Autor Tópico: 2020: O Mirrorless que sempre foi e a DSLR que deixou de ser...  (Lida 23819 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #105 Online: 17 de Março de 2020, 11:32:05
Mais um prego no caixão.
Verdade...

Pô... Deixar de lado aquele monte de problemas de incompatibilidade, de erro de foco, em um mercado em franca retração, pra trabalhar com ML? Quem diria?  :hysterical:
A Sigma revolucionou o mercado de lente há uns 6 anos atrás (nossa como o tempo passa!!!) mas sempre teve essa questão de back/front focus em alguns modelos de DSLR.

Com o ML, isso não é mais problema e eles estão seguindo a Tamron e fazendo ótimas lentes para o Sistema Sony. Estão no caminho certo. A 35 1.2 é linda demais (e olha que a Sony tem "boca pequena").

Se Nikon e Canon fossem mais inteligentes, abririam o know how de seus mounts novos para a Sigma/Tamron entrarem nesse mercado também e ajudar a alavancar a venda de ML.

Ao mesmo tempo que as lentes são onde as fabricantes mais fazem dinheiro, são opções de lentes mais baratas que possibilitam a velocidade de migração de DSLR para ML aumentar. Pensam que eu não quis ir para EOS R ou Z há um ano atrás?! Mas o preço das lentes deles é proibitivo para o meu orçamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #106 Online: 17 de Março de 2020, 13:28:30
Verdade...
A Sigma revolucionou o mercado de lente há uns 6 anos atrás (nossa como o tempo passa!!!) mas sempre teve essa questão de back/front focus em alguns modelos de DSLR.

Com o ML, isso não é mais problema e eles estão seguindo a Tamron e fazendo ótimas lentes para o Sistema Sony. Estão no caminho certo. A 35 1.2 é linda demais (e olha que a Sony tem "boca pequena").

Se Nikon e Canon fossem mais inteligentes, abririam o know how de seus mounts novos para a Sigma/Tamron entrarem nesse mercado também e ajudar a alavancar a venda de ML.

Ao mesmo tempo que as lentes são onde as fabricantes mais fazem dinheiro, são opções de lentes mais baratas que possibilitam a velocidade de migração de DSLR para ML aumentar. Pensam que eu não quis ir para EOS R ou Z há um ano atrás?! Mas o preço das lentes deles é proibitivo para o meu orçamento.

Eu sou fã da Sigma, reinventaram a empresa e lançaram de produtos de alta qualidade. Se não fosse por isso, algumas lentes seriam bem mais difíceis de se obter.

Agora, a Canon e a Nikon dificilmente vão alterar essa política. O que é mais prejudicial para a última do que para a primeira. O negócio é torcer que elas alternem lançamentos de lentes mais comuns com as das séries mais caras. E talvez sejam mais camaradas com o pessoal APS-C.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 17 de Março de 2020, 13:41:39
Pô... Deixar de lado aquele monte de problemas de incompatibilidade, de erro de foco, em um mercado em franca retração, pra trabalhar com ML? Quem diria?  :hysterical:
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 17 de Março de 2020, 13:45:03
 :ponder: pensando em comprar ações da Sigma, o futuro me parece interessante...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #109 Online: 17 de Março de 2020, 14:03:05
:ponder: pensando em comprar ações da Sigma, o futuro me parece interessante...

O problema é que o mercado de câmeras não é promissor...


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 18 de Março de 2020, 23:07:51
Eu sou fã da Sigma, reinventaram a empresa e lançaram de produtos de alta qualidade. Se não fosse por isso, algumas lentes seriam bem mais difíceis de se obter.


Não compro Sigma.
Tem ótima qualidade de imagem mas o foco nem sempre é preciso.
Tem hunting e algumas lentes não focam com determinados corpos.
Ou seja, não adianta ter qualidade na imagem se não há precisão de foco onde queremos.
Por enquanto fico longe delas. Quem quiser comprar, boa sorte.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #111 Online: 19 de Março de 2020, 09:53:19
Só pra enterrar de vez, dados da CIPA de Janeiro :D

ML       243.114
DSLR   215.439


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #112 Online: 19 de Março de 2020, 10:19:29
Não compro Sigma.
Tem ótima qualidade de imagem mas o foco nem sempre é preciso.
Tem hunting e algumas lentes não focam com determinados corpos.
Ou seja, não adianta ter qualidade na imagem se não há precisão de foco onde queremos.
Por enquanto fico longe delas. Quem quiser comprar, boa sorte.
Em ML o jogo muda.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 19 de Março de 2020, 14:50:07
O problema que eu vejo com as Sigma (e olha que eu sempre curti as lentes deles) é a questão mesmo de durabilidde, muita aberração cromática e um bokeh menos refinado a troco de maior nitidez apenas.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 19 de Março de 2020, 16:00:54
O problema que eu vejo com as Sigma (e olha que eu sempre curti as lentes deles) é a questão mesmo de durabilidde, muita aberração cromática e um bokeh menos refinado a troco de maior nitidez apenas.
Ainda acho que o maior problema é a inconsistência de foco.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #115 Online: 19 de Março de 2020, 17:06:44
Ainda acho que o maior problema é a inconsistência de foco.

Até onde sei, não existe isso em ML, porque a câmera comanda a lente pra mexer até que a imagem no sensor fique em foco, diferente das DSLR, onde o sensor de foco não é o sensor de imagem. Por isso o foco "caça" de vez em quando. Ainda há ocasiões onde o foco das ML erra, mas isso é com qualquer lente. Não há lentes que frequentemente erram o foco.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #116 Online: 19 de Março de 2020, 17:21:42
O problema que eu vejo com as Sigma (e olha que eu sempre curti as lentes deles) é a questão mesmo de durabilidde, muita aberração cromática e um bokeh menos refinado a troco de maior nitidez apenas.
Aí vai do gosto, uso e necessidade de cada um.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 20 de Março de 2020, 20:00:12
O problema que eu vejo com as Sigma (e olha que eu sempre curti as lentes deles) é a questão mesmo de durabilidde, muita aberração cromática e um bokeh menos refinado a troco de maior nitidez apenas.

Já li uma matéria onde o autor falava que nitidez não é tudo.
Uma boa lente tem que ter nitidez mas também outras qualidades que são muito importantes para um bom desempenho geral.

Interessante que eu peguei algumas Sigma e elas me passaram ideia de pouca robustez.
De produto que aparentemente não duraria muitos anos!
Isso não ocorre com as Tokina p ex, que parecem muito bem fabricadas.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #118 Online: 20 de Março de 2020, 20:03:21
Em ML o jogo muda.

E pelo que sei não há regulagem de foco.
Eu li que algumas ML apresentam diferenças no foco.
Se não há regulagem, como é possível corrigir?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #119 Online: 20 de Março de 2020, 20:07:46
E pelo que sei não há regulagem de foco.
Eu li que algumas ML apresentam diferenças no foco.
Se não há regulagem, como é possível corrigir?

Do mesmo jeito que não existe regulagem de foco em dslr ao usar live view.

Nesses dois casos, ml e live view, o problema não se resolveria em casa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs