Autor Tópico: Canon R5, o monstro saiu  (Lida 44364 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #90 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 10:52:37
Óbvio que todo mundo gostaria de manter só o SD mas além da questão da velocidade, que não sei dizer quanto mais tempo esse formato irá aguentar o fluxo enorme de dados das novas câmeras, tem a questão de durabilidade e uso "pro". Aqueles cartões mais antigos que tinham na D700, por exemplo (esqueci o nome) e os formatos CF Express e XQD tem uma construção mais robusta para fotojornalistas por exemplo. Claro que tem muito mais associado ao cuidado do uso e manuseio mas alguém que está no meio da chuva, deserto, evento esportivo, por ex., nem sempre consegue ter o cuidado necessário.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #91 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 11:09:50
Óbvio que todo mundo gostaria de manter só o SD mas além da questão da velocidade, que não sei dizer quanto mais tempo esse formato irá aguentar o fluxo enorme de dados das novas câmeras, tem a questão de durabilidade e uso "pro". Aqueles cartões mais antigos que tinham na D700, por exemplo (esqueci o nome) e os formatos CF Express e XQD tem uma construção mais robusta para fotojornalistas por exemplo. Claro que tem muito mais associado ao cuidado do uso e manuseio mas alguém que está no meio da chuva, deserto, evento esportivo, por ex., nem sempre consegue ter o cuidado necessário.

SD Express esse ano.
CF e afins são os próximos "espelhos".

Os drones são usados em todo tipo de situação "profissional" e usam micro sd.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #92 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 12:50:52
SD Express esse ano.
CF e afins são os próximos "espelhos".

Os drones são usados em todo tipo de situação "profissional" e usam micro sd.
Acho que o ponto principal não é o SD ou Micro SD dentro da câmera mas sim a sua manipulação pelo usuário fora da câmera.
Se tivesse um SD Express usando exatamente as mesmas portas que o SD usa, o problema de velocidade estaria resolvido. Aí caberia ao usuário ter o hardware (PC, Laptop, leitor de cartão, câmera) que aceitasse as altas taxas de transferência desse mesmo modelo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #93 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 13:00:38
O micro SD é a antítese da ergonomia. Funciona no celular, por que não precisa remover nunca. O meu, de 32 GB, ficou 3 anos dentro do celular. Só tirei pra fazer um upgrade.

Já na câmera... Nos eventos... Na rua... No meio de uma trilha... Ai ai ai...

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #94 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 13:02:03
O micro SD é a antítese da ergonomia. Funciona no celular, por que não precisa remover nunca. O meu, de 32 GB, ficou 3 anos dentro do celular. Só tirei pra fazer um upgrade.

Já na câmera... Nos eventos... Na rua... No meio de uma trilha... Ai ai ai...

Sent from my motorola one using Tapatalk
Aliás, as câmeras poderiam voltar a ter memória interna, né...

Sent from my motorola one using Tapatalk



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #95 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 13:20:03
Aliás, as câmeras poderiam voltar a ter memória interna, né...

Sent from my motorola one using Tapatalk

Pô, não deve ser tão dificil. Mete um módulo SSD de 500gb lá dentro e tá sussa  :D
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #96 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 13:41:58
Pô, não deve ser tão dificil. Mete um módulo SSD de 500gb lá dentro e tá sussa  :D
Armazenamento interno, combinado com armazenamento nas nuvens... Ia matar a pau https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=http%3A%2F%2Fforum%2Emundofotografico%2Ecom%2Ebr%2Findex%2Ephp%3Ftopic%3D136445%2E0&share_tid=136445&share_fid=66132&share_type=t&link_source=app

Sent from my motorola one using Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #97 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 14:01:53
Pô, não deve ser tão dificil. Mete um módulo SSD de 500gb lá dentro e tá sussa  :D

E um chip 5g, para fazer o upload pra nuvem. Pra ontem!
Canon 5D MK III - Sony A7III


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #98 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 14:03:36
E um chip 5g, para fazer o upload pra nuvem. Pra ontem!
A R5 virá com 5G.

Sent from my motorola one using Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #99 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 14:31:27
A R5 virá com 5G.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Não estou falando de wifi 5Ghz, estou falando de 4g/5g de telefonia. Já passou do tempo das câmeras terem conexão direta com a internet.
Canon 5D MK III - Sony A7III


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #100 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 15:03:19
Não estou falando de wifi 5Ghz, estou falando de 4g/5g de telefonia. Já passou do tempo das câmeras terem conexão direta com a internet.

É que pro tamanho dos arquivos que uma DSLR manuseia o 4g ainda seria inviável, mesmo em se tratando de Jpegs
Agora falando do 5g mmWave aí a brincadeira muda totalmente de rumo. Imagina ter velocidade de upload pra nuvem mais rápida do que um USB 3.0?  :eek:
Haja nuvem...
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2020, 15:03:40 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #101 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 15:13:40
É que pro tamanho dos arquivos que uma DSLR manuseia o 4g ainda seria inviável, mesmo em se tratando de Jpegs
Agora falando do 5g mmWave aí a brincadeira muda totalmente de rumo. Imagina ter velocidade de upload pra nuvem mais rápida do que um USB 3.0?  :eek:
Haja nuvem...

Eu uso bastante a minha conexão 4g para sincronizar JPG com a nuvem (serviços da Adobe) e até acho que é factível usar se não forem muitos arquivos de uma vez só. O que talvez seja muito útil para fotógrafos de eventos, fotojornalistas e outros que precisem remeter arquivos com um pouco mais de urgência.

Aproximar as MLs das funções dos smartphones talvez ajude bastante a salvar as câmeras dedicadas.
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #102 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 17:37:05
O micro SD é a antítese da ergonomia. Funciona no celular, por que não precisa remover nunca. O meu, de 32 GB, ficou 3 anos dentro do celular. Só tirei pra fazer um upgrade.

Já na câmera... Nos eventos... Na rua... No meio de uma trilha... Ai ai ai...

Sent from my motorola one using Tapatalk

Todo dia na cidade que você mora tem alguém fazendo evento com uma câmera com SD. E no mundo todo, sem problemas.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #103 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 18:44:23
Essa discussão de ter memória interna e um melhor software (tipo Android/iOS) dentro da câmera é algo que eu já havia comentado no passado mas um monte de gente me criticou.
Eles poderiam começar isso com as câmeras de entrada. Já imaginou uma T7i com dual pixel totalmente funcional, touch screen e o escambal com armazenamento interno e rodando Android adaptado para postar online ou usar a nuvem?

Depois eles maturam isso e trazem para as câmeras de categorias acima.... Aí podem deixar a memória interna e 1 slot para cartão como backup ou vice versa.

E com o 5G muita coisa vai mudar. Acho que aguenta um fluxo de dados de arquivo RAW sim....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #104 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 18:45:07
É que pro tamanho dos arquivos que uma DSLR manuseia o 4g ainda seria inviável, mesmo em se tratando de Jpegs
Agora falando do 5g mmWave aí a brincadeira muda totalmente de rumo. Imagina ter velocidade de upload pra nuvem mais rápida do que um USB 3.0?  :eek:
Haja nuvem...
Vai chover de tanta nuvem....  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales