Autor Tópico: Lentes EF/EF-S e Corpos RF  (Lida 2921 vezes)

leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 12 de Fevereiro de 2020, 00:20:40
Estou pensando em comprar uma nova lente para meu kit (uma lente macro para ser específico), mas diante dos rumores em relação as novas cameras mirrorless que a canon deve lançar, estou em dúvida se ainda vale a pena investir em lentes para DSLR?

Será que as lentes para os mounts EF e EF-S vão se desvalorizar com a canon lançando cada vez mais coisas para o mount RF?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 02:13:19
Estou pensando em comprar uma nova lente para meu kit (uma lente macro para ser específico), mas diante dos rumores em relação as novas cameras mirrorless que a canon deve lançar, estou em dúvida se ainda vale a pena investir em lentes para DSLR?

Será que as lentes para os mounts EF e EF-S vão se desvalorizar com a canon lançando cada vez mais coisas para o mount RF?

Acredito que essa demanda por lentes RF será cada vez maior, mesmo com a Canon lançando novas câmeras DSLR em 2020/2021, o mercado tende a superar algumas deficiências do sistema Mirrorless e a medida que isso for acontecendo a ideia da Canon e na verdade de todos os fabricantes é aposentar o sistema DSLR.

A maior prova é que a Canon paralisou o lançamento de lentes EF. A última grande atualização no sistema EF /EF-S foi entre 2012-2016.

Acredito que adquirir uma lente EF , se você já possui uma câmera RF com o adaptador, realmente compense. A tendência, com o passar dos anos, é que as lentes EF fiquem mais baratas. Uma 100MM macro, por exemplo, é uma lente surreal pra macro e pra retratos, melhor até que a 85MM 1.8, na minha opinião pessoal. E olha que a 85MM 1.8 da Canon é uma lente incrivelmente nítida já em abertura máxima.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 10:27:51

A maior prova é que a Canon paralisou o lançamento de lentes EF. A última grande atualização no sistema EF /EF-S foi entre 2012-2016.


A ultima grande atualização foi em 2019, e magnificas lentes. As grandes teles foi um exemplo disso, e se não me engano a EF 85mm f1/4 IS também foi lançada ano passado.

E ainda irá vir mais, a Canon apenas parou os estudos para lançar novas EF, pois o caminho agora é o RF, onde irá se concretizar daqui uns 10 anos. Como ocorreu na década de 90, com a mudança de FD para EF.
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 10:33:55
Preços das EF, não vai cair por agora... o numero de usuários é ainda de alguns milhões, nem nos próximos 5 anos. A compra então ainda é tranquila, e dinheiro em caixa.
Eu ainda não tenho camera montagem RF , mas vou ter.. e usarei as EF nela, inclusive minha 600mm f4 no IS, de primeira geração Canon, na montagem EF.

Fotógrafo e birdwatching


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 13:01:23
EF-S, com certeza, porque não têm uso em nada que a Canon está lançando. Acho que elas encaixam no adaptador EF, mas se funcionarem, devem fazer uma vinheta bem forte.

Todo mundo diz que as EF funcionam muito bem nas RF, então essas vão demorar bastante a desvalorizar. Até porque as equivalentes RF ainda estão bem caras.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 13:41:40
EF-S, com certeza, porque não têm uso em nada que a Canon está lançando. Acho que elas encaixam no adaptador EF, mas se funcionarem, devem fazer uma vinheta bem forte.

Todo mundo diz que as EF funcionam muito bem nas RF, então essas vão demorar bastante a desvalorizar. Até porque as equivalentes RF ainda estão bem caras.

A Canon acabou de lançar a 90d (09/2019), a SL3 em 04/2019 e vai lançar a T8i (provavelmente esse mês ainda). Tem lenha para queimar ainda e essa são as SLRs mais vendidas da marca.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 14:31:44
EF-S, com certeza, porque não têm uso em nada que a Canon está lançando. Acho que elas encaixam no adaptador EF, mas se funcionarem, devem fazer uma vinheta bem forte.

Todo mundo diz que as EF funcionam muito bem nas RF, então essas vão demorar bastante a desvalorizar. Até porque as equivalentes RF ainda estão bem caras.

E ai Felipe, tudo bem.
A EF-s serve muito bem nas mirrorless RF... e não causa vinheta... pois a camera automaticamente gera a imagem cropada, para eliminar qualquer problema.
Algo que as nikon faz a muito tempo.
Também não vai cair preço por agora !
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 14:36:36
A Canon acabou de lançar a 90d (09/2019), a SL3 em 04/2019 e vai lançar a T8i (provavelmente esse mês ainda). Tem lenha para queimar ainda e essa são as SLRs mais vendidas da marca.

Exatamente !
Fotógrafo e birdwatching


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 14:41:12
Enquanto as DSLR forem vendidas em número muito maior que as ML é improvável que a Canon pare de produzir lentes para o sistema. É óbvio que eles podem tentar induzir os clientes a migrarem para ML mas, enquanto isso não acontece, as vendas de lentes devem continuar normalmente, inclusive para o EF-S. Assim acredito e assim espero... rs.
Só não entendo a falta de lançamentos de lentes EF-M. Talvez repensem isso com o sucesso da M6 II atualmente (pelo menos pelo que vejo de em sites do exterior).
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 14:55:00
E ai Felipe, tudo bem.
A EF-s serve muito bem nas mirrorless RF... e não causa vinheta... pois a camera automaticamente gera a imagem cropada, para eliminar qualquer problema.
Algo que as nikon faz a muito tempo.
Também não vai cair preço por agora !

Menos mal! Serve bem pra quem já tem lentes EF-S. Mas não creio que ninguém compraria destas lentes pra usar com o mount RF, pelo menos agora. Só por isso eu creio que o preço tende a baixar.

Mas como o rdmello disse, as câmeras que mais vendem ainda são EF-S. É verdade, mas não creio que este formato vá continuar muito tempo. Acho que vai acabar antes do EF. Acho que assim que sair uma RF com sensor pequeno, vai ser mais um passo em direção ao fim das DSLR.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 14:59:45
Menos mal! Serve bem pra quem já tem lentes EF-S. Mas não creio que ninguém compraria destas lentes pra usar com o mount RF, pelo menos agora. Só por isso eu creio que o preço tende a baixar.

Mas como o rdmello disse, as câmeras que mais vendem ainda são EF-S. É verdade, mas não creio que este formato vá continuar muito tempo. Acho que vai acabar antes do EF. Acho que assim que sair uma RF com sensor pequeno, vai ser mais um passo em direção ao fim das DSLR.

Desculpem a ignorância... mas qual a vantagem de lançar uma câmera RF com sensor pequeno, se o mount continuar o mesmo? Só para cortar o custo do sensor? Pq o EF-S em relação ao EF tem outras vantagens (lentes mais leves e mais baratas). Sobre o mount RF, com o sensor menor, ao meu ver não seria tão vantajoso ter que usar as mesmas lentes caras e pesadas do RF fulframe.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 15:03:59
Enquanto as DSLR forem vendidas em número muito maior que as ML é improvável que a Canon pare de produzir lentes para o sistema. É óbvio que eles podem tentar induzir os clientes a migrarem para ML mas, enquanto isso não acontece, as vendas de lentes devem continuar normalmente, inclusive para o EF-S. Assim acredito e assim espero... rs.
Só não entendo a falta de lançamentos de lentes EF-M. Talvez repensem isso com o sucesso da M6 II atualmente (pelo menos pelo que vejo de em sites do exterior).

Mas as ML já são vendidas em maior número que as DSLR...
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136340.0.html

Quanto às EF-M, também não sei. Não tem como adaptar lentes EF-M nas câmeras RF, o que é um problemão do ponto de vista de estratégia. E o sistema parece vender muito bem.

Desculpem a ignorância... mas qual a vantagem de lançar uma câmera RF com sensor pequeno, se o mount continuar o mesmo? Só para cortar o custo do sensor? Pq o EF-S em relação ao EF tem outras vantagens (lentes mais leves e mais baratas). Sobre o mount RF, com o sensor menor, ao meu ver não seria tão vantajoso ter que usar as mesmas lentes caras e pesadas do RF fulframe.

A vantagem seria o fotógrafo começar com uma câmera mais barata, ir construindo um sistema, depois fazer o salto pra FF sem muito trauma. Mas como as EF-M não são compatíveis com RF, essa vantagem não existe.

E tem o fato que a Nikon fez a Z50, que é APS-C com Z mount. Não creio que a Canon deixe esta câmera sem um contraponto.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2020, 15:08:33 por felipemendes »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 15:08:04
Enquanto as DSLR forem vendidas em número muito maior que as ML é improvável que a Canon pare de produzir lentes para o sistema. É óbvio que eles podem tentar induzir os clientes a migrarem para ML mas, enquanto isso não acontece, as vendas de lentes devem continuar normalmente, inclusive para o EF-S. Assim acredito e assim espero... rs.
Só não entendo a falta de lançamentos de lentes EF-M. Talvez repensem isso com o sucesso da M6 II atualmente (pelo menos pelo que vejo de em sites do exterior).

Então esse barco já afundou. As DSLRs não vendem muito mais que as MLs. No Japão é ao contrário (cipa.jp/stats/dc_e.html). A base de DSLRs existentes, porém, é outra coisa, certamente existem bem mais do que MLs e enquanto houver demanda maior que por lentes da nova baioneta, a Canon vai continuar produzindo.

Esse ano pode ser fundamental para acelerar o funeral das lentes EF ou prorrogar um pouco mais. Se os lançamentos das novas MLs da Canon for bem recebido especialmente nos EUA, creio que pode ser o primeiro prego no caixão. Os EUA ainda são o único lugar em que as DSLRs ainda tem alguma vantagem.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 15:21:01
Mas as ML já são vendidas em maior número que as DSLR...
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136340.0.html

Quanto às EF-M, também não sei. Não tem como adaptar lentes EF-M nas câmeras RF, o que é um problemão do ponto de vista de estratégia. E o sistema parece vender muito bem.

A vantagem seria o fotógrafo começar com uma câmera mais barata, ir construindo um sistema, depois fazer o salto pra FF sem muito trauma. Mas como as EF-M não são compatíveis com RF, essa vantagem não existe.

E tem o fato que a Nikon fez a Z50, que é APS-C com Z mount. Não creio que a Canon deixe esta câmera sem um contraponto.

O EF-M é realmente uma incógnita. Esses tempos no fórum do DPreview alguém especulou que esse mount ganhou sobrevida por causa do inesperado sucesso de câmeras como a M100, a M50 e a M6. Talvez seja isso, difícil saber.

Em relação ao método de começar com câmeras com sensores menores, é justamente o que o Felipe falou. Sensores menores geralmente têm lentes com construção mais simples, aí tanto a câmera quanto as lentes são mais em conta. E antes de migrar para um sensor FF já poderias comprar lentes mais profissionais, que já serviriam na câmera menor.

Canon 5D MK III - Sony A7III


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2020, 16:38:28

Em relação ao método de começar com câmeras com sensores menores, é justamente o que o Felipe falou. Sensores menores geralmente têm lentes com construção mais simples...


É exatamente esta a minha dúvida. Eles teriam lentes RF só para crop, mais baratas e mais leves, e lentes RF para as câmeras FF, mais caras, tipo série L? Porque nas DSLR o sensor E o mount são diferentes. No caso da RF seria só o sensor menor nas crop, mantendo o mesmo mount.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM