Autor Tópico: 2020: O Mirrorless que sempre foi e a DSLR que deixou de ser...  (Lida 24052 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 13:36:35
Com as lentes RF você vai para um outro nível. Nem tanto pela questão de foco mas em qualidade de imagem. Apesar que a maioria absoluta dos seus clientes nem irá notar.
No fim das contas uma pós produção na foto/vídeo faz muito mais diferença que a qualidade da lente para a maioria do mercado.
Sim, eu sei bem, já testei algumas, de colegas aqui. Porem a maioria da lentes L tradicionais estão entregando um ótimo resultado.

Agora lente ordinária não tem jeito, outro dia contratei um parça para um trabalho, ele tem a 5D4 e sempre teve ótimas objetivas L, eu estava tranquilo com isso, nem me preocupei em saber, mas depois na edição percebi que ele usou um 28-135mm USM. Eu estava longe da posição dele e ali na hora que passei o trampo eu não percebi, senão teria emprestado outra lente pra ele fazer o serviço.

Neste dia eu tinha 4 fotógrafos trabalhando comigo e as câmeras eram, veja vou até colocar aqui pra vc ver:



Pela quantidade de fotos vc pose associar as câmeras. Não estranhe a pouca quantidade de fotos da EOS R, pq neste dia eu estava em outra posição, filmando.

Pois as fotos da 5D4 com a 28-135mm ficaram piores do que as da 70D com a 18-135mm, a começar pela nitidez...

Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 13:59:28
Eu seria o cara da 6D fazendo 600 fotos enquanto o outro fotografo fez 2 mil. rsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 14:06:16
Eu seria o cara da 6D fazendo 600 fotos enquanto o outro fotografo fez 2 mil. rsrsr
kkkkkk o metralhadora vs o econômico... Teve um outro evento que uma colega tirou um monte de fotos tbm, algumas poses tinham 4 até 5 fotos da mesma cena, eu fico bem puto com isso, pq não precisa.

Essa colega ai, depois da redução ficou um terço das fotos.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2020, 14:07:03 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #48 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 15:28:11
kkkkkk o metralhadora vs o econômico... Teve um outro evento que uma colega tirou um monte de fotos tbm, algumas poses tinham 4 até 5 fotos da mesma cena, eu fico bem puto com isso, pq não precisa.

Essa colega ai, depois da redução ficou um terço das fotos.
Quando fotografo ensaios de família e tem criança, eu acabo tirando várias fotos na sequência. Isso já me salvou várias vezes pois muitas vezes só uma ou duas fotos acabam se salvando em uma sequência de 10. E eu estou falando sobre a composição e a pose da criança mesmo. Garantia de que não terá cara feia, olho semi fechado, sem sorriso ou sorriso incompleto, etc...
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 16:19:04
Quando fotografo ensaios de família e tem criança, eu acabo tirando várias fotos na sequência. Isso já me salvou várias vezes pois muitas vezes só uma ou duas fotos acabam se salvando em uma sequência de 10. E eu estou falando sobre a composição e a pose da criança mesmo. Garantia de que não terá cara feia, olho semi fechado, sem sorriso ou sorriso incompleto, etc...
Então Thales, sim é uma técnica, e conheço varias pessoas que usam esta técnica, prova disso é esse colega ai.

Pessoalmente eu sou old school, tiro uma ou duas fotos e vejo, as vezes repito se necessário, sou mais digamos econômico.

Há muitos anos me relacionando com muitos fotógrafos, minha equipe principal é selecionada, gente que trabalha há anos comigo, tenho um grupo de parceiros que manda bem nestes aspectos de composição, enquadramento, conexão com o assunto, ligado nos acontecimentos do evento, relacionamento com as pessoas, distribuição da posição em locais grandes, são cerca de 10 parceiros que já me conhecem e sabem o que fazer. É uma estrada de duas pistas, da mesma forma eu atendo a eles tbm.

Depois de tantos anos vendo e editando as fotos que essa galera produz, acabo conhecendo melhor o jeito e olhar fotografico de cada um, que vai se adequando ao que peço e preciso, ao briefing, pois no final a responsa do trabalho é minha.

Se o cara fica feliz e a vontade em fotografar metralhando, pra mim tudo bem, no final só me dá um pouco mais de trabalho na edição separação das fotos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 18:11:38
Vamos animar esse tópico...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 23:04:18
Vamos animar esse tópico...

Não tem mais nenhum maluco dizendo que o DSLR vai dominaaaaa... Mesmo as DSLRs mais esperadas vieram/vão vir com recursos principais no modo ML. Isso pode dar alguma sobrevida às DSLR, mas acho que vamos ver aqui e ali meses onde as DSLR vão fazer uma marolinha; no resto, vai ser tudo ML.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 06:57:37
Não tem mais nenhum maluco dizendo que o DSLR vai dominaaaaa... Mesmo as DSLRs mais esperadas vieram/vão vir com recursos principais no modo ML. Isso pode dar alguma sobrevida às DSLR, mas acho que vamos ver aqui e ali meses onde as DSLR vão fazer uma marolinha; no resto, vai ser tudo ML.

Alguem ainda aposta numa DSLR Canon que não seja Rebel?

A R5 foi anunciada sem menção a uma 5D mk V.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 09:01:38
Não tem mais nenhum maluco dizendo que o DSLR vai dominaaaaa... Mesmo as DSLRs mais esperadas vieram/vão vir com recursos principais no modo ML. Isso pode dar alguma sobrevida às DSLR, mas acho que vamos ver aqui e ali meses onde as DSLR vão fazer uma marolinha; no resto, vai ser tudo ML.
:hysterical:

Alguem ainda aposta numa DSLR Canon que não seja Rebel?

A R5 foi anunciada sem menção a uma 5D mk V.

Apenas a Nikon veio com a D780 tentando dar uma sobrevida.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #54 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 11:27:08
:hysterical:

Apenas a Nikon veio com a D780 tentando dar uma sobrevida.

Possivelmente porque eles "acharam" que tinham que lançar alguma coisa em DSLRs, mas não tem mais nada para competir ali...
Canon 5D MK III - Sony A7III


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #55 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 12:10:36
Para mim a Canon tem a faca e o queijo na mão para retomar a liderança no mercado "mais profissional" de ML.
Se ela fizer uma EOS R com dois cartões, enfiar um processador tão bom quanto tem na 1DXIII e manter os features de fps/buffer, DSLR ficará opção apenas para quem não consegue investir alto para migrar para ML.

Hoje os principais sistemas ML já superaram os 6 pontos principais que eram as barreiras para ML 3 anos atrás:
- AF (hoje é rápido, preciso, cheio de inteligências artificiais que são mais inteligentes que a gente e abrange quase todo o frame)
- EVFs muito bons que podem não dar ainda a mesma realidade do OVF mas trazem coisas que compensam como exposição ao vivo, histograma e outras facilidades
- Baterias que duram de 1,000 a 2,500 clicks com facilidade
- Line up de lentes que atendem do GA ao esportivo (esse último ainda em andamento) mas com qualidade superior às DSLR
- Construção e ergonomia (queria destacar aqui as customizações dos botões)
- fps/buffer/dois slots de cartão

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #56 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 12:20:13
Possivelmente porque eles "acharam" que tinham que lançar alguma coisa em DSLRs, mas não tem mais nada para competir ali...

Na verdade dizem que o projeto é antigo (tem pelo menos um ano), mas não lançaram por causa das Z. Daí como o custo de projeto já estava gasto, lançaram... Ainda acho que se eles tivessem ambicionado mais com um visor híbrido, seria uma baida duma câmera.

Alguem ainda aposta numa DSLR Canon que não seja Rebel?



As DSLRs de entrada AINDA são a vaca leiteira (produto conhecido e certeiro) da CaNikon. Acho que ainda veremos destas câmeras até pelo menos o ano que vem.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #57 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 12:26:17
As DSLRs de entrada AINDA são a vaca leiteira (produto conhecido e certeiro) da CaNikon. Acho que ainda veremos destas câmeras até pelo menos o ano que vem.
Essas aí vão ser as últimas a apagar a luz do salão. Aposto pelo menos mais uns 10 anos de venda delas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #58 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 14:15:18
Para mim a Canon tem a faca e o queijo na mão para retomar a liderança no mercado "mais profissional" de ML.
Se ela fizer uma EOS R com dois cartões, enfiar um processador tão bom quanto tem na 1DXIII e manter os features de fps/buffer, DSLR ficará opção apenas para quem não consegue investir alto para migrar para ML.

