Autor Tópico: Armazenamento na nuvem da Canon - tem futuro?!  (Lida 4747 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #30 Online: 06 de Agosto de 2020, 12:05:01
Tenho um amigo que trabalha na área de armazenamento/cloud no Vale do Silício. Esses dias estávamos falando disso e ele me falou que não é algo barato ainda mais agora que poucas empresas tem dominado esse mercado.

Eu uso nuvem mas, assim como você, não é minha única forma de backup. Eu tenho o meu HDD secundário com uma pasta toda espelhada na nuvem, ou seja, toda vez que exporto os arquivos para lá, a nuvem atualiza quase que instantaneamente (graças a minha internet de fibra de 100 MB down e up - já tive 1 GB mas não preciso disso tudo). E a cada 2 ou 3 meses eu ainda faço as cópias dos jpegs finais no meu HD externo de 2TB.
Olha aí...

Este ataque que a Canon está sofrendo não é uma demonstração de que "armazenamento na nuvem" é um problema. Eu não diria isso.

O problema é ter apenas UMA opção de backup.

https://gizmodo.com/the-canon-ransomware-attack-probably-more-costly-than-t-1844625348



Sent from my motorola one using Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #31 Online: 07 de Agosto de 2020, 00:34:50
Estou usando o serviço e até então estou achando incrível.
Essa possibilidade de fazer 3 backups ao mesmo tempo (cloud da Canon, download pro PC e cloud da Adobe) totalmente automático, direto da câmera, é show de bola.

Testei na minha G7X II e nas minhas RPs.
Apenas algumas ressalvas.

A RP não tem botão de wifi, então o acesso necessita ligar a câmera e ir até o menu correto.
A G7X II é muito mais prática, pois tem botão dedicado. Eu nem preciso ligar a câmera, apenas aperto o botão wifi, aperto em OK e já começa o processo de upload.
Outra coisa que achei pior na RP é que ela não detecta os arquivos que já enviou, então quando vai enviar novamente sem formatar o cartão, ela passa por todas as fotos para checar as que já enviou e chegar nas novas para enviar. Ela não chega a enviar arquivos duplicados, mas demora para chegar nos novos arquivos para enviar.
A G7X II consegue detectar as fotos já enviadas antes do processo começar e começa imediatamente a enviar os novos arquivos.

Achei engraçado que uma Powershot tem uma implementação melhor dessa feature do que uma Full Frame da marca.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2020, 00:36:28 por Di Torres »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Agosto de 2020, 09:04:51
Em alguma delas faz o backup em tempo real?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #33 Online: 07 de Agosto de 2020, 19:52:00
Em alguma delas faz o backup em tempo real?
Não.
Quando está fazendo o backup pra cloud a câmera fica inativa.
Tanto a G7XII quanto a RP.

A Canon está dando a entender que somente a R6 e R5 vão poder fazer esse backup em tempo real enquanto fotografa, mas ainda precisa de confirmação.
Ainda não vi ninguém relatando se é possível mesmo.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2020, 19:52:31 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #34 Online: 07 de Agosto de 2020, 20:04:38
Outra coisa que achei pior na RP é que ela não detecta os arquivos que já enviou, então quando vai enviar novamente sem formatar o cartão, ela passa por todas as fotos para checar as que já enviou e chegar nas novas para enviar. Ela não chega a enviar arquivos duplicados, mas demora para chegar nos novos arquivos para enviar.

Correção.

Fui olhar os arquivos no PC e a RP duplica os arquivos sim.
Parece que a câmera não chega a fazer um novo upload (quando ela está passando pelas fotos já enviadas o processo é mais rápido, por isso achei que não estava duplicando), mas pelo jeito os arquivos são duplicados na Cloud enquanto a RP checa os arquivos. E esses arquivos duplicados depois são passados pro PC.

Existem duas soluções, a primeira é sempre formatar o cartão depois de fazer os backups. Não é ideal, pois você perde os arquivos no cartão que poderia ser considerado um quarto backup.
A outra opção é ao invés de selecionar o envio do cartão inteiro, selecionar a opção de enviar fotos selecionadas e fazer a seleção do range das novas fotos. Dá mais trabalho, pois você vai ter que selecionar manualmente por onde o backup vai começar. Pelo menos não é necessário selecionar uma por uma, dá pra fazer uma seleção de range.

