Enquete

Como você guarda seus arquivos (RAW e fotos entregues aos clientes)?

NO PRÓPRIO COMPUTADOR DE TRABALHO
EM HD(S) EXTERNOS NORMAIS
EM DRIVE VIRTUAL (NUVEM)
EM UM SISTEMA DE BACKUP (RAID, ETC)

Autor Tópico: 2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?  (Lida 14140 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:51:31
Vc esta confundindo, falando de uma coisa e eu estou falando de coisa diferente: minha preocupação é apenas com o servidor manter minhas fotos a disposição para quando eu precisar, só isso, entendeu? Se vazar alguma coisa não estou nem ai... só quero que as fotos estejam ali pra qd precisar. Esse nível de segurança da maioria dos grandes provedores em manter os meus dados é suficiente para isso.

Pelo que entendi sua preocupação é de outro nível...
É que hoje pode ser uma falha de segurança, amanhã pode ser um rasonware afetando seus arquivos e por fim, podem ter acesso aos seus dados de pagamento, bem como seus arquivos e isso pode ser um problema para você.

Imagine um fotógrafo de fotografia sensual por exemplo.

Geralmente existe um grau de redundância na nuvem, mas existe também uma relação entre preço e redundância. Não há garantias que seus dados estarão a salvo no plano mais em conta.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 11:58:09
É que hoje pode ser uma falha de segurança, amanhã pode ser um rasonware afetando seus arquivos e por fim, podem ter acesso aos seus dados de pagamento, bem como seus arquivos e isso pode ser um problema para você.

Imagine um fotógrafo de fotografia sensual por exemplo.

Geralmente existe um grau de redundância na nuvem, mas existe também uma relação entre preço e redundância. Não há garantias que seus dados estarão a salvo no plano mais em conta.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Sim Carlos, o cara que tem dados sigilosos, sejam fotos ou dados pessoais precisa de um serviço mais parrudo, ou então resolver seu bkp fora da nuvem.

Mas a maioria dos colegas que fotografam como eu vai se dar bem com esses serviços mais simples e baratinhos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:05:09
É muito difícil ter acesso físico a um datacenter. E, por si só, isso não garante muito.
Eu recomendo ler com atenção a EULA do serviço a contratar, para saber quais são as garantias oferecidas, de forma bem realista.

Se for o suficiente pra você, mete ficha!

Pra mim, servem como Hub de imagens. O backup, mesmo, eu faço em HDs externos.

Outra coisa: o fato de uma empresa ser gigantesca, não significa necessariamente que ela seja responsável -- mas significa que ela tem um departamento jurídico gigantesco, para dar conta de seus problemas. Ou seja, se puder evitar uma contenda desgastante -- e, possivelmente, infrutífera --, evite.

Vdd, é impossível entrar sem ser convidado, eu conheço pq trabalhei anos na implantação de redes óticas e estruturas de provedores e datacenters em varias cidades (são paulo, rio, POA, CTW, BSB, etc..) naquela época que o Brasil estava investindo pesadamente nas redes e estrutura de banda larga para empresas e usuários finais, no inicio dos anos 2000.

Se vc for ver as principais e maiores empresas tem esquemas parrudos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:14:45
Sobre segurança... O Carlos levantou um assunto interessante.
Existe algo realmente seguro online? Eu acho que não.
Nem o mais fodástico servidor será infalível. Pode um funcionário descontente vazar tudo e ferrou...
Nesses casos, é mais conveniente manter os arquivos em dispositivos 100% off line.. E aí excluem-se os computadores.

Mas a discussão já trouxe algumas conclusões interessantes.
Uma delas é: NADA PODE FICAR SOMENTE ONLINE.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:19:24
Sobre segurança... O Carlos levantou um assunto interessante.
Existe algo realmente seguro online? Eu acho que não.
Nem o mais fodástico servidor será infalível. Pode um funcionário descontente vazar tudo e ferrou...
Nesses casos, é mais conveniente manter os arquivos em dispositivos 100% off line.. E aí excluem-se os computadores.

Mas a discussão já trouxe algumas conclusões interessantes.
Uma delas é: NADA PODE FICAR SOMENTE ONLINE.
Segurança é feita em camadas, você pode ter seus arquivos em um cofre e ainda assim não estarão seguros.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #35 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:40:17
Segurança é feita em camadas, você pode ter seus arquivos em um cofre e ainda assim não estarão seguros.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Concordo.

Aqui a gente trata de minimizar os riscos e os possíveis danos. Não tem como alcançar os 100%.

E quanto mais camadas se acrescentar, mais caro fica.

Além disso, há o nível de segurança com o qual cada pessoa se sente confortável. E isso é pessoal e intransferível.

Acredito que usar online (dos serviços mais populares) e um HD externo não sai excessivamente caro pra ninguém -- é o que eu recomendaria para quem só tem mesmo as suas fotos de família.

Daí pra frente, vai-se acrescentando de acordo com as necessidades.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:44:35
 :ponder:

Chegamos aos extremos:

Manter somente em casa não é seguro, porque pode haver roubo, enchente, desabamento, incêndio...
Manter na nuvem não é tão seguro porque pode haver um funcionário mau intencionado que vai ferrar tudo, inclusive o bkp do provedor... o provedor pode ser uma empresa pode ser vagabunda, os caras tem advogados, etc...

Então é um problema sem solução...

 :snack:
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 12:46:46 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:46:03
Eu vou continuar com meu HDzinho aqui, e um pouco de jpg na nuvem.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:47:31
:ponder:

Chegamos aos extremos:

Manter somente em casa não é seguro, porque pode haver roubo, enchente, desabamento, incêndio...
Manter na nuvem não é tão seguro porque pode haver um funcionário mau intencionado que vai ferrar tudo, inclusive o bkp do provedor... o provedor pode ser uma empresa pode ser vagabunda, os caras tem advogados, etc...

Então é um problema sem solução...

 :snack:
Sim, é um problema sem solução. Se você entende isso e procura se precaver, em camadas, já estará à frente de diversos outros.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 12:49:32
Eu vou continuar com meu HDzinho aqui, e um pouco de jpg na nuvem.
Se você entende que isso te atende... Porquê não? O importante é não ser enganado, achar que tem o que não tem.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #40 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 13:06:06
Eu vou continuar com meu HDzinho aqui, e um pouco de jpg na nuvem.
É mais ou menos isso que eu faço.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #41 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 13:08:54
Se você entende que isso te atende... Porquê não? O importante é não ser enganado, achar que tem o que não tem.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Exato.

Ler o contrato (EULA) me permite saber até que ponto estou seguro e o que posso esperar ou não da empresa.



Sent from my motorola one using Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #42 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 13:09:06
Bora fazer um enquete.. Não que isso valha alguma coisa... Só pra quantificar mesmo.

Algum moderador online pra corrigir a cacaca que eu fiz ali. Queria que fosse múltipla escolha.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 13:10:38 por nandoespinosa »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #43 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 13:40:04
Bora fazer um enquete.. Não que isso valha alguma coisa... Só pra quantificar mesmo.

Algum moderador online pra corrigir a cacaca que eu fiz ali. Queria que fosse múltipla escolha.

É. Eu ia votar em mais de uma, mas não dá.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 13:42:39
Bora fazer um enquete.. Não que isso valha alguma coisa... Só pra quantificar mesmo.

Algum moderador online pra corrigir a cacaca que eu fiz ali. Queria que fosse múltipla escolha.

É. Eu ia votar em mais de uma, mas não dá.

Eu tbm, Nando, não consigo votar em mais de uma...
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 13:42:51 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.