Autor Tópico: Canon R5, o monstro saiu  (Lida 44349 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #120 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 17:30:28
Uma questão,
Qual a faixa de utilização do OIS ou IBIS em relação à velocidade de obturação utilizada?
Minha câmera atual não tem isso e não me lembro de ter lido nada atualizado a respeito.  :ponder:

Acho que não há. A estabilização aumenta a possibilidade de a foto não tremer, em assunto estático, etc., etc. Se bem me lembro, a Nikon fazia o OIS deixar de funcionar em 1/250 ou 1/2500, não lembro qual.

Mas vc sabe que, quando se usa tripé, deve-se desligar a estabilização pois, quando a câmera está parada, a estabilização pode introduzir movimento onde não há.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #121 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 19:55:02
Acho que não há. A estabilização aumenta a possibilidade de a foto não tremer, em assunto estático, etc., etc. Se bem me lembro, a Nikon fazia o OIS deixar de funcionar em 1/250 ou 1/2500, não lembro qual.

Mas vc sabe que, quando se usa tripé, deve-se desligar a estabilização pois, quando a câmera está parada, a estabilização pode introduzir movimento onde não há.

Há controvérsias para não perder o costume.

Vi um artigo que ligar o IBIS ajudava na foto em condição de vento e/ou tripé não tão firme.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #123 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 20:43:59
Há controvérsias para não perder o costume.

Vi um artigo que ligar o IBIS ajudava na foto em condição de vento e/ou tripé não tão firme.
Nessas condições, vai tremer. Se tremer, melhor usar estabilização! :D

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #124 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 10:43:31
A estabilização ajuda muito também a enquadrar quando usamos teles muito longas. Mesmo com velocidade bem alta, a imagem no viewfinder treme bastante, daí facilita mesmo que não mude nada na imagem final...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #125 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 11:54:55


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #126 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 12:04:34
E essa agora??? Boato de que vai custar 10k euros???
https://www.canonwatch.com/upcoming-canon-eos-r5-price-listed-at-e9999-mistake-or-real/
Não vejo problema! (Se vier com 2 lentes prime 1.2...)

Sent from my motorola one using Tapatalk
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2020, 12:17:20 por Hansgruber »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #127 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 16:06:20
E essa agora??? Boato de que vai custar 10k euros???
https://www.canonwatch.com/upcoming-canon-eos-r5-price-listed-at-e9999-mistake-or-real/
Vi esse boato há uns dias atrás lá no grupo da EOS R/RP no Facebook. Sinceramente eu não acredito. Ela deve ficar na faixa de 3,500 dólares. Ela valeria 4,000 se tiver um processador tão top quanto o da 1DXIII.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #128 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 16:13:29
Ela vai ser balizada pelo que tem no mercado: a A7RIV e a Z7. Não creio que vá fugir muito disso. Possivelmente será um pouco mais cara porque é a mais nova e pq sim, segundo a filosofia Canon.

Não vai ficar acima da 1DX III, seria muito falta de noção, especialmente em um mercado em crise como é o fotográfico.

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2020, 16:14:22 por rdmello76 »
Canon 5D MK III - Sony A7III


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #129 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 16:17:25
Ela vai ser balizada pelo que tem no mercado: a A7RIV e a Z7. Não creio que vá fugir muito disso. Possivelmente será um pouco mais cara porque é a mais nova e pq sim, segundo a filosofia Canon.

Não vai ficar acima da 1DX III, seria muito falta de noção, especialmente em um mercado em crise como é o fotográfico.
Com certeza.... por isso estou apostando entre 3,500 a 4,000 dólares.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #130 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 16:19:40
E essa agora??? Boato de que vai custar 10k euros???
https://www.canonwatch.com/upcoming-canon-eos-r5-price-listed-at-e9999-mistake-or-real/

Isso foi só as lojas preparando a página do produto, daí preenchem o preço com um valor aleatório... Concordo com o Thales, deve vir na faixa de US$3.500


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #131 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 18:57:06
Não usariam, e diziam que não poderia ser feito. Ou isso ou a X-H1 sacrificaria a qualidade de imagem, e isso não é verdade.
Sobre a Canon, creio ser aquilo que já disse: o enquadramento sofre com DSLR+IBIS.

Desculpem voltar nesse assunto de IBIS, ainda mais pra falar em coisa não relacionada ao tópico, mas foi de onde eu vi o assunto a última vez. Parece que a Fuji se remendou quanto ao assunto:

https://fujifilm-x.com/en-us/stories/x-h1-development-story-7/

We said in the past that there will not be an IBIS for the X Mount. We’ve said that because back then having IBIS meant compromises on the image quality. But now we need to correct the statement. The X-H1 has IBIS. We now have developed one that works without compromising on the image quality.

Assim fica fácil. Segue o jogo!


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #132 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 10:34:41
Isso foi só as lojas preparando a página do produto, daí preenchem o preço com um valor aleatório... Concordo com o Thales, deve vir na faixa de US$3.500

Muito provavelmente. E aí o pessoal pira! É provável que a a7RIV (que já é a mais nova) e a Z7 sofram algum reposicionamento de preços e a Canon vai esperar também para ver essa movimentação.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 10:35:55 por rdmello76 »
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #133 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 11:12:49
Muito provavelmente. E aí o pessoal pira! É provável que a a7RIV (que já é a mais nova) e a Z7 sofram algum reposicionamento de preços e a Canon vai esperar também para ver essa movimentação.

Na torcida que a Sony jogue duro com o preço, essa R5 tem que custar igual a linha A7
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #134 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 12:09:18
A Canon tem uma grande oportunidade em mãos. Se lançar essa câmera sem capar nada e a um preço igual ou menor que a Sony A7 III, vai dominar o mercado de mirrorless FF... Todo mundo que pensa em migrar pra mirrorless vai optar pela Canon.

Mas como a Canon não costuma se esforçar muito, certamente vai capar o quanto puder da câmera e lançar um pouco mais cara que a A7...