Autor Tópico: Ajuda para um iniciante em fotos de paisagens. Preciso de mais nitidez  (Lida 6963 vezes)

peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #30 Online: 17 de Dezembro de 2019, 15:28:51
Não concordo c isso.
No caso dele, é melhor ele saber a técnica p conseguir boas imagens porque intuitivamente ele vai fotogtafar o que achar legal mesmo se não tiver noção de composição.
O importante neste momento é ele ter um registro de qualidade.
E isso ele só vai conseguir se souber operar sua câmera c certa destreza.
Então creio que pra ele o mais importante é mesmo a nitidez.
A dica principal que eu daria é ele alinhar o horizonte para que as fotos não fiquem tortas.
E só isso num primeiro momento.
Esquece composição por enquanto.


Fernando, fiquei curioso quanto ao assunto que vc aborda no tópico. :ponder:

Nitidez é mais importante que composição/exposição? Ou essas duas últimas estão totalmente resolvidas pra vc.

O que vc considera pouca nitidez? Como o Vangelis disse, sem exemplos fica difícil avaliar, pois talvez o que vc considere nitidez seja profundidade de campo rasa, com foco no assunto errado, tempo de exposição inadequado para uma foto feita na mão....

Ao contrário do que todos disseram - e todas as dicas foram extremamente precisas - eu diria pra vc que a questão equipamento pode ficar em terceiro plano. Tenha como prioridade numero 01: estudo/informação = conhecimento, e em numero 02: oportunidades.

Não vai adiantar muito, fotograficamente falando, vc viajar para um lugar legal com um bom equipamento sem saber como fazer as fotografias que deseja.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #31 Online: 17 de Dezembro de 2019, 17:17:09
10 meses é tempo pra conseguir embasamentos teóricos pra tudo o que foi falado.
Talvez não consiga prática suficiente pra fotos extremamente bem feitas.
Mas pra um belo registro de viagem, consegue.


fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #32 Online: 17 de Dezembro de 2019, 20:21:39
Realmente não tem no DXO, mas pode ficar entre f/8 e f/11 nela, f/16 já deve entrar muita difração.
Ótimo, apesar de não ter no DXO, já estou evoluindo, encontrei alguns reviews com as informações que eu estava procurando (nitidez em cada distância e abertura).

Vou resumir para que sirva de base pra futuras buscas:

https://www.opticallimits.com/canon-eos/972-canon_m1545_3563?start=1 - Apresenta gráficos com faixas de pontuação

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=1114&Camera=812&Sample=0&FLI=3&API=3&LensComp=1114&CameraComp=812&SampleComp=0&FLIComp=3&APIComp=4 - Muito interessante, apresenta imagens e é possível comparar diferentes configurações, por exemplo, em 28mm posso comparar f/5.6 com f/8 e assim por diante

https://www.pcmag.com/review/343908/canon-ef-m-15-45mm-f-3-5-6-3-is-stm - Apresenta um review em forma de texto citando os melhores resultados em cada distância e abertura. (Apresenta algumas divergências e de acordo com esse site o melhor acaba sendo F/8)

Apesar de ter encontrado mínimas divergências, em resumo, as melhores configurações visando mais nitidez no centro e nas bordas são as seguintes:
15mm - F/5.6  e F/8
28mm - F/5.6 e F/8
45mm - F/8

Isso contradiz o que vi em alguns canais no youtube recomendando usar sempre F/11 para paisagens (com outras lentes e outras câmeras). Pelo que percebi, essa lente apresenta melhores resultados em F/8. Já estou animado pra testar e comparar os resultados
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


fernandokerber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #33 Online: 17 de Dezembro de 2019, 20:56:24
Nitidez é mais importante que composição/exposição? Ou essas duas últimas estão totalmente resolvidas pra vc.

