Autor Tópico: Canon R ou 5d Mark iv?  (Lida 971 vezes)

Thoreodin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 30 de Janeiro de 2020, 15:12:47
Boa tarde caros

estou, depois de anos com a saudosa 5d mark ii, finalmente trocando de equipamento. Entretanto estou no dilema entre se manter na DSLR ou trocar para mirrorless. Será que vocês podem me ajudar? Trabalho essencialmente com fotojornalismo. Obrigado e aguardo a opinião de vocês!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2020, 15:29:18
Opa, não vou conseguir opinar muito sobre a R pq não cheguei a pilotar uma, mas a 5d4 sim.

Acho que vc sentirá um upgrade ENORME em qualquer uma que pegar. A 5d2 era uma camera muito boa, mas quando vc vir a velocidade com que essas mais novas focam e como anda o desempenho delas em ISO alto vc verá o tamanho do salto que estará dando.

Eu tinha uma 5d3 e quando aluguei a 5d4 pra dois eventos não senti muita diferença entre elas na questão de Fotografia. Em video a 5d4 ganhava de lavada e creio que a Eos R dê de lavada na 5d4 nesse quesito.

Pra mim o que pega da 5d4 é que o preço dela nunca se justificou muito bem. A diferença de valor delas era muito maior do que os beneficios que eu ganharia.

E se quer pra fotojornalismo, creio que 2 slots de cartão não seja algo tão crucial, acho que peso e tamanho deve ser mais importante, então mais um ponto pra Eos R:



Resumindo: eu iria de Eos R OU até mesmo de RP que parece ter um CxB mais interessante
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2020, 15:30:32 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2020, 20:02:33
Entre as duas, 5D Mark IV, sem pensar, principalmente se sai em campo…



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2020, 10:40:06
Já tive a 5D2 e o seu principal problema era o sistema de foco que é simples demais e eu tive muito problema de back/front focus com esa câmera.
Qualquer umas das duas câmeras irá dar um salto considerável na qualidade do seu trabalho por conta dos melhores sistemas de foco além de uns 2 stops melhores no rendimento de ISO.

Eu gosto do que o sistema ML oferece mas se você faz eventos vá de 5DIV (por conta dos dois slots). Outro ponto que joga contrário ao sistema R é o preço das lentes. Não existe nada barato nelas e para mim adaptar lentes do mount EF pode ser uma opção temporária mas não deveria ser o objetivo a longo prazo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2020, 13:34:04
Mudando para R, vc vai entrar em um mundo diferente com vantagens e desvantagens. DSLR seria algo tranquilo pra vc, porem o ideal seria vc encontrar alguma R para experimentar antes de mudar definitivamente, pq é uma experiência diferente, principalmente na interface com o usuário, onde vc terá que se readaptar às condições operacionais da câmera.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 21:13:51
Tem grana = EOS R
Tem pouca grana = 5D III
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales