Autor Tópico: 2020: O Mirrorless que sempre foi e a DSLR que deixou de ser...  (Lida 24057 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 14 de Janeiro de 2020, 12:30:51
2020 se inicia e...
O "sonho mirrorless" se mostra estar cada vez mais próximo de ser uma realidade.

A CIPA liberou os dados de novembro de 2019 e as mirrorless superaram as DSLRs em produção e envios em cerca de 100 mil unidades.
http://www.cipa.jp/stats/documents/e/d-201911_e.pdf

A Canon anunciou que não tem planos de desenvolver novas lentes EF.
https://www.digitalcameraworld.com/news/our-focus-is-on-rf-says-canon-no-new-ef-lenses-unless-market-demands-it

E as mirrorless estão dominando os ranks de mais vendidos nas lojas especializadas de vários países.
2020 tem tudo para ser o primeiro ano que as Mirrorless vão superar as DLSRs no resumo anual de vendas e fabricação.

Eu já sabia que essa revolução aconteceria desde que adquiri minha primeira mirrorless em 2018.
O potencial que esse sistema poderia trazer era extremamente óbvio.
E esse potencial não estava relacionado ao tamanho e nem ao peso como alguns imaginavam e como alguns ainda acham que é o principal fator desse sistema.
Coisas como a possibilidade de oferecer milhares de pontos de foco que cobrem todo o sensor e detectam rostos e olhos automaticamente até mesmo em câmeras de entrada foram o que me fizeram ver que em pouco tempo não faria mais sentido pra maioria dos fotógrafos continuar investindo em DSLRs.

E mais rápido do que imaginava, todas as principais reclamações foram escutadas e hoje quase não se ouve reclamações de superaquecimento, bateria fraca, imprecisão de foco, EVF de baixa qualidade, ergonomia ruim e fragilidade. Hoje em dia é fácil encontrar mirrorless sem nenhum desses problemas em diversas fabricantes.

E aí surge novas perguntas.
O que vai acontecer daqui pra frente?
O que vocês esperam desse sistema?
Quais novidades ou funcionalidades vocês acham que seria possível vermos no futuro?
Quais fabricantes serão as dominantes?
Será que daqui pra frente o topo será dominado por Canon e Sony e a Nikon será uma marca de nicho?

 :ponder:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2020, 13:31:43
Parece que definitivamente a virada começou de vez, agora mesmo.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2020, 13:32:05 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2020, 13:53:48
Eita, tem gente aqui que não vai dormir direito esse ano :hysterical:

Além das evoluções óbvias e melhorias do que já tem, imagino que as ML em breve devem começar a adotar AI mais avançadas na própria cam para melhorar o desempenho em mãos não profissionais, que é o que dá dinheiro. A xpro3 já tem algo, mas ainda é pouco, tá na hora de adotar funções mais avançadas que smartphones!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2020, 14:36:39
Agora em janeiro comprei uma M50, ainda pretendo criar um tópico falando sobre o assunto.

Mas é um caminho sem volta, a liberdade de composição e a garantia de foco é absurda.

Fiz um mini ensaio de teste todo em 1.8 com a 50mm, e saiu 99% em foco.
Inclusive é minha primeira câmera com 24MP e ainda por cima APS-C, mostrou bem a fraqueza da 50mm STM na abertura máxima.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2020, 22:35:20
Eu só vou esperar o preço da A7R III abaixar que vou para ML também, assistindo uns vídeos do foco com 200-600 e está muito bom para aves em voou, já da para mudar tranquilo.
Um rapaz que sigo já faz tempo, usa Canon 5D IV com 600F4 está testando uma Sony A7RIV, e pelo visto está gostando, ele ainda não trocou mas vamos ver....
Aqui uma foto dele: https://flic.kr/p/2ibvQqY


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2020, 23:23:02
Eita, tem gente aqui que não vai dormir direito esse ano :hysterical:

Além das evoluções óbvias e melhorias do que já tem, imagino que as ML em breve devem começar a adotar AI mais avançadas na própria cam para melhorar o desempenho em mãos não profissionais, que é o que dá dinheiro. A xpro3 já tem algo, mas ainda é pouco, tá na hora de adotar funções mais avançadas que smartphones!

Tem gente que nem tem mais aparecido no fórum pra oferecer o contraponto...  :ponder:

A Fuji X-A7 já tem um recurso típico dos smartphones, que é o desfoque artificial. Não sei se é disso que vc está falando. Eu acho que falta um módulo de dados (5G) nas câmeras profissionais. Nada disso tem a ver com ML, mas acho que os fabricantes vão aproveitar o novo impulso em vendas pra oferecer estas coisas.

Creio que não hajam mais objeções ao EVF hoje em dia, salvo condições muito específicas. O que acham?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2020, 00:10:16
Tem gente que nem tem mais aparecido no fórum pra oferecer o contraponto...  :ponder:

A Fuji X-A7 já tem um recurso típico dos smartphones, que é o desfoque artificial. Não sei se é disso que vc está falando. Eu acho que falta um módulo de dados (5G) nas câmeras profissionais. Nada disso tem a ver com ML, mas acho que os fabricantes vão aproveitar o novo impulso em vendas pra oferecer estas coisas.

Creio que não hajam mais objeções ao EVF hoje em dia, salvo condições muito específicas. O que acham?
Acho que ele fugiu do fórum.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2020, 00:11:53
Tem gente que nem tem mais aparecido no fórum pra oferecer o contraponto...  :ponder:

A Fuji X-A7 já tem um recurso típico dos smartphones, que é o desfoque artificial. Não sei se é disso que vc está falando. Eu acho que falta um módulo de dados (5G) nas câmeras profissionais. Nada disso tem a ver com ML, mas acho que os fabricantes vão aproveitar o novo impulso em vendas pra oferecer estas coisas.

Creio que não hajam mais objeções ao EVF hoje em dia, salvo condições muito específicas. O que acham?
Rapaz, tem um outro tópico onde estão debatendo que câmera boa é câmera pesada. Já vi de tudo nesse fórum, mas achar bom carregar peso foi a primeira vez! Então sobre o EVF eu nem me atrevo a questionar! Kkkkkk

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2020, 09:11:58
Que potencial tem esse tópico...!  :clap: :hysterical: :snack:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2020, 13:57:49
Rapaz, tem um outro tópico onde estão debatendo que câmera boa é câmera pesada. Já vi de tudo nesse fórum, mas achar bom carregar peso foi a primeira vez! Então sobre o EVF eu nem me atrevo a questionar! Kkkkkk

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Como se diz por aí: "resistente, leve ou barato: pegue dois". Acho que ninguém prefere câmera mais pesada, mas prefere mais resistente do que mais leve. Não adianta fazer trilha com câmera leve, e chegar ao destino com a câmera quebrada.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2020, 14:04:13
Como se diz por aí: "resistente, leve ou barato: pegue dois". Acho que ninguém prefere câmera mais pesada, mas prefere mais resistente do que mais leve. Não adianta fazer trilha com câmera leve, e chegar ao destino com a câmera quebrada.

Já fiz muita trilha e entrei em cavernas com a XE2  :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2020, 14:05:37
Como se diz por aí: "resistente, leve ou barato: pegue dois". Acho que ninguém prefere câmera mais pesada, mas prefere mais resistente do que mais leve. Não adianta fazer trilha com câmera leve, e chegar ao destino com a câmera quebrada.
Se você presume que leve não é resistente...

Porém eu posso afirmar o contrário, minha câmera levinha (que já não está mais comigo pois precisei vender pra abrir espaço), foi grande companheira de viagens em trilhas, chuvas, poeira, mar, cachoeiras, sol e todo tipo de uso severo.

Resistiu muito bem e o atual dono está extremamente satisfeito com ela.

E tomou alguns tombos.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2020, 14:50:02
Especialmente com a evolução dos EVFs e dos sistemas de foco em sensor, creio que as maiores desvantagens das ML caem por terra.

Ainda nos próximos 2 anos é bem provável que especialmente a Sony e a Canon lancem MLs com excelente vedação e resistência para quem quiser fazer mais fotografias de aventura.

Acho que outro ponto de foco importante é conectividade. Os fabricantes devem se esforçar para melhorar a transferência das fotos para celulares e computadores de forma wireless, só acho que será possível chamar a atenção de gerações mais novas para as câmeras dedicadas.
Canon 5D MK III - Sony A7III


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2020, 14:55:39
Especialmente com a evolução dos EVFs e dos sistemas de foco em sensor, creio que as maiores desvantagens das ML caem por terra.

Ainda nos próximos 2 anos é bem provável que especialmente a Sony e a Canon lancem MLs com excelente vedação e resistência para quem quiser fazer mais fotografias de aventura.

Acho que outro ponto de foco importante é conectividade. Os fabricantes devem se esforçar para melhorar a transferência das fotos para celulares e computadores de forma wireless, só acho que será possível chamar a atenção de gerações mais novas para as câmeras dedicadas.
É,  sem dúvida alguma a Canon e Sony estão muito atrás de Fuji, Olympus e Panasonic no quesito durabilidade mirrorless.

A Fuji lançou uma câmera,  a XH1 que foi literalmente jogada dentro d'água pelo Matt Granger e funcionou perfeitamente após isso e a atual XT3 é excelente neste quesito.

As Olympus nem se fala, são vastamente utilizadas por alpinistas e montanhistas há muito tempo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2020, 15:30:00
Se você presume que leve não é resistente...

Porém eu posso afirmar o contrário, minha câmera levinha (que já não está mais comigo pois precisei vender pra abrir espaço), foi grande companheira de viagens em trilhas, chuvas, poeira, mar, cachoeiras, sol e todo tipo de uso severo.

Resistiu muito bem e o atual dono está extremamente satisfeito com ela.

E tomou alguns tombos.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Pode ser levinha, mas não é barata... Corpo em magnésio é mais caro que em plástico. Vedações são mais caras que "não-vedações". O que eu quis dizer é que sempre há uma troca. Há gente que prefere resistência em detrimento de peso, e vice-versa. E há quem escolha detrimento dos dois em preferência por preço...

É,  sem dúvida alguma a Canon e Sony estão muito atrás de Fuji, Olympus e Panasonic no quesito durabilidade mirrorless.

Exatamente isso. As câmeras da Canon (as únicas que peguei na mão) parecem de papel, comparadas com minha X-H1 que caiu com tripé, motor e lente 400mm no concreto, e resistiu. Claro que eu preferiria uma câmera mais leve, mas duvido muito que um corpo de plástico teria resistido àquela queda.