Enquete

Como você guarda seus arquivos (RAW e fotos entregues aos clientes)?

NO PRÓPRIO COMPUTADOR DE TRABALHO
EM HD(S) EXTERNOS NORMAIS
EM DRIVE VIRTUAL (NUVEM)
EM UM SISTEMA DE BACKUP (RAID, ETC)

Autor Tópico: 2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?  (Lida 14514 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #120 Online: 05 de Dezembro de 2023, 14:41:02
Nuvem até um certo tempo depois de apagar consegue recuperar.

No Backblaze eu tenho um período de 1 ano para recuperar.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #121 Online: 05 de Dezembro de 2023, 14:47:18
volte daqui a 3 anos para ver esse post, e as coisas já serão totalmente wireless...

 :snack:

 :D
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #122 Online: 05 de Dezembro de 2023, 14:55:16
Gente isso aqui vai virar aquela discussão chata pra caramba de local x nuvem.

Posso citar várias vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas.

Uso nuvem para algumas coisas apenas. Para outras simplesmente não funciona para o meu caso.
Se a pessoa armazena fotos apenas a nuvem pode ser uma solução dependendo da necessidade real.

Uma situação que não funciona para mim seria o backup das minhas máquinas virtuais por exemplo.
São arquivos que começam em 16 GB no mínimo. Alguns vão a 80 GB. Simplesmente não é viável fazer backup na núvem porque demora uma barbaridade e gera um tráfego de dados pra lá de absurdo.

Outra situação é quando lidamos com dados sensíveis. Eu não confio na segurança de nenhum provedor de cloud, pois todos eles já foram hackeados em maior ou menor grau. Podem me chamar de paranóico mas eu trabalhei com segurança de redes por 20 anos e a minha função era justamente ser paranóico com isso.

Outro problema com núvem é a disponibilidade. Para a maioria aqui não causa muito estrago se ficar sem acesso por um tempinho. Para outras situações isso é crítico. Não estou falando do cloud da Amazon ou da MS por exemplo. Estou falando daquele ladrãozinho de cabos fdp que foi lá no poste e roubou os cabos justamente na hora que você precisa usar.

Backup local também tem seus problemas. Não pode deixar os ovos todos na mesma cesta. Os backups secundários TEM que ser mantidos em outro local, caso ocorra um roubo ou incêndio por exemplo. Isso é mais do que óbvio. Se não tem onde deixar, aí sim faça um backup disso na nuvem.

Totalmente nuvem ou totalmente local tem riscos e todo mundo sabe disso.

Quem confia cegamente em RAID merece tudo de ruim que possa acontecer !

Pegue por exemplo um RAID mirror seja de quantos HD forem. Quando um HD pifa, beleza, dá para recuperar. E se a controladora pifar ? Ai você esta f***** porque terá que conseguir outra controladora IGUAL. Se não fez um backup secondário seja na núvem ou não, desculpe mas deu muito mole.

RAID não te protege contra apagamentos acidentais, como já bem lembraram.

O correto é combinar as coisas.

Uma boa abordagem é ter um RAID externo para ser usado como storage e fazer o backup desse raid para um outro HD (usb por exemplo) ou para algum servidor de rede, que pode ou não estar na núvem. Se possível dois backups ou até mais.

Ou simplesmente faça um ou 2 backups para HDs externos e deixe um em outro lugar. Dá trabalho ? Não quer fazer ? Então lamento, problema de quem for preguiçoso.









YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #123 Online: 05 de Dezembro de 2023, 15:03:23
Meu raid é por software.
Pelo menos com a controladora não preciso me preocupar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #124 Online: 05 de Dezembro de 2023, 15:11:14
Meu raid é por software.
Pelo menos com a controladora não preciso me preocupar.

É o ideal. Mas a imensa maioria usa  esses raids externos prontos.

E essa enquete está incompleta. Teria que ter uma opção de sistema misto. O que seria "em um sistema de backup" ?
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2023, 15:14:20 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #125 Online: 05 de Dezembro de 2023, 15:24:23
...não tem muito o que falar de backup...

só tem isso aqui: https://www.controle.net/faq/o-que-e-backup-3-2-1#:~:text=Backup%203%2D2%2D1%20%C3%A9,reduzir%20a%20chance%20de%20imprevistos.

ou seja tem muito que fazer para um backup seguro.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 05 de Dezembro de 2023, 16:00:27
No Backblaze eu tenho um período de 1 ano para recuperar.




Fica a dica André, mas Blackblaze é um serviço de armazenamento E backup, o que não é comumente usado pela galera.

--
Só reforçar que o que escrevi acima não era para comparar nuvem x físico,  mas para diferenciar o conceito de backup x RAID, que são confundidos as vezes.


« Última modificação: 05 de Dezembro de 2023, 16:15:15 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 05 de Dezembro de 2023, 20:23:42
--
Só reforçar que o que escrevi acima não era para comparar nuvem x físico,  mas para diferenciar o conceito de backup x RAID, que são confundidos as vezes.

sim, claro acho que a maioria das pessoas sabem a diferença  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 05 de Dezembro de 2023, 20:25:40
:snack:

 :D
Não lembro direito, voltei um pouco, acho que falávamos do carregamento de fotos da câmera profissional para a nuvem diretamente??? Assim como se faz com um celular... ou era outra discussão???
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2023, 20:27:21 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #129 Online: 06 de Dezembro de 2023, 08:20:20
Eu tenho uma dúvida..  :assobi:

Vocês fazem backup dos RAW ou só dos JPG.
E consideram 3 cópias sendo 2 RAW e 1 JPG da mesma fotos?
Tô pensando em mudar isso, pq já tô com 10 HDs externos e devo encher tudo agora no final de ano.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #130 Online: 06 de Dezembro de 2023, 08:40:01
Faço backup dos jpg de estúdio, ensaios etc
Raw dos eventos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #131 Online: 06 de Dezembro de 2023, 08:48:01
Eu tenho uma dúvida..  :assobi:

Vocês fazem backup dos RAW ou só dos JPG.
E consideram 3 cópias sendo 2 RAW e 1 JPG da mesma fotos?
Tô pensando em mudar isso, pq já tô com 10 HDs externos e devo encher tudo agora no final de ano.

Foto de trabalho, eu apago os RAWs anualmente.
Arquivo somente jpg.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #132 Online: 06 de Dezembro de 2023, 10:01:37
Foto de trabalho, eu apago os RAWs anualmente.
Arquivo somente jpg.
Eu mantenho o RAW das fotos vendidas. O que não foi vendido, preciso limpar em 6 meses.
Mas pelo menos 1 RAW eu preciso guardar. Pq eventualmente pinta um convite de exposição. Daí costumo revisitar os RAW pra finalizar os arquivos direcionando pra gráfica que será usada.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #133 Online: 06 de Dezembro de 2023, 10:06:53
Eu tenho uma dúvida..  :assobi:

Vocês fazem backup dos RAW ou só dos JPG.
E consideram 3 cópias sendo 2 RAW e 1 JPG da mesma fotos?
Tô pensando em mudar isso, pq já tô com 10 HDs externos e devo encher tudo agora no final de ano.
Aqui pra mim depende do trabalho e do momento da edição. Sempre todo processo da edição em RAW e o JPG somente exportação, ou seja quando o trabalho esta finalizado.

Eu entrego para o cliente o JPG e mantenho o RAW somente por algum tempo, pode ser meses, até o momento que eu chamo a edição de madura, que é quando em tenho a convicção que o cliente já viu e reviu e aceitou as fotos e não vai me pedir mais nada. Dai já posso dispensar o RAW.

Nesse momento eu verifico se tem naquela coleção ali alguma foto importante, por ex que eu pretendo usar para portfólio, ou se é uma foto relevante na questão documental (ex um retrato importante do diretor da empresa), ou qq outro motivo que eu conclua que seria interessante guardar o RAW dai eu separo e mantenho ele, mantenho mais pra uso meu pessoal, pq o trabalho ja terminou. OS JPGs ficam arquivados, por anos.

ahhhhhh esclarecendo que atualmente é só uma copia na nuvem, dependendo do cliente e do tamanho do trabalho e do tempo que vai durar a edição, coloco tbm uma copia em um SSD externo, essa do SSD mantenho até o momento que termina a edição, seguindo a lógica acima.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2023, 10:10:46 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #134 Online: 06 de Dezembro de 2023, 10:13:51
Alias ess questão de as cameras estarem conectadas no wi-fi e terem habilidade de fazer bkp na internet é algo interessante pra revisitar, (ao menos pra mim) pq estou desatualizado com tantos modelos de camera modernos.

Acho que a maioria absoluta dos equipos pro já tem condições de fazer isso certo??? Ou ainda não???
Conhecimento importa mais que equipamento.