Autor Tópico: Dúvida sobre lente m42 em baioneta K  (Lida 3798 vezes)

rodrigojahu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Janeiro de 2020, 16:04:04
Boa tarde.

Uso uma K-r com lentes manuais baioneta K, mas estou com uma AutoChinon (Tomioka) 55 f1.7 da qual gosto muito e que possui opção A no anel de abertura.

Alguém sabe dizer se assim como as lentes série A da Pentax K (tenho uma 50mm f2.0), usando um adaptador m42-K consigo também ter o modo de abertura disponível na câmera?
Por Rodrigo-Jahu


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2020, 16:28:18
Até onde sei, nenhum adaptador faz a conversão mecânica do mecanismo de controle da K pra M42. Ou seja, controle de abertura vai ser somente manual.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2020, 21:00:15
Vamos por partes:

A M42 tem dois modos, o manual (preset) e o automático que fecha o diafragma quando um pino é empurrado.

As K antigas são as tipo M e tipo A. O tipo M permite que a câmera saiba qual a abertura, mesmo com a iris totalmente aberta, e é compatível com câmeras que operam em modo manual e em prioridade de abertura, mas não modo Program nem Prioridade de Velocidade.

As tipo KA tem uma trava no anel de abertura e serve para as câmeras que tem modo P e prioridade de velocidade.

Voltando a M42 com adaptador K. Funciona mas APENAS no modo preset, pois a M42 não tem uma aba que informa a abertura da lente para a câmera, ou seja, modo manual e as vezes, prioridade de abertura se a câmera conseguir fotometrar. Muitas não conseguem.

Existe uma câmera da Chinon, a Memotron, que faz prioridade de abertura com M42.

A KR funciona com M42 em modo manual se não me engano. Não sei na KR, mas na K5 e a K3 usa-se o botão verde para fotometrar e armazenar a leitura com essas lentes.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 21:02:18 por AFShalders »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2020, 08:49:24
Na minha K5 tive também que alterar a opção do menu 'allow aperture ring' de 1.nao para 2.sim. No meu caso ela fica lá no final do menu, no numero #26 (ou próximo disso)

Algumas M42 não possuem a chave que coloca o diafragma em 'manual'. Neste caso a fotometria será sempre com o diaragma totalmente aberto.

A alternativa é arrumar uma forma de manter o pino com uma mola na parte traseira da lente sempre pressionado sem destruí-lo, lógico.

Se for o seu caso posso passar detalhes.


« Última modificação: 16 de Janeiro de 2020, 08:52:09 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2020, 10:31:27
Na minha K5 tive também que alterar a opção do menu 'allow aperture ring' de 1.nao para 2.sim. No meu caso ela fica lá no final do menu, no numero #26 (ou próximo disso)

Algumas M42 não possuem a chave que coloca o diafragma em 'manual'. Neste caso a fotometria será sempre com o diaragma totalmente aberto.

A alternativa é arrumar uma forma de manter o pino com uma mola na parte traseira da lente sempre pressionado sem destruí-lo, lógico.

Se for o seu caso posso passar detalhes.


Perfeito Carlos !


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2020, 13:48:02

Perfeito Carlos !

Tudo fresquinho na cachola. Trilhei este caminho parece que foi ontem... hehehe.

Funciona que é uma beleza. Minhas manuais K que praticamente só saiam quando carregava filme na MX agora estão curtindo bastante a K5. Que sirva de estimulo ao amigo da K-r acima.

Não usei ainda fujinon M42 nela. Preciso cuidar do tal pino antes. Já fiz isto, mas o método que usei necessitou a retirada do encaixe da rosca (alguem conhece alternativas?) e estou arrumando tempo para começar e principalmente também terminar o serviço.
 
[ ]

ps
Cara, como são caras esta série K Limited!

 :assobi: Decupem o trocadilho infame e a escorregada off topic.







Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2020, 14:27:56
o método que usei necessitou a retirada do encaixe da rosca (alguem conhece alternativas?)

EDIT: ao ler melhor, esse adaptador NÃO é recomendável. O outro pino (que trava a lente na câmera) fica preso nos rebaixos do adaptador, e danifica a lente. Aqui, o pessoal recomenda usar o adaptador original da Pentax.
https://www.pentaxforums.com/forums/10-pentax-slr-lens-discussion/92646-bower-m42-pk-adapter-not-happy.html

Mensagem original:
Dependendo do adaptador, vai ter uma aba que pressiona o pino ao roscar a lente:
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2020, 14:37:22 por felipemendes »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2020, 14:39:18
EDIT: ao ler melhor, esse adaptador NÃO é recomendável. O outro pino (que trava a lente na câmera) fica preso nos rebaixos do adaptador, e danifica a lente. Aqui, o pessoal recomenda usar o adaptador original da Pentax.
https://www.pentaxforums.com/forums/10-pentax-slr-lens-discussion/92646-bower-m42-pk-adapter-not-happy.html

Mensagem original:
Dependendo do adaptador, vai ter uma aba que pressiona o pino ao roscar a lente:
<...>

Vou ler o tópico com atenção mais tarde.

[editando]
Aproventando aqui, já que não consigo alterar mais meu tópico...

Só para reforçar para quem quiser tentar.  Quando citei "... o método que usei necessitou a retirada do encaixe da rosca ..." estava querendo dizer que retirei esta parte na traseira da lente somente para ter acesso ao pino/mola, mas voltei com o encaixe da rosca depois. Ou seja, processo totalmente reversível.

Vou ler o texto do link com calma. Obrigado Felipe.  :ok:




« Última modificação: 16 de Janeiro de 2020, 14:52:02 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna