Enquete

Como você guarda seus arquivos (RAW e fotos entregues aos clientes)?

NO PRÓPRIO COMPUTADOR DE TRABALHO
EM HD(S) EXTERNOS NORMAIS
EM DRIVE VIRTUAL (NUVEM)
EM UM SISTEMA DE BACKUP (RAID, ETC)

Autor Tópico: 2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?  (Lida 14375 vezes)

jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 20 de Maio de 2020, 22:41:52
Disco de trabalho + Disco secundário de backup e backup em cloud com versionamento de arquivos + criptografia de 384 bits escolhida por mim.
O backup em cloud é totalmente automatizado, só olho de vez em quando pra ver se deu algum problema.
Numa viagem perdi o SSD de trabalho, o que me salvou foi o backup na cloud.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #106 Online: 21 de Maio de 2020, 07:16:02


+ criptografia de 384 bits escolhida por mim.
.

Bem lembrado.
Usar criptografia naquilo que sobe pra nuvem é uma prática  recomendável.

Sent from my motorola one using Tapatalk



gisaportilho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • Luz natural
    • Gisa Portilho
Resposta #107 Online: 01 de Novembro de 2023, 16:56:56
Oi pessoal. Pensei em abrir um novo tópico considerando que este não tem interação há quase 6 meses mas decidi tentar aqui. Vamos ver se os membros ainda estão atuantes. Eu mesma, não frequentava este lugar há anos. Vamos lá: faço meus backups em hds externos. Há muito tempo não os atualizo com a organização que deveria. Tenho centenas de pastas em 3 hds que se repetem e tantas outras pastas que se diferenciam, ora estão num e ora estão noutro. Enfim, preciso colocar ordem em tudo mas eu só saberia fazer isto manualmente. A pergunta é: vocês conhecem algum aplicativo ou algo do tipo que gerenciaria estes arquivos verificando nos hds quais cópias são idênticas, quais arquivos tem só em um ou só em outro? No passado, quando o fluxo de entrada de arquivos novos era mais frequente eu mantinha tudo duplicado/triplicado nos hds copiando semanalmente as mesmas pastas para cada um deles. Daí, ia na minhObrigada tabela de atualização e marcava que tudo estava espelhado, bem bonitinho mas em algum momento este hábito se perdeu e agora me vejo com este trabalho a fazer. Se puderem ajudar, agradeço muito.
Obrigada!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 01 de Novembro de 2023, 17:06:29
Oi pessoal. Pensei em abrir um novo tópico considerando que este não tem interação há quase 6 meses mas decidi tentar aqui. Vamos ver se os membros ainda estão atuantes. Eu mesma, não frequentava este lugar há anos. Vamos lá: faço meus backups em hds externos. Há muito tempo não os atualizo com a organização que deveria. Tenho centenas de pastas em 3 hds que se repetem e tantas outras pastas que se diferenciam, ora estão num e ora estão noutro. Enfim, preciso colocar ordem em tudo mas eu só saberia fazer isto manualmente. A pergunta é: vocês conhecem algum aplicativo ou algo do tipo que gerenciaria estes arquivos verificando nos hds quais cópias são idênticas, quais arquivos tem só em um ou só em outro? No passado, quando o fluxo de entrada de arquivos novos era mais frequente eu mantinha tudo duplicado/triplicado nos hds copiando semanalmente as mesmas pastas para cada um deles. Daí, ia na minhObrigada tabela de atualização e marcava que tudo estava espelhado, bem bonitinho mas em algum momento este hábito se perdeu e agora me vejo com este trabalho a fazer. Se puderem ajudar, agradeço muito.
Obrigada!
SyncBack Free


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #109 Online: 01 de Novembro de 2023, 21:16:20
Mac ou Windows?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #110 Online: 04 de Dezembro de 2023, 22:27:18
volte daqui a 3 anos para ver esse post, e as coisas já serão totalmente wireless...

E voltamos 3 anos depois. Pelo menos aqui em casa eu ainda utilizo o RJ45 no meu notebook e cabos USB para os HD's externos
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #111 Online: 04 de Dezembro de 2023, 22:30:34
Oi pessoal. Pensei em abrir um novo tópico considerando que este não tem interação há quase 6 meses mas decidi tentar aqui. Vamos ver se os membros ainda estão atuantes. Eu mesma, não frequentava este lugar há anos. Vamos lá: faço meus backups em hds externos. Há muito tempo não os atualizo com a organização que deveria. Tenho centenas de pastas em 3 hds que se repetem e tantas outras pastas que se diferenciam, ora estão num e ora estão noutro. Enfim, preciso colocar ordem em tudo mas eu só saberia fazer isto manualmente. A pergunta é: vocês conhecem algum aplicativo ou algo do tipo que gerenciaria estes arquivos verificando nos hds quais cópias são idênticas, quais arquivos tem só em um ou só em outro? No passado, quando o fluxo de entrada de arquivos novos era mais frequente eu mantinha tudo duplicado/triplicado nos hds copiando semanalmente as mesmas pastas para cada um deles. Daí, ia na minhObrigada tabela de atualização e marcava que tudo estava espelhado, bem bonitinho mas em algum momento este hábito se perdeu e agora me vejo com este trabalho a fazer. Se puderem ajudar, agradeço muito.
Obrigada!

No windows tem o CCleaner, que tem uma função de encontrar arquivos duplicados. As vezes dependendo da complexidade da sua extrutura de dados, seria bom fazer uma nova cópia do zero. Trabalhoso, mas você sai com uma cópia limpa que pode replicar depois.
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #112 Online: 04 de Dezembro de 2023, 23:10:08
Vou jogar aqui a minha ideia, que vou tentar implementar no ano que vem.

Atualmente trabalho com 3 HD's externos, mais o HD do notebook. No passado até pensei em utlizar o esquema de pegar dois HD's de capacidade gigantesca e ter eles "circulando" entre minha casa e a do meu pai, dai as fotos de nós dois estariam seguras.
Mas ambos moramos em apartamento, então a condição enchente/tempestade meio que pode ser descartada aqui, ainda mais que moro no 7º andar, se uma enchente chegar até aqui acho que a perda de dados seria o menor dos problemas.

Mas em vista da minha paranóia em ter arquivos seguros, estou estudando a possibilidade de fazer dois servidores NAS com RAID, colocaria 1 na minha casa e 1 na casa do meu pai, sendo eles espelhados entre si, com atualização pela internet.

Manteria 2 estruturas de backup em 2 lugares distintos, e eu e meu pai conseguiriamos utilizar e manter as fotos com backup
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 05 de Dezembro de 2023, 08:53:43
Vou jogar aqui a minha ideia, que vou tentar implementar no ano que vem.

Atualmente trabalho com 3 HD's externos, mais o HD do notebook. No passado até pensei em utilizar o esquema de pegar dois HD's de capacidade gigantesca e ter eles "circulando" entre minha casa e a do meu pai, dai as fotos de nós dois estariam seguras.
Mas ambos moramos em apartamento, então a condição enchente/tempestade meio que pode ser descartada aqui, ainda mais que moro no 7º andar, se uma enchente chegar até aqui acho que a perda de dados seria o menor dos problemas.

Mas em vista da minha paranoia em ter arquivos seguros, estou estudando a possibilidade de fazer dois servidores NAS com RAID, colocaria 1 na minha casa e 1 na casa do meu pai, sendo eles espelhados entre si, com atualização pela internet.

Manteria 2 estruturas de backup em 2 lugares distintos, e eu e meu pai conseguiríamos utilizar e manter as fotos com backup
Apartamento não está livre de incêndio, explosão de gás de cozinha e desabamento.

Eu tenho um NAS que montei no trabalho com raid e fiquei de montar outro em casa para fazer o sincronismo diário via rsync sobre ssh.
Ainda não fiz, tenho certo receio e tempo também para montar o outro rsrs

Então por enquanto continuo fazendo o backup manualmente com hd.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2023, 08:54:07 por YP »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #114 Online: 05 de Dezembro de 2023, 09:58:05
Eu ia comentar isso, apartamento o risco é incêndio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #115 Online: 05 de Dezembro de 2023, 10:59:58
Vou jogar aqui a minha ideia, que vou tentar implementar no ano que vem.

Atualmente trabalho com 3 HD's externos, mais o HD do notebook. No passado até pensei em utlizar o esquema de pegar dois HD's de capacidade gigantesca e ter eles "circulando" entre minha casa e a do meu pai, dai as fotos de nós dois estariam seguras.
Mas ambos moramos em apartamento, então a condição enchente/tempestade meio que pode ser descartada aqui, ainda mais que moro no 7º andar, se uma enchente chegar até aqui acho que a perda de dados seria o menor dos problemas.

Mas em vista da minha paranóia em ter arquivos seguros, estou estudando a possibilidade de fazer dois servidores NAS com RAID, colocaria 1 na minha casa e 1 na casa do meu pai, sendo eles espelhados entre si, com atualização pela internet.

Manteria 2 estruturas de backup em 2 lugares distintos, e eu e meu pai conseguiriamos utilizar e manter as fotos com backup

É mais seguro manter uma cópia na nuvem do que ter dois sistemas raids distintos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 05 de Dezembro de 2023, 12:47:35
Pois é, RAID essas coisas etc.... nem penso mais nisso a nuvem ta barato atualmente.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 05 de Dezembro de 2023, 13:28:27
Só lembrando, RAID é uma implementação que fornece redundância de HD (exceto RAID 1) e nao backup propriamente.

Pifou um HD o arranjo RAID permite continuar acessando seu conteudo através da redundância de dados em outros HD, e isso não significa backup.

Se apagar por engano uma pasta de fotos, por exemplo, o RAID não vai ajudar muito pois ela vai ser apagada também na redundancia.  No caso de 'espelhamento' ativo de pastas em outro local, físico ou na nuvem, aconteceria a mesma desgraça.

Solução para isso: backup/arquivamento

Erro de hardware diferente de erro humano!

--
Podemos ter backup sem RAID, RAID sem backup e RAID com backup.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2023, 13:36:43 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #118 Online: 05 de Dezembro de 2023, 13:46:00
Nuvem até um certo tempo depois de apagar consegue recuperar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #119 Online: 05 de Dezembro de 2023, 14:40:17
Manteria 2 estruturas de backup em 2 lugares distintos, e eu e meu pai conseguiriamos utilizar e manter as fotos com backup

Entendo que seria uma solução para resolver armazenamento de arquivos conjunta para você e seu pai.

Como comentando acima, se a implementação for apenas do tipo sincronismo, apagou um arquivo, já era.

Tem de pensar se algum nível de arquivamento ou versões para arquivos apagados/renomeados é importante.

O volume de arquivos do seu pai é grande para justificar o uso de um NAS ou você quer aproveitar a estrutura e contribuir com seu pai nesse aspecto? Penso no sentido do custo/benefício da solução.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.