Autor Tópico: Canon R5, o monstro saiu  (Lida 44335 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #135 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 07:20:24
A Canon tem uma grande oportunidade em mãos. Se lançar essa câmera sem capar nada e a um preço igual ou menor que a Sony A7 III, vai dominar o mercado de mirrorless FF... Todo mundo que pensa em migrar pra mirrorless vai optar pela Canon.

Mas como a Canon não costuma se esforçar muito, certamente vai capar o quanto puder da câmera e lançar um pouco mais cara que a A7...
Quem está na iminência de "capar" seus próximos lançamentos, é a SONY.

A empresa está atualmente envolvida em, pelo menos, 3 frentes de batalha: videogames, câmeras e smartphones.
E tá difícil prover memória DRAM para todos os tipos de dispositivos que ela produz.

https://petapixel.com/2020/02/19/sony-axes-mirrorless-camera-features-due-to-parts-shortage-report/

Não sou fã das câmeras da SONY, mas admiro a história desta empresa.

Sent from my motorola one using Tapatalk



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 09:15:32
Há controvérsias para não perder o costume.

Vi um artigo que ligar o IBIS ajudava na foto em condição de vento e/ou tripé não tão firme.

Seguindo a lógica, se o tripé tende a se mover, mesmo pouco, há motivo para uso do sistema anti vibração.
O cerne da questão está no tipo (e idade) do sistema. Pelo menos nas lentes Nikkor AF-S VR a recomendação é de desligar ao usar tripé e em velocidades iguais ou superiores a 1/500.
Nos sistemas mais novos, o que ocorre ao usar a tecnologia em tripés firmes?
O sistema identifica a falta de necessidade e não atua?

E ao fazer panning? Alguém já tentou e viu o que ocorre?

Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #137 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 10:03:53
Seguindo a lógica, se o tripé tende a se mover, mesmo pouco, há motivo para uso do sistema anti vibração.
O cerne da questão está no tipo (e idade) do sistema. Pelo menos nas lentes Nikkor AF-S VR a recomendação é de desligar ao usar tripé e em velocidades iguais ou superiores a 1/500.
Nos sistemas mais novos, o que ocorre ao usar a tecnologia em tripés firmes?
O sistema identifica a falta de necessidade e não atua?

E ao fazer panning? Alguém já tentou e viu o que ocorre?

Até agora, só testei em longa duração (30 segundos ou mais). Qualquer tremida nesse tempo todo arruina a foto. E acontece com frequência de o IBIS ser o vilão. Sei disso porque a tremida na imagem parece errática. Mesmo com vento leve, prefiro deixar desligado.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #138 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 10:18:23
Quem está na iminência de "capar" seus próximos lançamentos, é a SONY.

A empresa está atualmente envolvida em, pelo menos, 3 frentes de batalha: videogames, câmeras e smartphones.
E tá difícil prover memória DRAM para todos os tipos de dispositivos que ela produz.

https://petapixel.com/2020/02/19/sony-axes-mirrorless-camera-features-due-to-parts-shortage-report/

Não sou fã das câmeras da SONY, mas admiro a história desta empresa.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Faz sentido para a Sony. O negócio de câmeras deles é muito pequeno comparado aos demais ramos da empresa. Com a proximidade do lançamento do Xbox XXXXXX, a questão é mais urgente para eles. Nas 2 gerações passadas a Sony deu um pulo na frente da MS porque se adiantou.

A crise da corona gripe também vai afetar as outras grandes, Canon e a Nikon, já que a produção de muitos componentes é concentrada na China.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #139 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 12:37:43
A Canon tem uma grande oportunidade em mãos. Se lançar essa câmera sem capar nada e a um preço igual ou menor que a Sony A7 III, vai dominar o mercado de mirrorless FF... Todo mundo que pensa em migrar pra mirrorless vai optar pela Canon.

Mas como a Canon não costuma se esforçar muito, certamente vai capar o quanto puder da câmera e lançar um pouco mais cara que a A7...
Em termos de preço para corpo, se sair como A7III (que não vai sair nem a pau), com certeza rouba as vendas de todo mundo mas ainda tem um ponto que dificulta a migração: custo das lentes. As lentes são excelentes mas bem salgadas. A Canon precisava lançar alguma coisa razoável na faixa de 500 a 1,000 dólares.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #140 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 12:39:37
Em termos de preço para corpo, se sair como A7III (que não vai sair nem a pau), com certeza rouba as vendas de todo mundo mas ainda tem um ponto que dificulta a migração: custo das lentes. As lentes são excelentes mas bem salgadas. A Canon precisava lançar alguma coisa razoável na faixa de 500 a 1,000 dólares.