Seria muito mais prático se a RP detectasse as fotos já enviadas como a G7XII.
Espero que essa funcionalidade fique popular e com isso a Canon resolva fazer um firmware para melhorar isso na RP (e possivelmente outras câmeras também).
« Última modificação: 07 de Agosto de 2020, 20:06:47 por Di Torres »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 10 de Agosto de 2020, 11:53:21
Não é ideal, pois você perde os arquivos no cartão que poderia ser considerado um quarto backup.


4º bkp???

Que isso mano, já está beirando a neurose...

Outra coisa, nu evento um cartão de 32 GB lota, um de 64Gb fica quase lotado, que tamanho é esse seu cartão ai???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #36 Online: 10 de Agosto de 2020, 13:02:47
So um update sobre os recentes problemas do Canon.image e o ataque de ransomware sofrido pela empresa, ainda este mês.

Emails internos indicam que são problemas separados, o que, em tese, pode ser uma "boa notícia" para os clientes do serviço de armazenamento na nuvem (só os que foram afetados): suas imagens se perderam. Não estão circulando nas mãos de criminosos, portanto.

https://petapixel.com/2020/08/10/leaked-email-confirms-major-canon-ransomware-attack-report/

Sent from my motorola one using Tapatalk



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 10 de Agosto de 2020, 14:57:34
4º bkp???

Que isso mano, já está beirando a neurose...

Outra coisa, nu evento um cartão de 32 GB lota, um de 64Gb fica quase lotado, que tamanho é esse seu cartão ai???
Acho que ele vai pela teoria de que quem tem 1, não tem nenhum.
Quem tem 2, tem um.
Quem tem 3, tem dois e por fim quem tem 4, tem três.  :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #38 Online: 12 de Agosto de 2020, 14:52:13
Como disse o Tony: esse tipo de armazenamento é o futuro mas a forma como a Canon desenvolveu o produto foi muito mal feito.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #39 Online: 12 de Agosto de 2020, 20:51:09
4º bkp???

Que isso mano, já está beirando a neurose...

Outra coisa, nu evento um cartão de 32 GB lota, um de 64Gb fica quase lotado, que tamanho é esse seu cartão ai???
Eu uso um de 128GB.
Costuma dar pra guardar uns 2 eventos e alguns ensaios.
Atualmente estou fazendo mais ensaios, então nos tempos atuais daria pra guardar vários ensaios.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 12 de Agosto de 2020, 21:06:01
Eu uso um de 128GB.
Costuma dar pra guardar uns 2 eventos e alguns ensaios.
Atualmente estou fazendo mais ensaios, então nos tempos atuais daria pra guardar vários ensaios.
Qual câmera mesmo?

Quantos raws cabem nele?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #41 Online: 12 de Agosto de 2020, 22:07:08
Qual câmera mesmo?

Quantos raws cabem nele?

Canon RP.
Cabe uns 4500 RAWs em média.

Em eventos eu costumo fazer uma média de 1500 clicks e em ensaios eu faço em média 125 clicks por hora.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2020, 22:16:08 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #42 Online: 30 de Agosto de 2020, 22:39:51
Parece q agora terá parceria com a nuvem da Google

(o cliente escolhe qual usar: entre a nuvem da Canon e a da Google)

https://www.canonrumors.com/select-canon-cameras-can-now-auto-backup-to-google-photos/

Isso já estava previsto desde o começo.
A cloud da Canon é meio que uma hub que manda os arquivos para outros lugares.
Desde o lançamento já estava no site dizendo que iriam adicionar suporte para mandar as imagens pra cloud da Adobe e do Google.

Atualmente estou usando o serviço da Canon e depois que as fotos chegam nele elas são enviadas automaticamente pro Lightroom e pro meu HD de backup no PC.
E isso é a coisa certa a se fazer, já que as imagens só ficam por 30 dias na cloud da Canon. É um backup temporário.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #43 Online: 21 de Outubro de 2020, 06:33:54
Atualização de firmware — para a Canon EOS 5D Mark IV e EOS.6D Mark II — vai melhorar o upload e acrescentar a possibilidade de subir arquivos RAW para o image.canon.

https://image.canon/st/pt/news.html

Sent from my motorola one using Tapatalk