Autor Tópico: Ajudinha com a 7D clássica  (Lida 1085 vezes)

alencastroeduardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 13 de Janeiro de 2020, 16:50:19
Alguém pode me dar alguma luz ou rumo (socorro). Tenho muita dificuldade em acertar o foco em baixa luminosidade (ou quase nenhuma no caso de baladas) então resolvi fuçar todos os modos da camera, AUTO, P, AV, TV e notei uma coisa estranha, irei relatar abaixo:

Peguei minha 7d e meu flash YN 565 ex III para fuçar, estava com o flash fazendo umas fotos em casa mesmo com baixa luminosidade no ambiente e sempre as fotos saiam fora de foco mas com exposição aceitável, até aí ok. Fiz o seguinte teste: coloquei no modo automático e ela me deu no local aonde eu estava ISO 400 1/60 e F5.6, fui reproduzir no modo manual (até com o af automático/ponto/zona) e não saiu igual, só fica nítida no automático 100% e mesmo que eu reproduza isso no manual não fica igual.... o que seria? A câmera sozinha se sai melhor do que eu.... Deixei opção de mostrar (quadrados vermelho na foto) aonde ela focou, no modo automático ficou diferente da onde eu fiz por exemplo no ponto único, única diferença que notei.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2020, 19:40:08
Nao entendi muito bem o que quiz dizer, entao desconsidere caso tenha entendido errado e aguarde por mais opinioes.


Acredito que voce esteja usando velocidade baixo pra assuntos em movimento…

Quanto a sua duvida, depende do angulo que o ponto de foco acertar, voce tem maior profundidade de campo, na T3i, nos testes que fiz, fechando a abertura um pouco a abertura, em relacao ao modo automatico, fica melhor…


alencastroeduardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2020, 22:41:46
Nao entendi muito bem o que quiz dizer, entao desconsidere caso tenha entendido errado e aguarde por mais opinioes.


Acredito que voce esteja usando velocidade baixo pra assuntos em movimento…

Quanto a sua duvida, depende do angulo que o ponto de foco acertar, voce tem maior profundidade de campo, na T3i, nos testes que fiz, fechando a abertura um pouco a abertura, em relacao ao modo automatico, fica melhor…

Acho que não consegui expressar direito o que aconteceu:

Em resumo, com as mesmas configurações (que eu falei encima) o modo automático fez melhor do que eu em manual! Isso que não entendi... tudo exatamente igual, mesma luz, local, configuração. Será que se eu der um factory reset pode resolver... vou fazer isso.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2020, 08:02:53
Se eu entendi direito, quando vc mudou pro automático a câmera mudou junto o modo de foco de pontual pra AI-Servo e tá focando em lugares diferentes.
Estude melhor as opções de foco da sua camera e como elas funcionam. Foto focada é primordial rsrs
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


alencastroeduardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2020, 10:33:21
Se eu entendi direito, quando vc mudou pro automático a câmera mudou junto o modo de foco de pontual pra AI-Servo e tá focando em lugares diferentes.
Estude melhor as opções de foco da sua camera e como elas funcionam. Foto focada é primordial rsrs

Em manual também deixei o AF em automático (só para comparar e ficar tudo exatamente igual) e em automático 100% ficou melhor, mais focada kkk

É tão esquisito que até para explicar é complicado!

A única diferença que notei é que a câmera achou outros pontos de contraste em relação a mim (dentro dessa zona automática), será que é "só isso"?


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2020, 11:06:24
A abertura que a câmera decidiu nos modos automáticos pode ter deixado a foto mais nítida, isso pode te dar a impressão que está mais focado. Pode ser isso  :ponder:
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


alencastroeduardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2020, 11:08:47
A abertura que a câmera decidiu nos modos automáticos pode ter deixado a foto mais nítida, isso pode te dar a impressão que está mais focado. Pode ser isso  :ponder:

Então, em automático ela me deu F5.6 ISO400 e 1/60, reproduzi a mesma coisa em modo M e ficou diferente, sacou? Rsrsrs

Até atualizei o firmware para última versão, e nada... só me restou o factory reset que ainda não fiz.

Doideira...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2020, 11:43:08
Então, em automático ela me deu F5.6 ISO400 e 1/60, reproduzi a mesma coisa em modo M e ficou diferente, sacou? Rsrsrs

Até atualizei o firmware para última versão, e nada... só me restou o factory reset que ainda não fiz.

Doideira...

Se o flash foi disparado a potência de saída foi a mesma nos dois disparos?
Analise onde o ponto de foco foi feito em cada fotografia e se isso pode ter gerado resultado diferente.
No modo manual a câmera está de fato fazendo o foco? Você percebe o motor de foco funcionando enquanto a câmera acerta o foco? Repita o teste com a câmera no modo manual e exposição idêntica obtida no modo automático mas focando manualmente desta vez, para descobrir se o problema é o AF.