Autor Tópico: Cuidado com golpe no Mercado Livre  (Lida 6401 vezes)

brunogrossl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Online: 20 de Janeiro de 2020, 09:02:07
Bom dia,

Fica de atenção para quem está vendendo equipamentos fotográficos no Mercado Libre.

Coloquei uma lente Sigma 50-150mm 2.8 a venda e recebi uma tentativa de golpe.

Após receber uma pergunta no produto, pedindo para que eu enviasse um e-mail para o endereço eventos@filmesefotos.com a conversa se desenrolou assim:







Fica o alerta para se alguém receber algo parecido sempre confirmar no aplicativo ou no próprio site do Mercado Livre se a venda aconteceu.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2020, 09:13:04
A tentativa de golpe só foi possível porque você burlou o sistema....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


brunogrossl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2020, 09:31:23
Sim. Eu tinha certeza de certeza que seria golpe desde sempre.

"Dei corda" apenas para ver o modo que seria feito.

 ;)


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2020, 12:06:22
Esse está com várias evidências de golpe:

1) O ML não usa e-mail desse tipo (@suportedecobrancas).
2) O comprador não precisa avisar sobre a efetuação do pagamento (o próprio ML avisa o vendedor via e-mail, site ou app).
3) R$ 220 de frete?  :hysterical: :hysterical:
4) O ML não pede a confirmação do envio, pois o rastreamento e a confirmação do envio/recebimento iniciam-se automaticamente quando os Correios colocam no sistema.
5) Se o pagamento já foi efetuado, o anúncio já estaria fora do ar (nem precisaria pausar). Se fosse pago por boleto, o ML avisaria o vendedor só após ser compensado e ainda assim o anúncio seria retirado.
6) "Não deixe de contatar o comprador solicitando-o os dados para entrega do produto". Aí tem dois absurdos: O ML já tem os dados dos compradores cadastrados e gera a etiqueta de envio automaticamente, tudo preenchido corretamente. E esse erro de português denuncia a incoerência: o termo correto seria "solicitando-lhe os dados"... :D



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2020, 13:25:11
Tem golpes e tem muita coisa estranha no ML

A patroa quer fazer uns videos de pintura pra promover o athelier, na hora tea with me

Pra ser facim, fui de oring com o celular e outro cel pra gravar audio.

Fui no famigerado ML e comprei isto aqui:
- Luz Contínua Tipo Aro Easy Ring 18 110v/220v (bivolt). Este 18 é de 18 polegadas ou 40 e poucos centímetros

Conversando com o vendedor ele ia me entregar isto:
- Ring de 16cm com regulagem de cor e intensidade de luz + tripé de mesa 14cm. grato e boas compras.

Segundo o vendedor, o ML alterou um anuncio dele e não era possível editar.

Seja lá de quem é a responsabilidade disto, muito estranho, tão estranho que não entendi o motivo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2020, 13:58:48
Tem golpes e tem muita coisa estranha no ML

A patroa quer fazer uns videos de pintura pra promover o athelier, na hora tea with me

Pra ser facim, fui de oring com o celular e outro cel pra gravar audio.

Fui no famigerado ML e comprei isto aqui:
- Luz Contínua Tipo Aro Easy Ring 18 110v/220v (bivolt). Este 18 é de 18 polegadas ou 40 e poucos centímetros

Conversando com o vendedor ele ia me entregar isto:
- Ring de 16cm com regulagem de cor e intensidade de luz + tripé de mesa 14cm. grato e boas compras.

Segundo o vendedor, o ML alterou um anuncio dele e não era possível editar.

Seja lá de quem é a responsabilidade disto, muito estranho, tão estranho que não entendi o motivo.

Acredito que seja conversa fiada do vendedor. O ML edita o anúncio quando o produto tem venda proibida/restrita, nudez, informações pessoais ou coisas do tipo.
No seu caso, vc pode cancelar a compra ou devolver o produto em até 7 dias após o recebimento (sem custo de envio).


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2020, 11:29:26
Sim, iria devolver o produto e pra poupar trabalho cancelei a compra antes do envio

A pergunta é, qual o motivo? Não dá pra confundir um com outro se o comprador não estiver em estado catatônico (isola), vai devolver o produto
 
Era o primeiro produto da busca e hoje o ML penaliza as vendas canceladas


Slayk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2020, 13:14:43
Acredito que seja conversa fiada do vendedor. O ML edita o anúncio quando o produto tem venda proibida/restrita, nudez, informações pessoais ou coisas do tipo.
No seu caso, vc pode cancelar a compra ou devolver o produto em até 7 dias após o recebimento (sem custo de envio).

Se o vendedor tem mais de 20 vendas no anúncio, não se pode mudar o titulo do anúncio, nem o ML nem o vendedor, tanto que o ML sugere que delete e faça outro anúncio.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2020, 18:16:44
A solução fácil pro vendedor não cair nesse tipo de golpe é bem simples: Mercado envios. Você só consegue fazer o envio depois que o Mercado Livre enviar a etiqueta, o que acontece somente depois do comprador efetuar o pagamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2020, 20:55:08
 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


piterdias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2020, 15:12:47
Ontem fiz um anuncio e hoje recebi uma pergunta com o mesmo e-mail dizendo que iria comprar o produto.
Denunciei a pessoa e usei o link do fórum como evidência.


EdSilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 20:55:44
Cara, estão tentando com todo mundo.
Fizeram a mesma tentativa comigo.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2020, 13:20:11
Na OLX também não tá fácil. Tinha anunciado uma D3200 mas não dava meia hora, já aparecia interessado perguntando se podia passar o anúncio no ML.
Em seguida o cara vem com o papo que tá com problema no site e que precisa do seu email.

Mesma linha desse golpe... vc passa o email e ele tem manda uma "confirmação" como se tivesse feito a venda.
Eu cheguei dizer que nao tinha anunciado e que era para ele me passar o usuário dele para enviar uma ordem de pagamento pelo Mercado Pago (já que dizia que tinha saldo no ML), mas aí o cara ficou todo bugado, dizendo que isso não dava certo e que nunca tinha feito isso, blá blá blá.

O ruim que não tinha sossego, até me estressei com comprador real kkkk.
No fim acabei vendendo no ML mesmo, ruim é pagar a comissão.
« Última modificação: 21 de Abril de 2020, 13:23:04 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Tiago Neris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2020, 16:32:24
Bom dia,

Fica de atenção para quem está vendendo equipamentos fotográficos no Mercado Libre.

Coloquei uma lente Sigma 50-150mm 2.8 a venda e recebi uma tentativa de golpe.

Após receber uma pergunta no produto, pedindo para que eu enviasse um e-mail para o endereço eventos@filmesefotos.com a conversa se desenrolou assim:







Fica o alerta para se alguém receber algo parecido sempre confirmar no aplicativo ou no próprio site do Mercado Livre se a venda aconteceu.

Acabei de receber uma mensagem dessa aí. Fui pesquisar (já desconfiado) e achei esse tópico.
Tenho pena é de quem perdeu a capacidade perceber tal falcatrua.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2020, 16:15:03
Será que alguns vendedores não podem usar nossos dados indevidamente?
Eles veem tudo, desde o endereço completo até o cpf por causa daquela declaração de conteúdo, coisa mais chata.