Autor Tópico: O peso das câmeras: por que as mulheres reclamam [bem] menos que os homens?!  (Lida 5260 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Tanto nos vlogs quanto nos blogs é notório que as meninas da fotografia quase não reclamam do peso da câmera em seus reviews.

E, sim, elas fazem menos reviews e usam menos termos técnicos. Focam mais na técnica de fotografar, na arte, em tutoriais e no vlogging/blogging em geral.

Focando mais nos(as) Youtubers, os "gear heads" são homens, na maioria.

Talvez seja uma questão cultural, homens são incentivados a atentar para este tipo de detalhes, desde cedo (tamanho, peso, distância, velocidade etc)

A competitividade, nos números, parece refletir nas suas análises.

Nas análises das meninas (Jessica Kobeissi, The snapchick, Irene Rudnik, Sara Dietschy, Lindsay Adler, Vanessa Joy etc) é muito raro reclamar de peso de câmera.

No vídeo abaixo, a fotógrafa usa varias super teleobjetivas (que os homens dizem que são pesadas) na mão. É um vídeo propaganda, mas, mesmo assim... Não ia atrapalhar nada mostrar um tripé aqui ou ali.

Na vida real, no meu grupo de pessoas com que saio para fotografar, o "macharal" tá sempre reclamando de peso, enquanto as menininhas carregam suas lentes para cima e pra baixo (correndo, subindo ribanceira etc) sem problema algum. Elas só reclamam de calor ou de frio.

Estas observações é que me fazem duvidar se as reclamações sobre peso e tamanho de equipamento fazem real sentido. Ou a gente é que é frouxo, mesmo?

Sent from my motorola one using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2020, 09:45:13
Tanto nos vlogs quanto nos blogs é notório que as meninas da fotografia quase não reclamam do peso da câmera em seus reviews.

E, sim, elas fazem menos reviews e usam menos termos técnicos. Focam mais na técnica de fotografar, na arte, em tutoriais e no vlogging/blogging em geral.

Focando mais nos(as) Youtubers, os "gear heads" são homens, na maioria.

Talvez seja uma questão cultural, homens são incentivados a atentar para este tipo de detalhes, desde cedo (tamanho, peso, distância, velocidade etc)

A competitividade, nos números, parece refletir nas suas análises.

Nas análises das meninas (Jessica Kobeissi, The snapchick, Irene Rudnik, Sara Dietschy, Lindsay Adler, Vanessa Joy etc) é muito raro reclamar de peso de câmera.

No vídeo abaixo, a fotógrafa usa varias super teleobjetivas (que os homens dizem que são pesadas) na mão. É um vídeo propaganda, mas, mesmo assim... Não ia atrapalhar nada mostrar um tripé aqui ou ali.

Na vida real, no meu grupo de pessoas com que saio para fotografar, o "macharal" tá sempre reclamando de peso, enquanto as menininhas carregam suas lentes para cima e pra baixo (correndo, subindo ribanceira etc) sem problema algum. Elas só reclamam de calor ou de frio.

Estas observações é que me fazem duvidar se as reclamações sobre peso e tamanho de equipamento fazem real sentido. Ou a gente é que é frouxo, mesmo?

Sent from my motorola one using Tapatalk
Reclamam também, tenho muitas amigas que fotografam e fazem trilhas que reclamam.

O melhor e aí eu concordo com você, é que elas usam tudo o que tem na mão pra produzir imagens, celulares e câmeras menores não são problema pra elas, pra homens sim.

Porque na fotografia o homem é de modo geral geek e não fotografo.


Sent from my SM-N975F using Tapatalk



erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2020, 10:00:03
Tanto nos vlogs quanto nos blogs é notório que as meninas da fotografia quase não reclamam do peso da câmera em seus reviews.

E, sim, elas fazem menos reviews e usam menos termos técnicos. Focam mais na técnica de fotografar, na arte, em tutoriais e no vlogging/blogging em geral.

Focando mais nos(as) Youtubers, os "gear heads" são homens, na maioria.

Talvez seja uma questão cultural, homens são incentivados a atentar para este tipo de detalhes, desde cedo (tamanho, peso, distância, velocidade etc)

A competitividade, nos números, parece refletir nas suas análises.

Nas análises das meninas (Jessica Kobeissi, The snapchick, Irene Rudnik, Sara Dietschy, Lindsay Adler, Vanessa Joy etc) é muito raro reclamar de peso de câmera.

No vídeo abaixo, a fotógrafa usa varias super teleobjetivas (que os homens dizem que são pesadas) na mão. É um vídeo propaganda, mas, mesmo assim... Não ia atrapalhar nada mostrar um tripé aqui ou ali.

Na vida real, no meu grupo de pessoas com que saio para fotografar, o "macharal" tá sempre reclamando de peso, enquanto as menininhas carregam suas lentes para cima e pra baixo (correndo, subindo ribanceira etc) sem problema algum. Elas só reclamam de calor ou de frio.

Estas observações é que me fazem duvidar se as reclamações sobre peso e tamanho de equipamento fazem real sentido. Ou a gente é que é frouxo, mesmo?

Sent from my motorola one using Tapatalk
Eu tenho um equipamento pesado, quando começou a me incomodar muito, pois faço bastante trilhas com ele, peguei algo mais leve e prático... simples...
Reclamar que o equipamento de uso pessoal é pesado hoje em dia é meio estranho, ainda mais com tantas opções...


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2020, 13:26:55
Pode ser que elas já tenham decido pela compra levando em consideração essa característica do equipamento e nem comentam muito o tema. Ou pode ser um viés cultural mesmo, como os homens em geral vão esperar que as mulheres reclamam disso, optam por nem mencionar.

Empiricamente falando, as mulheres que eu conheço que usam DSLRs em geral reclamam sim do peso. Mas tudo é uma questão de costume. Essas youtubers que você mencionou são fotógrafas a muito tempo, então provavelmente estão mais que calejadas para carregar DSLRs.

Tem gente que acha uma DSLR com uma lente fixa pesada para trabalhar e tem muita gente que entra na mata com uma DSLR e uma teleobjetiva para fazer trilha e tirar fotos e não liga.
Canon 5D MK III - Sony A7III


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2020, 15:35:53
Pode parecer besteira, mas a impressão q eu tive com a maioria das fotógrafas mulheres com quem já trabalhei, é que muitas vezes elas optam por lentes menores e mais leves. Pode ser que esse grupo seleto de pessoas tem essa preferencia pessoal e não seja algo generalizado, mas eu reparei muito isso.

É dificil vc ver mulher de 70-200, 35 1.4, 85 1.2 e essas lentes bitelonas. Homem é que gosta de aparecer com essas bazucas, as mulheres já costumam ser mais discretas. Consequentemente reduz o peso e o tamanho do equipamento.

Curiosamente também reparo que poucas usam 2 corpos em casamentos, a maioria usa 1 só e prefere ficar trocando de lente  :ponder:

Eu fui um desses frescos que começou a reclamar do peso dos equips e mudei pra Fuji hahaha. Agora tenho equipamentos leves, mas com ergonomia ruim, achei outro motivo pra reclamar  :assobi:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2020, 15:54:55


Eu fui um desses frescos que começou a reclamar do peso dos equips e mudei pra Fuji hahaha. Agora tenho equipamentos leves, mas com ergonomia ruim, achei outro motivo pra reclamar  :assobi:


A gente reclama mais do que elas, aparentemente. E elas trabalham mais ... rsrsrs (isso eu já não sei)

Neste novo vídeo promocional (veja bem, é propaganda), a fotógrafa de vida selvagem Marina Cano usa as super teleobjetivas:
EF 200-400mm f / 4L IS USM,
EF 400mm f / 2.8L IS III USM
EF 600mm f / 4L IS III USM
 
Todas handheld!

https://youtu.be/qRnZdU0bJNk

Sent from my motorola one using Tapatalk
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2020, 15:56:25 por Hansgruber »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2020, 16:15:18
Pode parecer besteira, mas a impressão q eu tive com a maioria das fotógrafas mulheres com quem já trabalhei, é que muitas vezes elas optam por lentes menores e mais leves. Pode ser que esse grupo seleto de pessoas tem essa preferencia pessoal e não seja algo generalizado, mas eu reparei muito isso.

É dificil vc ver mulher de 70-200, 35 1.4, 85 1.2 e essas lentes bitelonas. Homem é que gosta de aparecer com essas bazucas, as mulheres já costumam ser mais discretas. Consequentemente reduz o peso e o tamanho do equipamento.

