Autor Tópico: Raw e Jpg Qualidade  (Lida 8540 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2020, 13:42:58
Tem isso também. Porém, continuo gravando o raw+jpg. A diferença é que, assim que abro no computador, ou apago todos os raws, ou apago todos os jpgs.  ;)
Isso, eu também.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2020, 20:02:30
Com dslr fotografo exclusivamente em raw.
Sem chance de usar jpeg.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2020, 08:35:32
Mesmo em JPG sinto a necessidade de dar um toc final. Mas bem pouco, pois o básico a câmera já fez.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2020, 09:53:44
Mesmo em JPG sinto a necessidade de dar um toc final. Mas bem pouco, pois o básico a câmera já fez.

É o que sempre digo, cada caso é um caso. Para um montão de pessoas o raw não faz sentido, senão todas as câmeras dariam saída em raw. Para outras situações o raw é praticamente obrigatório.

Não tem muito sentido ficar discutindo se o raw é necessário ou não. É que nem antibiótico, tem horas que se não usar vai se dar muito mal, e se usar desnecessariamente pode dar uma dor de cabeça desnecessária.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2020, 10:00:38
Fotografo RAW por 02 motivos, mesmo que eu acabe fazendo uma exportação básica.

Primeiro é camera antiga, acho que o poder de processamento do PC gera um jpg melhor que a camera.

Segundo é balanço de branco, coisa que não me preocupo na hora do clique e que as vezes seria impossível consertar no jpg.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Janeiro de 2020, 10:08:47
Gente, a camera pode fazer os dois juntos.

Na Fuji como você tem uma enorme capacidade de customização, eu consigo tirar fotografias do jeito que quero,  sem necessitar de absolutamente nada adicional e se necessitar, tapinha direto no jpeg, ele aguenta.

Pra quem não tem esse nível de customização é só usar o RAW ou montar um jpeg base e editar depois se preferir.

Por fim, existem casos em que é absolutamente crucial usar o RAW, mas também nada impede que você use JPEG, as fotos são suas e cada um tem um gosto no fim das contas.

Eu particularmente acho que nos meus registros familiares e fotografias de viagem que não são paisagens ou simplesmente em fotografias casuais, o jpeg funciona bem pra mim.

Inclusive já tive foto muito elogiada que foi Straight Out Of Camera (SOOC).


Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 14 de Janeiro de 2020, 10:09:04
Fotografo RAW por 02 motivos, mesmo que eu acabe fazendo uma exportação básica.

Primeiro é camera antiga, acho que o poder de processamento do PC gera um jpg melhor que a camera.

Segundo é balanço de branco, coisa que não me preocupo na hora do clique e que as vezes seria impossível consertar no jpg.

Concordo 100%


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2020, 11:27:05
Fotografo RAW por 02 motivos, mesmo que eu acabe fazendo uma exportação básica.

Primeiro é camera antiga, acho que o poder de processamento do PC gera um jpg melhor que a camera.

Segundo é balanço de branco, coisa que não me preocupo na hora do clique e que as vezes seria impossível consertar no jpg.

Como sempre coerente nas respostas.

É isso que eu queria saber. Se conseguimos um JPG final melhor com o RAW mesmo usando apenas configurações básicas como contraste e nitidez.

Eu usada Canon e o JPG dela achava bem ruim. Agora na Nikon notei um JPG bem melhor.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2020, 11:27:22 por lindoerle »


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Janeiro de 2020, 12:38:21
 :fight:
 :snack:
 :no:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2020, 01:46:21
Como sempre coerente nas respostas.

É isso que eu queria saber. Se conseguimos um JPG final melhor com o RAW mesmo usando apenas configurações básicas como contraste e nitidez.

Eu usada Canon e o JPG dela achava bem ruim. Agora na Nikon notei um JPG bem melhor.

Já não respondemos isso na primeira página? Depende muito do "motor" raw usado. Por exemplo, o CameraRAW, usado pela Adobe tanto no PS quanto LR, não se dá muito bem com raw da Fuji.

Acho que pra quem não se importa muito de ter todas as fotos com a mesma cara, a customização que o Sosa falou atende. Eu confesso que normalmente pego meus raws de um determinado evento, e só então eu decido que "tom" vou dar ao conjunto. 


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2020, 07:34:49
Já não respondemos isso na primeira página? Depende muito do "motor" raw usado. Por exemplo, o CameraRAW, usado pela Adobe tanto no PS quanto LR, não se dá muito bem com raw da Fuji.

Acho que pra quem não se importa muito de ter todas as fotos com a mesma cara, a customização que o Sosa falou atende. Eu confesso que normalmente pego meus raws de um determinado evento, e só então eu decido que "tom" vou dar ao conjunto.
Na verdade eu tenho varios "presets":


Classic Chrome
Dynamic Range: DR400
Highlight: +1
Shadow: +2
Color: 0
Noise Reduction: -4
Sharpening: +2
Grain Effect: Weak
Color Chrome Effect: Weak
White Balance: Daylight, +2 Red & -5 Blue
ISO: Auto, up to ISO 6400
Exposure Compensation: +1/3 to +1 (typically)

Tem um site que inclusive te permite baixar varias "receitas", o Fuji Weekly, essa eu baixei de lá.

https://fujixweekly.com/2019/08/02/my-fujifilm-x-t30-kodachrome-64-film-simulation-recipe/


E com a ajuda do X RAW STUDIO é possível usar o motor da camera pra fazer novos presets ou simplesmente ajustar um lote de fotos do jeito que voce quer.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 07:36:50 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2020, 08:25:16
Na verdade eu tenho varios "presets":


Classic Chrome
Dynamic Range: DR400
Highlight: +1
Shadow: +2
Color: 0
Noise Reduction: -4
Sharpening: +2
Grain Effect: Weak
Color Chrome Effect: Weak
White Balance: Daylight, +2 Red & -5 Blue
ISO: Auto, up to ISO 6400
Exposure Compensation: +1/3 to +1 (typically)

Tem um site que inclusive te permite baixar varias "receitas", o Fuji Weekly, essa eu baixei de lá.

https://fujixweekly.com/2019/08/02/my-fujifilm-x-t30-kodachrome-64-film-simulation-recipe/


E com a ajuda do X RAW STUDIO é possível usar o motor da camera pra fazer novos presets ou simplesmente ajustar um lote de fotos do jeito que voce quer.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Essa foto está mais para Kodachrome vencido. Palavra de quem já usou.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2020, 08:28:44
Essa foto está mais para Kodachrome vencido. Palavra de quem já usou.
Não importa muito se está ou não próximo do filme original,  a intenção aqui não é comparar.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2020, 09:45:21
Não importa muito se está ou não próximo do filme original,  a intenção aqui não é comparar.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Sim, foi só um comentário.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 15 de Janeiro de 2020, 16:47:14
Tem isso também. Porém, continuo gravando o raw+jpg. A diferença é que, assim que abro no computador, ou apago todos os raws, ou apago todos os jpgs.  ;)

Felipe, quando vou pra eventos esportivos uso JPG porque é mais prático e rápido e funciona, faço dinheiro com essas fotos. Mas eu entendo quem defende o RAW, realmente é melhor, principalmente se a fotometria estiver errada ou for preciso recuperar informações da imagem, nesse ponto o RAW é imbatível.