Autor Tópico: Análise Fuji XF10 após 1 mês de uso  (Lida 1420 vezes)

rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Online: 30 de Janeiro de 2020, 13:39:42
Como é difícil encontrar informações sobre essa belezinha (esquecida por todos) que é a Fuji XF10, venho tecer alguns comentários sobre ela.

Fiz recentemente 1 mês de uso real da compacta, e ela me encanta cada vez mais. Vamos tirar logo o calcanhar de Aquiles da frente: o foco dela não é rápido como das câmeras atuais, ele faz sempre obrigatoriamente a busca, para frente e atrás, até cravar o foco. Mas não demora tanto assim, e nunca perdi o foco com ela (não por erro do sistema de foco, pelo menos). À noite também funciona tranquilamente.

Como ela é toda customizável, coloquei no botão Fn o modo 1:1, quadrado, que gosto bastante, e no botão sem rótulo no thumb grip o modo snapshot, que é de uma utilidade monstra na rua. Um clique e ela pula para abertura f/5.6 e foco a 5m (o que dá foco de 2m a infinito); outro clique ela põe f/8 e foco a 2m (o que dá foco de 1m a 24m). Mais um clique o modo snapshot desativa. É muito prático ligar a câmera, clicar uma ou duas vezes e apertar o disparador. Foto tirada. :clap: (Especialmente porque já peguei a prática de, ao tirar a XF10 do bolso, tirar com a mão esquerda a tampa da lente enquanto vou ligando a câmera. Entre o sair do bolso e o click vão-se uns 5 segundos apenas.

Agora sobre a qualidade de imagem: sério, vão naquela ferramenta do DPreview de comparação. Essa câmera bate quase todas as APS-C e até umas FF. Compactas, não interessa se Sony, Lumix ou Ricoh GR, não dão nem pro cheiro. E digo isso em ISO alto e em amplitude dinâmica.

Esse é o aspecto do ISO 12800 dela, o ISO máximo — em JPG que é o que uso, e com essas configurações:
• -2 em sharpness (ou "low")
• Classic Chrome
• -1 em sombras (ou "medium soft")
• +1 em cor (ou "medium high")
• Redução de ruído -2 (ou "low")





Agora, para exemplificar a amplitude dinâmica, 2 fotos tiradas para respeitar as altas luzes, exposição para a esquerda:





Após um ajuste de highlights e +100 nas sombras (no RAW Therapee, não tenho Lightroom):





E os crops 100% das áreas mais puxadas:









 :clap:
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2020, 13:42:27 por rahmati »
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2020, 13:47:15
Espetáculo, ano passado pensei em pegar uma dessas, mas realmentr fiquei preocupado pelos reviews pouco favoráveis a ela, acabei desistindo.

Mas nada como ter um usuário real comentando.

Se puder falar mais sobre eu agradeço, quem sabe não trago uma.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2020, 17:06:11
Bom, como nunca fiz review, não sei que pontos abordar... Mas vou falar das coisas que gosto e que não gosto.

Gosto:

• Da construção dela. Não sei se é alumínio, mas é de metal. Dá uma puta diferença das compactas de plástico.
• Dials. Dois em cima e o da lente. Nunca mais precisei de menu pra fotografar.
• Seleção de ponto de foco sem precisar focar no centro e recompor a foto. É só compor na telinha, tocar a tela com o dedão onde quero o foco e focar com o obturador. Simples e eficiente. Tem o joystick pra isso também, mas minha mão é grande e o joystick é pequeno, logo tocar a tela é mais fácil.
• O modo de dupla exposição in-camera é muito legal.
• A intensidade do disparo do flash dela é muito correto, e tem, além de segunda cortina e outras frescuras, o modo master, que dá só um "pop" fraquinho para disparar os flashes slaves.
• Os grips, na frente e atrás, são muito firmes, o material é ótimo.
• Conexão fácil com o celular através do aplicativo. Dá pra baixar as fotos e controlar totalmente a câmera e o disparo através do smartphone, nem precisa tocar nela.
• Foco manual com aquela marcação em highlights brancos onde tá em foco, tanto no modo AF-S, refinando no anel da lente, quanto no modo MF.
• 24 fucking megapixels no bolso!

