Autor Tópico: COLETIVO - Macros e Close-ups  (Lida 117245 vezes)

batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 28 de Abril de 2020, 22:05:55
:assobi: :D Botei mais uma lá no flickr, para confundir.... :hysterical:

Esta é mais ``complicada´´para fazer uma ``dupla´´ exposição .... 8-) 8-).....
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 28 de Abril de 2020, 22:38:38

Caligos by Erick Marques, no Flickr

Realmente bem interessante, parece ser uma menor que a outra, mas ao mesmo tempo parece uma distante da outra... :ponder:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.198
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #107 Online: 01 de Maio de 2020, 10:24:42
Realmente bem interessante, parece ser uma menor que a outra, mas ao mesmo tempo parece uma distante da outra... :ponder:
Na verdade são duas borboletas diferentes, nessa posição, o problema é que nas fotos que tirei justamente por causa de uma pequena distância de profundidade entre as duas não consegui pegar as duas nítidas ao mesmo tempo, então fiz a junção das duas que estavam mais nítidas. como um stacking tosco  :D, felizmente tive muitas oportunidades de tirar foto delas juntas em outras posições. :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.198
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #108 Online: 01 de Maio de 2020, 10:26:09
Essa já não precisou desse tipo de edição, as duas estavam, praticamente, na mesma profundidade...


Caligos by Erick Marques, no Flickr


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.198
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #109 Online: 01 de Maio de 2020, 10:34:24


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 01 de Maio de 2020, 21:47:06
Ótimas, logo com mais tempo posto mais..


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 02 de Maio de 2020, 19:11:03
Compartilhar Experiências Tipo:
- Fotos com Lente Macro
- Adaptação
- Lente Invertida
- Anel Inversor
- Flash Circular
- Trilho para Macrofotografia
- Tubo Extensor
- Raynox
- Close-Up
- Empilhamento de Fotos
- Programa Usado

Cenário:
- Local
- Meio Usado
- Método Usado


 :ponder: :ponder:,,,Hummm....Este tópico esta no local certo ??? Não quero fazer Combate, apenas compartilhar o que estou tentando com o Tubo Extensor, segue por aqui mesmo ???

Com a dica do nosso amigo Fernandojps usando o Tubo Extensor e a 50tinha, eu mergulhei de cabeça e tentando fazer uns MACRO com tudo que tiver no meu quintal.... :doh:...Estou usando somente um flash externo para fazer o registro....e os tubos com config. diferentes....13mm + 21mm+31mm, ou somente um de cada e alternados um de cada.
O foco é complicado...mesmo deixando uma distancia focal em f/7,1, f/9, f/11, não consigo foco em todo ``modelo´´....estou errando aonde ? Em não ter um lente Macro ??
Alguns exemplos :

1 - _MG_8936 by

2 - _MG_9046 by

3 - _MG_9037-02 by
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 02 de Maio de 2020, 20:29:03
:ponder: :ponder:,,,Hummm....Este tópico esta no local certo ??? Não quero fazer Combate, apenas compartilhar o que estou tentando com o Tubo Extensor, segue por aqui mesmo ???

Com a dica do nosso amigo Fernandojps usando o Tubo Extensor e a 50tinha, eu mergulhei de cabeça e tentando fazer uns MACRO com tudo que tiver no meu quintal.... :doh:...Estou usando somente um flash externo para fazer o registro....e os tubos com config. diferentes....13mm + 21mm+31mm, ou somente um de cada e alternados um de cada.
O foco é complicado...mesmo deixando uma distancia focal em f/7,1, f/9, f/11, não consigo foco em todo ``modelo´´....estou errando aonde ? Em não ter um lente Macro ??
Alguns exemplos :

