Autor Tópico: Pentax desenvolve camera K3 III aos apaixonados or fotografia PB.  (Lida 3044 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2023, 11:07:52
O problema é que se não é comercial, só pode ser câmera que tenha status. Portanto mais seleta.
E se não for esse esquema, alguns críticos se ofendem.

Não necessariamente por status. Por incrível que pareça tem bastante gente fotografando em PB, claro que muito menos do que em cores, mas tem. Na minha última viagem para o exterior, fiquei impressionado com a quantidade de câmeras analógicas na rua, com gente nova, idoso, etc. Não dá para comparar com o numero de celulares obviamente, mas vi muitas vezes mais do que o número que eu imaginaria ver. E reparei que nas lojas há uma oferta grande de filmes p&B da Ilford e da Foma. Então clientela para P&B existe, mas é um nicho.

Sensor mono tem vantagens para fotografia p&b e uma delas é a inexistência do "color alias" um efeito que sempre acontece nos sensores bayer coloridos e que resulta em perda de definição mas isso é papo para outro tópico.

Eu curto foto em PB mas não pagaria $2k em uma câmera dedicada para isso a não ser que eu fosse ganhar dinheiro com isso. Nem Pentax nem muito menos Leica Monochrom...

Mas para astrofotografia a sério, ela é bem interessante. Novamente coisa técnica, de nicho.

O cara que quer status compra uma Leica e não uma Pentax mono que tem a mesma cara de uma K3 convencional.
 


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2023, 12:44:51
Não necessariamente por status. Por incrível que pareça tem bastante gente fotografando em PB, claro que muito menos do que em cores, mas tem. Na minha última viagem para o exterior, fiquei impressionado com a quantidade de câmeras analógicas na rua, com gente nova, idoso, etc. Não dá para comparar com o numero de celulares obviamente, mas vi muitas vezes mais do que o número que eu imaginaria ver. E reparei que nas lojas há uma oferta grande de filmes p&B da Ilford e da Foma. Então clientela para P&B existe, mas é um nicho.

Sensor mono tem vantagens para fotografia p&b e uma delas é a inexistência do "color alias" um efeito que sempre acontece nos sensores bayer coloridos e que resulta em perda de definição mas isso é papo para outro tópico.

Eu curto foto em PB mas não pagaria $2k em uma câmera dedicada para isso a não ser que eu fosse ganhar dinheiro com isso. Nem Pentax nem muito menos Leica Monochrom...

Mas para astrofotografia a sério, ela é bem interessante. Novamente coisa técnica, de nicho.

O cara que quer status compra uma Leica e não uma Pentax mono que tem a mesma cara de uma K3 convencional.
 

Não tem nada há ver com Leica. Mas gente comercial que acha que não pode ter outra proposta dentro do mercado com optical view finder.


« Última modificação: 27 de Abril de 2023, 12:49:42 por Leonardo Tonin »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2023, 12:51:29
Gente que segue o ciclo mais comercial ,  não deixa uma empresa que nem compete na mesma área, oferecer um produto diferenciado por um valor mais acessível para um nicho. Não tem nada há ver com Leica. Mas gente que acha que não pode ter outra proposta dentro do mercado com optical view finder.

A Pentax faz porque quer e não porque precisa, já falaram mais de uma vez isso, os caras tem uma visão diferente do massificado.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2023, 13:38:27
A Pentax faz porque quer e não porque precisa, já falaram mais de uma vez isso, os caras tem uma visão diferente do massificado.

Desculpe, eu não quero mais nem comentar essas coisas negativas para a comunidade fotográfica. Nem dar ouvidos. Deu.
« Última modificação: 27 de Abril de 2023, 13:39:25 por Leonardo Tonin »