só o Classic Chrome direto do JPEG, pra mim não preciso de mais nada, haha, a amplitude dinâmica dessa camerinha é incrível:



Enfim, foi só pra resumir porque, para mim, o JPEG é mais que suficiente... Talvez, se eu fosse da época do filme, eu escolhesse sempre o filme positivo  :ponder:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 23 de Janeiro de 2020, 09:07:03
Normalmente os JPGs da Canon não me agradam tanto, e como é trabalho eu faço em RAW e edito depois, pra lazer uso a Fuji X-E1 e vou te contar que JPG massa que ela me entrega. Pouquissimas vezes uso RAW, só quando a luz ta complicada e sei que preciso recuperar muito contraste. Uso mais ela pra fotos descompromissadas e o jpg dela me entrega um resultado muito bom, ainda mais personalizando um WB do meu gosto, que não preciso ajustar os tons de pele na pós é só sucesso.

Uma pena que ela não tem o perfil Chrome como na X-T1 da minha ex. Adorava, mas o Negative Std da X-E1 já me satisfaz.

Agora pra trabalho, como me sinto na obrigação de ter que dar um "tapa" nos arquivos com a pós, direcionamento de olhar, ajustes de luminosidade mais finos, eu faço em RAW, converto pra DNG e tenho um arquivo quase do tamanho de um JPG Full.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 23 de Janeiro de 2020, 09:09:09
Eu nao tenho a menor ideia do uso de filmes.

Na Nikon voce tem wb personalizado, com uma graduacao de cores, onde vc pode deslocar em dois eixos.

Vc tem sharpness, contraste, clarity,  saturacao. 

Algum monitor calibrado.



ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 23 de Janeiro de 2020, 19:21:15
Tudo depende do objetivo e do estilo do fotógrafo... não dá pra generalizar porque uma foto "street photography" é bem diferente de fazer um casamento, que é bem diferente de tirar uma foto landscape das montanhas ao por do sol...  outros estilos são estúdio, fotógrafo de banda ou clube noturno, gente que fotografa suas viagens, gente que fotografa pro seu blog...
E daí tem também que cada fabricante de câmera tem um estilo um pouco diferente de processar... sem contar que as lentes também podem fazer uma tremenda diferença.
Então claro que não existe uma resposta definitiva pra esse tipo de pergunta, cada caso é um caso e cada um sabe o que precisa fazer pra alcançar o resultado que procura.
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida