Enquete

Como você guarda seus arquivos (RAW e fotos entregues aos clientes)?

NO PRÓPRIO COMPUTADOR DE TRABALHO
EM HD(S) EXTERNOS NORMAIS
EM DRIVE VIRTUAL (NUVEM)
EM UM SISTEMA DE BACKUP (RAID, ETC)

Autor Tópico: 2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?  (Lida 14368 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 15 de Fevereiro de 2020, 09:39:02
E aí galera do MF.
Sei que já tem alguns tópicos sobre o assunto.  8-)
Mas as informações estão meio espalhadas e o assunto vira-e-mexe volta à tona.

https://iphotochannel.com.br/estudio-de-fotografia/fotografo-bob-wolfenson-sofre-prejuizo-de-r-1-milhao-por-causa-de-chuvas

Embalados por essa triste notícia, bora compilar tudo num tópico pra servir de consulta pros futuros foristas.

Hoje eu faço meu backup da seguinte forma:

ARQUIVOS BRUTOS
2 cópias do RAW original.
HDD note + HD externo - trabalhos em produção
HD externo + HD externo - trabalhos entregues até 1 ano - inclusive fotos não vendidas
HD externo (1 cópia só)  :shock: :eek: - trabalhos entregues acima de 1 ano - somente fotos vendidas

ARQUIVOS EDITADOS
3 cópias dos JPGs tratados (2 formatos de cada - ALTA RESOLUÇÃO + REDUZIDO REDES SOCIAIS)
HDD note + HD externo + OneDrive - arquivos vendidos até 1 ano
HD externo + OneDrive - arquivos vendidos acima de 1 ano (2 cópias)

Recentemente realizei a migração do Google Drive pro OneDrive.
Fiz isso por 2 motivos:
Primeiro que tenho 1 TB de espaço no OneDrive, então consigo colocar tudo no mesmo lugar - no Google Drive tinha 5 contas, o que é chato demais de controlar.
Segundo que o meu note é sistema Win10, e o OneDrive é integrado a ele. Dessa forma, quando exporto os arquivos do LR, automaticamente eles são enviados pra nuvem, e consigo compartilhá-los diretamente do meu windows explorer  :worship:. Sem precisar ficar abrindo o navegador e logando. Também tenho o app do OneDrive no celular. O que facilita demais na hora de reenviar o link pro cliente quando ele perde.
Uso isso como um diferencial do meu trabalho.  ;) Um PLUS EXTRA A MAIS  :hysterical:.
Backup permanente com rápido envio no caso de perda pelo cliente.  :clap:

E aí galera, falem como estão fazendo!
Vejo muita gente comendo mosca na hora do backup é já vimos que isso não dá certo.  :aua:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2020, 09:55:57
Muito já se discutiu sobre isso, mas as soluções continuam as mesmas.

No meu caso, tenho dois NAS, um D-Link e um Linux, ambos com Raid. O Linux é massa de trabalho e o D-Link, uma cópia dele. Ambos ligados por giga ethernet.

Fora isso, são 6 HDs externos, sincronizados por RSYNC. Esses HDs são sincronizados uma vez por semana ou quando houver algum projeto novo. Os HDs são mantidos em OUTRO local físico.

O grosso do que tem nesses HDs não são fotos, e sim máquinas virtuais, documentos e projetos não relacionados com fotografia. Não vou entrar em detalhes de como organizo minhas fotos pois isso seria muito extenso.

Não uso cloud para isso e nem pretendo. Meu método é mais seguro, mais eficiente e não depende de internet. Mas esse sou eu, tem gente que não dorme se não tiver tudo na nuvem...
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2020, 09:57:08 por AFShalders »


Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2020, 11:41:52
Só ponho na nuvem e pronto.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 07:57:52
As pessoas confiam na "nuvem" por que o serviço é prestado por uma empresa grande. Entre outras coisas, isso significa que eles tem grana para pagar advogados, que você não tem.

Você está colocando a sua vida profissional e a de seus clientes mas mãos de quem você não pode processar ou responsabilizar judicialmente, na prática.

Os próprios contratos das empresas de armazenamento nas nuvens não prevêem indenizações ou qualquer tipo de responsabilização da parte da empresa.

Podem, inclusive, interromper unilateralmente a relação e apagar seus arquivos.

Há exemplos disso e não são poucos.

É um serviço que eu uso, com muita moderação. O que se tem ali é conveniência, não segurança.

Sent from my motorola one using Tapatalk



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 08:45:17
Estratégia de backup 3-2-1  :ok:  :worship:
3 cópias distintas - 2 mídias diferentes - 1 cópia off site


Meu esquema é o seguinte:

Armazenamento principal:
RAID 5 (thunderbolt 3) com todos os dados (fotos, vídeos documentos, etc).
RAID 5 provê proteção contra falha de 1 HD e me entrega um desempenho de leitura/escrita na faixa de 400-500 MB/s. Praticamente desempenho de SSD SATA III, mas com HD's normais.  :assobi: Meu RAID-5 está com 4 HD's. Posso adicionar até 6 HD's. Segundo o fabricante deve ter um acréscimo de 100-150 MB/s para cada HD adicionado.  :fight:

Backup 1:
- 1 hd externo para fotos e vídeos
- 1 hd externo para dados
É atualizado sempre que o RAID 5 receber mais algum arquivo.

Backup 2 off-site. Este fica armazenado fisicamente em outro endereço e quando preciso atualizar tenho de ir lá buscar os HD's para atualizar.
- 1 hd externo para fotos e vídeos
- 1 hd externo para dados.
Atualizo a cada 15 dias no máximo.
Compensa fazer isso: eu já tive meu apartamento arrombado  :eek:, a muito tempo atrás, e infelizmente é algo que ainda acontece. Pela minha experiência , compensa.

* Todos os HD's externos eu compro o HD individualmente e plugo no computador através de um dock USB.
Tenho 3 dock's USB, que no planejamento seriam 2 de uso regular e 1 de backup. Mas na prática vou fazendo o rodízio dos 3 para ter certeza que todos estão funcionando.

Também tenho leitores de cartão de memória reserva e faço o mesmo esquema de rodízio.

Uso nuvem para projetos menores e documentos que uso constantemente e os novos em desenvolvimento.
Não uso nuvem para backup off-site principal porque: primeiro, meu esquema atende bem e segundo, no momento não quero ( e nem posso  :)) gastar com mais uma assinatura de serviço e aumentar minha internet para ter uma taxa de upload maior. Mas quem sabe no futuro, para ter uma segunda cópia off-site.

Todo o sincronismo dos HD's é feito usando o ChronoSync, recomendo fortemente para quem usa Mac.

Alem disso uso o Time Machine no Mac para ter sempre uma cópia do SO e de tudo que está instalado. Se o HD do mac queimar, ou  trocar de computador, simplesmente restauro o backup do Time Machine que volta tudo do jeito que estava e não preciso perder tempo instalando e configurando tudo de novo  :D.

Não uso o Time Machine como parte da estratégia de backup de fotos e vídeos.

Mas a principal peça da minha estratégia é o Nobreak. Posso deixar rodando os backups a noite e dormir tranquilo que sei que não vai parar por conta de falha no fornecimento de energia elétrica.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 12:38:23
As pessoas confiam na "nuvem" por que o serviço é prestado por uma empresa grande. Entre outras coisas, isso significa que eles tem grana para pagar advogados, que você não tem.

Você está colocando a sua vida profissional e a de seus clientes mas mãos de quem você não pode processar ou responsabilizar judicialmente, na prática.

Os próprios contratos das empresas de armazenamento nas nuvens não prevêem indenizações ou qualquer tipo de responsabilização da parte da empresa.

Podem, inclusive, interromper unilateralmente a relação e apagar seus arquivos.

Há exemplos disso e não são poucos.

É um serviço que eu uso, com muita moderação. O que se tem ali é conveniência, não segurança.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Exatamente. Aliás, qualquer serviço por assinatura está sujeito a isso.
Fora que se algum motivo focê ficar sem internet, ferrou.

Time Machine tem outro uso, que é recuperação de sistema e apagamentos pontuais, ou de algo que foi apagado intensionalmente meses atras e precisou recuperar por algum motivo. Não é um sistema de backup do jeito que estão falando aqui. É algo fundamental para quem tem Mac, uso direto aqui, uma de 2TB mantém cópia de sistema e pasta de usuários de 4 Macs aqui.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2020, 12:40:59 por AFShalders »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 12:56:22


Exatamente. Aliás, qualquer serviço por assinatura está sujeito a isso.
Fora que se algum motivo focê ficar sem internet, ferrou.


O alerta é este: com estes "servissos" a gente entra com o nosso ganha pão, a nossa reputação, nosso dinheiro... Mas não tem contrapartida séria.

O Google não vai pagar multa contratual por sumir com seus arquivos ou por interromper a relação contigo. Talvez devolva parte do seu pagamento, com sorte...

Convenhamos, isso não é coisa séria.

Fazer backup de maneira correta e segura dá trabalho. Se for pra terceirizar, que seja com a mesma responsabilidade.

Sent from my motorola one using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 12:56:48
Todo o sincronismo dos HD's é feito usando o ChronoSync, recomendo fortemente para quem usa Mac.

Mas a principal peça da minha estratégia é o Nobreak.

