Autor Tópico: Como controlar a abertura usando adaptadores para lentes sem conexões?  (Lida 1758 vezes)

filipemosca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Olá pessoal.

Estou querendo começar no mundo da fotografia por Hobby. Essa é minha primeira postagem aqui e não sei se está na categoria certa.

Estou querendo começar comprando uma câmera bem baratinha mirrorless (como uma sony Nex 3 ou Samsung NX100), só pra começar mesmo. Porém, eu pretendo já ir investindo em lentes compatíveis com a Canon, pensando em futuramente comprar uma Canon EOS M. Por exemplo, comprar uma Yongnuo 50mm f1.8.

Estou com muita dúvida em relação a como funcionam os adaptadores e se são viáveis. Se eu colocar um daqueles adaptadores que não posuem conexões eletrônicas, eu sei que ainda consigo fazer o foco manual usando o anel de foco. Não me importo de ter que ficar focando manualmente. Contudo, como eu vou conseguir controlar a abertura do diafragma? Vou precisar comprar lentes com anel para controle do diafragma? Essa lente da Yongnuo, por exemplo, não tem anel de abertura, correto? Então eu ficaria com a abertura fixa de 1.8?

Como eu sei que as lentes permitem controle de abertura? Tem alguma nomeclatura para lentes manuais? Acho que não estou sabendo como pesquisar corretamente.

Também já vi alguns adaptadores que tem um anel próprio de diafragma. Funciona da mesma forma que o diafragma da lente?

É realmente viável o que estou pensando em fazer? Usar adaptadores sem conectores e conseguir tirar boas fotos manualmente?

Muitíssimo obrigado!!!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2020, 23:01:00
Com adaptador simples não vai conseguir controlar o diafragma, simples assim. Fica fixa na abertura máxima.

O jeito seria torrar mil reais num adaptador com contatos eletrônicos, o que não faz muito sentido.

Se quer comprar lentes para DSLR, Por quê não compra um corpo DSLR baratinho?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 02:08:08
Como eu sei que as lentes permitem controle de abertura? Tem alguma nomeclatura para lentes manuais? Acho que não estou sabendo como pesquisar corretamente.

Também já vi alguns adaptadores que tem um anel próprio de diafragma. Funciona da mesma forma que o diafragma da lente?

É realmente viável o que estou pensando em fazer? Usar adaptadores sem conectores e conseguir tirar boas fotos manualmente?

As lentes Canon somente têm controle eletrônico de abertura. Como o Checheel falou, só os adaptadores mais caros vão funcionar.

A grande maioria das lentes Nikon, por outro lado, possuem uma alavanca de controle da abertura. As lentes um pouco mais antigas ainda terão controle de abertura na própria lente. É fácil identificar estas, basta ver se têm anel de abertura. As que não têm anel sempre têm G no nome. Por exemplo:  AF-S DX Zoom-Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G ED II. As G podem ser controladas pelo adaptador, mas não é muito fácil, porque o controle de abertura no adaptador possui um curso bem curto variando da abertura mínima pra máxima.

Finalmente, não existe adaptador de Sony E pra lentes EOS M, até onde sei. Nem vice-versa.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2020, 02:13:07 por felipemendes »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 15:56:54


Finalmente, não existe adaptador de Sony E pra lentes EOS M, até onde sei. Nem vice-versa.
Pelo que eu entendi ele quer comprar lentes EF para DSLR (como essa YN 50mm) para usar temporariamente em uma mirrorless baratinha com adaptador para no futuro comprar uma EOS M e usar a mesma lente na M com adaptador. É uma salada que não faz sentido, melhor comprar um corpo DSLR baratinho como os T?i da vida.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 18:31:50
Olá pessoal.

Estou querendo começar no mundo da fotografia por Hobby. Essa é minha primeira postagem aqui e não sei se está na categoria certa.

Estou querendo começar comprando uma câmera bem baratinha mirrorless (como uma sony Nex 3 ou Samsung NX100), só pra começar mesmo. Porém, eu pretendo já ir investindo em lentes compatíveis com a Canon, pensando em futuramente comprar uma Canon EOS M. Por exemplo, comprar uma Yongnuo 50mm f1.8.

Estou com muita dúvida em relação a como funcionam os adaptadores e se são viáveis. Se eu colocar um daqueles adaptadores que não posuem conexões eletrônicas, eu sei que ainda consigo fazer o foco manual usando o anel de foco. Não me importo de ter que ficar focando manualmente. Contudo, como eu vou conseguir controlar a abertura do diafragma? Vou precisar comprar lentes com anel para controle do diafragma? Essa lente da Yongnuo, por exemplo, não tem anel de abertura, correto? Então eu ficaria com a abertura fixa de 1.8?

Como eu sei que as lentes permitem controle de abertura? Tem alguma nomeclatura para lentes manuais? Acho que não estou sabendo como pesquisar corretamente.

Também já vi alguns adaptadores que tem um anel próprio de diafragma. Funciona da mesma forma que o diafragma da lente?

É realmente viável o que estou pensando em fazer? Usar adaptadores sem conectores e conseguir tirar boas fotos manualmente?

Muitíssimo obrigado!!!
Cara , uma opinião sincera: quanto você está disposto a investir na câmera? Esse é o primeiro ponto que precisa ser resolvido por você, ok.

Considerando como você mesmo disse, que seu uso é para aprendizado/amador, eu sugiro pular as Sony Nex e Samsung NX e ir direto para uma Mirrorless da Canon como por exemplo uma M100 usada em bom estado (preço médio 1.400 reais) já com lente do kit uma 15-45. Além disso você poderá usar um adaptador oficial da própria Canon para usar as lentes EF/EF-s das DSLR da Canon para a sua câmera. Por exemplo, você pode usar ela e uma 24MM 2.8 pancake pra fotografia de rua, um kit leve e versátil.

Falando sobre as primeiras lentes da Youngnuo, o autofoco não é compatível em outros modelos com adaptadores. Mesmo que o adaptador tenha o autofoco , as lentes da Youngnuo não funcionam nele, então precisará usar o foco manual.

Na questão da abertura, as Mirrorless te abrem um leque gigante de possibilidades para usar lentes antigas com seu devido adaptador. Ao usar as lentes vintage você terá total controle do foco e da abertura da lente.

Se você usar adaptadores simples nas lentes mais novas, perderá a questão da abertura pois a abertura nas lentes novas é controlada de maneira eletrônica. Para se fazer isso precisará ou do adaptador oficial da Canon ou se usar Mirrorless de outras marcas, como por exemplo a Sony, os adaptadores com eletrônica para abertura e foco são bem mais caros. Some a isso o fato do autofoco geralmente nunca funcionar de maneira rápida, afinal são dois sistemas diferentes se conversando (isso para lentes oficiais da Canon), mas a abertura se consegue, porém o adaptador eletrônico é bem mais caro.

Eu optaria por essa opção ou já compraria uma DSLR compacta mesmo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2020, 19:40:47
Pelo que eu entendi ele quer comprar lentes EF para DSLR (como essa YN 50mm) para usar temporariamente em uma mirrorless baratinha com adaptador para no futuro comprar uma EOS M e usar a mesma lente na M com adaptador. É uma salada que não faz sentido, melhor comprar um corpo DSLR baratinho como os T?i da vida.
Não, não faz sentido. Eu só estava explorando o assunto. Mas concordo que é melhor comprar uma DSLR batara. Eu mesmo quase estou fazendo isso, pra fazer umas experiências aqui.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



filipemosca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 15:36:24
Eu não queria gastar mais do que 1.000 reais com uma câmera. Queria uma câmera baratinha para poder levar sempre comigo, já que meu celular tem uma câmera horrível e me sinto praticamente impossibilitado de tirar fotos no dia a dia. Até posso gastar um pouco mais de mil reais, mas tenho muito medo ser assaltado ou furtado, por isso queria economizar ao máximo e ainda ter uma boa câmera.

Estava considerando mais uma mirrorless por serem menores e fáceis de carregar sempre na bolsa. Minha ideia era que a câmera fosse uma extensão do celular mesmo, pra carregar sempre.

Entretanto, me sugeriram uma DSLR Canon T aqui e fui pesquisar os preços. Da pra encontrar T3 e T3i por valores abaixo de 1.000 reais. São trambolhos mas estou considerando comprar uma pela praticidade de usar as lentes sem adaptadores e pelo preço mais em conta que as boas mirrorless.

A Canon T3 é uma câmera de 2011. Ainda vale a pena comprar uma em pleno 2020?

Obrigado pelas dicas, pessoal.
Por mais que eu quisesse muito uma mirrorless, estou abandonando essa ideia tendo em vista o custo benefício. De qualquer forma nunca tive uma câmera com lentes intercambiáveis e já seria um belo avanço pra começar a aprender mais de fotografia como hobby.


filipemosca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 15:43:00
Com adaptador simples não vai conseguir controlar o diafragma, simples assim. Fica fixa na abertura máxima.

O jeito seria torrar mil reais num adaptador com contatos eletrônicos, o que não faz muito sentido.

Se quer comprar lentes para DSLR, Por quê não compra um corpo DSLR baratinho?

Minha principal dúvida era essa. A abertura fica travada na máxima, né?
Então pelo visto seria um desperdício eu pagar caro numa lente e não poder usar o máximo que ela tem a oferecer. Vou acabar comprando uma DSLR da Canon mesmo, pela praticidade.

Fiquei acompanhando que a Nikon encerrou as atividades no Brasil. Vocês acham que não compensa mais comprar uma DSLR usada da Nikon nos dias de hoje?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 16:54:40
Fiquei acompanhando que a Nikon encerrou as atividades no Brasil. Vocês acham que não compensa mais comprar uma DSLR usada da Nikon nos dias de hoje?

Continua tendo produtos no Brasil. Tem serviço especializado, embora acho que não autorizado. Tem tópicos recentes sobre o assunto, vale a pena peqsuisar.

Também tem câmeras boas; só não recomendo as Nikon 1, que são as primeiras ML Nikon, com sensor pequenininho. Nem pela qualidade (que é muito boa), mas por ser um sistema abandonado que também é sem saída: os equipamentos Nikon 1 não servem em nenhum outro sistema.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 00:08:09
Minha principal dúvida era essa. A abertura fica travada na máxima, né?
Então pelo visto seria um desperdício eu pagar caro numa lente e não poder usar o máximo que ela tem a oferecer. Vou acabar comprando uma DSLR da Canon mesmo, pela praticidade.

Fiquei acompanhando que a Nikon encerrou as atividades no Brasil. Vocês acham que não compensa mais comprar uma DSLR usada da Nikon nos dias de hoje?
As DSLRs da Nikon são ótimas, Custo-X-Benefício muito bom, sempre estiveram a frente da Canon em termos de sensor. O problema é preço e disponibilidade das lentes. Por exemplo, mesmo lentes de terceiros como Sigma Art você encontra mais opções de usadas a venda para Canon do que para Nikon. Uma lente que tenho interesse é a Tamron 45mm 1.8 VC, existem 4 a venda no ML: 3 Canon e 1 Sony, nenhuma para Nikon. E assim vai. Melhor ir de Canon pela disponibilidade e preço de lentes.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 00:39:45
Eu não queria gastar mais do que 1.000 reais com uma câmera. Queria uma câmera baratinha para poder levar sempre comigo, já que meu celular tem uma câmera horrível e me sinto praticamente impossibilitado de tirar fotos no dia a dia. Até posso gastar um pouco mais de mil reais, mas tenho muito medo ser assaltado ou furtado, por isso queria economizar ao máximo e ainda ter uma boa câmera.

Estava considerando mais uma mirrorless por serem menores e fáceis de carregar sempre na bolsa. Minha ideia era que a câmera fosse uma extensão do celular mesmo, pra carregar sempre.

Entretanto, me sugeriram uma DSLR Canon T aqui e fui pesquisar os preços. Da pra encontrar T3 e T3i por valores abaixo de 1.000 reais. São trambolhos mas estou considerando comprar uma pela praticidade de usar as lentes sem adaptadores e pelo preço mais em conta que as boas mirrorless.

A Canon T3 é uma câmera de 2011. Ainda vale a pena comprar uma em pleno 2020?

Obrigado pelas dicas, pessoal.
Por mais que eu quisesse muito uma mirrorless, estou abandonando essa ideia tendo em vista o custo benefício. De qualquer forma nunca tive uma câmera com lentes intercambiáveis e já seria um belo avanço pra começar a aprender mais de fotografia como hobby.

Filipe  , semana passada vendi minha Sony Nex F3 com a lente 18-55 por 600 reais. Dá uma pesquisa no OLX da sua região ou Mercadolivre , sempre tem Sony Nex F3 ou F5n por preços bem camaradas. Com a diferença, pode investir em adaptador e lente vintage. A Sony Nex é uma maravilha pra usar lentes manuais, o kit é bem compacto.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 11:36:25
Entretanto, me sugeriram uma DSLR Canon T aqui e fui pesquisar os preços. Da pra encontrar T3 e T3i por valores abaixo de 1.000 reais. São trambolhos mas estou considerando comprar uma pela praticidade de usar as lentes sem adaptadores e pelo preço mais em conta que as boas mirrorless.

A Canon T3 é uma câmera de 2011. Ainda vale a pena comprar uma em pleno 2020?
Olha, essas câmeras de entrada ninguém mais compra, estão obsoletas graças aos smartphones. E o público alvo delas não tem a mínima noção de valores, por isso você vê  tantas câmeras antigas a preços altos. Pra mim essas câmeras não valem mais do que 500 reais. Pense em comprar algo que você vai conseguir revender no futuro sem perder nem um real. Não entendo de preços de Canon, senão daria um dica, só entendo de preços de Nikon e sei que dá pra comprar uma D3200 por 600 reais.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2020, 11:36:52 por Checheel »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 00:38:44
Olha, essas câmeras de entrada ninguém mais compra, estão obsoletas graças aos smartphones. E o público alvo delas não tem a mínima noção de valores, por isso você vê  tantas câmeras antigas a preços altos. Pra mim essas câmeras não valem mais do que 500 reais. Pense em comprar algo que você vai conseguir revender no futuro sem perder nem um real. Não entendo de preços de Canon, senão daria um dica, só entendo de preços de Nikon e sei que dá pra comprar uma D3200 por 600 reais.

Vendi uma Nex semana passada e uma Canon T1i , cada uma por 600 reais. Se pesquisar no OLX, dá pra encontrar bons equipamentos por bons valores. Mas realmente, hoje em dia, pagar 1.000 reais numa T3i, não compensa. A câmera com lente do kit e no máximo 50K cliques e em bom estado custa no máximo 700 reais, mais do que isso não pague.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 23:45:44
Eu não queria gastar mais do que 1.000 reais com uma câmera. Queria uma câmera baratinha para poder levar sempre comigo, já que meu celular tem uma câmera horrível e me sinto praticamente impossibilitado de tirar fotos no dia a dia. Até posso gastar um pouco mais de mil reais, mas tenho muito medo ser assaltado ou furtado, por isso queria economizar ao máximo e ainda ter uma boa câmera.

Estava considerando mais uma mirrorless por serem menores e fáceis de carregar sempre na bolsa. Minha ideia era que a câmera fosse uma extensão do celular mesmo, pra carregar sempre.

Entretanto, me sugeriram uma DSLR Canon T aqui e fui pesquisar os preços. Da pra encontrar T3 e T3i por valores abaixo de 1.000 reais. São trambolhos mas estou considerando comprar uma pela praticidade de usar as lentes sem adaptadores e pelo preço mais em conta que as boas mirrorless.

A Canon T3 é uma câmera de 2011. Ainda vale a pena comprar uma em pleno 2020?

Obrigado pelas dicas, pessoal.
Por mais que eu quisesse muito uma mirrorless, estou abandonando essa ideia tendo em vista o custo benefício. De qualquer forma nunca tive uma câmera com lentes intercambiáveis e já seria um belo avanço pra começar a aprender mais de fotografia como hobby.
Eu queria saber qual Canon M você considera boa, pois tem EOS M a partir de 700 reais a venda. O problema é o preço das lentes com mount M.

E sobre a Canon T3 de 2011, a Canon tem câmeras recentes com esse mesmo sensor aí, Canon T6, T100, essas tranqueiras todas, todas requentadas com alguma perfumaria a mais, como wifi etc.

E outra, qual seu smartphone?