Autor Tópico: Sony A7rIV + 200-600mm  (Lida 6155 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2020, 10:31:20
7k, se não me falha a matemática é "só" 30 Mpixels.

Nenhuma foto é impossível com uma câmera de alta resolução, é só mais difícil de deixar é super nítida. Um dos ramos da fotografia em que se vê isso com mais clareza é macro. Um sensor muito denso amplifica qualquer tipo de vibração, especialmente a do obturador. Se for DSLR nem se fala.

A Sony faz o update do firmware para os corpos funcionarem com todas as suas lentes, como qualquer outro fabricante. É claro que tanto para a Fuji quanto para a Sony, um sensor mais denso vai ter desempenho pior com lentes telefoto do que um menos denso em relação às vibrações. Em lentes wide essa diferença é menos perceptível e muito mais fácil de mitigar. Aí sim, valem as mencionadas leis da física em razão da proximidade dos pixels. 

Então, nesse sentido, o vangelismm está correto, pois a densidade de pixels é uma medida de resolução efetiva.
Ela é uma medida de resolução, mas não é a única, o tamanho do sensor implica também na qualidade da imagem e obviamente o projeto ótico da lente que deve suportar as linhas por mm de resolução. É um assunto bastante complexo para afirmar que simplesmente um sensor maior trará maior qualidade a imagem só por ser maior, não é bem assim, existem problemas adicionados à equação, conforme você próprio já elencou alguns em sua resposta.

Complementando:

Até mesmo o sistema de foco sofre mais com um sensor maior e mais denso.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2020, 10:32:35 por cfcsosa »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2020, 11:46:41
Acho que você pode debater, é pra isso que serve o tópico.

As pessoas costumam se sentir ultrajadas quando alguém discorda de seu modo de pensar e não deve ser assim.

Uma foto de uma ave parada utiliza outras tecnicas para se obter a imagem, como o empilhamento por exemplo.

Porém as limitações citadas por mim acima são reais, embora você possa não acreditar e nem precise, eu realmente não me importo, apenas deixo o registro para referência futura de quem busca esse tipo de equipamento.

Acho até que uma câmera de médio formato como a GFX 100 se sairia melhor nesta tarefa com mais fotos em foco.

Afinal, no Flickr só mostram as vitórias.

Sobre a foto, observe o ISO para uma cena aberta, teve de usar velocidade alta pra manter tudo em foco, esse é o maior desafio.


Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Gosto de debater, o que fez querer sair foi dizer que sobre as leis da física e sem outro argumento mais explicativo...
Mas agora tem mais coisas sendo ditas aqui, achei interessante o assunto agora.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2020, 11:55:53
7k, se não me falha a matemática é "só" 30 Mpixels.

Nenhuma foto é impossível com uma câmera de alta resolução, é só mais difícil de deixar é super nítida. Um dos ramos da fotografia em que se vê isso com mais clareza é macro. Um sensor muito denso amplifica qualquer tipo de vibração, especialmente a do obturador. Se for DSLR nem se fala.

A Sony faz o update do firmware para os corpos funcionarem com todas as suas lentes, como qualquer outro fabricante. É claro que tanto para a Fuji quanto para a Sony, um sensor mais denso vai ter desempenho pior com lentes telefoto do que um menos denso em relação às vibrações. Em lentes wide essa diferença é menos perceptível e muito mais fácil de mitigar. Aí sim, valem as mencionadas leis da física em razão da proximidade dos pixels. 

Então, nesse sentido, o vangelismm está correto, pois a densidade de pixels é uma medida de resolução efetiva.

Gerar um arquivo 7K tão nítido e denso, com uma D810 36 Mpx é bem mais difícil se não for impossível, do que um arquivo 7K obtido da A7IV de 60 Mpx.
É sempre bom deixar de sobra os MPx para ficar mais denso no final. Essa é a maior vantagem.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2020, 15:28:09
Ela é uma medida de resolução, mas não é a única, o tamanho do sensor implica também na qualidade da imagem e obviamente o projeto ótico da lente que deve suportar as linhas por mm de resolução. É um assunto bastante complexo para afirmar que simplesmente um sensor maior trará maior qualidade a imagem só por ser maior, não é bem assim, existem problemas adicionados à equação, conforme você próprio já elencou alguns em sua resposta.

Complementando:

Até mesmo o sistema de foco sofre mais com um sensor maior e mais denso.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Eu não falei em momento algum que um sensor maior trará melhor "qualidade" de imagem. Eu falei em densidade, para a qual não importa o tamanho do sensor. Para muitos casos o sensor maior será melhor que um menor simplesmente por causa da área. Captura de luz é uma. Todas as outras variáveis senso iguais, o sensor de maior área receberá mais luz, isso não é discutível, é só um fato.

Quanto ao sistema de foco, depende. Um sensor de 10mpix pode ter 100 pontos de foco e um de 100mpix também. Não haveria diferença para o processamento do foco. O processamento da imagem é que certamente atrapalha. Como especialmente as MLs agora utilizam chips para reconhecer a cena, efetivamente os sensores maiores talvez levem mais tempo para processar a imagem que um sensor menor se os processadores tiverem capacidades proporcionalmente equivalentes. Raramente vai ser o caso. As câmeras top de linha sempre adotam a última geração de processadores, o que as intermediárias só receberão na geração seguinte. É a prática comum do mercado, pelo menos.
Canon 5D MK III - Sony A7III


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2020, 15:34:36
"Eu não falei em momento algum que um sensor maior trará melhor "qualidade" de imagem. Eu falei em densidade, para a qual não importa o tamanho do sensor. "

Você não entendeu o que eu disse. Eu apenas disse que densidade não é a única determinante na qualidade de imagem final.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Janeiro de 2020, 15:36:59
"Para muitos casos o sensor maior será melhor que um menor simplesmente por causa da área. Captura de luz é uma. Todas as outras variáveis senso iguais, o sensor de maior área receberá mais luz, isso não é discutível, é só um fato. "

Sensores maiores não recebem mais ou menos luz, recebem o necessário para iluminar a área. A transmissão de luz dependerá da lente simplificando as coisas aqui, porém o sensor pequeno ou grande serão iluminados proporcionalmente da mesma forma.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #21 Online: 28 de Janeiro de 2020, 15:41:39
Gerar um arquivo 7K tão nítido e denso, com uma D810 36 Mpx é bem mais difícil se não for impossível, do que um arquivo 7K obtido da A7IV de 60 Mpx.
É sempre bom deixar de sobra os MPx para ficar mais denso no final. Essa é a maior vantagem.

Possivelmente sim, confesso que não sei os detalhes técnicos para a conversão. Mas a Sony conseguiu facilmente fazer o 4k da A73 de uma leitura de 6k do sensor inteiro (para 24p, e 5K para 30p). 6k, dá uns 19 para 20 mpix, ou seja, uma margem de sobra equivalente ao que teria a D810.

Um dos principais motivos para não usar o 6k na época era o tamanho dos arquivos e o fato de a câmera utilizar cartões SDs, que não são tão rápidos para suportar o 4k, imagina 6k.

Acho que depende mais do estado da tecnologia de cada fabricante agora. Talvez processar os 7k seja algo complicado internamente em câmeras tão pequenas, como era nas câmeras apsc da Sony, que superaqueciam insanamente!

Pela própria declaração de fabricantes, como a Sony e uma entrevista de um dos diretores da Canon, que li no DPReview, o desafio é dissipar o calor gerado por esse alto volume de processamento de dados, mais do que o tamanho do sensor em si. 

Impossível não creio que seja, mas talvez não seja prático.
Canon 5D MK III - Sony A7III


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2020, 21:22:33
Isso se deve a grande densidade do sensor. Essa câmera na minha opinião, não é pra isso.

Eu já tenho uma visão bem diferente neste aspecto. Acho que essa câmera é uma opção muito interessante para este tipo de fotografia.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 21:35:39
A não ser que cropar seja algo recorrente e importante na fotografia de animais e esporte, a A7RIV não é adequada para tal.

Como já foi dito aqui, sensores muito grandes capturam todo e qualquer erro de estabilização ou foco. Eu se fosse você, pensaria na A9 original....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 22:43:43
A não ser que cropar seja algo recorrente e importante na fotografia de animais e esporte, a A7RIV não é adequada para tal.

Então, tenho visto mais e mais pessoas usando A7RIV para fotografar aves (que é o meu interesse) e com um resultado muito bom.  E pelo que já pesquisei, para o meu interesse, a A7RIV é a solução perfeita entre paisagem e aves.

A princípio, se resolver mudar de vez de marca, a A9 original não entraria na minha lista de equipamento.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2020, 22:47:03 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 09 de Fevereiro de 2020, 09:53:44
Então, tenho visto mais e mais pessoas usando A7RIV para fotografar aves (que é o meu interesse) e com um resultado muito bom.  E pelo que já pesquisei, para o meu interesse, a A7RIV é a solução perfeita entre paisagem e aves.

A princípio, se resolver mudar de vez de marca, a A9 original não entraria na minha lista de equipamento.

Muitos tem preconceito com câmeras de alta resolução para fotografar aves ou qualquer coisa que se move. Justamente por não ter uma boa técnica, com isso a pessoa que não vê um erro no foco ou falta de velocidade em um sensor de 24MPx, vai fica decepcionada ao ver que em 60 Mpx não é preciso aplicar 100% de zoom para ver todos os erros kkk.
Se eu tivesse dinheiro não pensaria duas vezes, eu já notei uma vantagem grande entre D750 com D810 quando testei, imagine essa A7RIV.
Aqui tem mais um review desse conjunto, estava lendo agora mesmo..

https://fstoppers.com/animal/why-i-bought-sony-a7r-iv-wildlife-photography-405603


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 09 de Fevereiro de 2020, 10:24:43
Sim sao diferentes necessidades... workflow.

Trabalhos especificos

Cara a brincadeira.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Fevereiro de 2020, 10:43:36
Aqui um fotografo que usa esse conjunto: https://www.flickr.com/photos/158017226@N06/49357026203/in/dateposted/

Impressionante a qualidade mesmo usando TC com essa 200-600.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #28 Online: 09 de Fevereiro de 2020, 13:42:16

Aqui tem mais um review desse conjunto, estava lendo agora mesmo..
https://fstoppers.com/animal/why-i-bought-sony-a7r-iv-wildlife-photography-405603
Não tinha visto este review.

Tinha visto este vídeo no youtube, do mesmo autor




André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #29 Online: 09 de Fevereiro de 2020, 13:42:36
Aqui um fotografo que usa esse conjunto: https://www.flickr.com/photos/158017226@N06/49357026203/in/dateposted/

Impressionante a qualidade mesmo usando TC com essa 200-600.

Impressionante mesmo. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.