Uso o Syncfolders Pro
Quem trabalha com computador desktop e não tem no-break é maluco.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 13:03:59
Da sessão de GARANTIAS no EULA do One Drive:

a. A MICROSOFT E NOSSAS AFILIADAS, REVENDEDORES, DISTRIBUIDORES E FORNECEDORES NÃO OFERECEM GARANTIAS, CONTRATUAIS OU LEGAIS NEM CONDIÇÕES RELACIONADAS AO USO QUE VOCÊ FAZ DOS SERVIÇOS. VOCÊ ESTÁ CIENTE DE QUE O USO DOS SERVIÇOS É DE SUA RESPONSABILIDADE E FORNECEMOS OS SERVIÇOS ”NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM”, ”COM EVENTUAIS FALHAS” E ”CONFORME A DISPONIBILIDADE”. A MICROSOFT NÃO GARANTE A PRECISÃO NEM A PONTUALIDADE DOS SERVIÇOS. VOCÊ PODE TER DETERMINADOS DIREITOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO LOCAL. NADA NESTES TERMOS TEM O INTUITO DE AFETAR ESSES DIREITOS, SE ELES FOREM APLICÁVEIS. VOCÊ RECONHECE QUE OS SISTEMAS DE COMPUTADOR E TELECOMUNICAÇÕES NÃO ESTÃO LIVRES DE FALHAS E PODEM OCORRER PERÍODOS EVENTUAIS DE TEMPO DE INATIVIDADE. NÃO GARANTIMOS QUE OS SERVIÇOS SERÃO ININTERRUPTOS, ATUALIZADOS, SEGUROS OU SEM ERROS NEM QUE NÃO OCORRERÁ PERDA DE CONTEÚDO NEM MESMO GARANTIMOS QUALQUER CONEXÃO COM OU TRANSMISSÃO DAS REDES DE COMPUTADOR.
b. ATÉ OS LIMITES PERMITIDOS PELA LEGISLAÇÃO LOCAL, EXCLUÍMOS QUAISQUER GARANTIAS LEGAIS, O QUE INCLUI A GARANTIA DE PADRÕES DE COMERCIALIZAÇÃO, QUALIDADE SATISFATÓRIA, ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA, MÃO-DE-OBRA E NÃO VIOLAÇÃO

... e isso é o plano para negócios/empresas!

https://www.microsoft.com/pt-br/servicesagreement/

Sent from my motorola one using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 13:25:07
Ué mas nesse caso eles estão certíssimos, o funcionamento não depende 100% deles. Não existe garantia em NADA que dependa de conexão com a internet.

Imagina se eles tivessem que indenizar todo mundo em caso de encerramento do produto ? Mesmo que a culpa não seja deles, seja por exemplo de uma infraestrutura ruim ? Ninguém seria louco de oferecer o serviço. Compra quem concorda e quer, e para alguns tipos de uso o sistema funciona muito bem.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 13:43:31
Eu não disse que é um plano ruim.

O preço que cobram, inclusive, inviabiliza que se responsabilizem além do que já fazem.

Contudo, discordo que isso aí possa servir como plano ou serviço de backup principal de uma empresa ou de um profissional liberal.

Sent from my motorola one using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 14:36:12
Contudo, discordo que isso aí possa servir como plano ou serviço de backup principal de uma empresa ou de um profissional liberal.

Com certeza não !


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 16:55:28
As pessoas confiam na "nuvem" por que o serviço é prestado por uma empresa grande. Entre outras coisas, isso significa que eles tem grana para pagar advogados, que você não tem.

Você está colocando a sua vida profissional e a de seus clientes mas mãos de quem você não pode processar ou responsabilizar judicialmente, na prática.

Os próprios contratos das empresas de armazenamento nas nuvens não prevêem indenizações ou qualquer tipo de responsabilização da parte da empresa.

Podem, inclusive, interromper unilateralmente a relação e apagar seus arquivos.

Há exemplos disso e não são poucos.

É um serviço que eu uso, com muita moderação. O que se tem ali é conveniência, não segurança.

Sent from my motorola one using Tapatalk
Acho que a praticidade de enviar o arquivo pro cliente em poucos clicks incomparável.
Mas acho fundamentar ter uma segunda cópia (um backup) em outra mídia.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 21:57:57
Acho que a praticidade de enviar o arquivo pro cliente em poucos clicks incomparável.
Mas acho fundamentar ter uma segunda cópia (um backup) em outra mídia.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk

Sim como complemento é ótimo, mas usar nuvem para backup critico é cedo ou tarde dar um tiro no pé


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 06:45:24
Hoje um copia na nuvem é obrigatório, jeito mais barato e pratico de fazer uma copia offsite.

Se o serviço da nuvem desintegrar, sem problemas, você ainda tem mais 02 copias do seus dados.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs