Autor Tópico: COLETIVO - Macros e Close-ups  (Lida 39434 vezes)

angelone

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #1245 Online: 03 de Maio de 2021, 21:03:33
Inseto abundante onde fotografo,  é minusculo mas em macro mostra-se atraente.

Já fiz vários clicks dessa espécie, acho q agora chega rsrs..

P4250178-Editar-6 by Angelo Neto, no Flickr
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..

rahmati

• Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #1246 Online: 05 de Maio de 2021, 11:02:00
Brincadeiras com o celular e aquelas lentes de macro de R$5...

(O grão eu adiciono na pós)

2021-04-16 1 • Flor com formiga by Rodrigo Rahmati, no Flickr

2021-04-16 2 • Pendão rosa by Rodrigo Rahmati, no Flickr

2021-04-18 • Darth Vader by Rodrigo Rahmati, no Flickr
• Canon 5D clássica + Canon 50mm f/1.8 II + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #1247 Online: 07 de Maio de 2021, 18:02:28

myslinski

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
Resposta #1248 Online: 13 de Maio de 2021, 17:27:39

Já fiz vários clicks dessa espécie, acho q agora chega rsrs..

Belíssima foto, gostei demais.

myslinski

• Conhecendo
  • *
Resposta #1249 Online: 13 de Maio de 2021, 17:31:26
Inseto #5 (micro-NIKKOR 55mm 1:2.8 invertida @ 1/200 f:11.0 flash pop-up 1/8 potência c/ difusor caseiro)

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #1250 Online: 14 de Maio de 2021, 12:07:07
Belíssima foto, gostei demais.

Obrigado!
Também acho q essa sai direitinho rs..

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #1251 Online: 14 de Maio de 2021, 12:13:51
Inseto #5 (micro-NIKKOR 55mm 1:2.8 invertida @ 1/200 f:11.0 flash pop-up 1/8 potência c/ difusor caseiro)

Ficou boa em termos de nitidez e luz, pena que o inseto e o fundo nao colaboram..

Conheço esse inseto, bem pequenino, só em macro dá  para ver os detalhes.. As vezes aparece esporadicamente em casa, mas é bem feinho rsrs..
« Última modificação: 14 de Maio de 2021, 12:18:05 por angelone »

Fernandojps

• Membro Ativo
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #1252 Online: 16 de Maio de 2021, 14:41:58

Essa ficou muito boa, impressionante essa nitidez e a magnificação da lente é muito poderosa de fato. As cores eu gostei muito. :clap:
« Última modificação: 16 de Maio de 2021, 14:42:40 por Fernandojps »

Fernandojps

• Membro Ativo
Resposta #1253 Online: 16 de Maio de 2021, 14:45:11

Essa parede branca não favoreceu o contraste com a mariposa, sobrou também um pouco de moire nas asas que dava para corrigir! É uma batalha a cada clic.
Abs

Fernandojps

• Membro Ativo
Resposta #1254 Online: 16 de Maio de 2021, 14:48:51
Aqui tem chovido muito nas ultimas semanas, principalmente nos finais de semana e tem atrapalhado as nossas incursões na área verde em busca das modelos. Consegui essa hoje com os pingos da chuva já caindo.

Moth. by Fernando Pires, no Flickr

Abs e espero que todos estejam bem.

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #1255 Online: 17 de Maio de 2021, 00:55:42
Aqui tem chovido muito nas ultimas semanas, principalmente nos finais de semana e tem atrapalhado as nossas incursões na área verde em busca das modelos. Consegui essa hoje com os pingos da chuva já caindo.

Moth. by Fernando Pires, no Flickr
Abs e espero que todos estejam bem.
Ficou bonita, uma boa combinaçao de palha com o tom ligeiramente azulado da borboleta/mariposa.. As vezes em cliques apressados se consegue extrair belas imagens, essa ficou atraente e incomum..

Essa ficou muito boa, impressionante essa nitidez e a magnificação da lente é muito poderosa de fato. As cores eu gostei muito. :clap:
Valeu, Fernando!
A ampliaçao aparente tem a ver com o sensor cropado, onde o 1:1 em m4/3 equivale a 2:1 nas FF, uma vantagem desse sistema em macro. A nitidez é qualidade direta da lente, uma pequena notável...

« Última modificação: 17 de Maio de 2021, 00:57:26 por angelone »

Fernandojps

• Membro Ativo
Resposta #1256 Online: 17 de Maio de 2021, 10:16:13
Ficou bonita, uma boa combinaçao de palha com o tom ligeiramente azulado da borboleta/mariposa.. As vezes em cliques apressados se consegue extrair belas imagens, essa ficou atraente e incomum..

