Enquete

Como você guarda seus arquivos (RAW e fotos entregues aos clientes)?

NO PRÓPRIO COMPUTADOR DE TRABALHO
EM HD(S) EXTERNOS NORMAIS
EM DRIVE VIRTUAL (NUVEM)
EM UM SISTEMA DE BACKUP (RAID, ETC)

Autor Tópico: 2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?  (Lida 14382 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #90 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 15:07:07
Eu já tive uma situação de um HD de um outro NAS que eu tinha falhar e um HD externo também (não ao mesmo tempo). Nunca ocorreu de eu ter falha simultânea em aparelhos.

Até que acontece...

Tive aqui um caso curioso, que não deu em desastre por pura sorte.
Um dos Macs aqui estava fazendo o backup do Time Machine em um HD externo USB3 da Seagate. Resolvi atualizar o sistema operacional e como sempre, teria uma cópia para restauro pelo TM caso desse alguma encrenca com o update. Verifiquei a data do ultimo backup e não tinha nem 24 horas. Esse HD externo tinha uma segunda partição para dados. Fui tentar copiar os dados para o outro Mac, plugando o HD nele, e....... Falha no HD não reconhecia NADA nem partições nem HD... Pluguei em outro computador, e a mesma coisa.
O que aconteceu foi que o HD pifou depois do último backup da TM.

Se eu tivesse formatado o HD interno, teria perdido tudo.

Acredite, essas coisas de falhas simultaneas e de eventos esquisitos existem. Elas só estão esperando você dar bobeira...



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #91 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 16:00:11
Até que acontece...

Tive aqui um caso curioso, que não deu em desastre por pura sorte.
Um dos Macs aqui estava fazendo o backup do Time Machine em um HD externo USB3 da Seagate. Resolvi atualizar o sistema operacional e como sempre, teria uma cópia para restauro pelo TM caso desse alguma encrenca com o update. Verifiquei a data do ultimo backup e não tinha nem 24 horas. Esse HD externo tinha uma segunda partição para dados. Fui tentar copiar os dados para o outro Mac, plugando o HD nele, e....... Falha no HD não reconhecia NADA nem partições nem HD... Pluguei em outro computador, e a mesma coisa.
O que aconteceu foi que o HD pifou depois do último backup da TM.

Se eu tivesse formatado o HD interno, teria perdido tudo.

Acredite, essas coisas de falhas simultaneas e de eventos esquisitos existem. Elas só estão esperando você dar bobeira...

Pode acontecer, mas era HD externo. Eu não uso isso, justamente pelo caso de defeito em controladora ou possibilidade de cair no chão. Uso o NAS na rede cabeada e o PC no wifi. Nem ficam na mesma rede física.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #92 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 11:19:11
Até que acontece...

Tive aqui um caso curioso, que não deu em desastre por pura sorte.
Um dos Macs aqui estava fazendo o backup do Time Machine em um HD externo USB3 da Seagate. Resolvi atualizar o sistema operacional e como sempre, teria uma cópia para restauro pelo TM caso desse alguma encrenca com o update. Verifiquei a data do ultimo backup e não tinha nem 24 horas. Esse HD externo tinha uma segunda partição para dados. Fui tentar copiar os dados para o outro Mac, plugando o HD nele, e....... Falha no HD não reconhecia NADA nem partições nem HD... Pluguei em outro computador, e a mesma coisa.
O que aconteceu foi que o HD pifou depois do último backup da TM.

Se eu tivesse formatado o HD interno, teria perdido tudo.

Acredite, essas coisas de falhas simultaneas e de eventos esquisitos existem. Elas só estão esperando você dar bobeira...

Putz! Essa foi realmente bizarra.

Já fiz recuperação de HD com programas dedicados para uma fotógrafa que teve um HD do notebook que deu pau assim que ela saiu de um evento. O negócio foi sério e ela deu a bobeira de apagar uns dois cartões porque tinha levado uns de pequena capacidade por descuido e optou por copiar e apagar para reutilizar um deles.

Nem preciso dizer que ela pirou. A recuperação é bem lenta, mas quase todas as fotos foram salvas.

Canon 5D MK III - Sony A7III


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #93 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 18:47:04
Pode acontecer, mas era HD externo. Eu não uso isso, justamente pelo caso de defeito em controladora ou possibilidade de cair no chão. Uso o NAS na rede cabeada e o PC no wifi. Nem ficam na mesma rede física.

Pode acontecer exatamente a mesma coisa com um HD secundário interno. O problema foi no HD, que estava preso com fita dupla face atras do monitor exatamente para não ficar em movimento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #94 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 20:38:41
Pode acontecer exatamente a mesma coisa com um HD secundário interno. O problema foi no HD, que estava preso com fita dupla face atras do monitor exatamente para não ficar em movimento.
Sim, pode, mas a chance é menor no HD interno, porque não é frequentemente conectado e desconectado do computador.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #95 Online: 22 de Fevereiro de 2020, 00:24:40
Sim, pode, mas a chance é menor no HD interno, porque não é frequentemente conectado e desconectado do computador.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk

O meu era permanentemente conectado...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #96 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 10:15:58
Tudo é passível de erro... Isso é uma droga.
Por isso manter em mídias diferentes diminui as chances de problemas sérios.
Tive um amigo (que não é fotógrafo) essa semana que postou no Face indignado que o Google havia deliberadamente CANCELADO sua conta. Ele perdeu tudo. Contatos, e-mails, contas em outros apps vinculados, etc...  :doh:
Após uma longa saga ele entrou em contato com os caras e a resposta foi que ele violou os termos de contrato. Portanto o cancelamento era irreversível...  :eek:
Vai saber por que... Eles quem decidem e pronto.
Imagino que não deva ser fácil de processar a Google.  :shock:

Então não dá mesmo pra se basear em "empresa consolidada", ou em nenhum método único.


Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #97 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 11:08:33
Tudo é passível de erro... Isso é uma droga.
Por isso manter em mídias diferentes diminui as chances de problemas sérios.
Tive um amigo (que não é fotógrafo) essa semana que postou no Face indignado que o Google havia deliberadamente CANCELADO sua conta. Ele perdeu tudo. Contatos, e-mails, contas em outros apps vinculados, etc...  :doh:
Após uma longa saga ele entrou em contato com os caras e a resposta foi que ele violou os termos de contrato. Portanto o cancelamento era irreversível...  :eek:
Vai saber por que... Eles quem decidem e pronto.
Imagino que não deva ser fácil de processar a Google.  :shock:

Então não dá mesmo pra se basear em "empresa consolidada", ou em nenhum método único.

Tenho uma conta acadêmica do Google com espaço ilimitado com várias coisas pirateadas e ilegais que compartilho com os amigos. Vamos ver se vai dar BO  :ponder:


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #98 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 11:29:31


... o Google havia deliberadamente CANCELADO sua conta. Ele perdeu tudo. Contatos, e-mails, contas em outros apps vinculados, etc...  :doh:
Após uma longa saga ele entrou em contato com os caras e a resposta foi que ele violou os termos de contrato. Portanto o cancelamento era irreversível...  :eek:
Vai saber por que... Eles quem decidem e pronto.
Imagino que não deva ser fácil de processar a Google.  :shock:

Então não dá mesmo pra se basear em "empresa consolidada", ou em nenhum método único.

É um dos principais pontos que eu estava destacando desde o começo -- mas você se expressou de maneira mais clara.

Fazer negócios com uma "empresa grande e consolidada", se olharmos outros ângulos, não significa segurança (pelo menos não pra você, que não tem um exército de advogados).

Quando uma empresa, como o Google, te prejudica, você vai ter que atravessar um mar de robôs até conseguir falar com um humano que poderá, ou não, dizer o que houve e talvez resolver alguma coisa.

Ter departamento jurídico forte e poderoso, é fundamental para a sobrevivência destas empresas. Ter um mar de robôs para fazer uma triagem dos problemas dos usuários também é uma necessidade delas.

"It is what it is."

Se precaveja. Não fique na frente do "rolo compressor" jurídico delas e não coloque a sua vida profissional nas mãos dos "robozinhos" deles.


Sent from my motorola one using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #99 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 11:42:50
Tenho uma conta acadêmica do Google com espaço ilimitado com várias coisas pirateadas e ilegais que compartilho com os amigos. Vamos ver se vai dar BO  :ponder:

Se tem coisas ilegais, VAI dar BO. A questão é quando. Gardar tudo online ao mesmo tempo que se infringe as regras do armazenamento online é uma má ideia.


Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #100 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 11:46:32
Se tem coisas ilegais, VAI dar BO. A questão é quando. Gardar tudo online ao mesmo tempo que se infringe as regras do armazenamento online é uma má ideia.

Tenho mais de uma conta. A do BO não tem as coisas pessoais.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 11:48:23
Tudo é passível de erro... Isso é uma droga.
Por isso manter em mídias diferentes diminui as chances de problemas sérios.
Tive um amigo (que não é fotógrafo) essa semana que postou no Face indignado que o Google havia deliberadamente CANCELADO sua conta. Ele perdeu tudo. Contatos, e-mails, contas em outros apps vinculados, etc...  :doh:
Após uma longa saga ele entrou em contato com os caras e a resposta foi que ele violou os termos de contrato. Portanto o cancelamento era irreversível...  :eek:
Vai saber por que... Eles quem decidem e pronto.
Imagino que não deva ser fácil de processar a Google.  :shock:

Então não dá mesmo pra se basear em "empresa consolidada", ou em nenhum método único.
caramba, agora estou imaginando aqui qual a violação que rolou no contrato para eles cancelarem...  :eek:
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #102 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 13:17:57
caramba, agora estou imaginando aqui qual a violação que rolou no contrato para eles cancelarem...  :eek:

Tipo... Usou o Firefox em vez do Chrome !  :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #103 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 13:19:13
caramba, agora estou imaginando aqui qual a violação que rolou no contrato para eles cancelarem...  :eek:

O pessoal do youtube tá reclamando direto que qualquer bobagem nos vídeos sobre comentário político é desmonetizado. Pior, eles nunca sabem por quê.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #104 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 13:59:46
O pessoal do youtube tá reclamando direto que qualquer bobagem nos vídeos sobre comentário político é desmonetizado. Pior, eles nunca sabem por quê.
Eles não contam, pois seria uma informação que poderia ser usada contra eles em um processo judicial ou em outro vídeo no YouTube.

Não digo que é errado... Mas se a outra parte não quer correr riscos desnecessários, no armazenamento dos SEUS arquivos, por que você vai correr?

Sent from my motorola one using Tapatalk