Pois é, mas eu penso que o ideal pra Canon seria lançar corpos mais baratos que a concorrência e lucrar nas lentes caras deles. Seria uma estratégia ótima.

Mas já tem diversas patentes e rumores de lentes mais baratas, já anunciaram a 24-105 f/4.5-7.1 e tem outras pra vir. Uma hora chega


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #141 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 12:40:39
Pois é, mas eu penso que o ideal pra Canon seria lançar corpos mais baratos que a concorrência e lucrar nas lentes caras deles. Seria uma estratégia ótima.

Mas já tem diversas patentes e rumores de lentes mais baratas, já anunciaram a 24-105 f/4.5-7.1 e tem outras pra vir. Uma hora chega
Eles podem abaixar o preço da EOS R para faixa de 1,500 dólares por exemplo. Vai vender bem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #142 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 12:49:25
Eles podem abaixar o preço da EOS R para faixa de 1,500 dólares por exemplo. Vai vender bem.

A Canon costuma manter as câmeras da linha anterior a preços menores, acho que por um tempo veremos RP, R6, R e R5 ao mesmo tempo no mercado e cada uma numa faixa de preços, vai ser interessante...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #143 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 13:20:57
A Canon costuma manter as câmeras da linha anterior a preços menores, acho que por um tempo veremos RP, R6, R e R5 ao mesmo tempo no mercado e cada uma numa faixa de preços, vai ser interessante...

Quem sabe, se ficar barata o suficiente eu finamente compre uma RP... Peguei uma dessas na loja, e gostei.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #144 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 13:23:50
Quem sabe, se ficar barata o suficiente eu finamente compre uma RP... Peguei uma dessas na loja, e gostei.

O preço oficial baixou uns meses atrás. Mas daí o dólar não parou de subir, então pra gente aqui continua cara, rsrs...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #145 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 13:38:10
O preço oficial baixou uns meses atrás. Mas daí o dólar não parou de subir, então pra gente aqui continua cara, rsrs...

Então, quando tava a 999, fiquei entre a RP, a Nikon D750 e a Fuji X-H1. Fui na Fuji, principalmente porque é o sistema que eu já uso. Estou satisfeito, embora pra astrofotgrafia seja difícil competir com a Canon.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #146 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 14:46:18
Então, quando tava a 999, fiquei entre a RP, a Nikon D750 e a Fuji X-H1. Fui na Fuji, principalmente porque é o sistema que eu já uso. Estou satisfeito, embora pra astrofotgrafia seja difícil competir com a Canon.

Quais seriam as vantagens da Canon pra astrofotografia? Pergunto pra câmeras "normais", e não as modificadas (tipo 60Da ou Ra).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #147 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 15:39:10
Quais seriam as vantagens da Canon pra astrofotografia? Pergunto pra câmeras "normais", e não as modificadas (tipo 60Da ou Ra).

Três coisas:
- disponibilidade de peças pra modificar a câmera (filtros pra converter pra full spectrum e infravermelho);
- variedade de filtros clip-in, pra serem usados tanto em telescópios quanto em lentes.
- Magic Lantern, que tem várias funções interessantes pra este tipo de foto.

Mas não tem vantagem em relação a ruído ou desempenho do sensor. Na verdade tem vários fabricantes cujas câmeras oferecem melhor recuperação de sombras.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2020, 15:40:55 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #148 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 18:52:08
Seguindo a lógica, se o tripé tende a se mover, mesmo pouco, há motivo para uso do sistema anti vibração.
O cerne da questão está no tipo (e idade) do sistema. Pelo menos nas lentes Nikkor AF-S VR a recomendação é de desligar ao usar tripé e em velocidades iguais ou superiores a 1/500.
Nos sistemas mais novos, o que ocorre ao usar a tecnologia em tripés firmes?
O sistema identifica a falta de necessidade e não atua?

E ao fazer panning? Alguém já tentou e viu o que ocorre?

Tem IS de todos os sabores, tem com modo pra panning, tem os que detecta tripé. só vendo caso a caso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #149 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 19:17:32
Tem IS de todos os sabores, tem com modo pra panning, tem os que detecta tripé. só vendo caso a caso.
Sim depende da lente, mas sempre que coloco em um tripé desligo tudo, habito!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.