Autor Tópico: Backup pós eventos  (Lida 4622 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #30 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 07:57:49


.

Já chega ter que comprar equipamento de novo imagina sofrer um processo. :doh:

O contrato pode e deve limitar as sanções impostas ao fotógrafo.

Sent from my motorola one using Tapatalk



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #31 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:15:16

O contrato pode e deve limitar as sanções impostas ao fotógrafo.


Na teoria sim, mas pelo q eu ouvi de uns colegas o juiz pode olhar o contrato e, dependendo do humor dele, falar que tá tudo inválido ali e que se lasque as cláusulas q vc escreveu  :(
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:15:45
Em uma possível ação por parte do contratante o fotógrafo não iria se ferrar de qualquer maneira tendo ou não um contrato destes?


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:17:42
Na teoria sim, mas pelo q eu ouvi de uns colegas o juiz pode olhar o contrato e, dependendo do humor dele, falar que tá tudo inválido ali e que se lasque as cláusulas q vc escreveu  :(
É mais ou menos o que perguntei.
De fato, o juiz pode dizer que a responsabilidade está nas costas do profissional que está recebendo pelo trabalho. Se foi roubado/furtado azar o dele...  :(


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #34 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:23:14
Em uma possível ação por parte do contratante o fotógrafo não iria se ferrar de qualquer maneira tendo ou não um contrato destes?
Mas o objetivo do contrato não é evitar que você se ferre, mas limitar (ou tentar limitar) os danos.

Nem todo mundo vai procurar as vias judiciais e se dar ao trabalho de tentar arrancar mais dinheiro ainda de você.

Mas a reputação, sem dúvida, pode ficar bastante abalada. Por isso os backups também são um assunto sério.

Sent from my motorola one using Tapatalk



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:43:14
Mas o objetivo do contrato não é evitar que você se ferre, mas limitar (ou tentar limitar) os danos.

Nem todo mundo vai procurar as vias judiciais e se dar ao trabalho de tentar arrancar mais dinheiro ainda de você.

Mas a reputação, sem dúvida, pode ficar bastante abalada. Por isso os backups também são um assunto sério.

Sent from my motorola one using Tapatalk
Esse é o ponto mais importante, pois notícias boas não se espalham rapidamente já as ruins...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:50:03

Mas a reputação, sem dúvida, pode ficar bastante abalada. Por isso os backups também são um assunto sério.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Ai que me refiro, eu ficaria puto da vida de saber que perdi as fotos do cliente, não é nem por devolver a grana e coisas do tipo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 09:04:02
É mais ou menos o que perguntei.
De fato, o juiz pode dizer que a responsabilidade está nas costas do profissional que está recebendo pelo trabalho. Se foi roubado/furtado azar o dele...  :(

Não pode, já tem muita jurisprudência sobre casos fortuitos.

No máximo o fotografo teria que devolver o dinheiro pago, sem ônus em cima.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #38 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 09:20:29
Não pode, já tem muita jurisprudência sobre casos fortuitos.

No máximo o fotografo teria que devolver o dinheiro pago, sem ônus em cima.

Amém  :clap:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #39 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 09:53:12
Não pode, já tem muita jurisprudência sobre casos fortuitos.
No máximo o fotografo teria que devolver o dinheiro pago, sem ônus em cima.

Quer dizer... Poder, pode... Como disseram antes. Depende muito do juiz.
Mas depois você poderia recorrer e usar a jurisprudência pra revisão da decisão da primeira instância, por exemplo.

Acho interessante a previsão de MULTA no contrato. Além da devolução do dinheiro nesses casos (também prevista em cláusula contratual, inclusive com prazo pra isso).
Isso demonstra boa fé por parte do CONTRATADO. Isso amansa qualquer juiz, segundo meu advogado.
Mesmo que seja um valor pequeno. Vinculado ao valor do contrato. Tipo 10-20%, que é uma multa aceitável.

Claro que há prejuízo quando perdemos um material. Com equipamento junto então... Mesmo com seguro, sempre dá prejuízo.
Eu não seguro minha mochila, cartões, flash, rf, por exemplo.
Mas como falei antes... A boa fé de entender o prejuízo (às vezes irreparável) ao cliente é fundamental pra qualquer prestador de serviço sério.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 10:19:51

Acho interessante a previsão de MULTA no contrato. Além da devolução do dinheiro nesses casos (também prevista em cláusula contratual, inclusive com prazo pra isso).
Isso demonstra boa fé por parte do CONTRATADO. Isso amansa qualquer juiz, segundo meu advogado.
Mesmo que seja um valor pequeno. Vinculado ao valor do contrato. Tipo 10-20%, que é uma multa aceitável.


Sim, inclusive tenho uma de multa por cancelamento é reciproca, assim não tem como dizer que o contrato é leonino.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 10:59:05
Estou bem inclinado a comprar um desses:
https://www.amazon.com/RAVPower-FileHub-Wireless-Portable-Transfer/dp/B07P5QDQ1B/ref=sr_1_5?crid=38009T1JG80S8&keywords=portable+hard+drive+with+sd+card+reader&qid=1580487695&sprefix=DRIVE+SD+PORTABLE+CARD%2Caps%2C307&sr=8-5
Aí só precisaria levar isso e o HD externo.. Posso fazer o backup da plateia mesmo.  :assobi: :shock:

Entrei para ver o valor final:

Order Summary
Items:    USD 47.59
Shipping & handling:    USD 8.08
   
Total before tax:    USD 55.67
Estimated tax to be collected:    USD 0.00
Import Fees Deposit:    USD 57.93
Order total:    USD 113.60
Payment Total:    BRL 502,95

Será que comprando e usando aqueles redirecionadores tipo Shopfans, Shipito, MyVipBox e cia ficaria mais em conta?

Edit:
No ML:

Ravpower Filehub Leitor De Cartão Sd / Micro Sd Wireless V19
R$ 599
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2020, 11:01:35 por YP »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #42 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 11:39:10
Sim, inclusive tenho uma de multa por cancelamento é reciproca, assim não tem como dizer que o contrato é leonino.
Idem aqui.  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #43 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 11:46:18
No ML:
Ravpower Filehub Leitor De Cartão Sd / Micro Sd Wireless V19
R$ 599

Legal... Chega em 5 dias aqui em POA.  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #44 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 13:51:06
Como os colegas bem disseram, eu também acho que o mais importante não é a multa e nem devolver o dinheiro, mas sim a reputação do fotógrafo mesmo. Pelo menos pra mim, 90% dos contratos que fecho são por indicação, se perco as fotos de algum casamento o prejuízo pra imagem vai ser enorme.