Curiosamente também reparo que poucas usam 2 corpos em casamentos, a maioria usa 1 só e prefere ficar trocando de lente  :ponder:

Eu fui um desses frescos que começou a reclamar do peso dos equips e mudei pra Fuji hahaha. Agora tenho equipamentos leves, mas com ergonomia ruim, achei outro motivo pra reclamar  :assobi:
Só fotografar direito, use as duas mãos. Kkkkk

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2020, 16:42:12

A gente reclama mais do que elas, aparentemente. E elas trabalham mais ... rsrsrs (isso eu já não sei)

Neste novo vídeo promocional (veja bem, é propaganda), a fotógrafa de vida selvagem Marina Cano usa as super teleobjetivas:
EF 200-400mm f / 4L IS USM,
EF 400mm f / 2.8L IS III USM
EF 600mm f / 4L IS III USM
 
Todas handheld!

https://youtu.be/qRnZdU0bJNk

Sent from my motorola one using Tapatalk

Eu já fiz uma ou outra viagem para fotos de vida selvagem e nos grupos quase sempre têm números equivalentes de homens e mulheres. Em  geral são os homens que tem a ideia de carregas a teleobjetivas mais pesadas, mas elas carregam também, vi muitas carregando 100-400mm (de várias marcas) e aquelas 200-500mm da Nikon.

Agora 500mm e 600mm prime até agora só vi com homens e geralmente são os guias ou fotógrafos profissionais de vida selvagem que vão nessas viagens para "relaxar". :D
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2020, 17:55:20
 :ponder:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2020, 23:23:02
Eu passo tranquilo o dia todo fotografando em mata fechada com 150-600 Sports D750 flash, minha mulher não fica mais 3 horas com meu equipamento já pede para trocar  pelo dela novamente kkkk, mesmo eu já estando com mochila cheia de garrafa de água comida, tripé robusto mais lentes para macro e paisagem. Isso depende muito da pessoa em sí e não de homem ou mulher kkkkk. :doh:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2020, 23:27:58

Agora 500mm e 600mm prime até agora só vi com homens e geralmente são os guias ou fotógrafos profissionais de vida selvagem que vão nessas viagens para "relaxar". :D

Nada melhor que relaxar com uma 600mm F4 um sonho se tornando realidade  :wub:


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2020, 23:48:51
Nada melhor que relaxar com uma 600mm F4 um sonho se tornando realidade  :wub:
Com certeza... ;-)

Sent from my motorola one using Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2020, 00:32:42
Acho que essa reclamação / constatação não procede e explico: a fotografia ainda é composta em sua maioria de homens e os reviews de equipamentos idem. Em segundo lugar, geralmente mulheres levam menos equipamentos em suas bolsas fotográficas. E sim, se lentes pesadas incomodam para homens, também incomodam ainda mais para mulheres, talvez elas não reclamem porque poucas delas usam lentes de 2, 3 kilos .


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2020, 11:12:37
Nada melhor que relaxar com uma 600mm F4 um sonho se tornando realidade  :wub:

Cuidado com o sonho! É verdadeiramente um monstro, um quilo mais pesada a 150-600mm sport. Sem monopé fica até difícil de usar.

Mas efetivamente, na média, as fotógrafas que eu conheço trabalham com equipamentos mais leves que os fotógrafos que eu conheço. E a utilização da 70-200mm f2.8 é um bom indicativo disso. Dificilmente vejo fotógrafas usando em evento. Entre os homens, é mais comum.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2020, 11:54:20
Homens, reclamam até do peso da 50mm...
O conjunto Canon 5D Mark IV/III + Canon EF 50mm 1.2 é muito usado pelas "menininhas" Jessika Kobeissi, Anita Sadowska, Irene Rudnik, Jessica Whitaker, Julia Trotti.

Recentemente, a Irene andou testando a Fujifilm e a Sony. Me parece que ela acabou optando pela segunda. Nas suas análises, ela revelou ter gostado do resultado e do feeling das câmeras - o peso mal foi mencionado. Até por que ela é acostumada (calejada, como mencionou o colega anteriormente) com câmeras de médio formato analógicas.

O peso das câmeras pode já ter sido relevante, há uma ou duas décadas atrás, quando estas meninas ainda usavam fraldas, os youtubers masculinos estão demorando para se dar conta disso. Peso de câmera, não deveria mais ser uma questão tão relevante atualmente.

Quem tem a felicidade de sair de casa com uma 600mm, deveria entender o quanto é uma pessoa abençoada... Use um tripé e vivencie cada minuto deste momento



Sent from my motorola one using Tapatalk