Obrigado pelo incentivo e vamos tentando melhorar a cada dificuldade nova que aparece! :ok:
Angelo não sei se você já recebeu os anéis que estavam presos nos correios, mas vou te confidenciar, essa mudança para aqueles  com auto focus,  me criou uma dificuldade extra, maiores desafios com a luz! É impressionante como o jeito de fotografar e os ajustes feitos para cada clic ,tem exigido uma atenção extra, especifica de ISO e do flash. Caramba até o "Pringles"que estava encostado, já estou aventando a possibilidade de usá-lo, novamente, para observar o comportamento e o resultado das imagens.
Abs 
« Última modificação: 17 de Maio de 2021, 10:17:47 por Fernandojps »

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #1257 Online: 17 de Maio de 2021, 22:57:35
..mas vou te confidenciar, essa mudança para aqueles  com auto focus,  me criou uma dificuldade extra, maiores desafios com a luz! É impressionante como o jeito de fotografar e os ajustes feitos para cada clic ,tem exigido uma atenção extra, especifica de ISO e do flash. Caramba até o "Pringles"que estava encostado, já estou aventando a possibilidade de usá-lo, novamente, para observar o comportamento e o resultado das imagens.
Essas novas dificuldades em relaçao a luz q vc esta tendo, tem sentido. Com os tubos mecânicos, a lente mantinha sempre a abertura máxima unicamente, assim voce provavelmente já havia escolhido a melhor configuraçao do conjunto que incluia potencia do flash, difusor e ISO mais adequado, sem maiores flutuaçoes. Agora com aberturas menores do diafragma q vc esta usando, obviamente tem q aumentar a potencia do flash, considerando a perda de luz pelo difusor, etc.. e ai só vários testes para escolher o melhor set,  mas se deixar  o flash no TTL e variantes, ajuda muito. Mesmo assim a relaçao da potencia da luz do flash + difusor em dada abertura vai alterar a iluminaçao. Se vc usar ISO fixo e flash manual, vai ter q alterar com frequencia um ou outro, ou os dois, dependendo também o tema e do fundo, em suma, baita trabalho rsrs.. Eu demorei para acertar o ISO em relaçao a abertura que normalmente utilizo (f/16) em funçao do meu mini flash + difusor DIY. O melhor resultado em termos de iluminaçao que consegui com meu sisteminha foi ISO 400, Flash TTL (fill in) de enchimento e f/16, que utilizo praticamente em todas as fotos  macro com flash (sincronizado a 1/250). Dessa forma rarissimamente a iluminaçao nao sai boa:  se abaixo o ISO piora, ai tenho q usar diafragma maior e por ai vai.. Ah, AF da lente praticamente nao uso, apesar da minha ter limitador de distancia, as vezes fica "caçando foco", por isso uso só com insetos grandes e para localiza-los rapidamente, mas sempre alterno para manual na hora do clique, via um rápido botao de acesso para comutar..
Espero nao ter enrolado muito rs..

Angelo não sei se você já recebeu os anéis que estavam presos nos correios..
Nao recebi e, pelo jeito, nao vou receber :(  Realmente estou curioso para fazer uns testes com eles. Vou esperar até o fim do mes e se nao chegar compro outros, apesar q ai serão mais alguns meses para chegar, se chegar rs..
Por outro lado, hoje, agora a pouco, resolvi fazer um teste com uma 28mm f2.8 e TC 2X, ambos Tokina, para ver o nivel de ampliaçao e fiquei animado: maior que 3 vezes!!  TC + 28mm invertida. Amanha farei uns testes para ver o nivel de qualidade, mas boto fé, a lente é fixa e o TC de 7 elementos.. O chato de lente manual é que é praticamente obrigatória ter uma iluminaçao para focar qdo se usa diagragma fechado, vou pensar em  alguma gambiarra rs..
« Última modificação: 17 de Maio de 2021, 23:11:24 por angelone »

Marcelo Rezende

• Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1258 Online: 17 de Maio de 2021, 23:13:12
Pessoal, não que desvirtuar o post não,  mas não e só inseto e flores não, ne?!?! posso variar??  :assobi:

1
Churras_B-2 by Marcelo Rezende, no Flickr
2
Churras_B-3 by Marcelo Rezende, no Flickr

Feitas aqui na lage mesmo...6D + 24x70 + TE + YN622TX +YN560 + Difusor Caseiro feito com a caixa do Flash

Abs
M Rezende

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #1259 Online: 18 de Maio de 2021, 22:10:22
Pessoal, não que desvirtuar o post não,  mas não e só inseto e flores não, ne?!?! posso variar??  :assobi:

Feitas aqui na lage mesmo...6D + 24x70 + TE + YN622TX +YN560 + Difusor Caseiro feito com a caixa do Flash

Abs
M Rezende

Ninguém diria q foram  feitas na "lage" da sua cobertura  :D
Nao entendo de fotos de alimento, mesmo sendo close-ups, mas para mim estão muito boas;  mesmo nao comendo carne normalmente, confesso que me abriu o apetite rsrs..
Muito realistas, coloridas e bem feitas; donos de restaurante iriam aprovar no ato.
E nao tem essa de desvirtuar o tópico, que é dedicado a macros e close-ups, quaisquer q sejam, e é sempre bom variar. Aqui predomina mais macros de pequenos animais,  mais por preferencias pessoais dos frequentadores, meu caso..
Só acho que fotos legais como essas suas ficam meio escondidas nos coletivos, pois o pessoal nao costuma comentar, nao sei o por que, a nao ser os frequentadores padrão.
« Última modificação: 18 de Maio de 2021, 22:13:32 por angelone »