1 - _MG_8936 by

2 - _MG_9046 by

3 - _MG_9037-02 by

O foco é complicado mesmo, oque ajuda muito é o ângulo entre o assunto e a lente, sempre tente ficar paralelo ao inseto, quando não for possível conseguir uma boa profundidade de campo deixe sempre o foco nos olhos isso ajuda na estética da foto.
Para ter foco em todo o inseto precisa fazer empilhamento de foco, eu não costumo fazer pois gasta muito o obturador pela quantidade de clicks :hysterical: :hysterical:
Use um debatedor softbox caso queira melhorar a luz.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.198
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #113 Online: 02 de Maio de 2020, 21:14:32
Com a dica do nosso amigo Fernandojps usando o Tubo Extensor e a 50tinha, eu mergulhei de cabeça e tentando fazer uns MACRO com tudo que tiver no meu quintal.... :doh:...Estou usando somente um flash externo para fazer o registro....e os tubos com config. diferentes....13mm + 21mm+31mm, ou somente um de cada e alternados um de cada.
O foco é complicado...mesmo deixando uma distancia focal em f/7,1, f/9, f/11, não consigo foco em todo ``modelo´´....estou errando aonde ? Em não ter um lente Macro ??

Experiência própria, uso de tubo extensor precisa de bastante prática, e pode dar sim resultados muito bons, agora tem uns poréns, com relação ao foco, a profundidade fica estreita mesmo, então vai ser difícil colocar o inseto todo em foco sem ser como o Gabriel falou, com stacking, as vezes até com uma lente macro é difícil, depende do ângulo. A dica do Gabriel do foco nos olhos é fundamental para macro de insetos, difícil uma foto macro ou close-up de inseto ficar boa com os olhos desfocados..  mas nas fotos macro / close-up um crop pode salvar a foto.. não precisa ter o inseto todo retratado..
Quanto a iluminação, você pode usar algumas gambiarras :hysterical:, não é bonito, mas dá certo.
um exemplo de foto com lente 70-300 canon e tubo extensor..

IMG_9969ps by Erick Marques, no Flickr


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 02 de Maio de 2020, 23:12:28
Experiência própria, uso de tubo extensor precisa de bastante prática, e pode dar sim resultados muito bons, agora tem uns poréns, com relação ao foco, a profundidade fica estreita mesmo, então vai ser difícil colocar o inseto todo em foco sem ser como o Gabriel falou, com stacking, as vezes até com uma lente macro é difícil, depende do ângulo. A dica do Gabriel do foco nos olhos é fundamental para macro de insetos, difícil uma foto macro ou close-up de inseto ficar boa com os olhos desfocados..  mas nas fotos macro / close-up um crop pode salvar a foto.. não precisa ter o inseto todo retratado..
Quanto a iluminação, você pode usar algumas gambiarras :hysterical: , não é bonito, mas dá certo.
um exemplo de foto com lente 70-300 canon e tubo extensor..

IMG_9969ps by Erick Marques, no Flickr


Beleza de foto! Ganharia fácil o desafio das borboletas...
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 02 de Maio de 2020, 23:20:57


Mosca Manaus Amazonas by ReisDSLR, no Flickr


Borboleta SonyHX400v + Raynox 250mm by ReisDSLR, no Flickr


Borboleta SonyHX400v + Raynox 250mm by ReisDSLR, no Flickr
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


Lindas imagens!


Na proxima vez poste a imagem  no tópico (basta copiar o link BBCode da opçao compartilhar do Flickr)
« Última modificação: 02 de Maio de 2020, 23:25:17 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 02 de Maio de 2020, 23:29:07
O foco é complicado mesmo, oque ajuda muito é o ângulo entre o assunto e a lente, sempre tente ficar paralelo ao inseto, quando não for possível conseguir uma boa profundidade de campo deixe sempre o foco nos olhos isso ajuda na estética da foto.
Para ter foco em todo o inseto precisa fazer empilhamento de foco, eu não costumo fazer pois gasta muito o obturador pela quantidade de clicks :hysterical: :hysterical:
Use um debatedor softbox caso queira melhorar a luz.

Estou tentando usando somente um flash externo com uma das mãos, e tentando o foco com a câmera na outra mão..... :aua:....Meus ``modelos´´ estão vivos, e eles não ficam quietos....empilhamento, pode esquecer ......e um sofbox tbm.... :doh:
Valeu Gabriel !!! :ok:

Experiência própria, uso de tubo extensor precisa de bastante prática, e pode dar sim resultados muito bons, agora tem uns poréns, com relação ao foco, a profundidade fica estreita mesmo, então vai ser difícil colocar o inseto todo em foco sem ser como o Gabriel falou, com stacking, as vezes até com uma lente macro é difícil, depende do ângulo. A dica do Gabriel do foco nos olhos é fundamental para macro de insetos, difícil uma foto macro ou close-up de inseto ficar boa com os olhos desfocados..  mas nas fotos macro / close-up um crop pode salvar a foto.. não precisa ter o inseto todo retratado..
Quanto a iluminação, você pode usar algumas gambiarras :hysterical:, não é bonito, mas dá certo.
um exemplo de foto com lente 70-300 canon e tubo extensor..

Valeu Erick, vou praticar..... :ok:
Nossa, coloquei aqui todos os tubos e + a 55-250mm....virou um ``canhão´´....pesado....Como conseguir uma iluminação, deixar o flash na câmera e fazer uma gambiarra para deixar ele com um ``cano´´``difusor´´ longo, próximo a lente ?? :ponder:

Não consegui foco nos olhos.....mas vou praticar.....

"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.198
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #117 Online: 02 de Maio de 2020, 23:43:56
iluminação, deixar o flash na câmera e fazer uma gambiarra para deixar ele com um ``cano´´``difusor´´ longo, próximo a lente ?? :ponder:
Eu usava esse esquema antes do flash ring....


Erick by Erick Marques, no Flickr


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #118 Online: 02 de Maio de 2020, 23:50:37
Estou tentando usando somente um flash externo com uma das mãos, e tentando o foco com a câmera na outra mão..... :aua: ....Meus ``modelos´´ estão vivos, e eles não ficam quietos....empilhamento, pode esquecer ......e um sofbox tbm.... :doh:
Valeu Gabriel !!! :ok:

Valeu Erick, vou praticar..... :ok:
Nossa, coloquei aqui todos os tubos e + a 55-250mm....virou um ``canhão´´....pesado....Como conseguir uma iluminação, deixar o flash na câmera e fazer uma gambiarra para deixar ele com um ``cano´´``difusor´´ longo, próximo a lente ?? :ponder:

Não consegui foco nos olhos.....mas vou praticar.....



Afora o foco nos olhos,  e com um pouco mais de iluminaçao, teria ficado ótima..
Também nao tenho prática em macro, mas sei o quão complicado é clicar  bichos vivos. Qualquer micro movimento deles detona a foto, ou seja, para minimizar o problema teria q ter uma velocidade alta. Entao, pergunto: nao daria para usar tb a técnica com flash e velocidade em B, semelhante a q vc esta usando para congelar imersão em liquidos?
« Última modificação: 02 de Maio de 2020, 23:54:09 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #119 Online: 03 de Maio de 2020, 01:39:37
Eu venho tentando me divertir com as dificuldades de se fazer qualquer imagem utilizando uma cinquentinha com tubo extensor, as dificuldades de foco para se fazer uma imagem de um animal, formiga, mosca, aranhã é difícil mesmo, cada mexida dos bichos já se perde o foco. Porém é possível fazer algumas fotos minimalistas, abstratas, flores com uma boa luz e venho tentando fazer uma composição com texturas variadas e cores diferentes em planos que se sucedem, para buscar uma imagem mais atraente.  É um grande exercício de paciência que eu tenho gostado muito numa impressionate explosão de cores.


1- Ant by Fernando Pires, no Flickr


2- Ant in action by Fernando Pires, no Flickr

3- white hibiscus by Fernando Pires, no Flickr

4- Pink Hibiscus. by Fernando Pires, no Flickr

5-Madam Hat by Fernando Pires, no Flickr
« Última modificação: 03 de Maio de 2020, 01:42:21 por Fernandojps »