Autor Tópico: Reset das câmeras Fuji?  (Lida 2331 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 16 de Janeiro de 2020, 14:18:47
Estava eu dando meus pitacos nesse tópico aqui, quando me dei conta que minha câmera comprada em novembro de 2019 já estava na pasta 120 quando usei a câmera pela primeira vez. Isso aconteceu porque usei o cartão que havia herdado de outra câmera, cujo primeiro cartão também havia sido herdado de outra câmera.

A princípio, isto não seria um problema, se o número da pasta fosse reiniciável. Mas acabei de descobrir que não é! A princípio, isso não seria um grande problema: assimundo que a pasta vai até o número 999, isso me daria 880 mil fotos com esta câmera. Mas depois de chegar à foto número 9999 da última pasta, a câmera não vai mais fotografar. Claro que 880 mil fotos é muita coisa, mas se eu, desavisadamente fosse trocando de câmeras e mantendo o cartão, depois trocando de cartão e mantendo a câmera, em algum momento esse número chegaria a 999.

Até agora, foi só o preâmbulo da pergunta. Ao tentar dar um reset completo da câmera (depois de ter feito backup das configurações) e formatar ambos os cartões (fora da câmera), verifiquei que simplesmente não existe um reset total, a ponto de voltar ao estado inicial da câmera... O reset afeta alguns parâmetros, mas os perfis personalizados, por exemplo, continuam. O mesmo com data e hora. Pelo que lembro de usar Nikon, tinha uma combinação de botões que zeravam a câmera. Fora o reset existente nos menus (que vi que não zera todas as configurações), existe alguma maneira de zerar as configurações das Fuji?

Obrigado, galera.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2020, 15:01:41
Deve ter um reset geral abrindo a câmera, mas é só palpite

E fica tranquilo que a câmera e o cartão morrem antes de chegar nisso aí 🤣


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2020, 15:33:40
E fica tranquilo que a câmera e o cartão morrem antes de chegar nisso aí 🤣

Eu sei. Mas se eu trocar de cartão, o próximo vai começar (por exemplo) na pasta 123. Daí eu uso a câmera até (digamos) 600. Daí uso o cartão, e a próxima câmera vai começar de 600, e se tiver a mesma vida que a anterior, vai chegar a 999...

De qualquer forma, e se eu quiser vender a câmera? Não posso resetar meus dados? Há presets, informações de copyright, configurações de BT e rede, etc. que eu posso querer apagar. Sei que tem como apagar estes dados localmente nas configurações, mas não vi um reset geral.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2020, 19:21:00
Que absurdo.. o cartão usado teoricamente diminuiu 120 mil fotos só pq ele era usado???

Vc não formatou o cartão no primeiro uso??? O cartão não deveria ter voltado ao zero???
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2020, 22:52:52
Me parece improvável que a câmera pare de funcionar... apenas a contagem deve reiniciar do 0.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2020, 11:26:01
Que absurdo.. o cartão usado teoricamente diminuiu 120 mil fotos só pq ele era usado???

Vc não formatou o cartão no primeiro uso??? O cartão não deveria ter voltado ao zero???

Não formatei... Só peguei o cartão de uma câmera e botei na outra. E, sim, apesar de a vida estimada da câmera agora ser de 880 mil fotos, me parece que fui tungado em 120 mil.

Me parece improvável que a câmera pare de funcionar... apenas a contagem deve reiniciar do 0.

Mas tá no manual, no link que mandei. Ao chegar no arquivo 9999 da pasta 999, o obturador vai ser desabilitado. Não há informação sobre o que fazer depois. Ou melhor, diz pra formatar o cartão depois de copiar pro PC as fotos que eu quiser.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2020, 11:29:01 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2020, 12:52:39
Atualizando, a câmera não aceita ser enganada: experimentei renomear a pasta 123 pra 001 no cartão, usando o PC. A câmera ignorou minha pasta e recriou a pasta 123 pra gravar novas imagens.

Lembrando que, nas configurações da câmera, eu posso renomear as pastas, mas o número inicial aparece cinza, e não aceita modificação.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2020, 14:33:34
<...>
Mas tá no manual, no link que mandei. Ao chegar no arquivo 9999 da pasta 999, o obturador vai ser desabilitado.
<...>

Bem-vindo ao mundo de Matrix do software.

Software, em um estágio de maturidade que todos acham super avançado, mas que capota quando simplesmente um país (o nosso) abre mão do horário de verão.

E não estou falando dos meus programinhas  meia bomba, mas do iOS, Android e nosso servidor de email IBM.


« Última modificação: 17 de Janeiro de 2020, 14:44:03 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2020, 16:09:10
Estava eu dando meus pitacos nesse tópico aqui, quando me dei conta que minha câmera comprada em novembro de 2019 já estava na pasta 120 quando usei a câmera pela primeira vez. Isso aconteceu porque usei o cartão que havia herdado de outra câmera, cujo primeiro cartão também havia sido herdado de outra câmera.

A princípio, isto não seria um problema, se o número da pasta fosse reiniciável. Mas acabei de descobrir que não é! A princípio, isso não seria um grande problema: assimundo que a pasta vai até o número 999, isso me daria 880 mil fotos com esta câmera. Mas depois de chegar à foto número 9999 da última pasta, a câmera não vai mais fotografar. Claro que 880 mil fotos é muita coisa, mas se eu, desavisadamente fosse trocando de câmeras e mantendo o cartão, depois trocando de cartão e mantendo a câmera, em algum momento esse número chegaria a 999.

Até agora, foi só o preâmbulo da pergunta. Ao tentar dar um reset completo da câmera (depois de ter feito backup das configurações) e formatar ambos os cartões (fora da câmera), verifiquei que simplesmente não existe um reset total, a ponto de voltar ao estado inicial da câmera... O reset afeta alguns parâmetros, mas os perfis personalizados, por exemplo, continuam. O mesmo com data e hora. Pelo que lembro de usar Nikon, tinha uma combinação de botões que zeravam a câmera. Fora o reset existente nos menus (que vi que não zera todas as configurações), existe alguma maneira de zerar as configurações das Fuji?

Obrigado, galera.

pelo seu link aparentemente é só trocar o cartão que a cãmera vai continuar fotografando, não diz nada que vai morrer, apenas está sugerindo se chegar em 999-9999 você retirar o cartão e colocar um novo.  :snack:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2020, 16:10:33 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.