Autor Tópico: Raw e Jpg Qualidade  (Lida 8687 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #60 Online: 24 de Janeiro de 2020, 09:06:44
Tudo depende do objetivo e do estilo do fotógrafo... não dá pra generalizar porque uma foto "street photography" é bem diferente de fazer um casamento, que é bem diferente de tirar uma foto landscape das montanhas ao por do sol...  outros estilos são estúdio, fotógrafo de banda ou clube noturno, gente que fotografa suas viagens, gente que fotografa pro seu blog...
E daí tem também que cada fabricante de câmera tem um estilo um pouco diferente de processar... sem contar que as lentes também podem fazer uma tremenda diferença.
Então claro que não existe uma resposta definitiva pra esse tipo de pergunta, cada caso é um caso e cada um sabe o que precisa fazer pra alcançar o resultado que procura.

É o que venho dizendo ha anos...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #61 Online: 25 de Janeiro de 2020, 06:46:56
sem contar que as lentes também podem fazer uma tremenda diferença.

Usando algumas lentes de câmeras de filme 35MM com adaptador nas digitais, percebi que a maior variação de cores, contraste, saturação, provêm do projeto ótico de cada lente, seja ela antiga ou moderna. O sensor tem influência, mas a lente comanda muito mais.

Sobre o JPG, tudo depende. Não gosto do JPG da Nikon e da Sony, por exemplo, acho que ficam devendo um pouco. O JPG da Canon depende do modelo da câmera e dos Picture Styles configurados. O Picture Style de retratos e de paisagens me agradam bastante no JPG.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 25 de Janeiro de 2020, 07:42:16
      Eu adoro editar, ja fui bastante neurotico com fidelidade de cor inclusive. Mas geralmente, o que incomoda alguns, nao me incomoda.
      Nao gosto de muita saturacao, acho que é porque nunca fotografei pensando em cor. Eu gosto de tentar deixar o wb mais fiel possivel, mas talvez seja falta de um estilo mais marcado.

     O que eu acho legal no jpeg é aprender o maximo da tecnica de captura. O raw oferece muito menos limitacoes, e pode me iludir.
      Na real eu deveria aprender a usar filme um pouco.
      Raw é edicao sem fim. Eu guardo as fotos que eu gosto mais em raw, outras, eu converto em jpeg.

Mas para atender o mercado, as fotos mais complexas. Sem raw acho que seria dificil a vida dos que trabalham com fotografia.





« Última modificação: 25 de Janeiro de 2020, 07:47:47 por Leonardo Tonin »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #63 Online: 25 de Janeiro de 2020, 10:49:49
    Eu gosto de fotografar em jpeg para treinar mais.
Confesso que quando vi essa tua afirmação até assustei...
Pois considero que treinar o processo de revelação muito importante também...
E além disso. Grande parte de "fotografar bem", no meu entendimento, vem de conhecer os limites e características do equipamento que se usa... E consequentemente o arquivo que ele gera.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 25 de Janeiro de 2020, 14:08:39
     Sim Nando, mas voce entendeu que estou falando do processo inicial de captura, onde naturalmente voce pode escolher.sacrificar as sombras ou as altas luzes. Um exercicio.

     


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #65 Online: 25 de Janeiro de 2020, 20:02:10
     Sim Nando, mas voce entendeu que estou falando do processo inicial de captura, onde naturalmente voce pode escolher.sacrificar as sombras ou as altas luzes. Um exercicio.

É precisamente o que me agrada no JPEG. Minha fotografia só funciona com limitações. Acho soterrador o monte de possibilidades que o raw oferece…
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #66 Online: 25 de Janeiro de 2020, 20:30:56
É precisamente o que me agrada no JPEG. Minha fotografia só funciona com limitações. Acho soterrador o monte de possibilidades que o raw oferece…

Até o dia em que a câmera tiver um DR absurdo e o jpg sair sem clipping de sombras ou luzes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 26 de Janeiro de 2020, 14:42:15
É precisamente o que me agrada no JPEG. Minha fotografia só funciona com limitações. Acho soterrador o monte de possibilidades que o raw oferece…

Comigo pode atrapalhar tambem, assim como a escolha de fotos. Nao acho facil.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #68 Online: 27 de Janeiro de 2020, 10:12:43
     Sim Nando, mas voce entendeu que estou falando do processo inicial de captura, onde naturalmente voce pode escolher.sacrificar as sombras ou as altas luzes. Um exercicio.
Sim.. Compreendi depois.
Concordo contigo.. Como exercício é plenamente válido. Como regra não.
Eu entendo que, PARA TRABALHAR, o JPG só serve em casos beeeem específicos. No restante confesso que me parece um certo desleixo... Tipo um escritor que não manda seu texto para revisão ortográfica por que o quer "como saiu da sua mente"...
Sei que essa analogia é meio polêmica.
Mas é o sentimento que tenho em relação à foto "como veio da câmera"... essa frase me dá um certo arrepio..  :doh: :hysterical:
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2020, 10:13:39 por nandoespinosa »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 27 de Janeiro de 2020, 12:48:02
          Entao Nando....Falando em erros de portugues; sem drama algum, me desculpe, eu nao escrevo corretamente como deveria. Nao tive a perccepcao de minhas falhas quando mais novo, e hoje me arrependo bastante. Infelizmentemeu tempo e curto. Estudo outro idioma, onde estou vivendo, e voltar a estudar portugues nao me ajudaria. Mas se alguem quiser me corrigir, nao me ofenderei, so nao quero atrapalhar voces.  :ok: Voltando ao topico, eu ja acho que fotografar em jpeg seria arriscado, (sinto o mesmo temor que voce). Lembro que tem um fotografo corajoso mexicano de casamentos que fotografava em jpeg, so nao me lembro o nome dele. 
          Um bom ponto a se discutir, realmente e o desprendimento em certos aspectos do fotografo que entrega seu material para ser editado por terceiros. Tem a impressao tambem... Legal seu comentario Nando.  :ok:
 

   
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2020, 12:48:51 por Leonardo Tonin »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #70 Online: 27 de Janeiro de 2020, 13:04:53
Entao Nando....Falando em erros de portugues; sem drama algum, me desculpe, eu nao escrevo corretamente como deveria...
Não tenho problemas com isso, amigo.  :ok: Foi só um exemplo mesmo.
Aliás, por mim, você escreve muito bem em português. De onde você é?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 27 de Janeiro de 2020, 14:18:42
    Nando, eu sou de Porto Alegre, mas vivia em Sao Jose, Santa Catarina. Eu teria que cuidar mais... :ok: Voce é do sul também ne?



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 27 de Janeiro de 2020, 17:09:02
    Nando, eu sou de Porto Alegre, mas vivia em Sao Jose, Santa Catarina. Eu teria que cuidar mais... :ok: Voce é do sul também ne?

...
Aliás, por mim, você escreve muito bem em português. De onde você é?

Os caras são vizinhos e não se conhecem....

eita mundo globalizado...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #73 Online: 27 de Janeiro de 2020, 17:25:32
Nando, eu sou de Porto Alegre, mas vivia em Sao Jose, Santa Catarina. Eu teria que cuidar mais... :ok: Voce é do sul também ne?
Não sei por que cargas d'água entendi que tu era de fora do BR  :aua: :hysterical:

Os caras são vizinhos e não se conhecem....
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Tá certo que Porto Alegre é um fiofó, Lindsay, mas também não é tão pequena assim..  :hysterical: :assobi:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 28 de Janeiro de 2020, 06:45:16
Não sei por que cargas d'água entendi que tu era de fora do BR  :aua: :hysterical:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Tá certo que Porto Alegre é um fiofó, Lindsay, mas também não é tão pequena assim..  :hysterical: :assobi:

 Nao amigo. Essa foi boa! Bem eu sou meio perdido ...  :hysterical:
Eu sai de Porto Alegre com nove anos de idade, em 1989.
Voltei a morar em Poa em 1996, na Menino Deus.
Em 1997, voltei novamente para Sao Jose.
Acabei me acostumando com cidade pequena mesmo.







« Última modificação: 28 de Janeiro de 2020, 06:51:42 por Leonardo Tonin »