O que vc considera pouca nitidez? Como o Vangelis disse, sem exemplos fica difícil avaliar, pois talvez o que vc considere nitidez seja profundidade de campo rasa, com foco no assunto errado, tempo de exposição inadequado para uma foto feita na mão....

Ao contrário do que todos disseram - e todas as dicas foram extremamente precisas - eu diria pra vc que a questão equipamento pode ficar em terceiro plano. Tenha como prioridade numero 01: estudo/informação = conhecimento, e em numero 02: oportunidades.

Então... Penso o seguinte: "Nitidez é mais importante que composição/exposição?" Não... "Ou essas duas últimas estão totalmente resolvidas?" Também não.
Na verdade acho que em um primeiro momento preciso entender a base técnica para partir de algo, essa foi a dúvida inicial levantada no tópico, e que está sendo muito bem sanada por todos, agradeço muito.
Acho que assim que eu entender um pouco melhor a técnica (onde incluo exposição), devo sim me preocupar com composição.

Vou postar exemplos assim que sair do chão, mas concordo com você, após todas essas dicas, com certeza minha falta de nitidez está relacionada a tudo isso que tu mencionou (profundidade de campo, foco no local correto, exposição)... Enfim. Cada dica/resposta aqui insere um campo novo pra eu pesquisar e me aprofundar.




Não concordo c isso.
No caso dele, é melhor ele saber a técnica p conseguir boas imagens porque intuitivamente ele vai fotogtafar o que achar legal mesmo se não tiver noção de composição.
O importante neste momento é ele ter um registro de qualidade.
E isso ele só vai conseguir se souber operar sua câmera c certa destreza.
Então creio que pra ele o mais importante é mesmo a nitidez.
A dica principal que eu daria é ele alinhar o horizonte para que as fotos não fiquem tortas.
E só isso num primeiro momento.
Esquece composição por enquanto.
Perfeito, obrigado, é nesse sentido que eu penso. Posso fotografar o que estou enxergando sem saber muita coisa sobre composição, mas sem melhorar minha técnica não adiantaria estudar composição. Um passo de cada vez...





10 meses é tempo pra conseguir embasamentos teóricos pra tudo o que foi falado.
Talvez não consiga prática suficiente pra fotos extremamente bem feitas.
Mas pra um belo registro de viagem, consegue.
Perfeito, grato pelo incentivo. Todos esses tópicos levantados aqui apesar de não esgotarem o tema me indicam o que devo estudar, e está sendo muito produtivo. Com certeza já estou conseguindo melhorar aos poucos, em breve posto alguma coisa. Obrigado!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2019, 21:00:18 por fernandokerber »
Canon EOS M50
Lente Kit 15-45mm
Gopro Hero4


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 18 de Dezembro de 2019, 08:18:06

Isso contradiz o que vi em alguns canais no youtube recomendando usar sempre F/11 para paisagens (com outras lentes e outras câmeras). Pelo que percebi, essa lente apresenta melhores resultados em F/8. Já estou animado pra testar e comparar os resultados

A questão de F/8, F/11 ou F/16, é um equilíbrio entre profundidade de campo e a difração(que tira nitidez.).
Veja que no site que você postou, a diferença entre F/8 e F/11 talvez não chegue a 10% de diferença, mas pode ser a diferença entre um primeiro plano desfocado ou não.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcio Menna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 20 de Dezembro de 2019, 10:09:14
Cara, to chegando bastante atrasado, mas tem algumas coisas que ainda ninguém falou, então segue aí:

- Pra testar bem o que seu conjunto é capaz de fazer em termos de foco, que foi a tua pergunta inicial, faz o seguinte: coloca a câmera em um tripé, se tu tiver (se não, vai na mão mesmo), ajusta pro f/x que tu quiser testar, dá um zoom na tela da câmera e ajusta o foco manualmente no detalhe na ampliação. Esse vai ser o melhor ajuste de foco que tu vai conseguir. O que faltar de nitidez, é porque extrapolou o limite da tua lente.

- Pela minha experiência, em fotos com muita luz (sol a pico), às vezes câmera de entrada em coisas muito ao longe deixa um pouco a desejar (tenho uma T3, e mesmo com lentes boas alguma coisa sai pior do que eu gostaria com foco automático - e o manual às vezes é impraticável). Alterar o modo de foco pode te ajudar, mas a princípio tua câmera é moderna e não deveria ter problemas nesse quesito.

- Leva ideias do que tu quer fazer bem claras na mente, porque na hora é tudo muito rápido, e quando tu vê já saiu do lugar.

- Estuda, lê bastante, mas, sempre que puder, fotografa, fotografa, fotografa.

- Se tu for pra Machu Picchu, treina bastante foto na mão, porque é proibido entrar com tripé lá.

Boa sorte, e posta aqui os resultados depois. Ah, uma pergunta: Interior/litoral sul (o melhor) ou norte do RS?  :D


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #36 Online: 05 de Janeiro de 2020, 19:00:37
Foi uma aula, e das melhores o que os colegas disseram aí.
Seria interessante compilar tudo pra que os usuários que entrarem futuramente aqui tenham um belo "tutorial" para fotografias de paisagem...
Tô estranhando a ausência do Waldyr e do Raphael aqui no tópico.  :ponder:

Pesquise no Instagram e Flickr por "Valter Patrial". É outra boa referência.

Opa!!  :D

Não vou ler o tópico inteiro...

Se o problema é a distância tem o meu canal no You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCZY76JJViyZQ9J_qgcqgrgw?view_as=subscriber

A questão da nitidez em Paisagem é bem simples - tem que fazer hiperfoco.

Na minha câmera (a 5D mark II) com a lente 17-40mm, em 17mm e f/11 eu tenho que focar em 75cm de distância para ter hiperfoco, ou seja ter foco desde 35cm até o infinito. Esse dado, 75cm, é a "distância hiperfocal".

Para saber essas variáveis é só baixar um dos vários aplicativos de hiperfoco para celular. Informando a câmera, distância focal e abertura os aplicativos te informam a distância hiperfocal.

Sem entrar nos números e simplificando... Estando com uma lente angular, é usar f/11 e focar no primeiro plano. (o primeiro plano que aparece na foto). Parece óbvio, mas na prática não é intuitivo. Por intuição a gente acaba focando no elemento mais importante da foto, e com isso acaba desfocando o primeiro plano.

É importante estar com ISO baixo (eu uso ISO160).

Se não funcionar é falta de tripé ou tripé ruim. Quando você usa aberturas pequenas e ISO baixo o tempo sobe pra fazer a fotometria, e por isso tripé é fundamental em foto de paisagem.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 23 de Janeiro de 2020, 19:44:54
Muito boas as dicas...

Acho que ajudaria se você postasse uma ou duas fotos suas, e um ou dois exemplos de fotos que você acha um ponto de referência.

Mas já adianto que a tua câmera e lente são capazes de fotos profissionais e impressões em papel grande... como toda câmera feita hoje em dia :)

Uma coisa que acho que ninguém falou é que essas fotos de landscape e paisagem normalmente são tiradas em horário em que a luz é propícia. Não adianta tirar uma foto meio dia e comparar com alguém que tirou a foto do mesmo lugar logo depois do nascer do sol. A foto de meio dia vai perder feio.

Fotografia é ser um "caçador de luz", pra mim.

Abraço!
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 660
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 17:24:31
Boa tarde

Que aulas!!!

Fotografo aves, (faz 5 anos) sou Observador de Aves, e pessoas.
Sou iniciante, amador, muito; tenho Canon T5i, lentes 24mm, 50mm, 70-300mm para aves.

