Autor Tópico: Novas lentes Z devem ser anunciadas Nikkor 20mm f/1.8 and 24-200mm  (Lida 7083 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 11 de Fevereiro de 2020, 15:33:32
Segundo o site Nikon Rumours hoje deve ser anunciado duas novas lentes Z Nikkor 20mm f/1.8 and 24-200mm.

https://nikonrumors.com/2020/02/11/nikon-announcements-tonight-nikon-d6-nikkor-20mm-f-1-8-and-24-200mm-z-lenses.aspx/

Provavelmente a 24-200 deve ter abertura variável algo entre 4.5-5.6

Já que de acordo com o roadmap de lentes da própria Nikon deverá ser anunciada uma 24-105 S-line que deve ter abertura constante f4.
https://www.nikonusa.com/en/nikon-products/camera-lenses/mirrorless-lenses/overview.page

:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 16:06:29
Tem umas coisas na Nikon que eu não entendo. Os caras dizem que o mount novo era pra facilitar o projeto de lentes mais claras. Aí os caras fazem uma 58mm f/0.95 que é um arraso. Até aí, tudo bem. Mas de resto, os caras só lançam lentes f/1.8 ou mais fechadas. Nem tem nada mirabolante, como aquela Canon zoom f/2. E nem muito mais barato que as lentes Canon...

Fora a esquisitice de lançar uma DSLR no mesmo evento de lançamento de duas lentes ML.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 16:54:46
20 1.8  :wub:



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 16:55:29
Tem umas coisas na Nikon que eu não entendo. Os caras dizem que o mount novo era pra facilitar o projeto de lentes mais claras. Aí os caras fazem uma 58mm f/0.95 que é um arraso. Até aí, tudo bem. Mas de resto, os caras só lançam lentes f/1.8 ou mais fechadas. Nem tem nada mirabolante, como aquela Canon zoom f/2. E nem muito mais barato que as lentes Canon...

Fora a esquisitice de lançar uma DSLR no mesmo evento de lançamento de duas lentes ML.
E fora que a 58mm 0.95 é um trambolho e com foco manual.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 17:31:05
 :ponder: Sera que eles irao usar algum sensor medio formato?



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 17:34:30
:ponder: Sera que eles irao usar algum sensor medio formato?

Já li uma especulação a este respeito. Agora, seria uma surpresa. Depois que o padrão estiver bem estabelecido, acho que seria menos improvável.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 17:39:11
E fora que a 58mm 0.95 é um trambolho e com foco manual.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

O fato de ser um trambolho é o de menos. Dizem que a 50mm f/1 da Fuji também será, mas com foco automático. É esperar pra ver, porque acho que o foco só vai funcionar bem com magnficação.

De qualquer forma, pelo menos é uma lente que diz a que veio o sistema. Lentes f/1.8 são legais, mas não têm nada fundamentalmente novo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 19:36:31
O fato de ser um trambolho é o de menos. Dizem que a 50mm f/1 da Fuji também será, mas com foco automático. É esperar pra ver, porque acho que o foco só vai funcionar bem com magnficação.

De qualquer forma, pelo menos é uma lente que diz a que veio o sistema. Lentes f/1.8 são legais, mas não têm nada fundamentalmente novo.
Claro que gem Felipe, eles afirmaram que uma das vantagens era justamente poder fazer lentes mais claras, mais baratas e menores.

A da Fuji será do tamanho de uma 90mm f2 da marca.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 00:07:31
Olha... Tem o Ted Forbes, que elogiou a linha 1.8 z Nikon, ele elogiou a Sony, a Fuji, a Leica.
Ele me parece sensato e experiente.
Quem usou parece ter ficado surpreso.
Talvez o T stop também tenha melhorado mais.

Agora ignorar a concorrencia... Nem Canon nem Nikon podem mais.

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2020, 00:14:29 por Leonardo Tonin »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:00:42
Tem umas coisas na Nikon que eu não entendo. Os caras dizem que o mount novo era pra facilitar o projeto de lentes mais claras. Aí os caras fazem uma 58mm f/0.95 que é um arraso. Até aí, tudo bem. Mas de resto, os caras só lançam lentes f/1.8 ou mais fechadas. Nem tem nada mirabolante, como aquela Canon zoom f/2. E nem muito mais barato que as lentes Canon...

Fora a esquisitice de lançar uma DSLR no mesmo evento de lançamento de duas lentes ML.

Só consigo imaginar que seja por questões de caixa, grana. Tipo a Canon tem mais bala na agulha e uma base de usuários pra lançar uma zoom f/2 que proporcionalmente vai vender muito menos do que outras lentes mais baratas, enquanto a Nikon optou por focar na linha f/1.8 que já fazia sucesso entre os usuários do F-mount. Pode até ter falhas pequenas, expectativas variadas não sendo atendidas, mas pelo que vi até agora, principalmente nas desmontagens de câmeras e lentes pelo cara da Lens Rentals, a Nikon não está economizando na qualidade da construção das lentes. As lentes S até o momento vieram com desempenho óptico superior às equivalentes F e as câmeras, salvo gap de tecnologia tipo eye-AF ou questão de slot duplo, são ótimas lentes. Às vezes, penso que a Nikon, pelo seu tamanho relativamente pequeno quando comparado às concorrentes, começou a trabalhar antes no cenário de vendas baixas, num futuro de equipamentos fotográficos apenas para profissionais e um ou outro amador.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:28:30
Só consigo imaginar que seja por questões de caixa, grana. Tipo a Canon tem mais bala na agulha e uma base de usuários pra lançar uma zoom f/2 que proporcionalmente vai vender muito menos do que outras lentes mais baratas, enquanto a Nikon optou por focar na linha f/1.8 que já fazia sucesso entre os usuários do F-mount. Pode até ter falhas pequenas, expectativas variadas não sendo atendidas, mas pelo que vi até agora, principalmente nas desmontagens de câmeras e lentes pelo cara da Lens Rentals, a Nikon não está economizando na qualidade da construção das lentes. As lentes S até o momento vieram com desempenho óptico superior às equivalentes F e as câmeras, salvo gap de tecnologia tipo eye-AF ou questão de slot duplo, são ótimas lentes. Às vezes, penso que a Nikon, pelo seu tamanho relativamente pequeno quando comparado às concorrentes, começou a trabalhar antes no cenário de vendas baixas, num futuro de equipamentos fotográficos apenas para profissionais e um ou outro amador.

Também enxergo desta forma Carlos.
Assisti as desmontagens da Lens Rentals e, a qualidade de construção das lentes S é excepcional. A qualidade óptica é superior a montagem F. Vejo a Nikon tentando se adaptar a este novo cenário de dificuldades. E que atingi todas as marcas de câmera.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 09:23:02
podiam ter feito fotos melhores de apresentação da 20mm 1.8

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 13:06:24
Olha... Tem o Ted Forbes, que elogiou a linha 1.8 z Nikon, ele elogiou a Sony, a Fuji, a Leica.
Ele me parece sensato e experiente.
Quem usou parece ter ficado surpreso.
Talvez o T stop também tenha melhorado mais.

Agora ignorar a concorrencia... Nem Canon nem Nikon podem mais.

Pelo que vi, realmente as lentes têm qualidade de imagem impressionante. Algo nunca visto. Mas em tempos de ISO 6400 limpo, o T-stop perde um pouco de importância, eu acho.

O que eu quis dizer foi só que f/1.8 é legal, mas não impressiona mais.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 13:12:15
Só consigo imaginar que seja por questões de caixa, grana. Tipo a Canon tem mais bala na agulha e uma base de usuários pra lançar uma zoom f/2 que proporcionalmente vai vender muito menos do que outras lentes mais baratas, enquanto a Nikon optou por focar na linha f/1.8 que já fazia sucesso entre os usuários do F-mount. Pode até ter falhas pequenas, expectativas variadas não sendo atendidas, mas pelo que vi até agora, principalmente nas desmontagens de câmeras e lentes pelo cara da Lens Rentals, a Nikon não está economizando na qualidade da construção das lentes. As lentes S até o momento vieram com desempenho óptico superior às equivalentes F e as câmeras, salvo gap de tecnologia tipo eye-AF ou questão de slot duplo, são ótimas lentes. Às vezes, penso que a Nikon, pelo seu tamanho relativamente pequeno quando comparado às concorrentes, começou a trabalhar antes no cenário de vendas baixas, num futuro de equipamentos fotográficos apenas para profissionais e um ou outro amador.

Minha impressão é que a Nikon está perdida. Eu concordaria com seu argumento, se a Nikon não tivesse lançado a já mencionada 58mm f/0.95 por 8 mil dólares... Essa seria a "lente incrível do sistema Z", que custa 8 mil, enquanto a zoom f/2 da Canon custa 3 mil. São lentes diferentes, mas eu vejo mais valor na lente Canon que na Nikon. Claro que são usos diferentes, mas eu não me vejo gastando essa grana toda na lente Nikon, nunca. Na Canon, se eu tivesse um propósito fotográfico forte (trabalho, grana forte sobrando...), eu consideraria.