Autor Tópico: Foco total em mirrorless RF - Canon paraliza desenvolvimento de objetivas EF  (Lida 3671 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2020, 07:49:26
Eita  :shock:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2020, 08:12:31
Canon Done Making EF Lenses Unless Photographers Demand More

https://petapixel.com/2020/01/08/canon-done-making-ef-lenses-unless-photographers-demand-more/


"Our focus is on RF”, says Canon – no new EF lenses unless "market demands it"

https://www.digitalcameraworld.com/news/our-focus-is-on-rf-says-canon-no-new-ef-lenses-unless-market-demands-it
É o que eu digo...
A gente vai usar o sistema que ELES quiserem.
Essa ilusão / romantismo de "o sistema X é melhor que o Y" não tem a menor importância.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2020, 09:24:10
pelo que vi nas análises até agora, as RFs estão em outro patamar de qualidade.
tem uma RF 28-70 f/2.0 que é foda, muita gente dizendo que é a melhor lente para mirrorless já feita.
porém o preço, pqp, só facada.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2020, 10:11:18
Parou  o desenvolvimento, como está no título, mas não a produção, que fique bem claro.
O título no Petapixel é bem click bait.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2020, 10:23:17 por AFShalders »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2020, 11:05:42
Parou  o desenvolvimento, como está no título, mas não a produção, que fique bem claro.
O título no Petapixel é bem click bait.

Sim, eu li a entrevista e o cara da Canon falou que só o desenvolvimento é que está paralisado, apesar de terem registrados vários projetos de patentes para lentes EF no ano passado.

A produção é normal. Não houve qualquer tipo de conjectura sobre interrupção na fabricação das lentes EF.

Dito isso, é normal que ocorra essa transição. Agora que até o tópico que discutia que as DSLRs jamais ia morrer morreu, faz mesmo mais sentido investir na tecnologia que será a dominante nos próximos anos.

Além disso, como citado, as lentes RF estão num novo patamar tecnológico enquanto vários desenhos das lentes EF são antigos e precisariam ser revistos. A Canon tem que priorizar e acho que acertadamente estão investindo na baioneta certa. Isso também sugere que ocorrerão diversos lançamentos em breve.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2020, 12:04:12
Ansioso para ver a queda de preços das lentes EF para poder comprar as dos meus sonhos.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2020, 12:05:06
É o que eu digo...
A gente vai usar o sistema que ELES quiserem.
Essa ilusão / romantismo de "o sistema X é melhor que o Y" não tem a menor importância.
Isso mesmo, e foi sempre assim, o fotografo moderno engajado é, e sempre será, um escravo da maquina que lhe for entregue, quando essa questão surge eu sempre recomendo ler alguns livros do Vilém Flusser.

Seja o que for, um carro, um celular, ou uma câmera fotográfica, a galera vai usar e gostar daquilo que a indústria nos fornecer, são eles que definem as tendências. No momento atual a indústria de câmeras grandes como APS-C/MFT em diante, tenta renascer e se manter em um mercado decadente.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2020, 12:11:05 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2020, 12:07:56
Parou  o desenvolvimento, como está no título, mas não a produção, que fique bem claro.
O título no Petapixel é bem click bait.
O que, com a velocidade da evolução das tecnologias, é o mesmo que decretar a morte do sistema.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2020, 12:10:20
Parou  o desenvolvimento, como está no título, mas não a produção, que fique bem claro.
O título no Petapixel é bem click bait.
Sim e ainda até segunda ordem...

Mas de fato, o que eles estavam fazendo ultimamente é atualizar versões de uma objetiva que já existia; o volume de vendas dessas atualizações, em um determinado momento no futuro, deve permanecer menor do que um modelo novo para uma tecnologia "supostamente" nova.

Eu tenho uma 24-70 2.8 L, o primeiro modelo que ainda hoje funciona bem é tem qualidade de imagem excelente, obviamente que vou ficar com ela, não tenho a menor vontade de comprar o modelo novo EF, caríssimo, que pode me entregar zero virgula alguma coisa a mais que a antiga.

Mas nesse break de sistemas, pode ser que algum dia no futuro eu vou acabe comprando o novo modelo RF.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2020, 12:12:45 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2020, 13:54:03
Ansioso para ver a queda de preços das lentes EF para poder comprar as dos meus sonhos.

Vai cair nada, do jeito que a galera é sentimental com equipamento vão continuar vendendo usado a preço de novo  :aua: :hysterical:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2020, 15:00:46
O que, com a velocidade da evolução das tecnologias, é o mesmo que decretar a morte do sistema.

A morte foi decreta no anuncio da R, só não viu quem não quis.

Ainda vai levar uns 10 anos se produzindo lentes EF.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2020, 15:16:13
A natureza ciclica das coisas é assim mesmo... os caras reinventam aquilo que já existia, colocam em uma embalagem nova acrescentando algumas coisas boas e retirando outras.

30 anos de baioneta EF foi suficiente para chegar ao ponto de estagnação, ainda mais empurrada pela Sony, a precursora das MLs avançadas.

Bora vender as lentes que vc não gosta enquanto valem alguma coisa.

As RF são caríssimas, porem seria conflitante coloca-las à um preço menor neste momento de transição do mercado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2020, 15:28:25
A morte foi decreta no anuncio da R, só não viu quem não quis.

Ainda vai levar uns 10 anos se produzindo lentes EF.....
Sim, basta lembrar do roundmap de lentes que eles apresentaram em 2018. Atualmente Sigma tbm entrando no mercado RF, se a sigma manter a tradição de fazer lentes melhores que a Canon a preço baixo será muito bom.

Já para o caso das objetivas EF, vi esses dias na CES um novo adaptador para usar EF em Nikon Z.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2020, 16:26:06
A natureza ciclica das coisas é assim mesmo... os caras reinventam aquilo que já existia, colocam em uma embalagem nova acrescentando algumas coisas boas e retirando outras.

30 anos de baioneta EF foi suficiente para chegar ao ponto de estagnação, ainda mais empurrada pela Sony, a precursora das MLs avançadas.

Bora vender as lentes que vc não gosta enquanto valem alguma coisa.

As RF são caríssimas, porem seria conflitante coloca-las à um preço menor neste momento de transição do mercado.

E eu quero manter a minha Ef 600mm f4 L USM (no IS), de 1994, por mais só uns 30 anos rsrs. Tá complicado pagar R$ 55.000,00 em uma tele nova !

Se sair uma RF 600mm, vai beirar uns 65.000,00 !
Fotógrafo e birdwatching