Hoje os principais sistemas ML já superaram os 6 pontos principais que eram as barreiras para ML 3 anos atrás:
- AF (hoje é rápido, preciso, cheio de inteligências artificiais que são mais inteligentes que a gente e abrange quase todo o frame)
- EVFs muito bons que podem não dar ainda a mesma realidade do OVF mas trazem coisas que compensam como exposição ao vivo, histograma e outras facilidades
- Baterias que duram de 1,000 a 2,500 clicks com facilidade
- Line up de lentes que atendem do GA ao esportivo (esse último ainda em andamento) mas com qualidade superior às DSLR
- Construção e ergonomia (queria destacar aqui as customizações dos botões)
- fps/buffer/dois slots de cartão

Sim, a questão é se eles vão aproveitar e não capar as câmeras.

Quanto às limitações das ML, concordo com todos os pontos. A própria Canon vem provando a viabilidade de construção de lentes de altíssima qualidade na baioneta nova.

Na minha humilde opinião, com poucas exceções, o EVF já supera o OVF em praticamente tudo e os pontos fracos da tecnologia são mitigados pelos benefícios. Mais uma ou duas gerações e ninguém vai mais debater o tema.

Na verdade dizem que o projeto é antigo (tem pelo menos um ano), mas não lançaram por causa das Z. Daí como o custo de projeto já estava gasto, lançaram... Ainda acho que se eles tivessem ambicionado mais com um visor híbrido, seria uma baida duma câmera.
 

As DSLRs de entrada AINDA são a vaca leiteira (produto conhecido e certeiro) da CaNikon. Acho que ainda veremos destas câmeras até pelo menos o ano que vem.

Pode ser. Pela versatilidade da D780 talvez ela fosse a mais lógica a ser lançada nesse momento do mercado.

Quanto às DSLRs ainda serem as mais vendidas, creio que o ponto do vangelismm é válido. Na lista dos 50 best sellers da Amazon dos EUA a primeira FF só aparece na 32ª posição e é a 6d2, a 5DIV, na 39ª. E é só. Não tem outra FF entre os 50 primeiros.

O resto é tudo APS-C e cerca de 75% são Rebels, com algumas Nikons e X0Ds da Canon. Tem umas Panasonics perdidas, mas elas são MLs na verdade. Ou seja, a maioria são muito básicas. Ninguém liga mais para DSLR FF. (https://www.amazon.com/Best-Sellers-Electronics-DSLR-Cameras/zgbs/electronics/3017941/ref=zg_bs_nav_e_4_3109924011)

Aí, quando se vai na lista das MLs, entre as 50 primeiras, a 2ª é a A7III e tem vários kits das FF Sony, uns dois da Canon R e até um da Z6. No total são 11 kits FF (a Amazon não separa por modelos).
Canon 5D MK III - Sony A7III


Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #59 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 15:23:29
Hoje os principais sistemas ML já superaram os 6 pontos principais que eram as barreiras para ML 3 anos atrás:
- AF (hoje é rápido, preciso, cheio de inteligências artificiais que são mais inteligentes que a gente e abrange quase todo o frame)
- EVFs muito bons que podem não dar ainda a mesma realidade do OVF mas trazem coisas que compensam como exposição ao vivo, histograma e outras facilidades
- Baterias que duram de 1,000 a 2,500 clicks com facilidade
- Line up de lentes que atendem do GA ao esportivo (esse último ainda em andamento) mas com qualidade superior às DSLR
- Construção e ergonomia (queria destacar aqui as customizações dos botões)
- fps/buffer/dois slots de cartão

Nenhuma empresa tem a filosofia de fazer um produto que faz tudo. Sempre ter alguma coisa que falta para poder vender o próximo modelo, que vai resolver essa falta (enquanto deixa outra falha).