Autor Tópico: SL2 vs 77D  (Lida 959 vezes)

Isabella Zeminian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 09 de Janeiro de 2020, 15:10:59
Estou querendo fazer um upgrade de câmera. Comprei a T5 enquanto estava na faculdade porém a qualidade dela não está sendo o suficiente para os meus trabalhos atuais.
Eu faço fotografia de shows/festivais, retratos e também gravo videoclipes. Apesar de entender de fotografia, não entendo quase nada de câmeras e especificações mas após bastante leitura cai na dúvida de: SL2 ou 77D?

O que mais está pesando é a diferença de 45 pontos de foco da 77D vs apenas 9 pontos de foco da SL2. Qual a opinião de vocês sobre isso? Tem alguma outra ressalva referente a essa comparação além do "problema" dos pontos de foco?

Considerem que:
- me dou bem com a T5, só estou fazendo upgrade pois acho que trava muito e a imagem granula muito na pós.
- não uso muito foco automático, somente em shows mas sempre me virei bem com o foco automático da T5.
- irei usar a câmera majoritariamente com uma lente 50mm e outra 75-300mm.

Dêem as suas opiniões, por favor!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2020, 16:11:16
Eu tenho uma SL2  e namorei durante muito tempo uma 77D. Mas como era pra ser de backup, acabei optando pela SL2, por ser menor e mais leve. Pro que você precisa no momento (desempenho melhor em ISO alto), as duas são equivalentes, pois têm o mesmo sensor. Que é melhor que o da T5, diga-se de passagem.

A 77D é uma câmera melhor no conjunto total. Além de ter mais pontos de foco, tem mais botões de comando, tem os 2 dials que ajuda demais, tem mais recursos mesmo. Mas a SL2 é mais barata, menor e mais leve, isso pra mim também conta bastante. Eu particularmente não acho que a quantidade de pontos de foco venha a fazer tanta diferença pra fotografar shows e nem retratos. Mas veja se os outros recursos a mais da 77D podem te ser úteis. Se achar que não, economizar uns trocados é sempre bom, rsrs...


Isabella Zeminian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2020, 16:31:04
Eu tenho uma SL2  e namorei durante muito tempo uma 77D. Mas como era pra ser de backup, acabei optando pela SL2, por ser menor e mais leve. Pro que você precisa no momento (desempenho melhor em ISO alto), as duas são equivalentes, pois têm o mesmo sensor. Que é melhor que o da T5, diga-se de passagem.

A 77D é uma câmera melhor no conjunto total. Além de ter mais pontos de foco, tem mais botões de comando, tem os 2 dials que ajuda demais, tem mais recursos mesmo. Mas a SL2 é mais barata, menor e mais leve, isso pra mim também conta bastante. Eu particularmente não acho que a quantidade de pontos de foco venha a fazer tanta diferença pra fotografar shows e nem retratos. Mas veja se os outros recursos a mais da 77D podem te ser úteis. Se achar que não, economizar uns trocados é sempre bom, rsrs...

Oi Humberto!

Então, eu tô pensando seriamente em pegar a SL2 já que a diferença de valor é gigante e os "defeitos" da câmera em relação a 77D não são tão gritantes para as minhas necessidades. E também por ela ser mais leve e compacta, o que me ajuda muito já que meus trabalhos são sempre externos.
Eu me viro bem om a T5 e ela é meio que "suficiente", só queria mudar para ter uma qualidade de imagem melhor mesmo já que a T5 é muito limitada nesse quesito e estou querendo elevar o nível das minhas produções. O que mais pesa é de fato o ISO e a quantidade de disparos por segundo, mas no ISO as duas são iguais e no fps a SL2 perde por 1 (77D = 6 fps / SL2 = 5 fps / T5 = 3 fps). Acho que o restante (dials e botões de comando) não é algo de extrema necessidade para mim, ou seja, não vale a 'pequena diferença' de valor hahahaha

Enfim, acho que vou acabar pegando a SL2 e economizando uns trocados! hahahahah
Obrigada pela ajuda!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2020, 18:39:02
Só uma coisa, na questão do desempenho em ISO alto, vai ser melhor que a T5 sim, mas não vá imaginando muuuuita diferença não, ok? Mas tem melhora sim.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2020, 20:26:40
Uma lente mais clara pode fazer mais diferença que uma câmera nova, mas se conseguir comprar os dois deve ter uma boa melhora!

Tem que ver em que situações você está tendo dificuldade tb, às vezes só mudando a maneira de fotografar já ajuda. Por exemplo super expor um pouco a foto, cropar menos, diminuir um pouco a velocidade quando possível...

Quanto ao fps tem que ver a taxa de transferência da câmera pro cartão e do próprio cartão. Não sei se a T5 é muito pior que essas outras, mas se seu cartão estiver limitando a câmera aí não adianta nada tb


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2020, 13:13:20
Se for pra SL2, recomendo nao comprar, como voce se vira bem com o equipamento que tem e e pra trabalho, junta um pouco mais pra tentar ir pra 80 ou 90D, dependendo da epoca que conseguir o dinheiro, resumindo pega o modelo anterior ao lancamento, por exemplo, se fosse hoje a 80D…

O ganho na qualidade de imagem e o menor que vai ter, no resto a 80D atropela, velocidade e precisao do AF, ergonomia, vida util do obturador, bem mais resistente, protecao leve contra respingo de agua e poeira, etc…

Voce paga a mais, mas o equipamento e pra durar mais tambem, fora que vai cair bastante a quantidade de fotos perdidas desde que use lentes Canon.

 Se possivel, posta fotos na galeria.

Boa sorte na decisao!