Enquete

Como você guarda seus arquivos (RAW e fotos entregues aos clientes)?

NO PRÓPRIO COMPUTADOR DE TRABALHO
EM HD(S) EXTERNOS NORMAIS
EM DRIVE VIRTUAL (NUVEM)
EM UM SISTEMA DE BACKUP (RAID, ETC)

Autor Tópico: 2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?  (Lida 14379 vezes)

Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 10:23:17
HD externo e OneDrive.
Alexandre Rodrigues


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 10:31:24
Acho que a praticidade de enviar o arquivo pro cliente em poucos clicks incomparável.

Esse é um bom "recurso" que é oferecido e uma facilidade para o cliente.
A questão é que cada pessoa deve analisar o que os serviços de armazenamento na nuvem oferecem e utilizar da melhor maneira.

Mas usar backup na nuvem como armazenamento principal ou único tem muito risco.

Hoje um copia na nuvem é obrigatório, jeito mais barato e pratico de fazer uma copia offsite.
Se o serviço da nuvem desintegrar, sem problemas, você ainda tem mais 02 copias do seus dados.

Como uma opção off-site acho que pode ser interessante.

Mas, o que, opinião pessoal, não vejo são as pessoas discutindo os custos e a estrutura envolvida:
- se vai armazenar arquivos grandes como RAW e Tiff
- se a largura de banda (download e upload) atende a demanda
     - tempo necessário para fazer o upload
     - tempo necessário para fazer o download de tudo caso necessário
     - problemas de sincronização de arquivos devido a problemas de largura de banda de conexão = novos
       arquivos não estão sendo sincronizados = nenhum backup está sendo feito
- custo do armazenamento online vs custo armazenamento local dependendo do volume de arquivos

Qualquer pessoa que começar a considerar serviço de armazenamento na nuvem deve considerar a característica de cada serviço:
- serviços de sincronização de arquivos/plataforma colaborativa: Dropbox, Google Drive, Onedrive, etc.
- serviços dedicados/privados de armazenamento virtual: como Amazon, Backblaze, etc.

E ai vem a questão onde backup na nuvem acaba sendo um assunto discutido de forma generalizada. Muita gente recomendando faça backup na nuvem, mas, sem maiores detalhes e por consequência, muitos achando que todos os serviços são iguais.

A maioria das pessoas que conversei usa seu "serviço de nuvem" como sincronização de arquivos/colaboração e acha que é backup.

Esse tópico é muito relevante! :clap:

As pessoas precisam entender que backup é uma estratégia: precisa de planejamento, aplicativos específicos para gerenciar sincronismo de dados, tem de saber gerenciar armazenamento a longo prazo.

:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 10:46:25
1) Antes da edição:
Tenho um desktop com vários HDs internos e externos, sempre mantenho os arquivos sempre em 3 lugares: além do drive da edição(1), os RAWs brutos ficam em outro drive interno de bkp do computador(2), e coloco eles tbm em um HD externo USB que fica desligado fora da maquina(3).

2) Depois da primeira limpeza, organização e renomear as fotos:
Faço todo o bkp novamente, inclusive no HD USB externo, porque agora as fotos foram renomeadas e reorganizadas.

3) Durante os dias da edição:
Agora o bkp fica mais fácil e rápido, diariamente precisa apenas dos arquivos do lightroom no drive interno do computador.

4) Após o final da edição:
Subo os JPGs para a nuvem, coloco a disposição do cliente, o JPG fica ali por anos.
Mantenho um bkp da estrutura de arquivos no HD interno do computador, e tbm no Externo USB.
Depois de 1 ano jogo fora tudo aquilo que é desnecessários, ex. RAW, estrutura/arquivos de edição do LR, etc...
Se for algo muito importante mantenho os RAWs, caso contrario mantenho somente os JPGs editados.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 10:48:31 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:17:12
As pessoas confiam na "nuvem" por que o serviço é prestado por uma empresa grande. Entre outras coisas, isso significa que eles tem grana para pagar advogados, que você não tem.

Você está colocando a sua vida profissional e a de seus clientes mas mãos de quem você não pode processar ou responsabilizar judicialmente, na prática.

Os próprios contratos das empresas de armazenamento nas nuvens não prevêem indenizações ou qualquer tipo de responsabilização da parte da empresa.

Podem, inclusive, interromper unilateralmente a relação e apagar seus arquivos.

Há exemplos disso e não são poucos.

É um serviço que eu uso, com muita moderação. O que se tem ali é conveniência, não segurança.

Sent from my motorola one using Tapatalk
Depende do que você contrata.

Eu uso serviços da nuvem que tem garantia de recovery e meus fornecedores são responsáveis por meus dados.

Não existe solução barata de backup. O jeitinho não é solução.

E por fim, cada 9 depois da vírgula aumenta seus custos de forma exponecial, cabe a você decidir quanto de risco aceita conviver.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:18:00
Exatamente. Aliás, qualquer serviço por assinatura está sujeito a isso.
Fora que se algum motivo focê ficar sem internet, ferrou.

Time Machine tem outro uso, que é recuperação de sistema e apagamentos pontuais, ou de algo que foi apagado intensionalmente meses atras e precisou recuperar por algum motivo. Não é um sistema de backup do jeito que estão falando aqui. É algo fundamental para quem tem Mac, uso direto aqui, uma de 2TB mantém cópia de sistema e pasta de usuários de 4 Macs aqui.
Serviços caseiros sim, corporativos não.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:23:00
Pelo que sei, esses serviços de nuvem dos grandes provedores são super confiáveis, eles mantém uma estrutura de dados com bkp e segurança de datacenter com redundancia, espelhamento, etc e tal.

Não vejo porque se preocupar tanto com esse tipo de serviço, porem, se for algo tão importante assim, recomendo manter ao menos uma copia perto de vc.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:25:35
Pelo que sei, esses serviços de nuvem dos grandes provedores são super confiáveis, eles mantém uma estrutura de dados com bkp e segurança de datacenter com redundancia, espelhamento, etc e tal.

Não vejo porque se preocupar tanto com esse tipo de serviço, porem, se for algo tão importante assim, recomendo manter ao menos uma copia perto de vc.
Não é bem assim, quanto menor o custo, menor a preocupação com seus dados. Existem diversos tipos de serviço garantidos por contratos, estes determinam qual será o cuidado para com aqueles dados.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:26:30
Pelo que sei, esses serviços de nuvem dos grandes provedores são super confiáveis, eles mantém uma estrutura de dados com bkp e segurança de datacenter com redundancia, espelhamento, etc e tal.

Não vejo porque se preocupar tanto com esse tipo de serviço, porem, se for algo tão importante assim, recomendo manter ao menos uma copia perto de vc.

Normalmente, sim. Inclusive é por isso que este serviço é popular. Ninguém usaria um serviço desses que tivesse como lema "de vez em quando até funciona!" Mas, claro, tem que ver qual a garantia que lhe é oferecida.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:29:48
Não é bem assim, quanto menor o custo, menor a preocupação com seus dados. Existem diversos tipos de serviço garantidos por contratos, estes determinam qual será o cuidado para com aqueles dados.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Vc esta falando vagamente, é óbvio que se existem empresas que não conseguem fornecer segurança suficiente para os seus dados. Dê exemplos, nome aos bois, daquilo que vc acha confiável ou não.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:34:18
Vc esta falando vagamente, é óbvio que se existem empresas que não conseguem fornecer segurança suficiente para os seus dados. Dê exemplos, nome aos bois, daquilo que vc acha confiável ou não.
Olha Lindsay, infelizmente terei de ser muito extenso se deixar de ser vago, mas posso afirmar que contratualmente nenhum dos serviços populares atualmente em vigor garante a segurança dos teus dados e tampouco que eles não poderão ser perdidos.

Uma alternativa que vale ser estudado o contrato é o HUBIC, não é tão barato, mas ao menos é um pouco mais claro em relação aos seus dados e as responsabilidades deles para com você.

Existem serviços feitos para backup, um deles é o da Amazon, chamado de GLACIER. É um produto criado para arquivamento, eu utilizo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:35:28
Lembrando que todos esses serviços de nuvem mais populares possuem suas versões "for business" que são melhor prepadadas para a guarda se dados.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:36:50
Normalmente, sim. Inclusive é por isso que este serviço é popular. Ninguém usaria um serviço desses que tivesse como lema "de vez em quando até funciona!" Mas, claro, tem que ver qual a garantia que lhe é oferecida.
Sim, eu não sei quem aqui conhece a fundo ou já entrou ou conheceu como funcionam esses datacenters/provedores que fornecem sistema infalíveis de manipulação de dados, é impossível ter algum problema grave insolúvel.

Para um usuário pequenininho como eu, duvido muito corra algum risco em trabalhar com os grandes players do mercado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:41:02
Sim, eu não sei quem aqui conhece a fundo ou já entrou ou conheceu como funcionam esses datacenters/provedores que fornecem sistema infalíveis de manipulação de dados, é impossível ter algum problema grave insolúvel.

Para um usuário pequenininho como eu, duvido muito corra algum risco em trabalhar com os grandes players do mercado.
Sim, todo mundo acha isso até o dia em que algo aconteça.

Vou te dar um exemplo recente: Vazamento de segurança da iCloud, nuvem da Apple.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:46:12
Sim, todo mundo acha isso até o dia em que algo aconteça.

Vou te dar um exemplo recente: Vazamento de segurança da iCloud, nuvem da Apple.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Vc esta confundindo, falando de uma coisa e eu estou falando de coisa diferente: minha preocupação é apenas com o servidor manter minhas fotos a disposição para quando eu precisar, só isso, entendeu? Se vazar alguma coisa não estou nem ai... só quero que as fotos estejam ali pra qd precisar. Esse nível de segurança da maioria dos grandes provedores em manter os meus dados é suficiente para isso.

Pelo que entendi sua preocupação é de outro nível...

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 11:47:49 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:48:34
É muito difícil ter acesso físico a um datacenter. E, por si só, isso não garante muito.
Eu recomendo ler com atenção a EULA do serviço a contratar, para saber quais são as garantias oferecidas, de forma bem realista.

Se for o suficiente pra você, mete ficha!

Pra mim, servem como Hub de imagens. O backup, mesmo, eu faço em HDs externos.

Outra coisa: o fato de uma empresa ser gigantesca, não significa necessariamente que ela seja responsável -- mas significa que ela tem um departamento jurídico gigantesco, para dar conta de seus problemas. Ou seja, se puder evitar uma contenda desgastante -- e, possivelmente, infrutífera --, evite.




Sent from my motorola one using Tapatalk