Enquete

Como você guarda seus arquivos (RAW e fotos entregues aos clientes)?

NO PRÓPRIO COMPUTADOR DE TRABALHO
EM HD(S) EXTERNOS NORMAIS
EM DRIVE VIRTUAL (NUVEM)
EM UM SISTEMA DE BACKUP (RAID, ETC)

Autor Tópico: 2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?  (Lida 14389 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 13:26:52
O que vcs consideram como backup na mesma máquina, mas não no mesmo armazenamento? Porque meu computador tem um SSD e um HD, e por enquanto tudo que tem em um tem no outro. Isso até encher o SSD, que é de 1 TB, enquanto o HD é de 2 TB.
Aqui é assim Felipe:



Kingston e Samsumg são SSDs
Os 2 drives Seagate são HDs

Enquanto trabalho nos projetos, o bkp diário nesses HDs. O projeto fica no SSD Samsung, e os bkps nos outros dois. Faço o bkp somente da parte de indexação dos arquivos do LR, pq o arquivo bruto não muda, é o mesmo.

Por segurança tenho tbm os arquivos originais em um HD externo USB que fica desconectado.

Fotos só sobem para OneDrive depois que terminou a edição e virou JPG.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 13:28:42 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #76 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 13:44:58
O que vcs consideram como backup na mesma máquina, mas não no mesmo armazenamento? Porque meu computador tem um SSD e um HD, e por enquanto tudo que tem em um tem no outro. Isso até encher o SSD, que é de 1 TB, enquanto o HD é de 2 TB.
O disco está mais seguro dentro da máquina do que fora dela.

O ponto mais fraco, aí, é a possibilidade de roubarem o notebook.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 13:49:04
O disco está mais seguro dentro da máquina do que fora dela.

O ponto mais fraco, aí, é a possibilidade de roubarem o notebook.

Sent from my motorola one using Tapatalk
Pode pegar fogo na sua casa/escritorio tbm... uma enchente e a agua levar tudo. a bateria do note pode explodir e ferrar o HD. Sim vamos exagerar então... um avião pode cair sobre a casa do indivíduo.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 13:49:42 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #78 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 13:52:04
O ponto mais fraco, aí, é a possibilidade de roubarem o notebook.

Sim. Por isso uso os dois HDs mais o NAS. Só perco tudo se queimar minha casa.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #79 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 13:54:34
Pode pegar fogo na sua casa/escritorio tbm... uma enchente e a agua levar tudo. a bateria do note pode explodir e ferrar o HD. Sim vamos exagerar então... um avião pode cair sobre a casa do indivíduo.
Sim.

Não há limites para quando as coisas tem que dar errado. E nem limite para as camadas se segurança.

Vai adicionando as camadas até a hora em que se sentir suficientemente confortável.

O meu confortável é usar a nuvem e 2 HDs externos -- um deles eu deixo no vizinho e atualizo a cada mês ou mês e meio.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 13:56:19
Sim.

Não há limites para quando as coisas tem que dar errado. E nem limite para as camadas se segurança.

Vai adicionando as camadas até a hora em que se sentir suficientemente confortável.

O meu confortável é usar a nuvem e 2 HDs externos -- um deles eu deixo no vizinho e atualizo a cada mês ou mês e meio.

Sent from my motorola one using Tapatalk

kkkkkk no vizinho??? E casa geminada??? ao lado, perto??? E se rolar uma enchente, um furacão, um tsunami...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 13:56:32 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #81 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 14:03:25
kkkkkk no vizinho??? E casa geminada??? ao lado, perto??? E se rolar uma enchente, um furacão, um tsunami...
"vizinho", foi maneira de dizer. Desculpa rsrsrs
Ele mora em outro bairro.

Ambos moramos em lugares altos e a cidade não tem mais alagamentos e enchentes há uns 10 anos -- tenho que dar a mão a palmatória a alguns prefeitos que tivemos aqui, que fizeram o seu trabalho, apesar das chuvas terem aumentado em volume.

Enfim... A segurança 100% não existe.

Tem um ponto em que a gente tem que falar "se der m#rda, deu!"

Sent from my motorola one using Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #82 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 14:11:40
Eu sou bem neurótico.
Tenho um backup em casa, outro fica no trabalho.
O backup dos meus arquivos da clínica fica em casa e na nuvem.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk



Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #83 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 17:05:23
Eu sou bem neurótico.
Tenho um backup em casa, outro fica no trabalho.
O backup dos meus arquivos da clínica fica em casa e na nuvem.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk

Já eu sou mais pro relapso e negligente. Prefiro lidar com as consequências de uma eventual catástrofe do que ter o trabalho/preocupação no dia a dia.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #84 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 20:59:16
O que vcs consideram como backup na mesma máquina, mas não no mesmo armazenamento? Porque meu computador tem um SSD e um HD, e por enquanto tudo que tem em um tem no outro. Isso até encher o SSD, que é de 1 TB, enquanto o HD é de 2 TB.

Não resolve. Basta a fonte dar pau ou vir um pico de tensão brabo pela rede que pode queimar tudo, placa, SSD, HD... Já vi isso acontecer mais de uma vez. Tenho um amigo no interior de Minas que só com ele aconteceram duas vezes por causa de raios.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 21:50:53
Não resolve. Basta a fonte dar pau ou vir um pico de tensão brabo pela rede que pode queimar tudo, placa, SSD, HD... Já vi isso acontecer mais de uma vez. Tenho um amigo no interior de Minas que só com ele aconteceram duas vezes por causa de raios.
Recomendo iClamper ou Nobreak senoidal ou semi senoidal (neste caso dimensionar para o triplo da potencia consumida pelo computador).
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 21:53:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #86 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 09:46:41
Já eu sou mais pro relapso e negligente. Prefiro lidar com as consequências de uma eventual catástrofe do que ter o trabalho/preocupação no dia a dia.
O único backup diário é o dos arquivos prontos, pois o sistema manda automaticamente pro OneDrive...
No mais é a cada 3-6 meses.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #87 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 09:58:21
Não resolve. Basta a fonte dar pau ou vir um pico de tensão brabo pela rede que pode queimar tudo, placa, SSD, HD... Já vi isso acontecer mais de uma vez. Tenho um amigo no interior de Minas que só com ele aconteceram duas vezes por causa de raios.

Mas aí depende do contexto também. Uma pessoa no Alasca dificilmente teria que se proteger de superaquecimento, por exemplo. Outra pessoa falou sobre risco de enchente. Ora, durante o furacão Harvey, que inundou metade de Houston, minha casa ficou seca. Se vier uma tempestade maior que aquela, vou ter que ter backup da minha casa, dos meus carros... ;)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 13:29:44
Mas aí depende do contexto também. Uma pessoa no Alasca dificilmente teria que se proteger de superaquecimento, por exemplo. Outra pessoa falou sobre risco de enchente. Ora, durante o furacão Harvey, que inundou metade de Houston, minha casa ficou seca. Se vier uma tempestade maior que aquela, vou ter que ter backup da minha casa, dos meus carros... ;)
Backup de casa é uma idéia heim???

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #89 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 14:51:25
Eu acho que a minha neurose está até um pouco além do razoável, considerando que não vivo da fotografia.

Antigamente eu tinha a Time Capsule da Apple, mas só funciona direito com os equipamentos da marca mesmo. Aí abandonei.

Geralmente só levo o notebook ou ipad quando estou com a câmera para fazer um backup adicional ou editar algumas fotos no local, mas o Forte Apache é no desktop+NAS.

Eu já tive uma situação de um HD de um outro NAS que eu tinha falhar e um HD externo também (não ao mesmo tempo). Nunca ocorreu de eu ter falha simultânea em aparelhos.
Canon 5D MK III - Sony A7III