Não gosto:
• Ter que tirar a tampa da lente, mas já me acostumei — e a câmera que mais usei na vida foi uma Sony H10 que também a tinha, então vida que segue.
• Podia ter uma tela inclinável, mas provavelmente isso ia comprometer o tamanho, então prefiro ela cabendo no bolso da calça jeans do que isso. Mesmo sendo foda ver no sol, como todo LCD.
• Tem um modo de 35mm e 50mm equivalentes, mas, ao invés do da Ricoh GR, o da Fuji interpola para a resolução total, o que fica feio. O da Ricoh faz o crop mesmo.
• Até acho que cabia um EVF pop-up como o da Sony RX100, mas fazer o quê.

Ainda não usei o modo panorama nem o Eye-AF para saber se são bons, mas como dá pra perceber, os prós são, em qualidade, infinitamente maiores que os contras.

Se tiver algo mais que quer saber, só perguntar.

Fotos feitas com ela (o grão sou eu que acrescento na pós):







• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2020, 07:35:14
Legal e parabéns pelo relato! Espero ver mais fotos dela por aqui!

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2020, 08:07:23
Aos moderadores: não concordo com o tópico ter sido movido. Essa câmera é compacta.  :ponder:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2020, 08:10:38
Aos moderadores: não concordo com o tópico ter sido movido. Essa câmera é compacta.  :ponder:
Eu concordo, não é o tamanho do sensor que dita o que ela é.

Mas vamos evoluir enquanto levo isso à moderação, sendo o caso, depois mudamos novamente ok?

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2020, 14:40:03
Parabéns e obrigado pela disposição e paciência de escrever tantos detalhes e impressões! Muito bom!
Isso costuma ajudar muito quem está tomando decisões sobre compra de equipamentos ou escolha de fabricante.

Eu tenho uma Canon SX720 que realmente cabe no bolso. Eu acho isso ótimo. Não tem desculpa para não estar com uma compacta o tempo todo.  :)
Não tá no mesmo nível de uma aps-c como a XF10, mas permite fazer fotos bonitas durante o dia.

Sempre valorizei a portabilidade. Comecei na Fuji com a X-E3, que é um pouco maior que a XF10, mas cabe em qualquer bolsa ou mochila.

Outra coisa off-topic: você citou o rawtherapee. Já usou o darktable? Gosto bastante.

Abraços!


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2020, 08:24:19

Outra coisa off-topic: você citou o rawtherapee. Já usou o darktable? Gosto bastante.


Cara, nunca usei não. É gratuito? Vou dar uma chance, achei o Raw Therapee muito cheio de menus, opções redundantes para o meu nível de (pouca) pós-produção...

Agora, uma atualização importante sobre a Fuji XF10 que descobri esse fds: como dito, eu estava usando -2 (very low) em redução de ruído, mas descobri que é uma coisa que não convém, porque junto com a redução de ruído a câmera também aplica o anti-aliasing, e em -2 ficou muita coisa serrilhada na foto, o que não acontece se deixar em 0 esse parâmetro — que é o que vou fazer a partir de agora.
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2020, 08:27:14
Cara, nunca usei não. É gratuito? Vou dar uma chance, achei o Raw Therapee muito cheio de menus, opções redundantes para o meu nível de (pouca) pós-produção...

Agora, uma atualização importante sobre a Fuji XF10 que descobri esse fds: como dito, eu estava usando -2 (very low) em redução de ruído, mas descobri que é uma coisa que não convém, porque junto com a redução de ruído a câmera também aplica o anti-aliasing, e em -2 ficou muita coisa serrilhada na foto, o que não acontece se deixar em 0 esse parâmetro — que é o que vou fazer a partir de agora.
Uma coisa que você pode fazer é baixar o Capture One Express. É gratuito para você.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2020, 08:35:09
Uma coisa que você pode fazer é baixar o Capture One Express. É gratuito para você.


:eek: não sabia disso!
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2020, 08:59:06
Ótima câmera, vale muito mais a pena ela do que uma Sony RX 100, em comparação com tamanho. Uma câmera dessa da até para levar em shows sem ser barrado kkkk.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 21:14:54
Obrigado por compartilhar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales