Autor Tópico: Sensor Miroless tem problemas com fotos noturnas?  (Lida 1662 vezes)

Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 16 de Fevereiro de 2020, 03:13:26
Olá pessoal, tudo bem? Existe algum problema comum com os sensores das câmeras mirroless quando se está tirando foto em lugares muito escuros?

Estava com minha EOS R com a lente RF 24-105 fotografando as estrelas hoje, apenas observando mesmo, fazendo testes, olhando o céu, fotografando, e pude perceber um comportamento estranho.
Observando as estrelas, deixei a abertura em f/4 e fui abaixando a velocidade do obturador até 1-20 mais ou menos, e ai aumentei o ISO para compensar, fui aumentando, vendo até onde a câmera ia, subindo para 12k e por ai vai, de repente, percebo que acima de ISO 8k, por ai, aparece uma bolinha branca no visor, tanto no Live View quanto no "View Finder", não é nenhum dead pixel na tela pois ele está nas duas telas, é algo do sensor mesmo.

Até ai beleza, achei que era algum grão em decorrência do ISO alto, ou algo assim, e que isso não iria aparecer na minha foto, e ai continuei vendo esse ponto, inclusive, apertei para gravar as estrelas, direto do modo foto mesmo, e a porcaria da bolinha de luz saiu no vídeo, vendo pela câmera e pelo PC.

Por conta disso, comecei a fazer alguns testes, e percebi que:
1- A bolinha branca aparece nos dois visores;
2- Ela é fixa;
3- Aparece tanto na câmera quanto no arquivo final (pude ver ela no PC normalmente);
4- Essa bolinha só aparece em duas ocasiões, quando eu aumento muito o ISO ou quando eu diminuo muito a velocidade do obturador.

Eu até pensei que era algo relacionado ao ISO, que era grão, mas se fosse grão, ela não iria aparecer quando o ISO estava em 100 e a velocidade do obturador baixa.

Então assim, essa bolinha aparece tanto com ISO alto ou velocidade do obturador baixa.

O que pode ser isso?

https://imgur.com/a/pPdgr7D
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2020, 03:21:10 por Thurbis »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 17:55:38
Isso tá com cara de ser fungo ou sujeira na lente ou no sensor.
Geralmente isso só aparece nas condições que você citou, abertura fechada e muito tempo de exposição.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 19:05:20
Isso tá com cara de ser fungo ou sujeira na lente ou no sensor.
Geralmente isso só aparece nas condições que você citou, abertura fechada e muito tempo de exposição.

Mas a lente estava aberta, f/4...  :ponder:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 21:41:01
Acho que pode ser um hot pixel. Veja se é um único pixel, ou uma cruz de 5 pixels.

Mirrorless não tem problemas em fotografar o céu noturno, não. Já fiz fotos do céu noturno com várias fotos de 2 minutos cada, empilhadas. Experimente tirar uma foto sem lente, mas com a tampinha da câmera pra ver se o problema continua.

Finalmente, pra se tirar fotos do céu, normalmente se usa tripé e longa duração. O ISO, eu dificilmente uso mais de 3200.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2020, 13:23:35
Acho que pode ser um hot pixel. Veja se é um único pixel, ou uma cruz de 5 pixels.

Se for um Hot Pixel tem um outro jeito de comprovar. Só tirar a foto em Raw + JPEG, e subir ambas no Lightroom. Se no RAW o pontinho sumir, foi a correção automática dele que busca hot pixels (sim, tem isso rsrs)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 13:23:59 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 19:20:24
Não sei se na EOS R tem recapeamento de pixels, nas Fujis tem, isso às vezes resolve.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 22:08:09
Olá pessoal, tudo bem? Existe algum problema comum com os sensores das câmeras mirroless quando se está tirando foto em lugares muito escuros?

Estava com minha EOS R com a lente RF 24-105 fotografando as estrelas hoje, apenas observando mesmo, fazendo testes, olhando o céu, fotografando, e pude perceber um comportamento estranho.
Observando as estrelas, deixei a abertura em f/4 e fui abaixando a velocidade do obturador até 1-20 mais ou menos, e ai aumentei o ISO para compensar, fui aumentando, vendo até onde a câmera ia, subindo para 12k e por ai vai, de repente, percebo que acima de ISO 8k, por ai, aparece uma bolinha branca no visor, tanto no Live View quanto no "View Finder", não é nenhum dead pixel na tela pois ele está nas duas telas, é algo do sensor mesmo.

Até ai beleza, achei que era algum grão em decorrência do ISO alto, ou algo assim, e que isso não iria aparecer na minha foto, e ai continuei vendo esse ponto, inclusive, apertei para gravar as estrelas, direto do modo foto mesmo, e a porcaria da bolinha de luz saiu no vídeo, vendo pela câmera e pelo PC.

Por conta disso, comecei a fazer alguns testes, e percebi que:
1- A bolinha branca aparece nos dois visores;
2- Ela é fixa;
3- Aparece tanto na câmera quanto no arquivo final (pude ver ela no PC normalmente);
4- Essa bolinha só aparece em duas ocasiões, quando eu aumento muito o ISO ou quando eu diminuo muito a velocidade do obturador.

Eu até pensei que era algo relacionado ao ISO, que era grão, mas se fosse grão, ela não iria aparecer quando o ISO estava em 100 e a velocidade do obturador baixa.

Então assim, essa bolinha aparece tanto com ISO alto ou velocidade do obturador baixa.

O que pode ser isso?

https://imgur.com/a/pPdgr7D

Seria isto?



Fontes: https://www.dpreview.com/forums/thread/4369267 e https://www.canonrumors.com/forum/index.php?threads/eos-r-hot-pixel-experience.37026/.