Autor Tópico: COLETIVO - Macros  (Lida 7056 vezes)

batman2001

• Benfeitor
  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2020, 11:00:47

Afora o foco nos olhos,  e com um pouco mais de iluminaçao, teria ficado ótima..
Também nao tenho prática em macro, mas sei o quão complicado é clicar  bichos vivos. Qualquer micro movimento deles detona a foto, ou seja, para minimizar o problema teria q ter uma velocidade alta. Entao, pergunto: nao daria para usar tb a técnica com flash e velocidade em B, semelhante a q vc esta usando para congelar imersão em liquidos?

Acho que não da certo não, a não ser que esteva com a câmera em um tripé, que não é o caso.....mesmo sabendo que é o flash que vai ``fazer´´ a foto, o minimo que eu mexer deve borrar ....com ela na mão que é o caso. :ponder:
"Dê a um homem um peixe e você o alimentará por um dia. Compre uma câmera para ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965

erickdlm

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • Não é a câmera, é o fotógrafo...
Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2020, 12:12:18
Obrigado Erick pelas dicas!!! :ok: Esta gambi que o Sr. fez parece ser mais complicado para mim....Vi em um canal o cara fazendo um difusor usando lata de batata Jacker, de uma olhadinha logo no inicio do vídeo:

Com certeza essa é uma solução bem mais simples e também é eficiente, só achei na época que não resolvia no meu caso porque eu usava lentes mais longas e tubos extensores, mas para lentes curtas como a 50mm vai tranquilo..

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2020, 08:35:08
Para congelar o movimento é preciso garantir que não tem luz suficiente, por exemplo se estiver na sombra e usar F11 ISO 100, é quase certeza que a foto sem flash vai sair preta, com isso o flash pode congelar o movimento, no sol forte nem sempre funciona..
O debatedor fiz de papelão com papel alumínio, fiz uma espécie de concha de uns 25cm e amarrei no flash.
Com isso sempre deixo o flash virado para cima para rebater sobre essa concha com papel alumínio, dessa forma ajuda a deixar o fundo mais preto e melhorar as sombras.

erickdlm

• Moderador(a) Global
  • Colaborador(a)
Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2020, 15:23:16
Obrigado Erick pelas dicas!!! :ok: Esta gambi que o Sr. fez parece ser mais complicado para mim....Vi em um canal o cara fazendo um difusor usando lata de batata Jacker, de uma olhadinha logo no inicio do vídeo:
Quando tiver feito o seu, posta uma foto aqui... eu mesmo agora fiquei interessado, como estou usando também uma 60mm essa é uma traquitana legal para testar.. :ok:

batman2001

• Benfeitor
  • Membro Ativo
Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2020, 19:28:10
Quando tiver feito o seu, posta uma foto aqui... eu mesmo agora fiquei interessado, como estou usando também uma 60mm essa é uma traquitana legal para testar.. :ok:

Então Erick, eu fiz aqui com o que tinha.....e fiz uns testes sem sucesso para postar algo..... :no:
Acho que comprei a lata pequena, deve ter outra maior, mais larga.....pois a cabeça do flash é um pouco maior do que a lata, então acho que ficou muito para dentro, bem no centro da lata, então, assim tenho que usar uma carga máxima 1/1 + ou 1/2 para ter uma iluminação....antes, usando somente o flash com um papel manteiga, estava usando carga entre, 1/32, 1/64 e 1/128....então, as pilhas vão para o vinagre rapidinho....... :aua: :aua:

Gambi:

Para congelar o movimento é preciso garantir que não tem luz suficiente, por exemplo se estiver na sombra e usar F11 ISO 100, é quase certeza que a foto sem flash vai sair preta, com isso o flash pode congelar o movimento, no sol forte nem sempre funciona..
O debatedor fiz de papelão com papel alumínio, fiz uma espécie de concha de uns 25cm e amarrei no flash.
Com isso sempre deixo o flash virado para cima para rebater sobre essa concha com papel alumínio, dessa forma ajuda a deixar o fundo mais preto e melhorar as sombras.

Gabriel, boas dicas, obrigado, vou tentar aqui.....Estou usando o flash direto mesmo com o sol forte..... 8-)
« Última modificação: 04 de Maio de 2020, 19:34:02 por batman2001 »
"Dê a um homem um peixe e você o alimentará por um dia. Compre uma câmera para ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965

erickdlm

• Moderador(a) Global
  • Colaborador(a)
Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2020, 21:05:06
Então Paulo, no video abaixo, a partir do minuto 5:41 ele dá uma solução que deve resolver o seu problema.

batman2001

• Benfeitor
  • Membro Ativo
Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2020, 21:26:34
Então Paulo, no video abaixo, a partir do minuto 5:41 ele dá uma solução que deve resolver o seu problema.

Valeu Erick....!!! Mas, foi assim mesmo que fiz.....só achei melhor vedar completamente aonde se encaixa o flash, em vez da borrachinha de cabelo que ele usou, quando o Sr. for fazer o seu, repare por dentro do vasilhame que aonde esta encaixado o flash naquele corte, vai ter uma vazão de luz, ...mas não é problema não, é apenas a config. do flash que tenho que acertar fora do que vinha praticando... :ok:...Obrigado pela dica !!!

batman2001

• Benfeitor
  • Membro Ativo
Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2020, 23:10:20
Um fraguante agora pouco.... :assobi:

Marcelo Rezende

• Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #23 Online: 05 de Maio de 2020, 18:47:08
 :( minha primeira paixão na fotografia e oque me fez comprar uma câmera foi a macro fotografia...passando os anos...nunca mais fiz uma.
Mas quando a vida me der tempo livre, volto!

Fernandojps

• Membro Ativo
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2020, 20:48:36

Hoje fui experimentar outras configurações com os tubos e dessa vez usei apenas o numero dois na lente! Foi uma experiencia bem diferente, é uma nova curva de aprendizado, mas fico impressionado com as cores e aumentando profundidade de foco.

The finger that shows everything by Fernando Pires, no Flickr

batman2001

• Benfeitor
  • Membro Ativo
Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2020, 21:32:37
Hoje fui experimentar outras configurações com os tubos e dessa vez usei apenas o numero dois na lente! Foi uma experiencia bem diferente, é uma nova curva de aprendizado, mas fico impressionado com as cores e aumentando profundidade de foco.

Da Hora Fernando as composições ..... :clap: :clap:
Estou brincando aqui com os tubos, mas mesmo com um tubo de 13mm, no sensor cropado fico só no close-up, um sensor full frame é outra historia.... :wub:

batman2001

• Benfeitor
  • Membro Ativo
Resposta #26 Online: 08 de Maio de 2020, 19:15:23
Opa.....!!! Hoje achei umas abelhas, acho que ``peguei´´ uma da hora....mesmo sem focar nos olhos..... :doh:....bicho danado e rápido.... :hysterical:

SReis007

• Conhecendo
  • *
Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2020, 11:26:00
:ponder: :ponder:,,,Hummm....Este tópico esta no local certo ??? Não quero fazer Combate, apenas compartilhar o que estou tentando com o Tubo Extensor, segue por aqui mesmo ???

Com a dica do nosso amigo Fernandojps usando o Tubo Extensor e a 50tinha, eu mergulhei de cabeça e tentando fazer uns MACRO com tudo que tiver no meu quintal.... :doh:...Estou usando somente um flash externo para fazer o registro....e os tubos com config. diferentes....13mm + 21mm+31mm, ou somente um de cada e alternados um de cada.
O foco é complicado...mesmo deixando uma distancia focal em f/7,1, f/9, f/11, não consigo foco em todo ``modelo´´....estou errando aonde ? Em não ter um lente Macro ??
Alguns exemplos :

1 - _MG_8936 by

2 - _MG_9046 by

3 - _MG_9037-02 by
Muito legal suas fotos Batma com Tubo Extensor

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

SReis007

• Conhecendo
  • *
Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2020, 11:28:28
Amigo eu até tentei mais não consegui kkkkkk