Autor Tópico: Backup pós eventos  (Lida 4651 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.286
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Fevereiro de 2020, 15:05:59
Então pessoal,

Gostaria de saber como que os colegas fotógrafos fazem seus backup´s pós eventos.

Levam notebook junto? Usam aqueles leitores de cartão que tem hd ou ssd interno? Usam otg do smartphone?
Ou apenas quando chegam em casa/empresa?


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 15:29:54
Opa, beleza?

Então, eu faço no evento. Sempre levo um assistente na equipe que ajuda com equips e tal, e na festa ele se responsabiliza por isso.
Levo um Notebook, um Leitor USB 3.0 e um SSD externo por motivos de performance

Com HDs tradicionais e usando o slot de cartão do notebook, era fácil ter casos que demorava de 30 a 35 min pra descarregar um único card, então já tiveram casos onde ficamos até o finalzão da festa, qdo já tinha ido quase todo mundo embora.

Usando um leitor 3.0 e uma SSD externa, conseguimos reduzir pra uma média de 7 a 9 min por card

O assistente fica responsável por coletar o card de todo mundo e ele renomeia a pasta DENTRO do cartão, pq se o cara por algum motivo colocar o card de volta na cam, fazer mais umas fotos e entregar de volta pro assist, ele saberá que uma das pastas lá dentro já foi copiada, o que impede de duplicar o backup.

EU gostaria de poder espelhar esse backup pra MAIS UM SSD, mas aí o tempo não deixa rsrs. Então saímos de lá com os cartões na cueca e o SSD escondido em algum outro lugar  :D

Chegando em casa, agora eu trabalho com 2 HDs de 4tb POR ANO, então eu já descarrego os Raws pra essas duas HDs de uma vez, largo de madrugada fazendo e aí pela manhã já tenho 4 backups do evento. Aí posso limpar os cards e a SSD externa.

Leitor e SSD que eu recomendo:

- SSD Samsung T5 de 500gb (aguenta 2 eventos Foto+vídeo fácil fácil)
https://www.amazon.com/Samsung-T5-Portable-SSD-MU-PA500B/dp/B073GZBT36/ref=sr_1_3?crid=14QOT1XAO6ZSF&keywords=ssd+samsung+500gb&qid=1581359424&sprefix=SSD+Samsung+%2Caps%2C376&sr=8-3

- Leitor USB 3.0
Qualquer um haha, desde que seja USB 3.0 e vc tenha USB 3.0 no notebook




Edit:
Já usei esse cara aqui pra fazer backup:
https://www.amazon.com/dp/B01F5LVTO4/ref=twister_B06XHXFGDK?_encoding=UTF8&psc=1

A proposta é muito boa, vc só plugaria o card e ela faria automaticamente o backup. Dá pra acompanhar pelo celular e ele ainda tem um controle que, se vc faz algumas fotos em um card já descarregado, ele vai descarregar só as fotos novas. E ainda por cima é powerbank de 10.000mAh, dá pra carregar celular e se bobear talvez até uma câmera pelo USB

Tudo lindo e maravilhoso, uma pena que não funciona.
A confiabilidade é péssima. Ela é temperamental, funciona quando quer. Tem limitação com relação a marcas e modelos de cartões suportados, então pra quem tem bastante freela isso é péssimo. Só suporta SD, se tiver que descarregar MicroSD ou CompactFlash fudeu... às vezes ela decide que não vai mais reconhecer um card q ela reconheceu a 5 minutos atrás...

Enfim... seria lindo se funcionasse, pq aí dispensaria levar o notebook.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2020, 15:37:36 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 15:55:44
Usam aqueles leitores de cartão que tem hd ou ssd interno?

Eu uso um desses, acho bem prático. Não gosto de sair de algum evento sem pelo menos duas cópias de cada foto em lugares diferentes.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 16:09:51
No passado eu levava notebook pra fazer bkp, mas depois entendi que era somente uma coisa a mais para se preocupar com segurança/roubo/local para ficar guardado laptop durante o evento, além do peso, e do tempo que perdia para fazer o bkp.

Depois descobri que era mais fácil ter vários cartões de memória de boa qualidade, e de grande capacidade para não ter que fazer bkp no evento. Transporto eles em uma bolsa/carteira bem confortável, mas antes disso coloco todos eles dentro do estojinho de plástico.

Fazer bkp durante o evento ou depois no escritorio pra mim é a mesma coisa.

Agora quem não consegue viver assim deste jeito meu, o melhor mesmo e mais seguro, é usar uma câmera com 2 slots de cartão, assim se durante o evento sua câmera não queimar, não for roubada durante, ou ainda não der algum tipo de problema eletrônico na interface de gravação dos cartões, o bkp já está ali.

Observação só pra brincar com um colega: Se vc mora em Sorocaba, cuidado, grande chance de dar pau no seu cartão antes mesmo de fazer o bkp.

Em tempo: dependendo do local e do evento, no retorno pra casa tranporto os cartões em um local diferente, bem longe do bag de equipamentos.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2020, 16:11:43 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 16:33:55
Em tempo: dependendo do local e do evento, no retorno pra casa tranporto os cartões em um local diferente, bem longe do bag de equipamentos.

O grande problema é isso, a chance de ser assaltado entre o trajeto do evento até em casa/escritório. Morando em grandes capitais essa chance não é baixa. Nunca aconteceu comigo e espero que nunca aconteça, mas já ouvi 2 relatos de gente que passou por isso e perdeu todas as fotos, só ficou com as do freela.

Eu já cheguei a levar laptop pra fazer backup, mas aí tem isso mesmo que você falou, é algo a mais pra se preocupar e, enquanto tá baixando as fotos, não dá pra largar ele sozinho. Meu HD eu deixo no bolso enquanto tá descarregando o cartão.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 16:36:38
O grande problema é isso, a chance de ser assaltado entre o trajeto do evento até em casa/escritório. Morando em grandes capitais essa chance não é baixa. Nunca aconteceu comigo e espero que nunca aconteça, mas já ouvi 2 relatos de gente que passou por isso e perdeu todas as fotos, só ficou com as do freela.

Eu já cheguei a levar laptop pra fazer backup, mas aí tem isso mesmo que você falou, é algo a mais pra se preocupar e, enquanto tá baixando as fotos, não dá pra largar ele sozinho. Meu HD eu deixo no bolso enquanto tá descarregando o cartão.

Sim, já ouvi falar de boatos de que alguns seguranças dos buffets ficam de olho e "dão a letra" quando a equipe de foto/video tá saindo  :( :(
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2020, 16:36:59 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.286
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 16:57:16
Interessante que cada um tem o seu jeito de realizar o backup.

Eu gostaria de adquirir o Colorspace UDMA 3 que possui o leitor sd e vem com hd interno podendo ser trocado por um ssd ou hd maior. Pouco maior que um celular e é leve.
Apenas a velocidade que não é das mais rápidas, por volta de 30mb/s. Mas é impossível achar no Brasil e o valor é meio salgado mesmo nos EUA.

Notebook acho o jeito melhor por ser rápido, porém é pesado e como já disseram uma coisa a mais para se preocupar em caso de roubo.

A última opção OTG até fiz em casa para teste, passei para a memória interna do smartphone os jpg´s
Demorou cerca de 40 min um cartão de 32gb


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 17:13:28
No passado eu levava notebook pra fazer bkp, mas depois entendi que era somente uma coisa a mais para se preocupar com segurança/roubo/local para ficar guardado laptop durante o evento, além do peso, e do tempo que perdia para fazer o bkp.

Depois descobri que era mais fácil ter vários cartões de memória de boa qualidade, e de grande capacidade para não ter que fazer bkp no evento. Transporto eles em uma bolsa/carteira bem confortável, mas antes disso coloco todos eles dentro do estojinho de plástico.

Fazer bkp durante o evento ou depois no escritorio pra mim é a mesma coisa.

Agora quem não consegue viver assim deste jeito meu, o melhor mesmo e mais seguro, é usar uma câmera com 2 slots de cartão, assim se durante o evento sua câmera não queimar, não for roubada durante, ou ainda não der algum tipo de problema eletrônico na interface de gravação dos cartões, o bkp já está ali.

Observação só pra brincar com um colega: Se vc mora em Sorocaba, cuidado, grande chance de dar pau no seu cartão antes mesmo de fazer o bkp.

Em tempo: dependendo do local e do evento, no retorno pra casa tranporto os cartões em um local diferente, bem longe do bag de equipamentos.

Penso assim também.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 17:55:07
Sim, já ouvi falar de boatos de que alguns seguranças dos buffets ficam de olho e "dão a letra" quando a equipe de foto/video tá saindo  :( :(

Mas o que eu acho é que a maior vantagem do backup na hora não é nem a questão da segurança, mas sim a dos freelas. Eu descarrego os cartões dos freelancers lá na hora, daí não tenho que me preocupar em combinar deles me passarem as fotos depois. Daí eles vão com seus cartões pra casa, com as suas fotos, tudo na paz.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 18:24:41
Neste tópico aqui, o Nando estava atrás de um modelo específico, que é bem falado:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,135819.0.html

Dependendo do volume de dados, ainda acho melhor um celular antigo com cartão microSD de tamanho suficiente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 18:37:36
Mas o que eu acho é que a maior vantagem do backup na hora não é nem a questão da segurança, mas sim a dos freelas. Eu descarrego os cartões dos freelancers lá na hora, daí não tenho que me preocupar em combinar deles me passarem as fotos depois. Daí eles vão com seus cartões pra casa, com as suas fotos, tudo na paz.
Mas é por isso que eu tenho vários cartões, todos de boa qualidade, entrego para os freelas e eles me devolvem no final.  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 18:42:05
Mas é por isso que eu tenho vários cartões, todos de boa qualidade, entrego para os freelas e eles me devolvem no final.  :ok:

Entendi. É que eu deixo os freelas usarem os cartões deles pra que eles possam levar as fotos deles pra casa. Eu geralmente deixo usarem as fotos deles pra portfolio, desde que me marquem na publicação.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 19:00:49
Entendi. É que eu deixo os freelas usarem os cartões deles pra que eles possam levar as fotos deles pra casa. Eu geralmente deixo usarem as fotos deles pra portfolio, desde que me marquem na publicação.
Sim compreendo perfeitamente... Eu faço assim, depois que termino a edição eu deixo as fotos deles a disposição para download.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 19:40:27
Observação só pra brincar com um colega: Se vc mora em Sorocaba, cuidado, grande chance de dar pau no seu cartão antes mesmo de fazer o bkp.

 :ponder:



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2020, 20:32:05
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

 :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.