Eu gosto, muito, site fotodicasbrasil.com.br


1. distãncia hiperfocal
https://fotodicasbrasil.com.br/guia-completo-distancia-hiperfocal/

2. canon cursos 1 dia – presencial São Paulo, RJ etc
Composição

https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/canon-college-cursos?_ga=2.97314652.2126685733.1582056402-325740800.1571690938


Veja

Meu perfil no wikiaves e foto boa...

http://www.wikiaves.com.br/3657977

Obs. O colega ChristianSC escreveu
'Uma coisa que acho que ninguém falou é que essas fotos de landscape e paisagem normalmente são tiradas em horário em que a luz é propícia. Não adianta tirar uma foto meio dia e comparar com alguém que tirou a foto do mesmo lugar logo depois do nascer do sol. A foto de meio dia vai perder feio.'
Perfeito

Abraço
José Getúlio de Oliveira


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 16:57:07
Sou aficionado por qualidade de imagem, quando comecei estudei muito sobre isso, só depois levei mais a sério composição. Não faço muitas fotos de paisagem, gosto mais de aves mas o princípio é parecido.
Vou dar 10 dicas bem resumidas depois é só estudar e praticar.

1° Use a abertura mais nítida da sua lente, sempre que possível.(use o site para descobrir ou faça você mesmo)
2° Use tripé robusto sempre que possível.
3 ° Desligue o estabilizador seja qual for o tipo, quando estiver no tripé.
4 ° Use temporizador pode ser o da câmera mesmo, mas sempre em no mínimo 6 segundos, cuidado quando for usar temporizador externo que tenha cabo o vento pode estragar sua foto.
5° Use modo silencioso da câmera, ou retardado do obturador em 3 segundos caso sua câmera tenha isso.
6 ° Use o live view com zoom para descobrir sua profundidade de campo, de uma ponta à outra.
7° Faça empilhamento de foco para ter toda a imagem em foco, isso funciona se nada se mover durante o processo, com isso você vai poder usar a melhor abertura da sua lente, sem ter problema com profundidade de campo.
8 ° Evite usar filtros, a maioria tira a nitidez porque não são bons, se precisar usar compre o melhor que encontrar, literalmente não gaste dinheiro com filtros baratos.
9° Fotografe sempre em RAW para tratar sua foto da melhor forma possível, quando se edita JPG você tecnicamente está fazendo uma edição em cima da outra, no caso sua câmera que editou o JPG isso não é bom e estude muito sobre edição para melhor qualidade. (Redução de ruído e aplicação de nitidez etc)
10° Use modo manual, sempre com ISO mais baixo que puder.

Lógico nem sempre é possível usar tudo em todas as fotos, mas sempre tente tirar o máximo do seu equipamento.


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #40 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 12:06:39
Paisagem é recomendável para não dizer obrigatório o uso do tripé, pois geralmente você vai precisar usar abertura maiores e iso menores, salvo quando você não tem nada em primeiro plano (o que deixa  foto sem muita graça).

Se usa tripé, desliga o IS e seta a câmera para disparo retardado, 2" ou 10", evita qualquer forma de trepidação.

Quanto ao foco, se estiver de Mirroless, deve ter focus peacking, se não, mete no manual e usa o LV e ampliação para focar, dependendo do primeiro plano e da abertura, o foco no fundo da imagem resolve ambos os casos, caso contrário você vai ter um "trampo" maior em tentar fazer hiperfocal ou mesmo na pós fazer um blend de imagens chamado focus stacking.

Com relação ao focus stacking não sei até que ponto isso tiraria a fidedignidade da fotografia, não formei opinião sobre a linha tênue entre fazer uma foto no sentido estrito, ou seja, transpiração, inspiração e mão de obra (arrumar tripé, focar, fotometrar, etc) e fazer uma imagem utilizando, focus stacking, time blend, expositure bracketing + Blend entre outros recursos de pós produção.

Entendo que a pós de correção de cores, angulos, WB, contraste, etc, são necessárias pois muito raramente o RAW sai pronto (não me lembro de ter dado essa sorte).
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/