Autor Tópico: Ainda vale a pena comprar uma T3 ou T5 em 2020?  (Lida 4179 vezes)

filipemosca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 11 de Fevereiro de 2020, 21:26:10
Olá, pessoal.

Estou querendo comprar minha primeira câmera com lentes intercambiáveis para aprender fotografia como um hobby. Eu estava considerando uma Sony Nex usada, por serem baratas (aproximadamente 800,00) e compactas. Contudo, fui pesquisar o preço de lentes para Sony e me assustei. Só encontrei lentes por valores acima de mil reais.

Dessa forma, comecei a considerar comprar uma DSLR da canon mesmo, já que seria mais fácil conseguir lentes por valores abaixo dos mil reais.

Eu queria muito comprar uma câmera boa por menos de mil reais. Não que eu não possa pagar mais que isso, é porque eu tenho muito medo de gastar uma fortuna e ser roubado. Queria usar a câmera na rua e tals, botar ela pra guerra diária, carregar sempre comigo. Por exemplo, eu morro de medo de levar a câmera para fazer fotos no carnaval. Para isso não pode ser uma câmera muito cara. Passei até um tempo pensando se não seria melhor comprar uma compacta baratinha que salvasse em RAW e tivesse um bom controle manual. Mas eu realmente gostaria de provar a experiência de trocar lentes.

Pesquisando os preços de Canons da série T, confesso que esperava que as câmeras fossem mais baratas. Tem gente vendendo T3i por 1.300 reais, uma câmera de 2011. Em 2020 eu posso comprar uma T7 novinha por 1.500 reais.

As únicas câmeras que achei por menos de mil foram as T3 e T5. Ainda vale a pena comprar uma delas em pleno 2020? Tava até pensando em criar coragem e desembolsar os 1.500 numa T7 nova. Mas sei lá. Estou começando o hobby agora, nunca tive uma DSLR e qualquer câmera dessas já seria um enorme avanço técnico para mim.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 23:08:22
Filipe,

Não tem como dizer de outro jeito: equipamento fotográfico é caro. Você pode até comprar um corpo ML e usar lentes antigas com adaptadores, mas vai perder funções importantes, tais como controle de abertura e foco. Embora funcione muito bem durante o aprendizado e em fotografia descompromissada, poucas pessoas se sentem confortáveis seguindo por esse caminho. Eu não recomendo. Fora as lentes mais básicas, qualquer uma vai custar mais de mil reais mesmo.

Minha sugestão é comprar o melhor equipamento que você puder. Caso você continue fotografando, este equipamento vai durar bastante. Caso você não continue, vai ser o que vai te dar melhor valor de revenda.


joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 08:04:20
Como vc diz que é pra aprender e levar pra rua sem compromisso, eu diria que sem dúvida são câmeras boas sim (com preferência pra T5 que é mais nova).

Mas depois imagine que vc pegou gosto pela coisa e vá querer um equipamento mais avançado... vai gastar dinheiro outra vez e vai ter uma dificuldade enorme de vender uma T3 ou uma T5. Nesse caso, um kit T7 por 1500 seria uma boa opção e se vc pegar gosto é só investir em lentes no futuro.

Eu sempre sou a favor de comprar equipamentos usados, mas no caso das cameras de entrada parece que não tá sendo um grande negócio não. Apesar disso, se procurar com carinho pode encontrar algum kit legal, como uma t3i com 18-55 e 75-300 que vendi há menos de dois meses por R$1000,00.

Tenta uma emprestada ou alugada pra ver como se sente com elas.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 21:16:55
Faz, quase, 5 anos mantenho meu hobby, fotografia.
Comprei Nikon L830(somente automático) ‘durou’ 6 meses; eu queria mais e melhor. Comprei Nikon P610, superzoom, mas todos ajustes por exemplo: Manual, semi-automáticos, AV, etc. Dei um presente, (Nikon L830) para minha filha.
E DSLR, meu sonho!! Comprei Canon T5i 70-300mm(para aves), lentes 24mm 2.8, 50mm 1.8, somente. (vendi camera P610, lentes 55-250mm, 18-55mm).
Eu moro em Cesário Lange, SP(próximo Tatui, +/- 1 hora de Sorocaba ou Piracicaba). A cidade é tranquila! Se for a São Bernardo do Campo, São Paulo, Santos, somente a parques-policia, guarda, etc(medo de assaltos)! Por exemplo 2018 fui a Ilhabela. É seguro, é ilha… Em Sorocaba, Piraciba, parques...Mas no centro; não! É triste! Queria ou gostaria, fotografia de ruas, não dá. Minha opinião.
1 dica: Pensei, 2 meses, tem ou existe seguro de equipamentos de fotografias…
2 Resposta 'vale t3 ou t5...' Minha opinião T7i(senhora câmera-entrada ou 80D semi-profissional, eu fotografo aves, quase todo dia)ou T7 ou SL2 ou T100(novas)para fotografar pessoas.
Eu me inscrevi site wikiaves.com.br (eu amo aves, pássaros)
Veja minha página ou não ….http://www.wikiaves.com.br/perfil_jgetuliooliveira
É um prazer, meu hobby!
Espero te ajudado.
José Getúlio de Oliveira


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 12:04:23
A T3 e T5 usam o sensor de 18MP que já deve ter uns 10 anos quase. Acho que vale a pena migrar para qualquer equipamento cropado que tenha sensor de 24MP. Além do sensor em si, os sistemas de foco foram melhorados, mais pontos e flexibilidade de uso.

Eu tentaria uma T7i ou SL2 para uso pessoal e hobby.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 20:14:12
A T3 e T5 usam o sensor de 18MP que já deve ter uns 10 anos quase. Acho que vale a pena migrar para qualquer equipamento cropado que tenha sensor de 24MP. Além do sensor em si, os sistemas de foco foram melhorados, mais pontos e flexibilidade de uso.

Eu tentaria uma T7i ou SL2 para uso pessoal e hobby.



Tenho a SL2 e recomendo. Faço ensaios pagos, esportes, e também pra fotografia de rua sem problemas com ela. Se pintar um evento, a câmera é compacta e aguenta bem. Pesquisando bem com menos de 2.000 reais você encontra a SL2 com a lente 18-55.